[Antevisão] Opel Astra GTC (2011)

Neste caso específico, se querem um carro de rali puro e duro – óptimo! Megane no topo! Mas não venham dizer que o Astra não presta porque não é um carro de rali puro e duro – o conceito da Opel é outro e diferente. A Opel aposta simultâneamente noutro tipo de coisas, e vocês têm que entender isso! Vêm aqui falar de tecnologia, e tecnologia para mim é precisamente aquilo que está presente no Astra OPC para tornar o TODO bastante interessante e equilibrado. A engenharia dos sistemas electrónicos que estão por trás é que possuem a verdadeira tecnologia.

O Astra utiliza também outros argumentos, e a marca canalizou esforços noutros sentidos, e, na minha opinião, fez muito bem!
Já em tempos idos, em 2002, no tempo do Astra G OPC, acontecia o mesmo… O Civic Type R tinha rádio com leitor de cassetes e direcção assistida… E o Astra G OPC, um carro daquela geração, tinha de série, AC Electrónico, CD’s, Xenon, Sensor de chuva e luz, espelho electrocromatico, bancos em pele e aquecidos, vidro atérmico, luzes de leitura à frente e atrás e nas palas dos espelhos, ESP, controlo de travagem em curva, assistência à travagem de emergência, entre muitas outras mordomias. Além de uma qualidade geral e montagem, referenciais! Era inferior quando entrava em pista? Era... Era globalmente um automóvel num patamar superior? Era!

Tu claramente não tens bem a ideia correcta do que é um hot hatch.

A definição de hot hatch é muito simples, é um carro desportivo baseado numa versão hatch de um determinado modelo e que dê as melhores e mais intensas sensações possíveis ao volante.

Essas tretas electrónicas de que tu falas podem ser engraçadas mas para aquilo que interessa e tem realmente valor num hot hatch vale muito pouco.

Um Type R era muito melhor que um OPC, estava a milhas. E sabes porque? Porque quem quer sensações ao volante está-se a marimbar para todas esses equipamentos electrónicos. Isso pode ser importante num Astra normal agora num hot hatch dizer que um tem sensor de bla bla bla vale zero. Por isso é que os Vauxhall/Opel são tão criticados pelas imprensa especialidade em alta performance, porque dão mais importância e ênfase a coisas acessórias do que ao que realmente dá valor a este tipo de carros, a sua dinâmica e a relação entre o condutor e máquina. Quanto mais intensa e autêntica essa relação, melhor.

E este novo OPC cai no mesmo erro dos anteriores, melhora mas ainda não chega ao nível da concorrência, a única coisa que oferece em relação aos outros é o sistema Flexride, dá jeito numa condução diária, mas não contribui nada para a qualidade de condução que se procura quando o que se quer são sensações extremas ao volante.

Em parte concordo contigo! Na questão da qualidade concordo mais ou menos... A qualidade deste actual Astra não é grande exemplo, mas a montagem é muito boa, ao contrário do que ocorre com o Megane. No que toca aos bancos, acredito que numa condução mais empenhada os do Megane sejam melhores, mas na globalidade da utilização, os do Astra voltam a estar mais equilibrados.

Sim, quando o Golf GTi chegar, o segmento destes carros ainda se vai tornar mais interessante. Mas também estou para ver o que vão dizer sobre o eixo traseiro do Golf - sim, que quando o Golf V surgiu com excelente eixo traseiro multi-link e o Astra H com o eixo de torção, era ver a porrada sobre o Astra por ter um eixo daqueles... Caía o carmo e a trindade à conta disso... Aposto que agora já não vai haver qualquer problema, porque as coisas são mesmo assim, a opinião altera-se conforme dá jeito.

Para mim não tem qualquer problema, sabendo trabalhar, tudo se consegue, mesmo com o eixo de torção, e imagino o Golf GTi, senhor de um comportamento excepcional! Aliás este novo Golf está incrivelmente bom a todos os níveis!

Mais uma vez, tudo acertado [:D]

Permite-me só discordar numa coisa. Para mim, o leon está bastante mais apelativo que o Golf estéticamente no exterior, no interior melhorou bastante mas continuo a gostar mais do interior do golf. Quanto ao eixo do golf, a ver vamos, mas duvido que o pessoal aqui fale mal dele [:)]

Em parte concordo contigo! Na questão da qualidade concordo mais ou menos... A qualidade deste actual Astra não é grande exemplo, mas a montagem é muito boa, ao contrário do que ocorre com o Megane. No que toca aos bancos, acredito que numa condução mais empenhada os do Megane sejam melhores, mas na globalidade da utilização, os do Astra voltam a estar mais equilibrados.

Na minha opinião a qualidade é semelhante entre um Focus, Astra ou Megane. Aliás a colocar um em último seria o Astra porque partilha certas características com os Chevrolet. Mas sinceramente isso é provavelmente aquilo que tem menos importância neste tipo de carros. As diferenças são diminutas. Quanto aos bancos, os do Astra são bons para um GTC, agora para um desportivo a sério os do Megane são muito superiores.

Que educação, sublime hein..

Aqui tenho que fazer referência... O nokia71 tem que se moderar um bocadinho, porque as pessoas podem ter ideias e opiniões diferentes, e estamos aqui precisamente para as debater, e é isso que torna o fórum interessante e viciante. Se entramos nesta onda insultuosa, então os valores caem por terra e todos perdem a razão.

O comentário relacionando este OPC com a Fiat foi descabido porque não há qualquer relação ou partilha entre as marcas neste modelo.

Meu caro, a opel nunca foi uma marca de carros, de bicicletas e maquinas de costura sim, mas carros... nunca teve autonomia para os desenvolver, criar, testar e vender com a autonomia que se exige de uma marca que quer ter identidade propria. A opel é um departamento admnistrativo que a GM tem na Europa, e que pelo que se tem visto a unica coisa que faz são contratos desastrosos, quanto mais fazer carros.[:D]

Todos os carros com logo opel são um mix de um pouco de tudo, nao sendo nada original.

Isto não é verdade, a Opel sempre desenvolveu e criou quase tudo o que a GM tem e utiliza, a Opel tem um gigante centro de desenvolvimento em Rüsselsheim, o ITDC. A questão é que a Opel anda a desenvolver equipamento, tecnologia e material para alimentar um mamão americano que vende no mundo, e que limita a Opel a vender na Europa. O problema chave reside aqui! O desenvolvimento, por exemplo, do Vectra C (que foi das maiores machadadas nas contas da marca) causou rombos absurdos nas contas, obrigou a grandes alterações na fábrica de Rüsselsheim, e o carro tinha um nível de tecnologia a nível de funcionamento electrónico que não existe presente em muitos automóveis dos dias de hoje, utilizaram tudo do bom e do melhor em inúmeros detalhes, para tentarem conceber um produto de real qualidade e não apenas aparente qualidade. O que é que a GM fez? Limitou as vendas do Vectra à Europa, apenas aproveitou parte da electrónica e o chassis para o Saab 9-3, e o resultado foi simples - As vendas deste carro na Europa nunca conseguiram pagar aquilo que foi investido para o desenvolver e produzir.

Isto não aconteceu só com o Vectra, o Vectra foi um dos casos mais gritantes. A GM é que não apreciou isto, sobretudo os custos que toda a electrónica (uma grande parte do custo de um automóvel hoje em dia) tinha, mas que, aos olhos da Opel, era só uma questão de tempo, para que começasse a ser rentabilizado, e uma questão de conseguirem abranger mais veículos do grupo. Mas não, a GM achou que não fazia sentido, e o Insignia veio mudar esse rumo. Daí o Insignia ser vendido em vários países fora da Europa, ser electronicamente menos avançado que o Vectra, utilizar materiais mais baratos, ainda que com uma qualidade aparente superior, mesmo por trás do tablier, e tentando uniformizar mais a partilha de componentes entre marcas. O Insignia tem margens de lucro enormes! Não é ao acaso...

Agora a Opel continua a desenvolver imenso e imensa tecnologia, electrónica e detalhes para os seus automóveis e para a GM absorver, basta pesquisar um pouco e conhecer um pouco a marca, só diz o que tu dizes quem nunca perdeu 5 minutos. A própria ideia base que está presente no Ampera já existia projectada na Alemanha, por eles, nos anos 70! No campo da inovação, e de diversas tecnologias, têm dado contributos importantes ao mundo automóvel, mas infelizmente o marketing também não é melhor, e não permite que as coisas se saibam. Se fosse mais autónoma e vendesse a nível mundial, as coisas seriam diferentes, só que, naturalmente, isto não funciona assim, nem se altera de um dia para o outro, além disso os Americanos da GM e os Alemães da Opel também devem andar um bocado "às turras", e isso faz com que a GM goste mais de impingir material Koreano made in Chevrolet aos alemães, que Alemão made in Opel aos restantes - até por uma questão de custos.

Só para concluir, fiz há tempos uma apresentação sobre "gestão da qualidade" em que abrangi vários temas em redor da qualidade, desde a questão da percepção da qualidade, qualidade real, o jogo psicológico que isso implica, e até a questão dos custos, e um dos exemplos que utilizei foi precisamente a Opel pré Insignia e a Opel pós Insignia. Fiz uma coisa um pouco fora do comum, e até um pouco "bruta" para o que é hábito, mas achei que era uma boa forma de chamar as pessoas à razão para este tipo de assuntos. Até utilizei algumas fotos de veículos desmontados e de componentes, vê lá tu. E digo-te, foi um sucesso! [;)]

Agora este opc.
Balofo e uma em termos de look, de repente, parace um cruzamente entre um megane e um leon.
Bem, mas só o chassis é do tempo dos 1ºs astras, mais velho que muitas pessoas daqui deste forum portanto. Pode ser bom? Claro que sim, se nos iludirmos[:D]

Exactamente, um chassis velho e mais velho que muita gente deste fórum. Isto justifica duas coisas – a imaturidade global do fórum [:D], e a qualidade do "velho e decadente" chassis do Astra.

Mas agora pensa assim – se a Opel, anda a usar componentes e plataformas do tempo dos descobrimentos (se calhar para não gastar mais dinheiro), e ainda assim, lhe falta "um bocadinho assim" |----| para superar um ou outro rival... carregados de modernices e inspirados pelo rali e formula 1 e engenheiros da competição e com fortes investimentos em material todo XPTO e isto e aquilo... imagina só, se a Opel se dedicava a fazer um chassis novo, ou algo do género... Tinhas que ir vender a tua fruta para outro lado.

Agora a sério, essa história do chassis velho até nem abona nada a favor de quem quer dizer mal, porque usar esse argumento num carro que é tão competente, só joga a favor dele! Faz lembrar aquela "piada/sátira" entre Russos e Americanos... Reza a lenda que os Americanos andaram a desenvolver canetas pressurizadas com alta tecnologia para poderem escrever com elas no espaço (já que não há gravidade), e foram todos fanfarrões mostrar aos Russos a sua brilhante e mais recente tecnologia... E os Russos responderam com "ah está bem… Mas nós preferimos o Lápis". [;)]

Acho que estão equivocados em relação ao Golf. Julgo que as únicas versões que irão trazer eixo semi rígido são as 1.6TDI e 1.2 TSI. Todas as restante versões terão suspensão multilink.

E mesmo que assim seja, o Renault Megane RS prova que o tipo de suspensão traseira, por si só, não significa nada.

Na minha opinião a qualidade é semelhante entre um Focus, Astra ou Megane. Aliás a colocar um em último seria o Astra porque partilha certas características com os Chevrolet. Mas sinceramente isso é provavelmente aquilo que tem menos importância neste tipo de carros. As diferenças são diminutas. Quanto aos bancos, os do Astra são bons para um GTC, agora para um desportivo a sério os do Megane são muito superiores.

Como podes comparar os bancos do GTC aos do mégane RS? Para já as backets do Megane RS não são equipamento de série ao contrário do que acontece no OPC.? Não me digas que ainda não viste os bancos do OPC ...

Opel-Astra-OPC-seats-1024x640.jpg

Tu claramente não tens bem a ideia correcta do que é um hot hatch.

A definição de hot hatch é muito simples, é um carro desportivo baseado numa versão hatch de um determinado modelo e que dê as melhores e mais intensas sensações possíveis ao volante.

Essas tretas electrónicas de que tu falas podem ser engraçadas mas para aquilo que interessa e tem realmente valor num hot hatch vale muito pouco.

Um Type R era muito melhor que um OPC, estava a milhas. E sabes porque? Porque quem quer sensações ao volante está-se a marimbar para todas esses equipamentos electrónicos. Isso pode ser importante num Astra normal agora num hot hatch dizer que um tem sensor de bla bla bla vale zero. Por isso é que os Vauxhall/Opel são tão criticados pelas imprensa especialidade em alta performance, porque dão mais importância e ênfase a coisas acessórias do que ao que realmente dá valor a este tipo de carros, a sua dinâmica e a relação entre o condutor e máquina. Quanto mais intensa e autêntica essa relação, melhor.

E este novo OPC cai no mesmo erro dos anteriores, melhora mas ainda não chega ao nível da concorrência, a única coisa que oferece em relação aos outros é o sistema Flexride, dá jeito numa condução diária, mas não contribui nada para a qualidade de condução que se procura quando o que se quer são sensações extremas ao volante.

Confesso que até concordo com a tua opinião. Faz todo o sentido, e de facto o conceito de hot hatch é mesmo esse, aliás, a própria expressão tem esse sentido implícito. Mas lá está, eu acho que, saindo um pouco da definição pura e dura de Hot Hatch, a Opel tenta criar algo para agradar aos dois mundos, claro, acaba por não ser tão puro/tão bom ou competente por um lado, mas acaba por também conseguir ir buscar o outro tipo de publico (como eu e outros tantos como eu) que procuram um carro que toque no conceito que tu referes, e bem, mas que também ofereça as outras mordomias. [;)] Acho que é uma questão de opção de marca, e não de incompetência ou falta de capacidade. Até porque competente, ele é, e assim consegue chegar quase que a uma espécie de "melhor de dois mundos".

Mais um que não escolheu o VRX (OPC). Estes jornalistas não percebem nada disto! [:D]

Naturalmente... Afinal de contas são... Jornalistas! [:p][:D]

As avaliações aos variados produtos que a DECO analisa, também são feitas por... Jornalistas? [:p] Olha que pelo menos aos equipamentos electrónicos, eu sei que não são. [;)]

Estou só a meter-me contigo, mas continuamos a ser uma "Maria vai com as outras". Não se tem opinião própria, nem se argumenta assim ou assado, o jornalista diz A, B e C, e A, B e C passa a ser lei, uma escritura sagrada inalterável. Até compreendo e dou razão a alguns ensaios, mas até mete impressão esta necessidade de deitar abaixo, e a constante utilização do argumento "o jornalista disse". Já se concluiu que são todos produtos excelentes e que as diferenças entre eles são quase irrelevantes, simplesmente existem pequenos detalhes em que as marcas apostaram de formas diferentes, e é isso que os torna distintos, cada um terá o seu publico alvo. O Astra será SEMPRE o modelo mais maduro e adulto, e o mais capacitado para chegar aos dois mundos - o de uma utilização diária e racional, para levar os miúdos à escola e ir para o trabalho, com todo o conforto e mordomias de um BOM Automóvel do segmento C, enquanto o Megane será SEMPRE o modelo mais rebelde, para o filho do senhor equilibrado e racional que comprou o Astra. O puto vai poder ir para pista curtir o carro e divertir-se muito mais, mesmo que não seja tão elegante, não tendo tantas mordomias ou tecnologias, tanto conforto ou tanto "nível" quanto o Astra. O Focus, para mim, está no nível do Astra.

Só que não se vê isto, nem os jornalistas, e porquê? Porque a necessidade de cortar e deitar abaixo é muita... Se fosse o inverso, se fosse o Astra no lugar do Megane e o Megane no lugar o Astra, o Astra seria duramente criticado pela falta de gosto, pela falta de conforto, pelos acabamentos, pela falta disto e daquilo, enquanto que o Megane seria idolatrado por ser adulto, maduro e equilibrado. E mais, vocês vão discordar desta minha afirmação, mas internamente vão pensar "este marmelo tem razão".

Vi agora esta review, já esperava há muito tempo por ela, e nem há nada a dizer: Enfardem Françius [:D]

Ford Focus ST vs Renaultsport Megane vs Opel Astra VXR - Auto Express - YouTube

Melhor em pista que o RS. Naquela pista! Nada contra o mégane nem contra a renault. Mas não é tão preto no branco só porque o megane pesa menos e é mais duro. Ah, e porque é renault :)

Percebo a escolha no fim do vídeo, apesar de achar o focus horrível, é de certo o melhor para o dia a dia

Última edição:
Naturalmente... Afinal de contas são... Jornalistas! [:p][:D]

As avaliações aos variados produtos que a DECO analisa, também são feitas por... Jornalistas? [:p] Olha que pelo menos aos equipamentos electrónicos, eu sei que não são. [;)]

Estou só a meter-me contigo, mas continuamos a ser uma "Maria vai com as outras". Não se tem opinião própria, nem se argumenta assim ou assado, o jornalista diz A, B e C, e A, B e C passa a ser lei, uma escritura sagrada inalterável. Até compreendo e dou razão a alguns ensaios, mas até mete impressão esta necessidade de deitar abaixo, e a constante utilização do argumento "o jornalista disse". Já se concluiu que são todos produtos excelentes e que as diferenças entre eles são quase irrelevantes, simplesmente existem pequenos detalhes em que as marcas apostaram de formas diferentes, e é isso que os torna distintos, cada um terá o seu publico alvo. O Astra será SEMPRE o modelo mais maduro e adulto, e o mais capacitado para chegar aos dois mundos - o de uma utilização diária e racional, para levar os miúdos à escola e ir para o trabalho, com todo o conforto e mordomias de um BOM Automóvel do segmento C, enquanto o Megane será SEMPRE o modelo mais rebelde, para o filho do senhor equilibrado e racional que comprou o Astra. O puto vai poder ir para pista curtir o carro e divertir-se muito mais, mesmo que não seja tão elegante, não tendo tantas mordomias ou tecnologias, tanto conforto ou tanto "nível" quanto o Astra. O Focus, para mim, está no nível do Astra.

Só que não se vê isto, nem os jornalistas, e porquê? Porque a necessidade de cortar e deitar abaixo é muita... Se fosse o inverso, se fosse o Astra no lugar do Megane e o Megane no lugar o Astra, o Astra seria duramente criticado pela falta de gosto, pela falta de conforto, pelos acabamentos, pela falta disto e daquilo, enquanto que o Megane seria idolatrado por ser adulto, maduro e equilibrado. E mais, vocês vão discordar desta minha afirmação, mas internamente vão pensar "este marmelo tem razão".
Desculpa desde já não ter respondido mais cedo. Na verdade vi o teu post no dia em que o fizeste, mas na altura não pude responder e entretanto passou-me.

Quando ao ser uma "Maria vai com as outras" permite-me discordar de ti. Eu não tenho, nem irei ter num futuro próximo, oportunidade de experimentar o OPC nem o ST, tal como não tenho oportunidade de experimentar um Ferrari 599GTO ou um Morgan 3 Wheeler, mas não é por isso que não posso ir formulando opiniões baseado nas opiniões de jornalistas, desde que considere (para mim) que os mesmos têm credibilidade.

As reviews que comentei foram as do Chris Harris e do Mat Watson. São jornalistas que eu acompanho e cuja opinião considero ir de encontro à minha, nomeadamente as reviews do Mat Watson, que tanto testa hot hatches e super cars, como o novo Fiat Panda e Hyundai i20, sendo que neste caso é-me possível ter um termo de comparação com a minha experiência e opinião.

Portanto, comentei aqueles que para mim têm credibilidade e que para mim me permitem ter um opinião sobre os carros em causa. Qualquer outra pessoa está no direito de pensar de forma diferente.

Como é lógico, se estivesse comprador de um hot hatch iria sempre experimentá-los por mim mesmo, e só depois é que estaria de consciência tranquila para tomar qualquer decisão. Mas como não é o caso, fico-me pelas reviews daqueles que para mim têm credibilidade.

É verdade que acabo por formular a minha opinião à priori na opinião dos outros. Mas sou eu e praticamente todos aqueles que por este fórum andam. E se isto não acontecesse, provavelmente nem haveria fórum.

Quanto ao jornalismo automóvel estar numa cabala contra a Opel e numa campanha de bota abaixo, é a tua opinião. Cabe-me a mim avaliar se a tua opinião tem credibilidade para mim ou não. É claro que para a maioria dos users deste tópico "este marmelo tem mesmo razão", mesmo que nunca tenham colocado o rabiosque num OPC, ST ou MRS, mas pronto, a "maria vai com as outras" aqui sou eu.

Abraço.

Vi agora esta review, já esperava há muito tempo por ela, e nem há nada a dizer: Enfardem Françius [:D]

Ford Focus ST vs Renaultsport Megane vs Opel Astra VXR - Auto Express - YouTube

Melhor em pista que o RS. Naquela pista! Nada contra o mégane nem contra a renault. Mas não é tão preto no branco só porque o megane pesa menos e é mais duro. Ah, e porque é renault :)

Percebo a escolha no fim do vídeo, apesar de achar o focus horrível, é de certo o melhor para o dia a dia

Só vi agora que já tinham postado o vídeo mais acima! Ignorem o link, está mais acima. Os comentários ficam [:D]

2013 Opel Astra OPC / VXR Review (English Subtitles) - YouTube

Grande review da Autotopnl! Nunca tinha visto um jornalista falar assim do OPC...

Aquele som de quem o vê passar na rua .. parece um jacto autêntico a levantar voo [br:)][br:)][br:)]

Só para esclarecer 2 defeitos que ele apontou.

1º - embaciamento: se meterem a temperatura nos 27 graus e ligarem o desembaciamento, o vidro desembacia em 3 ou 4 segundos e ninguém passa frio.

2º - o GPS: Não é preciso andar a introduzir o endereço, podemos usar as setas direccionais no mapa ou consultar a lista dos pontos de interesse nos arredores de onde estamos. De qualquer forma tanto este como outro sistema do GPs não é aconselhavél de manusear tanto a fundo em andamento [:D]

De resto ... [br:)] na minha cor e tudo

rei do xuning. Só esse estendal[:)]

Quando a Vauxhall/Opel/Chevrolet/whatever tiver metade das vitórias na alta competição da F1/WRC como têm a Volkswagen, a Peugeot-Citroen, a Renault, a Ford/Cosworth pode ser comparada com estas a nível de desportivos. Até isso acontecer ainda tem um longo caminho a percorrer.

Última edição:
rei do xuning. Só esse estendal[:)]

Quando a Vauxhall/Opel/Chevrolet/whatever tiver metade das vitórias na alta competição da F1/WRC como têm a Volkswagen, a Peugeot-Citroen, a Renault, a Ford/Cosworth pode ser comparada com estas a nível de desportivos. Até isso acontecer ainda tem um longo caminho a percorrer.
Onde estão as vitórias da vw na f1 ou wrc? Tomara o grupo vw ter metade das vitórias do grupo gm.

Voltar
Superior