Panda 4X4

Como se trata de dar uma opinião e as opiniões valem o que valem, a viatura ideal é o Suzuki Samurai 1.3, por todas as razões e + algumas que não vale a pena estar a numerar, o Panda é sem duvida um grande carro mas mais limitado, e digo isto porque conheço minimamente os 2... Quanto ao panda e o HRV, sem duvida o Panda...

Como se trata de dar uma opinião e as opiniões valem o que valem, a viatura ideal é o Suzuki Samurai 1.3, por todas as razões e + algumas que não vale a pena estar a numerar, o Panda é sem duvida um grande carro mas mais limitado, e digo isto porque conheço minimamente os 2... Quanto ao panda e o HRV, sem duvida o Panda...

Não será o samurai "rijo" demais para um mulher?

Não será o samurai "rijo" demais para um mulher?

Boas,

Por acaso tenho um panda 4x4 e até tenho convivido com um samurai de perto... [:D]

Se o panda é duro para uma mulher o samurai esquece!! Aquilo é muito mais desconfortavel de andar do que o panda para alem de gastar muito, não tem mala...

Por exemplo, a minha mae adora andar de panda! apr:)

Claro que estou a deduzir que quem quer um panda 4x4 (2000€) não quer comprar um jimmy (~5000€).

O panda é engraçado, é facil de guiar, é relativamente espaçoso. Em relação aos consumos algures entre 5,5 até 8/9. Tudo depende do andamento, do tipo de percurso...

Em relaçao às pretações off road, não é um RR, nem um samurai, mas safa-se bastante bem, tem um maneira muito própria de encarar o TT qnd se está de panda, mas devagar tudo se faz.

Os problemas do panda estão principalmente relacionados com a injecçao, que surgiu em 92, mas penso que nos ultimos modelos >95 a coisa já esteja mais calma.

Pessoalmente, sugiro um sisley, bom o belo do carburador.

Ou entao se o orçamento alagar um pouco, um vitara.

Não é assim tão desconfortável, claro que não é um sofá, mas é melhor que os samukas, por exemplo.

Então se lhe colocarmos um bancos de um Punto fica logo outra coisa :)

Com tudo o que se fala aqui,eu atreveria me a recomendar para além do panda, o lada niva 1.9D
È mais confortável
È a gasóleo e faz medias entre 7.8 e 8.5/9 (ja ouvi relatos de 6.8,mas nunca fiz)
Em termos de TT,tem redutoras,bloqueio central e 4x4 permanente
Em termos de preço ronda os 2000/3000eur
Os únicos senão,são a elevada manutenção (é preciso estar sempre de olho no bixo e cumprir as kilometragens especificadas no manual),mas que também facilmente se faz em casa, o barulho, e a direcção pesada (com pneus mais cheios ou mistos/estrada fica melhor)

Vou puxar a brasa à sardinha do skinnie...

Tb axo k o Niva seria mais indicado, é pequeno, de facil manuseamento embora tenha realmente a direcção um pouco pesada, colokei uns bancos do punto no meu o k melhorou em mt o conforto... Eu tinha medias de 6,5l em estrada... ia ao 8 em t t(1.9D), realmentente temos de ter um carinho expecial, pois ele gosta mt de miminhos, que andemos sempre a ver se esta tudo em ordem, a manutenção n é propriamente cara, diria mais k temos de lhe dar atenção. Sempre fiz a manutenção em casa, era tão simples k a minha namorada dizia k até ela sabia resolver os problemas k surgiam, tem uma boa bagageira ao contrario do samuka e é um carro pelo qual facilmente nos apaixonamos...

Ja tenho saudades do meu [s)]

De injecção são mais comedidos nos consumos, mais suaves na condução e arranque a frio. Contudo apenas recomendo os mais recentes, pois os primeiros de injecção deram alguns problemas. A partir de 95 é uma boa ideia.

Os de carburador são melhores para TT, mas gastam mais e estão em regra geral mais "escafiados". Em contra partida são mais baratos, salvo os Sisley que estiverem em estado impecável (tudo como original), pois são quase mais caros que os de injecção recentes.

Existem uns no standvirtual, inclusive um a GPL aqui de Lisboa. Caso necessites de mais alguma ajuda, não hesites em pedir.

;)

De injecção são mais comedidos nos consumos, mais suaves na condução e arranque a frio. Contudo apenas recomendo os mais recentes, pois os primeiros de injecção deram alguns problemas. A partir de 95 é uma boa ideia.

Os de carburador são melhores para TT, mas gastam mais e estão em regra geral mais "escafiados". Em contra partida são mais baratos, salvo os Sisley que estiverem em estado impecável (tudo como original), pois são quase mais caros que os de injecção recentes.

Existem uns no standvirtual, inclusive um a GPL aqui de Lisboa. Caso necessites de mais alguma ajuda, não hesites em pedir.

;)

Vou mesmo precisar, mas quando tiver algum em mira aviso-te
Obrigado.

;)

Yep... tá tudo dito!

Notas grande diferença entre os consumos de teu a carburador para o de injecção?

É que já andei com dois carros com o motor FIRE um deinjecção e outro de carburador e as diferenças eram mínimas..

Yep... tá tudo dito!

Notas grande diferença entre os consumos de teu a carburador para o de injecção?

É que já andei com dois carros com o motor FIRE um deinjecção e outro de carburador e as diferenças eram mínimas..

Depende de muitos pormenores como devem entender:

Se o motor de carburador tiver certinho, com boa compressão, carburador afinado, até pode gastar pouco, mas na generalidade isso não acontece devido ao uso que eles tiveram.
No caso dos de injecção, como não foram tão utilizados para TT como os mais antigos, permitem uma maior fiabilidade.

No meu caso passei de uma média de 10l (cheguei a gastar quase dois depósitos de 30 litros para chegar a Ponte de Lima pela A1) no Sisley para 7,5l no Trekking (média calculada: 30km TT / 40km 80km/h / 30km cidade).

De recordar que em 1993 houve uma expedição a Marrocos de Pandas (muitos deles novos na altura) e que esses mesmos já eram de injecção e são os que dão algumas dores de cabeça agora, daí recomendar os mais recentes (95-96-97...).

Já agora outra atenção, ... os Pandas que são brancos devem ter em conta uma coisa: Existe uma forte probabilidade de o mesmo ter sido da EPAL, ou seja, ... "escáfia" garantida. Andavam muitas vezes com as 4 ligadas em alcatrão a velocidades elevadas, manutenção do diferencial e caixa é mentira... por isso há que ter em atenção isto, pois é um dos pontos que se tem que estimar mais num Panda 4x4 devido á sua exclusividade de componentes.

Qualquer questão, estou à disposição para ajudar.
[;)]

Última edição:
De recordar que em 1993 houve uma expedição a Marrocos de Pandas (muitos deles novos na altura) e que esses mesmos já eram de injecção e são os que dão algumas dores de cabeça agora, daí recomendar os mais recentes (95-96-97...).

[;)]

O que há cá em casa é dessa série, de 92. Veio novo para cá e bem sabemos as chatisses que aquilo dá/deu...

1993.. nessa altura já andava de panda, mas limitava-me a andar no banco de trás... [:D]

Belos passeios os que foram feitos com o clube panda 4x4!

bOAS,
Preciso de ajuda dos entendidos destas maquinas...
A uns meses um amigo comprou um Panda 4x4 sisley de 92... desde ai, em cada volTTa que fazemos fico admirado com a capacidade da maquina, quer a passar obstaculos quer a levar "cacetada"!

Mas, como tudo, tanto andou e bateu que os apoios da Transmissão de tgras foram á vida. São 2 apoios em borracha com um rolamento dentro (n sei explicar melhor).

O problema é que só conseguimos arranjar isso na FIAT, de origem, e mesmo assim n existem em stock, levam 2 meses ou mais a chegar e custam +- 150€ cada 1.

Alguem tem algum contacto ou conhecimento de onde arranjar este material (e outro) a bom preço, na concorrencia ou sucatas, etc???

Já andei a ver no Ebay Italiano, mas tb n tem estas peças!!

Desde já agradeço a vossa ajuda, para meter de novo o Pnada 4x4 por maus caminhos!!

Voltar
Superior