Panda vs Terios vs Jimny

xaviera

New member
Viva,
Brevemente vou mudar-me para uma quinta em Portalegre. A zona envolvente tem paisagens fantásticas com trilhos muito bons para explorar.
Quero adquirir um 4x4 que não seja um puro e duro, mas um compromisso entre fazer cerca de 30.000km/ano em alcatrão, trilhos e eventualmente rebocar uns 300kg de lenha pela quinta que tem uns declives até 25% (para o resto existe um tractor :)).
Neste momento não tenho muito dinheiro disponível (queria gastar menos de 5000€) pelo que estou à procura de um 4x4 barato fiável e de baixa manutenção.

Estou indeciso entre:
- Panda 4x4 1.3 diesel: parece ter bastante polivalência, bom comportamento em estrada e consumos na casa dos 7L/100km (diesel), embora mais caro do que quero gastar.

- Jimny 1.5 diesel ou 1.3 gasolina: é um marco da minha adolescência (Santana e Samurai), pelo que li tem óptimas qualidades TT, mas parece que não é muito confortável em estrada (para as costas e ouvidos) e um bocado guloso.

- Terios 1.3 gasolina: parece um compromisso entre os 2 modelos anteriores. Fiquei surpreendido com as qualidades TT depois de ver alguns vídeos do forista Terios4x4. Gostava de saber mais sobre comportamento em estrada.

Se comprar algum modelo a gasolina gostava de colocar kit GPL, não se se afecta o comportamento em trilhos.

Gostaria de receber os vossos comentários sobre os modelos acima (ou outros) e especialmente sobre consumos e fiabilidade, e peço desculpa pelo texto que já vai longo...

Cumprimentos a todos.

o jimny não é assim tão desconfortável para as costas quanto isso... é verdade que não faço grandes viagens, mas até que se fazem bem. a maior que fiz foi de Lisboa a Sines e até que se faz bem. Em termos de desconforto em viagem, é mais na questão de se vir com mais atenção, pois a direcção vem sempre a mexer um pouco mais que num carro ligeiro.
Quanto a ruido, não sei onde ouviste isso.... ruido assim mais incomodativo, só se subires dos 110/120 km/h... ahh. o meu é o 1.3 gasolina. Quanto aos consumos, não se pode dizer que sejam os melhores...

Oi.

Se quiseres conhecer mais sobre o Panda aparece pelo fórum do clube, senão tecia aqui um post tão longo que muitos users pensariam logo em desistir de "promover" os seus modelos. [:)][:)][:)][:)]

Abraço.

Basicamente a fiabilidade depende, como em tudo, de muito factores.
Um Panda 4x4 em condições (leia-se com pouco ou nenhum TT) começa a ser raro em PT. Os mais direitinhos são os clássicos mais recentes, digo de 95/6 para a frente.

Repara porquê: Os primeiros a carburador (Sisley e CLX até 91) foram novidade e levaram muita porrada. Como ainda muita gente prefere o carburador para o TT continuam hj em dia a levar com valentes tratamentos em TT pois não são carro de uso comum (salvo raras excepções).

Os de injecção (de 92-03) estrearam um sistema SPI Weber muito pouco fiável com humidades. Logo em meados de 93 surge a modificação na injecção para uma muito melhor S.P.I Bosch com uma fiabilidade bastante superior. Posso dizer-te que a maioria dos Country Club de 92 (letras A.. e B..) foram os primeiros a injecção e alguns deles foram logo a Marrocos com o Clube Panda 4x4 na altura. A partir daí começou a massificar-se o Panda, sendo que em meados da década de 90 as vendas começaram a baixar logo a partir de 95/96 até ao final de comercialização serão as unidades TEORICAMENTE em melhor estado. Claro que não te aconselho a comprares um que tenha sido da EPAL (normalmente brancos de 96/97). Foram muito mal tratados, com a agravante de ser inconscientemente, o que para mim é pior.

Passando a consumos, outro item muito subjectivo, encontras nos a injecção um melhor compromisso de fiabilidade/consumo. A minha experiência com carburador era a seguinte: AE a andar 100/110 a descer - 10/11 l/100km, nacional 60/80 - 7/8 l/100km.
Injecção: AE a andar 100/110 a descer - 7/8 l/100km, nacional 60/80 - 6/7 l/100km. (tudo com jantes 13 e medida de pneu original).

Mas lá está, ... no final de contas, é muito relativo estarmos aqui a avaliar um modelo qq por valores que variam muito de condutor para condutor, de região para região, etc...

Para terminar (pois já vou no modo seca) ter um Panda é ter paciência. Paciência pois não vamos chegar antes que um jipe, seja em TT, em nacional ou em AE. Paciência pois por muito pequenino e levezinho que o carro seja não gasta pouco. Ah, mas o mais importante é que este carrinho insignificante levar-te-á a sítios onde muitos TT não vão, ... pelas dimensões exteriores é claro! :D

Mais dúvidas, ... acerca do Cross ou do Climbing?! [;)]

Para terminar (pois já vou no modo seca) ter um Panda é ter paciência. Paciência pois não vamos chegar antes que um jipe, seja em TT, em nacional ou em AE. Paciência pois por muito pequenino e levezinho que o carro seja não gasta pouco. Ah, mas o mais importante é que este carrinho insignificante levar-te-á a sítios onde muitos TT não vão, ... pelas dimensões exteriores é claro! :D

Mais dúvidas, ... acerca do Cross ou do Climbing?! [;)]

Obg pela info detalhada! É muito bem-vinda!
Relativamente à versão do panda que referes prefiro o terios, que se encontram por um preço equivalente, com menos anos e aparentemente em melhor estado.
Quando referi a hipótese do panda era relativamente ao novo chassis com motor 1.3 diesel. Podes dar info sobre esse modelo (especialmente consumo e aptidão para fazer uns trilhos)?

Grande post André! apr:)

O André ja disse tudo sobre o Panda.

Eu iria para o Panda Cross mjet, mas ai tens de duplicar o orçamento e mesmo assim não será facil.

O problema é os kms que vais fazer em estrada, senão desses 3, um Jimny a octanas ou um Panda old school power!!!! [:D]

Obg pela info detalhada! É muito bem-vinda!
Relativamente à versão do panda que referes prefiro o terios, que se encontram por um preço equivalente, com menos anos e aparentemente em melhor estado.
Quando referi a hipótese do panda era relativamente ao novo chassis com motor 1.3 diesel. Podes dar info sobre esse modelo (especialmente consumo e aptidão para fazer uns trilhos)?

Parece-me que me tinhas dito para te informar sobre os modelos antigos...

Obg pela dica!
Já agora podes dar uma ideia sobre a fiabilidade e consumos dos modelos antigos?

... mas ok, o que interessa é informar e para isso é que gosto de aqui estar! :D

Em relação aos mais recentes, (1.2 8v gasolina e 1.3 mjet) o que se melhor adapta ao TT é a versão a gasolina. Por todas as vantagens que possam imaginar, a fiabilidade de alguns orgãos mecânicos (nomeadamente embraiagem) é bastante afectada nas versões Mjet.

Ora vou explicar porquê: O diesel pode ter mais binário e atinge-o mais cedo 1000rpm mas por contra-partida tem um pequenino motor diesel ajudado por um turbo tipo "porta-chaves" que é preguiçoso, leia-se, entra tarde, logo podem imaginar a rotação maluca a que o Panda precisa de trabalhar para passar qualquer obstáculo mais técnico. E o que sofre, ... a embraiagem.

Há já alguns membros do clube com embraiagens diferentes, mas também quem não utiliza o Panda tanto em TT e não pratica condução agressiva em estrada, esta não sofre tanto. Obviamente que estradões não tiram a saúde às embraiagens como as mais difíceis subidas ou obstáculos.

1.2 8v gasolina
Maximum power
59.8 PS (59.0 bhp) (44 kW) @ 5000 rpm
Maximum torque
102.0 Nm (75 ft·lb) (10.4 kgm) @ 2500 rpm
1055 kg

1.3 Multijet
Maximum power
70 PS (69.0 bhp) (51.5 kW) @ 4000 rpm
Maximum torque
145.0 Nm (107 ft·lb) (14.8 kgm) @ 1500 rpm
1165 kg

Em relação a consumos REAIS (feitos por mim):
1.2 Gasolina: AE 7,3 l/100km - EN 5,9 l/100km - TT 10/11 l/100km
1.3 Multijet: AE 6 l/100km - EN 4,5 l/100km - TT 8/9 l/100km

Daqui podes tirar mais algumas ilações sobre estes modelos, mas convido-te a ver algumas fotos na nossa galeria (http://galeria.panda4x4.net) para veres o que digo. Lá está, ... cada pessoa pratica uma condução diferente da outra e isso faz variar muito valores, etc...

[;)]

Caro andreporelo, parece que dominas os pandas todos! Obg mais uma vez pelas informações.
Fui hoje a um stand ver os novos modelos e gostei bastante, especialmente a forma como funciona a transmissão (resta saber se é fiável).
Tenho visto alguns modelos antigos mas todos com um ar bastante mal tratado...
Parabéns também pelo site do clube panda que andei a explorar e tem bastante informação.

P.S. No início do post tinha colocado como preferência o motor 1.3 mjet.
Estou indeciso entre:
- Panda 4x4 1.3 diesel: parece ter bastante polivalência, bom comportamento em estrada e consumos na casa dos 7L/100km (diesel), embora mais caro do que quero gastar.
Entretanto na tua primeira resposta percebi que falavas o modelo antigo daí ter colocado essa referência.
[;)]

Em relação a consumos REAIS (feitos por mim):
1.2 Gasolina: AE 7,3 l/100km - EN 5,9 l/100km - TT 10/11 l/100km
1.3 Multijet: AE 6 l/100km - EN 4,5 l/100km - TT 8/9 l/100km

Daqui podes tirar mais algumas ilações sobre estes modelos, mas convido-te a ver algumas fotos na nossa galeria (http://galeria.panda4x4.net) para veres o que digo. Lá está, ... cada pessoa pratica uma condução diferente da outra e isso faz variar muito valores, etc...

[;)]

Já cá andaram por casa pandas 4x4 (tanto o Cross como o climing) sendo que os consumos médios andavam sempre em cima ds 6-6,5. Isto com utilização normal (2ª circular, um pouco de A.E.).
[;)]

Eu gosto muito do panda Climing/Cross, é um carro extramente engraçado que permite fazer alguns caminhos mais arriscados sem grande problemas.

Em que tipo de percursos pensas fazer 30 000km? É que se tiveres muito auto-estrada os modelos que indicaste são bastante limitados e podem-se tornar muito limitados...

Bem na minha opinião dependerá do que queres realmente.

Se for com mais TT o Jimny será o mais indicado, depois o Panda 4x4 e por fim o Terios.
Mais para cidade se calhar a situação é totalmente invertida.

O Panda poderá ser a melhor opção entre ambas, mas, o Jimny não ficará muito atrás com vantagem no TT - com o devido respeito André - e não sendo Tão mau em estrada.
(para além que a manutenção e preparação para TT do Jimny deve ser bem mais simples).

Eu sei que me respeitam, ... como eu vos respeito, pois por gostar muito de todo-terreno é que estou aqui, participando nestas verdadeiras "tertúlias interactivas" :D

A minha opinião é clara. O Panda não é um jipe, é um carro com tracção às 4 que vai mais longe que alguns possam pensar. Mas para TT um jipe é um jipe. Muito mais robusto, mais apto para as verdadeiras dificuldades do TT e igualmente divertido!

Já andei muito num Jimny (felizmente o meu pai fez a 1ª edição do troféu, em 2001) e sei das possibilidades que esse modelo tem e que muito bem, aproveita o seu baixo peso para fazer a diferença (tal como o Panda).

Mas por exemplo, em relação a consumos terão que concordar comigo, o Jimny 1.3 é mais guloso que um Panda, já não tendo aqui vantagem em estrada e sendo que o objectivo da compra será percorrer cerca de 30.000km alternando asfalto, trilhos e alguma carga.

[;)]

Em que tipo de percursos pensas fazer 30 000km? É que se tiveres muito auto-estrada os modelos que indicaste são bastante limitados e podem-se tornar muito limitados...

AE: 20%
EN: 60%
Trilhos: 20%
Não é TT puro e duro, quero um 4x4 para descobrir trilhos, ir buscar lenha, levar umas canoas para rios e barragens etc. A ideia é estabelecer-me na quinta na zona de Portalegre e explorar trilhos locais de observação de fauna e flora.
Não me apetece ir para uma pickup por serem demasiado grandes para o dia a dia, pouco económicas e para trabalhos de maior esforço existe um tractor.

Realmente o jimny é para mim o mais apetecido. A possibilidade de poder encontrar um hard top e o facto de ter sido um carro marcante na minha adolescência seduzem.
Mas hoje dou bastante importância ao factor economia: da carteira e do ambiente.
O grande contra para mim do jimny é realmente o seu alto consumo aliado a menor vocação para fazer alcatrão que os outros dois. Os trilhos que espero fazer penso que serão exequíveis para qualquer um (até porque se a ideia é explorar, a bicla dobrável vai sempre atrás...)

Se optasse por algum modelo a gasolina estou a considerar a colocação de kit GPL. Aliás tenho procurado alguns modelos já com o kit instalado. Tinha ideia que o uso de GPL desgasta menos o motor mas não tenho certeza se pode ser também um factor de menor fiabilidade quanto a outra situação...

Última edição:
Voltar
Superior