[Sociedade] Paradigmas das Compras de Natal

Fica caótico nesta altura do ano, ainda por cima mais agora que aumentou o poder de compra dos portugueses em geral e estamos a voltar a níveis de consumo pré-crise.

Este ano recusei-me a ir a um CC às compras de Natal. Assim, a minha mulher, que trabalha junto a um, vai fazendo as compras na hora de almoço.

A mim calhou-me comprar as prendas que são livros e vinhos. Entre a Wook e a Bertrand, e hiper para os vinhos, está feita a minha tarefa...

Só falta a prenda dela, mas isso já está definido o que é.

Este ano voltei a fazer as compras de Natal pela net, só para a esposa é que não comprei nada e como ela é esquesita costumo por um maço de notas num envelope (uso notas pequenas para parecer mais do que o que é....[:D]), e ela assim pode despois aproveitar os saldos a seguir ao natal para comprar o que quiser.

Como comerciante adoro esta época do ano, afinal estamos a falr de 20% de faturação anual só no espaço de meia duzia de dias...

Estourei completamente o plafond médio por cidadão português e só comprei as prendas da minha mulher... [:D] mas isso porque lhe comprei uma ferramenta de trabalho que espero que dure pelo menos meia dúzia de anos. :) Ah, e foi on-line. Não sei o que odeio mais: se comprar coisas presencialmente, se on-line. Mal por mal, acho que ainda prefiro o on-line.

Estourei completamente o plafond médio por cidadão português e só comprei as prendas da minha mulher... [:D] mas isso porque lhe comprei uma ferramenta de trabalho que espero que dure pelo menos meia dúzia de anos. :) Ah, e foi on-line. Não sei o que odeio mais: se comprar coisas presencialmente, se on-line. Mal por mal, acho que ainda prefiro o on-line.

Isso foi pelos anos, uma batedeira. [:)]

Agora vão ser uns óculos de sol, que ela já escolheu mas falta o meu amém.

Como aqui somos poucos e praticamente não dou prendas, ao qual este ano lá vou fazer um esforço e dar aqui a mulher da minha vida (mãe), mas como nem sei o que ela quer, talvez seja uma caixa de bolachas surtido da Portuguesa Poupério, ou então um tal perfume que ela já me fala algum tempo. Apesar que á poucos dias teve uma caixa "Caja Roja" da nestlé, isto deveria ser para anos (Novembro), mas estando em viagem no estrangeiro, apenas veio uns "dias" atrasada.

Mas sim, deixar as compras para ultima é o pior erro, dado a confusão, como também o esticamento dos preços por parte dos comerciantes

Última edição:
Detesto ter de ir as compras aí por volta das 14h e ver que está tudo a abarrotar e lugares para estacionar, zero.

e ja nem falo daqueles que ficam a ocupar 2 lugares

Ontem foi o último dia que fui ao Almada Fórum. Faltavam-me as prendas para os meus pais e resolvi aventurar-me. Curiosamente estava à espera do fim do mundo porque ia às 17h mas até me safei razoavelmente bem.

Não sei se foi por ser a meio de uma semana de trabalho, se pela política de fila única para as caixas, mas não andei aos encontrões nem perdi muito tempo em filas, por exemplo, na FNAC.

por norma, chegando a finais de Novembro, começo a comprar as prendas, e chegando ao fim da 2º semana de Dezembro está tudo comprado, eventualmente mais em cima da semana de natal posso encontrar mais alguma coisa que valha apena, mas já é mesmo naquela, pois deixar compras mesmo para a ultima da hora não, alem de nessa altura estar tudo escolhido, depois os preços inflacionados, e uma enorme confusão, e eu gosto de ir ás compras com calma e ver as coisas com tempo, e não tudo no ar e a correr...

Compro sempre as prendas antecipadamente, nesta altura gosto é de ver o pessoal todo atrapalhado a comprar as ultimas (ou as primeiras [:D]) prendas/compras de Natal...

Humm, então esta correria toda é mais por causa de prendas?

Compram prendas só no Natal? Para adultos e crianças ou só crianças? Por acaso só relaciono prendas com crianças nesta época.

Quase tudo o que compro, não só no Natal, mas também noutras épocas, faço online.

Poupo tempo, tenho à disposição um leque maior de escolha, por norma preços melhores e para além do mais, detesto confusões.

Com o tempo que poupo em deslocações e andar de loja em loja, aproveito e leio umas reviews e tal e acabo por normalmente fazer uma escolha melhor do que se comprasse por impulso.

Compras de bens não essenciais, em lojas físicas só mesmo em casos de "urgência" ou se for um negócio mesmo bom (o que é raro apanhar).

Por acaso nunca gostei desta coisa de ter de andar a fazer compras por obrigação. Para me ver livre dessa chatice casei, e agora só tenho de comprar para a minha mulher. Perfeito. [:cool:]

Humm, então esta correria toda é mais por causa de prendas?

Compram prendas só no Natal? Para adultos e crianças ou só crianças? Por acaso só relaciono prendas com crianças nesta época.

Presentes propriamente ditos compro às crianças.

Aos adultos só algum mimo daqueles que referi anteriormente (alimentos mais peculiares ou tipicos) ou algum livro que por vezes ao longo do ano encontro e imagino perfeito para alguém.

Um exemplo interessante é um pequeno balde de flor de sal tradicional, de apanha 100% manual... custa uns 5 euros e é uma lembrança muito gira para quem liga a cozinha e afins.

Nunca percebi este estigma do pessoal em relação ao Natal...

Nós lá em casa adoramos o Natal, a correria das compras e aquelas prendas que ficam sempre para a última, o exercício mental para determinar o que oferecer a cada um e, o mais engraçado, ver milhares de outras pessoas na mesma situação [:D][:D]

E mesmo o ir à rua e ver as decorações, estes dias bem frios mas com o céu bem azul...

É uma altura mágica e tenho pena que nem todos consigamos ver isto da mesma maneira... Há pessoal que acha que o Natal é uma seca e só serve para gastar dinheiro...:sh)

Última edição:
Comprei prendas maioritariamente online e o valor gasto foi significativamente superior ao dessa "média" (que gostava de saber como foi calculada, só para me rir um bocado).

Como já disseram atrás, o fenómeno que ocorre nos CC nesta altura do ano mais acho-o perfeitamente normal.
A maioria das pessoas está habituada e gosta de fazer as compras presencialmente pois gosta de tocar/experimentar/ver aquilo que está a comprar.
Muitos não compram antes porque não podem: o subsídio de Natal ainda dá muito jeito e apenas cai a partir do final de Novembro na maioria dos casos.
O CC junta lojas de diversas áreas e no fundo consegue-se poupar algum tempo assim, mesmo que se perca bastante nos acessos e nas filas para pagamentos :D

Portanto o "paradigma" parece-me bastante lógico para quem o pratica.

Eu não tenho paciência para o Natal, passagem de ano e carnaval. Uma pessoa é "obrigada" a fazer "coisas" se não parece que tem de ficar fechado em casa sozinho porque quase toda a gente adora estas alturas "especificas".
Eu cá gosto é da Páscoa, pelo menos a mim não me dá chatices nenhumas e é só um dia [:D]
Venha mas é de lá o verão que essa é a altura "especifica" do ano que eu gosto [:cool:]

Voltar
Superior