Performance de motas

Não percebi foi essa de ter de virar ligeiramente o volante para o lado oposto da curva....Pelo menos na minha 50 nunca foi preciso, nem nas motas pesadas em que andei.

Alguém quer explicar esta afirmação?

citação:Originalmente colocada por NunoS

Não percebi foi essa de ter de virar ligeiramente o volante para o lado oposto da curva....Pelo menos na minha 50 nunca foi preciso, nem nas motas pesadas em que andei.

Alguém quer explicar esta afirmação?
Eu referi essa técnica bastante usual como um exemplo e não como sendo obrigatória de se fazer, no entanto muitas vezes até é feita inconscientemente mesmo de bicicleta.

A explicação é simples, para se curvar mais rápido é necessário inclinar a moto e isso é conseguido não apenas através do peso do nosso corpo sobre a moto mas virando ligeiramente o volante para o lado contrario à curva de forma a criar inclinação necessária para poder descrever a curva.

Deixo-te aqui toda a informação.
http://en.wikipedia.org/wiki/Counter-steering

citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

Então ser naked é bom ou mau? puramente estético?

Que tipo de consumos fazem essas motas?
Não se trata de ser bom ou mau. É esse o estilo da moto e isso tem vantagens e desvantagens.

Rapidamente deduzo algumas vantagens e desvantagens lógicas:

Vantagens:
- Não têm carenagens logo são mais leves
- Uma queda não tem custos tão elevados
- É agradável sentir o vento enquanto se passeia junto ao mar. (subjectivo):D

Desvantagens:
- Viajar acima dos 100 km/h pode ser muito maçador
- A alta velocidade têm tendência a ser instáveis
- Os consumos a alta velocidade são desfavoráveis

Quanto aos consumos a minha Cb500 faz entre 4,5 e 5,5. Tenho também uma Cb450 de 85 que está a fazer 6,3l.

Como é normal uma moto com melhor aerodinâmica tem vantagens a alta velocidade, portanto uma CBR600 a uma certa velocidade pode ter melhores consumos.
:D

Fernando, já tenho experiência de condução, não sou maçarico, apenas nunca me apercebi de virar o voloante (sei que muito ligeiramente). Se calhar até o faço, mas se assim é, nunca me apercebi.

Também há diferentes estilos de condução, pode ser esse o caso, mas vou ver isso da próxima vez que for dar uma volta.

Obrigado pela explicação.

O counter-steering, muitas vezes é usado sem se saber.
È sem dúvida uma manobra muito boa.

O que se faz é ao entrar numa curva por exemplo a esquerda, empurrar o guiador do lado esqeurdo ligeiramente para a frente(isto é uma pequena força no guiador..), a mota "caí" logo para a curva, e consegue-se corrijir trajectorias por vezes mal calculadas com este método.
Se por exemplo apetecer guiar descontraidamente com um braço, facilita a condução eheh.

Todos deveriam conheçer isto.

citação:Originalmente colocada por NunoS

Fernando, já tenho experiência de condução, não sou maçarico, apenas nunca me apercebi de virar o voloante (sei que muito ligeiramente). Se calhar até o faço, mas se assim é, nunca me apercebi.

Também há diferentes estilos de condução, pode ser esse o caso, mas vou ver isso da próxima vez que for dar uma volta.

Obrigado pela explicação.
Certamente que o fazes inconscientemente, até porque acho que não é possível inclinar bastante a moto se recorrer a está técnica, pelo menos eu não consigo (também não quero tentar que ainda sou demasiado aprendiz para andar a inventar [8)]:D)

Mas se queres experimentar vai com calma pois não é preciso muito velocidade para a usar, ao principio é meio esquisito pois parece contra natura virar para um lado para logo a seguir curvar para outro.:D

http://www.vsa.cape.com/~wayg/mrep/pics/csteer.mpg ;)

Voltar
Superior