Pergunta parva?

Houve testemunhos aqui no Fórum de quem fizesse essa média de velocidade (150 km/h) e consumo médio 5,2 L/100 Km, [:D]

Nunca se conseguiu realizar tal proeza por aqui, se bem que tambem não "trabalhamos" para os consumos. O nosso tem poucos quilometros (125k) e é raro baixar de 6.5, mas faz muita cidade e com arranques fortes, como já disse normalmente anda pelos 6.5/7 e no maximo dos maximos 8.

Sim, talvez esteja a exagerar, mas se olhar para os ultimos 5mil que fiz talvez tenha feito 500 fora de AE/vias rápidas/etc (moro em Lx a 1min da AE).

A minha questão é mesmo essa, se em média gasta 6L mas 90% foi em AE, entao interessa é optimizar esses 90% nao? Se 80 a 90% do trajecto é em velocidade de cruzeiro, e se nesse tipo de trajecto podemos optimizar o consumo, pequenas diferenças podem-se revelar grandes...não sei, talvez não esteja a fazer sentido, sinceramente não sou grande entendido em carros...

Tenho uma imagem do cb de uma viagem que fizemos desde Penafiel até a Pinhel na Guarda sempre por estrada nacional (para quem conhece e assim por alto: Cinfães (serra de montemuro), Castro d'aire Trancoso, Vila Franca das Naves, Pinhel) que dá cerca de 200 quilometros. O caminho foi feito sem paragens e a ritmos bastante proibitibos (apesar de o passat deixar muito a desejar em comportamento) e no fim a media era esta:

020220101101.jpg

Peço desculpa por este off topic, mas foi apenas porque surgiu esta "conversa" sobre os pd130.

Última edição:
Claramente não basta olhar para as estatísticas dos fabricantes nem sequer para as dos testes em revistas. Aí só tens o consumo extra-urbano ou a 120km/h.
O consumo entre 120 e 150 pode ser muito diferente principalmente porque, se o carro não for muito potente, para ir a 150 já vai em rotações bastante altas o que obviamente aumenta muito o consumo.
Calculo que a caixa de velocidades seja também importante pois, quanto mais curta mais rotação precisas para essa velocidade ou, por exemplo se for de 5 em vez de 6.

Da minha experiência pessoal (num focus 1,6tdci 90cv com caixa de 5 vel.) posso-te dizer que o carro a 120 vai a ~2200rpm e gasta menos de 5l/100km; a 150 vai perto das 3000rpm e a média fica mais próxima dos 6l/100km.
Se tiveres um bmw x20d, por exemplo, quase de certeza gasta menos a 150, embora os consumos "oficiais" sejam (ligeiramente) mais altos.

Tem muito a haver com o regime ideal e a aerodinamica do carro.
Por exemplo, Ford focus 1,6 110cv (ou 108 n sei) a 150km\h vai perto dos 6l ou msmo acima enquanto que num 320D 148cv (e46) o ponteiro está pelo que parece entre 4-5l\100.

Uma maneira engraçada é de ver o que acontece quando se tira o pé do acelerador a essas velocidades. O 320D desliza e o Focus abranda imediatamente. No entanto a 70-90km\h acho o Focus muitissimo mais economico (cheguei a fazer media de 3,6L-100km, desde o ligar o carro a vir da praia da Barra, aveiro, até chegar a Cacia, 20km+/-).

Tem muito a haver com o regime ideal e a aerodinamica do carro.
Por exemplo, Ford focus 1,6 110cv (ou 108 n sei) a 150km\h vai perto dos 6l ou msmo acima enquanto que num 320D 148cv (e46) o ponteiro está pelo que parece entre 4-5l\100.

Uma maneira engraçada é de ver o que acontece quando se tira o pé do acelerador a essas velocidades. O 320D desliza e o Focus abranda imediatamente. No entanto a 70-90km\h acho o Focus muitissimo mais economico (cheguei a fazer media de 3,6L-100km, desde o ligar o carro a vir da praia da Barra, aveiro, até chegar a Cacia, 20km+/-).

Os focus 1.6 de 90 e de 109 cavalos são bastante economicos [;)]
cá em casa tambem temos um, comercial pré-restyling de 2006 já com 180k quilometros, que raramente passa dos 6/6.5l\100 (não andando propriamente devagar)

Qual é o carro mais economico a 150Kms/h?

Basta olhar para as estatisticas dadas pelos fabricantes ou existem outros dados?

Não dá para prever os consumos sem alguns dados que normalmente não vêm nas revistas. Precisas essencialmente de duas coisas: rendimento do motor a 150 km/h e uma coisa chamada "SCx" (área frontal x coef.aerodinâmico). O SCx ainda se arranja, mas o rendimento é bem mais complicado. De qq forma os diesel modernos são provavelmente os que melhor rendimento têm hoje em dia. Agora, qual em particular não faço ideia.

Da minha experiência pessoal (num focus 1,6tdci 90cv com caixa de 5 vel.) posso-te dizer que o carro a 120 vai a ~2200rpm e gasta menos de 5l/100km; a 150 vai perto das 3000rpm e a média fica mais próxima dos 6l/100km.
Se tiveres um bmw x20d, por exemplo, quase de certeza gasta menos a 150, embora os consumos "oficiais" sejam (ligeiramente) mais altos.

Os modelos 120d/320d/520d podem ter o mesmo motor mas têm SCx diferentes. O 120 e o 320 deverão gastar menos que o 520 (que têm mais área frontal) e devem ficar ela-por-ela com o focus. Talvez ligeiramente abaixo se forem da geração de injeção piezoelétrica, que julgo ter maior rendimento (não faço ideia se a bmw já entrou nisso lol).

O motor mais económico do mercado e dos ultimos tempos não é um...são 2! LOL

1.6 tdi 105 montado nos golf bluemotion

1.6d drive montado nos c30

Se quiseres baixar o segmento...talvez o polo seja o que menos gasta...

Tenho uma imagem do cb de uma viagem que fizemos desde Penafiel até a Pinhel na Guarda sempre por estrada nacional (para quem conhece e assim por alto: Cinfães (serra de montemuro), Castro d'aire Trancoso, Vila Franca das Naves, Pinhel) que dá cerca de 200 quilometros. O caminho foi feito sem paragens e a ritmos bastante proibitibos (apesar de o passat deixar muito a desejar em comportamento) e no fim a media era esta:

020220101101.jpg

Peço desculpa por este off topic, mas foi apenas porque surgiu esta "conversa" sobre os pd130.

Quantos anos tem esse carro? é que esses pixeis nesse CB deixam-me preocupado...

O motor mais económico do mercado e dos ultimos tempos não é um...são 2! LOL

1.6 tdi 105 montado nos golf bluemotion

1.6d drive montado nos c30

Se quiseres baixar o segmento...talvez o polo seja o que menos gasta...

1.6 HDi queres tu dizer!

Quanto ao TDi 130, já ouvi falar sim em excelentes consumos a regimes altos...

Não acho uma pergunta nada parva, aliás, antes de comprar o meu carro também andei à procura desse tipo de informação bem como da insonorização a essas velocidades, e basicamente não se encontra nada. :\

1.6 HDi queres tu dizer!

Quanto ao TDi 130, já ouvi falar sim em excelentes consumos a regimes altos...

o 1.6 hdi é bom, mas o 1.6 hdi montado no DRIVE da volvo é melhor.

De notar que me refiro especialmente a aqueles 2 modelos. Porque um 1.6 hdi num Peugeot 508 com jante 18'' não deve ser mt economico

Não acho uma pergunta nada parva, aliás, antes de comprar o meu carro também andei à procura desse tipo de informação bem como da insonorização a essas velocidades, e basicamente não se encontra nada. :\

Aqui no forum sabemos tudo.

O 1.9 tdi, se queres falar em insonorização a 150 é decente, mas pior do que a maioria. (os carros que usam este motor, têm tipicamente retrovisores pequenos e são decentemente construidos.
Parado num semaforo o 1.9 tdi é pavoroso! E os comandos são todos pesados e com vibração vinda do motor.

Nos motores novos, 1.6 tdi e 1.6 hdi por exemplo, a 150 fazem menos barulho que o 1.9 tdi 130 (montado num golf 4 por exemplo) (mas aqui os pneus tambem contam muito). Em ponto morto, são incomparávelmente mais silenciosos e MUITO menos vibração passa para o resto do carro.

Eu acho que o mal dos TDi 130 é que o resto do carro não acompanha o motor, e falo especialmente do Ibiza III, que é o que conheço, um carro nada bom para fazer A/E...

Quantos anos tem esse carro? é que esses pixeis nesse CB deixam-me preocupado...
O carro é de Março de 2001, portanto 10 anos [;)]
O computador de bordo começou a ficar assim á coisa de 3 anos (O carro foi comprado novo por nós).
É um problema facil de resolver, há varias casas que se dedicam a compor estes displays, o nosso agora ainda está pior, aliás andamos mesmo para o mandar arranjar.

Aqui no forum sabemos tudo.

O 1.9 tdi, se queres falar em insonorização a 150 é decente, mas pior do que a maioria. (os carros que usam este motor, têm tipicamente retrovisores pequenos e são decentemente construidos.
Parado num semaforo o 1.9 tdi é pavoroso! E os comandos são todos pesados e com vibração vinda do motor.

Nos motores novos, 1.6 tdi e 1.6 hdi por exemplo, a 150 fazem menos barulho que o 1.9 tdi 130 (montado num golf 4 por exemplo) (mas aqui os pneus tambem contam muito). Em ponto morto, são incomparávelmente mais silenciosos e MUITO menos vibração passa para o resto do carro.

Concordo plenamente, no passat cá de casa a cerca de 160/170km/h sente-se todo o motor a "trabalhar" (uma vibração que chega mesmo a ser incomodativa, principalmente no chão e pedais), já no focus isso "não" existe, mesmo a velocidades similares.
Quanto á insonorização, no passat ouve-se bem o motor, mas em AE até ás 2000/2500 rotações não faz assim muito barulho. Já no focus, nem se ouve o motor (se bem que o nosso focus tem um pequeno problema, dos 160km/h para cima o limpa para brisas do lado direito faz um pouco de barulho)

Mas se me dessem a escolher entre ambos, iria sem duvida alguma para o Passat, ainda mais sendo um highline praticamente full-extras.

Houve testemunhos aqui no Fórum de quem fizesse essa média de velocidade (150 km/h) e consumo médio 5,2 L/100 Km, [:D]

Eu até consigo ir a 150 km/h com consumo instantaneo a 0 l/100 ... haja uma descida pela frente

Isso do consumo a 150 km/h não é linear, se o carro for carregado e a subir gasta bastante mais do que 150km/h a descer..

Eu até consigo ir a 150 km/h com consumo instantaneo a 0 l/100 ... haja uma descida pela frente

Isso do consumo a 150 km/h não é linear, se o carro for carregado e a subir gasta bastante mais do que 150km/h a descer..

Espero não estar a dizer asneiras, mas li algures que os PD130 cortavam a injecção nas descidas (quando se deixava de acelerar) e assim o instantanêo passava para o 0l/100 (e na pratica funciona assim, pelo menos no nosso carro)

Voltar
Superior