OoooooooOOOOOoooops!

Se me permitem a minha opinião de "piloto de teclado", não conhecendo bem o CTR, acho que a traseira quando se levanta o acelerador (da experiencia que tenho), não devia descolar tão violentamente. Devia sim começar a deslizar lentamente. Acho que houve ali mais qualquer coisa sem ser o pé fora do acelarador. Possivelmente travou. E deve ter dado um toque no volante e bumba lá vai alho...

no TD AHO dia 3 de agosto são só 30 carros em pista, supostamente é metade dos que normalmente andam em cada sessão destas...

É verdade e seriam as condições ideais, porque o pessoal é atinado, mas falta-me a carroça.
Fazer um TD de Vectra Caravan fumarenta ou Clio não me parece muito entusiasmante. [:D]

Não sei se por carro decente entendes um carro exclusivo para TD ou um carro de alta cilindrada e muitos burros, mas acredita que nada disso é necessário para te divertires no Estoril. [;)] Tal como já disse algures aqui pelo fórum a 1ª vez em que lá andei levei uma carrinha Toyota Corolla Starvan 2.0D de 72 cv, na altura com 230.000 kms +/-, completamente stock, e foi a p*** da loucura! [:D]

Para o Starvan até tenho um concorrente à altura: Golf van 1.9 com 420kkm. [:D]
Mas o que eu entendo por "carro decente" é um clássico preparado ou uma coisa mais recente com preparação de trofeu - um Golf III GTi ou um G40 de trofeu, por exemplo. [;)]
Convinha-me uma coisa com rollbar, bacquet, suspensões e travões adequados.

Aquela curva é espetacular! [br:)]

Se repararem bem, o S tem uma pequena perca de tracção mesmo antes, o tipo do civic, talvez um pouco inexperiente, levantou o pé... pronto, já foste!

Tiveram sorte... o civic parece que está a dizer: "deixa-me mas é sair da frente senão ainda me aleijo." [:D]

A malta que vai a trackdays tem que ter a noção que algo do género poderá acontecer. Eu perante um aglomerado desses tinha-me deixado ficar para trás.

Fazer essa curva a essa velocidade com tantos carros a monte, é mesmo a pedi-las.

Todas as cautelas são poucas.

Se me permitem a minha opinião de "piloto de teclado", não conhecendo bem o CTR, acho que a traseira quando se levanta o acelerador (da experiencia que tenho), não devia descolar tão violentamente. Devia sim começar a deslizar lentamente. Acho que houve ali mais qualquer coisa sem ser o pé fora do acelarador. Possivelmente travou. E deve ter dado um toque no volante e bumba lá vai alho...

As coisas e pista são um bocadinho diferentes [;)] E a saída da parabólica, é pródiga em situações destas.

A malta que vai a trackdays tem que ter a noção que algo do género poderá acontecer. Eu perante um aglomerado desses tinha-me deixado ficar para trás.

Fazer essa curva a essa velocidade com tantos carros a monte, é mesmo a pedi-las.

Todas as cautelas são poucas.
Pois. Não "critiquei" antes, mas tb me parece que aquele aglomerado se deveria evitar, sobretudo ainda na primeira volta, com máquinas e pilotos ainda a "aquecer".

Depende dos carros, e numa curva como a parabolica depende muito da distancia entre eixos do carro, um carro como uma distancia entre eixos maior neste tipo de curva é mais estavel e suporta melhor as transferencia de massas, o Civic é "curto" por isso torna-se brusco no limite isso aliado as supensões desportivas ainda tornam o carro crusco quando se atinge os limites. Os carros mais "moles" geralmente começam a escorregar mais cedo mas fazem-no de uma forma mais progressiva.

Por ex. o Clio S que tive ainda era mais curto entre eixo que o Civic com suspensões de serie era uma autentica tabua e ainda trazia também de serie pneus de baixo perfil, em apoio em curva quando se levantava o pé ou se travava soltava logo a traseira.
O Laguna do meu pai na mesma situação, soltava a traseira mas de forma muito progressiva e ainda "avisava" primeiro que ia começar a escorregar, bastava manter a aceleração e contra brecar que ele recuperava a trajectoria. No Clio uma vez estava a chover e o carro perdeu a traseira mesmo em aceleração, eu maçarico quando me vi a andar de lado fiz a contra brecagem mas deixei de acelerar fiz um pião completo e fui parar no meio de um baldio no interior da curva.

A volta mais rápida em corrida deste ano em MotoGP foi de 1:37.404, duvido um pouco que as do nacional de velocidade sejam apenas 8 segs mais lentas.
(...)

Não tenho presentes os valores da volta mais rápida em corrida, mas lembro-me perfeitamente do Rui Reigoto (na altura com uma Yamaha R1 - 1000cc), no ano passado durante os treinos cronometrados para uma das provas do CNV no Estoril, ter rodado em 1:45.
Já o Tiago Dias, com a Yamaha R6 (uma 600cc) tem como melhor marca (em treinos) 1:48 -salvo erro-.

8 segundos é uma eternidade :-)

"V"

E Fastlee tinhas perguntado a que velocidade foi aquilo, dado que foi a primeira volta para ai 100-110. Penso que terá sido por ai.

a essa velocidade acho mesmo muito estranho aquele deslocar de traseira:confused:

o final da parabólica num Civic normal, imaginemos um EK4 é feita a cortar 3ª, perto dos 150 kms.[;)]

Voltar
Superior