Pilaretes de Passeio

BackToBlack

New member
Agora deu na cabeça de algum politico intelectual da minha junta começou a plantar destes pilares em tudo o que é passeio (o mais certo é ter algum familiar ou amigo na empresa fornecedora) no meu bairro.
Tendo eu perfeita noção de que os passeios são para peoes, também não é menos verdade que em 30 anos de bairro, nunca houve um atropelo sequer.
Para além de que nos sitios onde há muito passeio (em frente aos prédios) raramente ha pessoas, estas escolhem fazer o mesmo percurso....na estrada e ainda se sentindo no direito de refilar quando algum carro lhes rasa o pêlo (eu ja ia passando a ferro duas velhas, porque vao na estrada e passam atras do carro quando um carro está a sair de marcha atrass).

Estes brilhantes pilaretes vem roubar sem exagero, perto de 20 "lugares." (que ate hoje repito, nunca causou qualquer tipo problema)
Num bairro que não tem MESMO mais sitio nenhum (tem um parque da emel pago lol) onde estacionar, agravou e muito a situação.

Os carros agora estacionam na estrada, ao lado dos pilaretes [8b] fazendo de uma estrada de duas faixas, uma estrada para motos quase.
Nao os censuro...é que para estacionar o carro temos do deixar a 10 mins a pé de casa...de noite...perto de um bairro social..

Com tanto pilar, tanto parque pago, tanta portagem, tanto imposto, tanta redução de estacionamento para o peao poder andar no passeio (quando raramente o faz) depois queixam-se com o fecho das fabricas, com as quebras nas vendas, com marcas a falirem...

Hoje vou chegar a casa do trabalho as 21h e sei que no mínimo vou perder mais 30 mins para encontrar um buraco. (e é se nao o deixar em segunda fila)

As câmaras municipais passaram anos a fazer burrada ao aprovar prédios sem garagem e a conversão de garagens em lojas e armazéns.
Agora plantam essa porcaria dos pilateres por todo o lado para resolver as suas próprias burrices.

Eu por acaso já mandei meter vários... A Câmara ( de LX) pediu-me dinheiro para meter os pilaretes [:D].
Obviamente que acabaram por meter os ditos sem cobrar nada.

Agora tenho que mandar plantar mais alguns na frente do prédio infelizmente pq as pessoas abusam e na minha zona a Polícia não multa... Como é uma zona sem EMEL e sem parques privados ng se queixa e os polícias não ligam.

Seria preferível que as pessoas não fossem abusadoras e não estacionassem em cima dos passeios. É claro que urbanisticamente as autarquias têm culpas, também, mas, agora, é do mal o menos, ou um mal menor, por assim dizer...

Mas seriam dispensáveis esses pilaretes, considerando que a má educação continua, se pusessem a Polícia (PSP e GNR) a trabalhar e a multar em vez de a terem arrumadinha atrás das secretárias a fazer investigação criminal...

Seria preferível que as pessoas não fossem abusadoras e não estacionassem em cima dos passeios. É claro que urbanisticamente as autarquias têm culpas, também, mas, agora, é do mal o menos, ou um mal menor, por assim dizer...

Mas seriam dispensáveis esses pilaretes, considerando que a má educação continua, se pusessem a Polícia (PSP e GNR) a trabalhar e a multar em vez de a terem arrumadinha atrás das secretárias a fazer investigação criminal...

O problema é que não há espaço disponível para parquear todos os carros e em algum sitio se tem de arrumar o carro.
Agora não se pode é desculpar a incompetência das autarquias nem estas podem cuspir para o ar. Elas é que são os maiores culpados do caos dos carros mal arrumados e não podem passar essa culpa para cima dos condutores e proprietários dos automóveis.

Os pilaretes apenas são necessários face os incivilizados que nós somos. Que apenas nos lembramos dos peões quando somos peões.

As autarquias tem alguma responsabilidade, mas o facto de cada vez mais pessoas comprarem viaturas, havendo 2 e 3 por andar torna quase impossível haver lugar para tanta gente, mesmo com a obrigatoriedade dos novos edifícios terem estacionamento.

E não vale a pena culpar as autoridades policiais ......

O problema é que não há espaço disponível para parquear todos os carros e em algum sitio se tem de arrumar o carro.
Agora não se pode é desculpar a incompetência das autarquias nem estas podem cuspir para o ar. Elas é que são os maiores culpados do caos dos carros mal arrumados e não podem passar essa culpa para cima dos condutores e proprietários dos automóveis.
Não há lugar "colado" à porta do dono do carro, haverá a dez, vinte, cem metros...

Eu sei que é chato não se ter pensado neste tipo de problema, mas, sublinho, as pessoas só têm direito a reclamar se elas próprias forem exemplo vivo de boas práticas.

No entanto, sabemos bem como é o português com o seu carro, por exemplo quando vai à tal esplanada que, infelizmente, ainda não tem cadeiras suficientemente grandes para o sentar ali, mesmo ao ladinho...

Os pilaretes apenas são necessários face os incivilizados que nós somos.
Fala por ti![:p]

Não passam de (mais uma) aberração com que nos brindam!:rolleyes: Ainda por cima, fazem as coisas ao contrário. Em vez de proporcionar alternativas aos estacionamentos nos passeios, cobram pelos poucos espaços públicos. Querem por esses monumentos à imbecilidade? Pois muito bem. Comecem por criar alternativas. Podemos em breve vir a ser atracção turística por tão insólito mobiliário urbano!:(

Ou então antes de começarem a plantar os pilares.
Comam um pouco do passeio (sim, porque um passeio não tem de ter 2 metros de largura) e façam lugares de estacionamento.

Ou ponham só pilares nas curvas, onde aí sim atrapalha o peão e o transito.

Ou façam dos baldios parques de estacionamento.

Ou até acabem com os parques pagos em zonas residenciais.

Eu até moro na periferia. E como é pertito da estação o pessoal de mais longe, deixa aqui os carros para apanhar o comboio.

Por um lado agradeço a câmara, porque ha pala destas invenções, sou um verdadeiro perito em estacionar carros. Meto-o em qualquer buraco que seja.

Se calhar um (bastantes) casal decide com isto que afinal dois carros não dá jeito e toca de vender um (ou de nao o comprar) depois é ver os parques automóveis cheios.

Repito na maioria das vezes, e falo aqui no meu bairro, o carro em cima do passeio não rouba em nada o caminho ao peão. Nao podem passar 3 ao mesmo tempo, passe um de cada vez.
Assim como dá jeito ao peão passar ali para chegar ao seu destino, também deu jeito ao dono deixar ali o carro.
Se o dono o podia ir deixar a 200 metros de casa, podia.
Assim como o peão pode ir dar a volta ao quarteirão.

Ps. Nao falo aqui de estacionamento abusivo, em passadeiras, a tapar todo e qualquer acesso pedonal a qualquer lado.

Ps1. E o peão só se lembra do condutor, quando tá ele a conduzir. O mesmo que refila do passeio, mais tarde refila porque deixou o carro em segunda fila em Lisboa e foi multado.

Na minha terra aconteceu que fizeram obras de alargamento dos passeios, diminuiram a quantidade de lugares de estacionamento e meteram esses pilaretes por todo o lado, até fazem o contorno do lugar para estacionar e tudo!!! A cada passo alguem deita-os abaixo, pois esses ditos pilaretes não se vêm porque são da altura do parachoques.
Se para os automobilistas é perigoso tambem é para os peões, eu já lá bati com o joelho :mad:

...

Assim como dá jeito ao peão passar ali para chegar ao seu destino, também deu jeito ao dono deixar ali o carro.
Se o dono o podia ir deixar a 200 metros de casa, podia.
Assim como o peão pode ir dar a volta ao quarteirão.

...

A diferença é que os passeios são para as pessoas e a estrada para os carros.
E até concordo contigo que são desnecessários passeios de 2m, mas passa no tópico ao lado e vê o que se passa, ou experimenta andar com um carrinho de bebé.

Com passeios de dois metros a maior parte dos carros ocupa a quase totalidade dos ditos, pois qualquer carro médio tem quase isso de largura (quando não se estaciona no sentido do comprimento, perpendicularmente ao eixo da via). Dessa forma nem as pessoas quase conseguem passar, quanto mais cadeiras de rodas e pessoas com crianças pela mão, sacos e outros volumes manuseados! E isto considerando que a geometria dos espaços de estacionamento seria respeitada...

Para se poder estacionar nos passeios, de forma ordenada e autorizada, os passeios teriam de ter, no mínimo, três metros ou mais e não se permitir, nunca, estacionamentos em locais onde hajam acessos a garagens ou outros acessos onde essa prática anula, quase completamente, a visibilidade de quem daí sai, pois nos estacionamentos estacionam (passo a redundância) desde as bicicletas até aos grandes furgões, quando não estacionam veículos maiores!

É tudo uma questão de bom senso e perceber, de uma vez por todas, que os passeios são, simplesmente, para os peões. O resto é atamanco...

A mim há sempre umas questões que me fazem confusão neste assunto:

- Os carros em cima do passeio, são na minha opinião um grande incómodo por exemplos para invisuais, mas e os pilaretes não são?;

- Uma fracção do dinheiro gasto à caça do excesso de velocidade e colocação deste mobiliário urbano, usado antes para a patrulha dos meios urbanos, que além de outras tarefas podiam ir multando as viaturas não seria proveitoso para o estado e para a "educação" das pessoas a estacionar?

Confesso que sou muito picuinhas a estacionar. Acho que conto pelos dedos das mãos as vezes que estacionei mal o carro, e pelos dedos de uma só mão as vezes que o estacionei mal por mais do que uns poucos minutos.
Na zona onde diariamente estaciono o carro, acho que a atitude correcta estava a ser tomada. Há poucos lugares, e há alguns falsos lugares onde à luz do código da estrada os veículos estão em transgressão, mas À luz do bom senso não o estão. O problema, é que como em muitos outros aspectos o bom senso não é infelizemnte um atributo comum. E há sempre pessoas que esticam os limites. Por isso de vez em quando, as forças da autoridade lá faziam uma razia, e a coisa acalmava.
Agora, colocaram pilaretes, mas infelizmente os locais escolhidos priveligiaram essencialmente os lugares que embora sejam "falsos" À luz do código não prejudicavam os peões ou trânsito.
Conclusão, aumentou o estacionamento em transgressão do código, e diminuiu o com boas práticas de civismo.

Última edição:
A diferença é que os passeios são para as pessoas e a estrada para os carros.
E até concordo contigo que são desnecessários passeios de 2m, mas passa no tópico ao lado e vê o que se passa, ou experimenta andar com um carrinho de bebé.

mas eu nao falo de estacionar a direito no passeio
mas paralelamente, com duas rodas. sobra muito passeio e os carros nao ficam na estrada.

e sublinho, isto é durante a noite, quando um gajo chega a casa do trabalho, quando tá tudo a dormir ou a jantar.
De dia ha mto lugar vago, e raramente ha carros no passeio.

Este tópico trouxe-me á memória a solução recentemente encontrada na Av. do Brasil para melhorar o estacionamento.

Nos larguíssimos passeios (uns 6m) foram colocados pilaretes a ~1,5m dos prédios e foram criados lugares de estacionamento em espinha em cima do passeios.

A solução até foi boa, não prejudica ninguém e ajuda ao estacionamento mas, sem bem conheço a CML, agora só deve faltar plantar os parquímetros...

Este tópico trouxe-me á memória a solução recentemente encontrada na Av. do Brasil para melhorar o estacionamento.

Nos larguíssimos passeios (uns 6m) foram colocados pilaretes a ~1,5m dos prédios e foram criados lugares de estacionamento em espinha em cima do passeios.

A solução até foi boa, não prejudica ninguém e ajuda ao estacionamento mas, sem bem conheço a CML, agora só deve faltar plantar os parquímetros...

Isto parece-me uma boa medida!
Agora dizerem que as pessoas habituam-se aos carros nos passeios é que não. As pessoas vivem obecadas com o lugar à porta da casa.
Aqui na minha zona é muito comum ver isso. Já colocaram alguns pilaretes, mas são insuficientes.

Pelo que me tenho apercebido, de x em x tempo os passeios ficam vazios (julgo que são multados), mas passado um dia volta tudo ao mesmo.
A minha zona não tem parquímetros e tem um parque de estacionamento que chega e sobra, à noite tem bastantes lugares vazios. Basta querer...o problema é que as pessoas não querem!

E não estou a ser moralista só porque me apetece, eu prefiro andar 50 metros e deixar o carro bem estacionado.
Claro que já fiz asneiras, mas cada vez mais tenho que evitar fazer aquilo que não gostava que me fizessem!

Última edição:
.
A minha zona não tem parquímetros e tem um parque de estacionamento que chega e sobra, à noite tem bastantes lugares vazios. Basta querer...o problema é que as pessoas não querem!

E não estou a ser moralista só porque me apetece, eu prefiro andar 50 metros e deixar o carro bem estacionado.
Claro que já fiz asneiras, mas cada vez mais tenho que evitar fazer aquilo que não gostava que me fizessem!

Tal e qual como onde eu moro!

Temos um parque enorme com lugares de sobra mas mesmo assim há alguns ... que preferem deixar os carros a estorvar e bloquear a entrada para as garagens particulares.

Depois sofrem as consequências... porque com papelinhos no vidro amachucam e deitam para o chão!

Tal e qual como onde eu moro!

Temos um parque enorme com lugares de sobra mas mesmo assim há alguns ... que preferem deixar os carros a estorvar e bloquear a entrada para as garagens particulares.

Depois sofrem as consequências... porque com papelinhos no vidro amachucam e deitam para o chão!

O problema desses parques é que nunca sabes se aquilo de lá deixas á noite está lá de manhã :sh)
Mas felizmente que grande parte da gandulagem já foi a andar dali para fora. apr:)

Boa?!:eek:

Então é a própria Câmara a incentivar uma ilegalidade!!! Ahh. Mas sendo iniciativa da Câmara, já é bom...:rolleyes:

Voltar
Superior