Peço ajuda a impugnar multa.

Tudo bem Luis e obrigado pela ajuda,

Mas então porque está lá o sinal horizontal no chão antes(bem antes) do sinal de 50kmh vertical...é que na multa está lá escrito que fui multado numa zona de onde o limite é de 50kmh....pelo menos devia dizer que era uma zona com limite de 60Kmh ,é aqui neste ponto que penso que posso impugnar a multa!!!

Cumpts

os sinais só afectam para a frente, não para trás. pelo desenho que fizeste, foste multado na zona de 50. a eventual zona de 60 é entre a localidade da esquerda e o tal sinal escrito no chão. no resto da estrada (e onde foste apanhado) é 50.

Se tem dúvidas solicita junto da CM Municipal a postura de sinalização, para o local, na data da multa.
Se não for da CM, terás que pedir a Estradas de Portugal...

LOL

agora a serio eu acho que és um sortudo!

para já tens de considerar que os radares de velocidade dão uma certa margem de erro, por isso devias ir a uns 100km/h!

depois, se fosses apanhado a 90 ou mais, a contra-ordenação passava a muito grave...

Parece-me isso mais um troço intra-localidades, e se nao há nenhuma placa de fim de localidade, a limitação de 50 nunca acabou, excepto quando aparece esse tal 60, que é uma pequena subida de velocidade permitida.

Então em que é que ficamos???Pode ser 50Khm e 60kmh ao mesmo tempo???
O 60Kmh está a 250 metros á entrada da localidade!

A multa diz que é 50kmh......se dissese 60Kmh eu até nem tinha posto este tópico!!

Ia a 91Kmh(pois para mim aquilo é 90kmh) com o desconto que a lei obriga
ficou em 87Kmh.

Agora dizer que sou um sortudo....:sh):confused:

É aquele velho ditado...pimenta no cu dos outros para si é refresco!:sh)

Cumpts

os sinais só afectam para a frente, não para trás. pelo desenho que fizeste, foste multado na zona de 50. a eventual zona de 60 é entre a localidade da esquerda e o tal sinal escrito no chão. no resto da estrada (e onde foste apanhado) é 50.

Estou-te a entender[;)] ......mas tenho as minhas duvidas...acho que está mal sinalizado....há contradições na sinalização....e eles aproveitam...não é por causo dos Euros....é o comer e calar que não é do meu feitio!

Cumpts

Há alguns aqui do forum que já me conhecem mas a maioria não me conhece...para esses faço aqui a minha apresentação!

Tenho 46 anos bem casado e tenho dois filhos quase adultos....portanto nenhum jovem com a mania de corridas e o meu carro é um E 270 CDI modelo W211!

Cumpts

com tantas reticências não parece nada [:D]

Quem sabe não se enganaram e de facto o local onde foste multado tem um limite maior, já tens a certeza de que limite é naquela zona?

com tantas reticências não parece nada [:D]

Quem sabe não se enganaram e de facto o local onde foste multado tem um limite maior, já tens a certeza de que limite é naquela zona?

Para mim como é fora de localidades é 90Km.

hoje o meu cunhado circulou no mesmo trajecto e diz ele que foi ultrapassado p/ quase todos os condutores!!

Aquilo deve ser uma mina p/ a BT!

Amanhã vou tentar obter a imformção na Camara da Fig. da Foz sobre as
sinalizações naquele troço da EN109 e qual o limite considerado!

Cumpts

Pelo que disseste não há indicação de fim da localidade por onde passaste, logo o limite mantém-se nos 50 km/h. Como as placas de indicação de localidade são sinais verticais e estes prevalecem sobre os escritos na estrada, o sinal de 60 km/h teria de ser ignorado.

Assim sendo, não vejo como te possas safar dessa multa!

Acho isto uma autentica comédia, realmente somos mesmo muito pequeninos. O povo é mesmo manso e eles fazem o que lhes passa pela real gana e o povo acha que eles têm razão.

Devemos ser dos países mais mal sinalizados da Europa dita civilizada. Conheço alguns desses e a conduzir ao contrario provavelmente dos muitos que já se estavam a preparar para disparar. Sinais por exemplo de obras que ficam e que no final das obras não são retirados são mato, normalmente nunca acompanhados do sinal de fim de obras.

Temos montes de sinais de limites de 50 no inicio de localidades, por exemplo no Alentejo, sem que no final existam o fim limite dos 50 e para alguns iluminados aqui deviam fazer 30, 40 ou 50 kms até à localidade mais próxima a essa velocidade. [8b]

Neste caso entre uma localidade e a outra pelos vistos são 8kms, mas no Alentejo, por isso o meu exemplo chegamos a ter distancias muitissimo superiores. Mas de qualquer forma se agora arracassem todos os fins de limites de localidades faziamos todas as nacionais a 50kms [8b] [8b] [8b]

Acho isto uma autentica comédia, realmente somos mesmo muito pequeninos. O povo é mesmo manso e eles fazem o que lhes passa pela real gana e o povo acha que eles têm razão.

Devemos ser dos países mais mal sinalizados da Europa dita civilizada. Conheço alguns desses e a conduzir ao contrario provavelmente dos muitos que já se estavam a preparar para disparar. Sinais por exemplo de obras que ficam e que no final das obras não são retirados são mato, normalmente nunca acompanhados do sinal de fim de obras.

Temos montes de sinais de limites de 50 no inicio de localidades, por exemplo no Alentejo, sem que no final existam o fim limite dos 50 e para alguns iluminados aqui deviam fazer 30, 40 ou 50 kms até à localidade mais próxima a essa velocidade. [8b]

Neste caso entre uma localidade e a outra pelos vistos são 8kms, mas no Alentejo, por isso o meu exemplo chegamos a ter distancias muitissimo superiores. Mas de qualquer forma se agora arracassem todos os fins de limites de localidades faziamos todas as nacionais a 50kms [8b] [8b] [8b]

Concordo contigo em quase tudo o que disseste. A sinalização é de facto deficiente e eu próprio na situação do nosso colega após passarem as casas era capaz de acelerar e passar em excesso de velocidade pelo radar que o apanhou.

No entanto, se tivesse na situção dele, por mais revoltado que estivesse, teria de engolir e pagar, porque na realidade, a sinalização de fim de localidade, seja de quem for a culpa, não existe, pelo que segundo o código da estrada continuamos a ter de respeitar os 50 km/h.

Infelizmente dou-lhe toda a razão,somos um país de brandos costumes e de encolher os ombros,do não se passa nada,basta ver o aumento inacreditavel do custo de vida para a miséria dos salários em portugal a falta de segurança(qualquer dia vira Brasil) e actuação do nosso governo.....e não se passa nada,esta Tudo [:cool:]

É isso mesmo o que o amigo diz,se passarmos uma localidade e não haver sinalização de fim de localidade vamos a 50Kmh até onde?Lisboa-Porto se este for o nosso trajecto a realizar?

Tenho estado a fazer uma busca na Net e FELIZMENTE tenho encontrado muitas pessoas que os tem no sitio!!!

Eu pelo menos se achar que estou a ser roubado tento que tal não me aconteça....se posteriormente verifcar que afinal estava enganado peço desculpa!

Reafirmo....no Chão está 60Kmh e posteriormnte uns metros muito á frente está 50Kmh,ora se naquele trajecto o primeiro sinal que vejo é 60Kmh porque é que tenho que andar a 50Kmh??

Cumpts

se fores numa estrada de 50, e encontrares uma placa a dizer 70, isso quer dizer que podes acelerar mais na parte de 50? não.
aí é a mesma coisa. a sinalização pode ser incoerente, tudo o que quiseres... mas tu, como condutor, não podes entender a sinalização como bem te apetecer, tens de cumprir aquilo que te é informado. e neste caso, seria andar a 50... pois não há um único sinal que te permita andar a mais do que 50.

se fores numa estrada de 50, e encontrares uma placa a dizer 70, isso quer dizer que podes acelerar mais na parte de 50? não.
aí é a mesma coisa. a sinalização pode ser incoerente, tudo o que quiseres... mas tu, como condutor, não podes entender a sinalização como bem te apetecer, tens de cumprir aquilo que te é informado. e neste caso, seria andar a 50... pois não há um único sinal que te permita andar a mais do que 50.

E de andar a mais um pouco de 50? e se a sinalização estiver mal feita?

num país como o nosso com graves problemas a varios niveis parece-me um preciosismo se multar alguem pk existe um sinal que diz 50 e lá passamos um pouco mais rapido, mtas vezes numa linha recta sem trasito nenhum.

Essa não....

Amigo se um sinal para mais velocidade antes de outro que diz para reduzir é claro que não vou acelerar,o primeiro sinal que vejo é para cumprir e o a seguir é para cumprir era desnessecária essa observação.:sh)

Agora diga-me lá s.f.f.....se um sinal de 60Kmh está antes de um de 50Kmh(que é para reduzir MAIS porque vai entrar numa localidade) e se aquilo é tudo 50kmh.....porque está lá os 60kmh??...aquilo é tudo recta...foi porque eles estavam com uma veia artistica e toca lá a gastar tinta e vamos lá pintar um sinal de proibição de velocidade acima de 60Kmh....NÃO é porque antes daquele sinal posso ir acima de 60Kmh?? e ali naquele ponto,troço,de estrada tenho que reduzir para 60Kmh e alguns metros a seguir tenho que reduzir para 50Kmh porque está lá outro sinal e se tivesse lá outro para baixar a velocidade tinha que cumprir e os que mais houvesse!

Qauntas vezes tenho que repetir isto?

Já disse se na multa estivesse que aquilo era 60Kmh...comia e calava.

Cumpts

Última edição:
Acabei de falar como meu cunhado via telemovel...pois não estou na zona estou muito longe,estou em Sines.

Pedi-lhe para ir confirmar as sinalizações de fim de localidade....num sentido tem(Sentido Fig da Foz-Castanheiro) e no sentido que eu ia(Castanheiro.Fig da Foz) não tem sinal de fim de localidade depois da localidade em que passei!

É permitido que a faixa oposta no sentido a que ia pode ser 90Kmh e a faixa aonde circulava ser então 50kmh????Atenção estamos a falar de uma estrada nacional sem separação de faixas!! (N109)

Acho que não...penso eu..mas como já vi de tudo!!:sh)

Mais inacreditavel isto é!!

Não há aqui ninguem deste forum que circule neste troço da N109???

No desenho está a vermelho.

multar0024ge0yx2.jpg

Cumpts

olha a skoda octavia tem lá estada todos os dias desde as 8 da manha tenho aqui uma foto de sexta feira
esta foto é no camarção tb na recta mas no sentido sul norte

na minha opinião não te safas, se não foste identificado pede a alguem que te ajude
isto é colocas outro nome duma pessoa tua conhecida que tenha carta mas não conduza assim o auto vai para essa pessoa

Conheço razoávelmente essa estrada, e ela no percurso Fig foz-Mira e vice-versa, claro, corta quase toda ela localidades. Não é á toa que os semáforos limitadores de velocidade estão plantados como cogumelos num pinhal, com tempo húmido. Práticamente a única zona sem casas é a da mata de Mira, assim acho pouco provável que legalmente haja áreas não residuais, que sejam consideradas não localidades.
Posto isto, seja homenzinho e assuma o erro

esta fez-me confusão....

seja homenzinho??? isto é forma de se falar com alguém num forum???
Por causa de gente como você é que portugal está como está. É gente como você, falsos moralistas e donos da verdade absoluta que a taxa de mortalidade é tão grande em portugal e pessoas que porvocam acidentes, ás vezes com mortos, ainda vão para tribunal tentar provar que não tiveram a culpa....

Eu também conheço bem a zona e não tem lógica ali a velocidade ser outra que não a desginada no código da estrada, até porque não se deve andar á procura dos pontos em que a lei é omissa, deve-se julgar cada situação com inteligencia. Senão passamos a ser cãezinhos que fazem o que os donos mandam.... É isso que quer?

tens razão em contestar a multa....

Essa zona só pode ser de 90, não existe logica nenhuma para ser de 50.
Se todos refilassem com as injustiças este país era muito melhor, mas o português é sempre o deixa andar...

Mais impostos, claro que sim, refilo (na net para não me identificarem) mas pago tudinho que não quero ter problemas...
Num país em que uma manifestação a nivel nacional dos estudantes do ensino secundário, com placards em quase todas as escolas dos distritos de lisboa e adjacentes e saem para a rua 20 e tal gatos pingados, alguma coisa está muito mal.....

Última edição:
Boas

É complicado e não existe nada no código de estrada que obrigue os dois sentidos a terem velocidades idênticas, pelo contrário.

Deixo-te um exemplo, basta a estrada ter inclinação acentuada para ser lógico limitar o sentido descendente mantendo o sentido ascendente nos limites convencionais.

Infelizmente tudo na tua descrição indica a clássica situação de sinalização deficiente em que não colocaram a placa de fim de limite de zona de 50.
Agora é complicado resolver o assunto porque se não houver registo de que ela lá deveria estar nem tens nada por onde pegar e mesmo havendo registo o não lá estar significa que terias que te reger pela sinalização anterior logo pelos 50.

Eu também tenho uma pendente de estacionamento para resolver que também vai dar pano para mangas... antes era estacionamento, agora é passeio devido ao facto de ter sido multado (e mais uns 30) mas até existem 3 estacionamentos de deficientes autorizados, a ver vamos se a zona é estacionamento ou passeio e quando é que o deixou de o ser e se consigo saber quem é que fez a denuncia para ver se lhe consigo pagar o favor visto que os próprios policias estavam contra multar.

Abraço

Voltar
Superior