Pedir demissão

Aqui na USF da terra há a chamada "consulta aberta". É chegar, tirar a senha e esperar.
Explica a situação no centro de saúde e diz que não consegues trabalhar assim.

De volta do centro de saúde da terra, não há consultas para ninguém, devido à greve dos médicos. Nova tentativa para a semana. 😕

Expliquei a minha situação na secretaria e a resposta não foi muito animadora, alegando que teria de ser a medicina do trabalho a resolver o meu problema. 😭

Pelo menos hoje vou descansando, numa folga a descontar nas horas positivas acumuladas no banco de horas. Já é positivo.

E porque não vais ao médico de família e pedes baixa? O que te interessa é que assumam a responsabilidade e metam o seguro a pagar os tratamentos que vais precisar. Quando começares a meter baixa eles arranjam-te logo consulta na medicina do trabalho.
Despedires-te é o melhor que lhes pode acontecer. Lixaram-te o braço e a seguir vão lixar a outros.
E aperta com o técnico de HST da empresa. Ele tem obrigação legal de se mexer. E ainda tens o ACT.

O que ele refere enquadra-se em doença profissional, e não em AT, pelo que o seguro nada tem a ver com o assunto. Podem sempre participar, mas não me parece que cole...

Tinha a ideia de que já era possível os médicos do privado passarem baixas...

Esta semana já tive uma consulta com um profissional de medicina geral do privado, relacionado com a empresa, mas não de medicina do trabalho, que foi quem me prescreveu o exame há umas semanas. Limitou-se a anotar os resultados do exame, a prescrever um analgésico e passou a resolução da questão para uma futura consulta de medicina do trabalho, que estou a aguardar enquanto vou continuando a degradar o braço.

Já tinha ido à medicina do trabalho para mostrar os resultados do exame, mas mandaram-me outra vez para esse profissional, pela segunda vez.

É uma história complicada, com algum ping-pong de um lado para o outro. Não darei mais pormenores, porque não quero identificar pessoas ou organizações.

Esta semana já tive uma consulta com um profissional de medicina geral do privado, relacionado com a empresa, mas não de medicina do trabalho, que foi quem me prescreveu o exame há umas semanas. Limitou-se a anotar os resultados do exame, a prescrever um analgésico e passou a resolução da questão para uma futura consulta de medicina do trabalho, que estou a aguardar enquanto vou continuando a degradar o braço.

Já tinha ido à medicina do trabalho para mostrar os resultados do exame, mas mandaram-me outra vez para esse profissional, pela segunda vez.

É uma história complicada, com algum ping-pong de um lado para o outro. Não darei mais pormenores, porque não quero identificar pessoas ou organizações.

Isso é uma treta, eu já andei há muitos anos numa situação parecida quando a tive problema de coluna devido ao desgaste, e a medicina de trabalho tinha a panelinha feita com a empresa e estava sempre a desvalorizar a situação e visto que era algo recorrente com mais colegas, eu cheguei a um ponto que fui a medico de família e baixa e estive de baixa o tempo que foi preciso até realizar exames a maioria ressonâncias pelo seguro no privado pois pelo publico ainda hoje estava há espera, e a coisa até que ao ser visto por uma reumatologista e um neurocirurgião tinha bastante desgaste já na cervical o que me estava a afetar as pernas e mobilidade no geral já nem falo das dores, fui operado, fiz o tratamento todo de recuperação, no final cheguei lá começou as tretas do costume que estava bom para continuar na mesma, e eu não fui de modas, fui há delegação de saúde, tratei do multiusos foi-me dado 45% de incapacidade permanente, cheguei lá novamente na medicina de trabalho o discurso já era outro quando viram os papeis, solução que era o que eu pretendia foi darem-me inapto para funções e tiveram-me de me pagar tudo o que tinha direito e não foi nada pouco com os anos de serviço que tinha, até aqui a solução era eu despedir-me e ir de mãos a abanar ou andar no mesmo tipo jogo psicológico, mas lixaram-se que eu dei a volta há situação, ao fim de 8 dias já estava noutra empresa a trabalhar e com melhores condições e sem metade do esforço, hás vezes é preciso ser velhaquinho, pois enquanto andas lá anos sem problemas és muito bom, começas a ter problemas és logo encostado a um canto e tentam-se logo descartar.

As empresas a maioria só interessa facturar e os empregados são vistos como números, o resto não interessa, quanto maior for a empresa pior.

A minha experiência de vida confirma essa visão.

Eu trabalho na organização há alguns anos, mas, por diversos mecanismos, ainda tenho um contrato temporário. Do grupo de pessoas que entraram comigo, já só resto eu. A esmagadora maioria dessas pessoas preferiu despedir-se elas próprias.

Agora que sabem que tenho esse problema de saúde, o mais provável é eu ser despedido daqui a uns meses, por não-renovação do próximo contrato.

Por isso, prefiro despedir-me eu próprio agora e parar umas semanas ou meses, a recuperar o corpo enquanto ainda estou recuperável, do que andar a forçar mais uns meses para ser despedido no término do contrato, quando estiver com o braço lixado a sério.

A minha experiência de vida confirma essa visão.

Eu trabalho na organização há alguns anos, mas, por diversos mecanismos, ainda tenho um contrato temporário. Do grupo de pessoas que entraram comigo, já só resto eu. A esmagadora maioria dessas pessoas preferiu despedir-se elas próprias.

Agora que sabem que tenho esse problema de saúde, o mais provável é eu ser despedido daqui a uns meses, por não-renovação do próximo contrato.

Por isso, prefiro despedir-me eu próprio agora e parar umas semanas ou meses, a recuperar o corpo enquanto ainda estou recuperável, do que andar a forçar mais uns meses para ser despedido no término do contrato, quando estiver com o braço lixado a sério.

Tens de ter em atenção a um ponto, é que se fores tu a pedir despedires-te vêns embora de mãos a abanar e sem desemprego, se forem eles a despedir-te tens sempre os papeis para o desemprego e recebes o subsidio para o qual descontaste até arranjares outra coisa.

Isso dos contratos temporários foi a maior praga que alguma vez foi inventada e serve para muitas empresas andarem a rodar malta só porque sim, porque não estão vinculados e a qualquer momento é só dizerem-te amanhã já não é preciso vires mais, facilitar o despedimento.

Eu precavi-me em termos financeiros e tenho um estilo de vida bastante económico. Para além disso, vivo numa zona rural, com quintal, horta e pomar. Consigo suportar essa paragem de algum tempo sem rendimentos.

E já me despedi preventivamente uma outra vez há uns anos, de um outro emprego que me lixou o corpo, tendo passado umas semanas parado em recuperação. Fiz a minha própria "fisioterapia" e aprendi muita coisa.

É engraçado, que só quando te despedes é que os superiores hierárquicos te dão valor, enchendo-te os ouvidos de promessas. Já passei duas vezes por essa experiência engraçada.

Última edição:
Aqui onde eu moro quando a pessoa quer ser demitida e a empresa não manda embora alguns tentam enrolar no serviço dão atestado um atrás do outro, faltar alguns dias até a empresa mandar embora. Não é um método muito correto mas funciona. Eu fui demitida do serviço estou triste por estar sem emprego e feliz por ter sido um livramento. Eu reclamava de tudo e falava mal da empresa funcionou. O cargo era alimentador de linha produção são os funcionários que ficam nas máquinas pegando os materiais e embalando ou na montagem de peças. Pavoroso pagam um salário mínimo e jogam um número infinito de peças para você montar. O sujeito abre uma fábrica põe um monte de trouxa para montar as peças para ele na quantidade que quiser e você ganha um salário mínimo para sempre. Ele enriquece e você morre na pobreza. Sujeito tem que estar passando fome para durar nesses tipos de serviço aí

Aos entendidos na matéria uma questão:

Tenho um contrato de trabalho a termo incerto há mais de dois anos. Ao entregar a denúncia de contrato hoje e dar os 60 dias previstos na lei, posso indicar na carta que pretendo gozar as férias de 2024 e sair antes dos 60 dias?

​​​​Eu já estive nessa situação mas entreguei a denúncia de contrato em janeiro e saí no mês seguinte porque usei as férias.

Não encontrei nenhuma referência a isto.

atenção que penso só se ganhar direito às férias de 2024, no dia 1 de janeiro de 2024.

Portanto até esse dia, não tens direito às férias de 2024.

atenção que penso só se ganhar direito às férias de 2024, no dia 1 de janeiro de 2024.

Portanto até esse dia, não tens direito às férias de 2024.

Certo, se meter hoje a carta, terei de sair dia 13 de fevereiro. Mas a partir de dia 1 de janeiro posso meter férias e sair a 13 de janeiro, não é verdade?

22 dias úteis mais fins de semana.

Última edição:
Voltar
Superior