OoooooooOOOOOoooops!

[:)] [:)]

Porra!

Este é o meu principal receio nos TD - a miscelanea de carros (alguns autenticos chassos, bons para abate) e os doidinhos que pensam que são pilotos de F1.

Não é certamente o caso do CTR, porque percebe-se que se assustou com o S2000 e a consequência é óbvia (tirar acelerador em apoio num FWD é a mesma coisa que puxar o travão de mão).

Tenho andado a pensar numa maluqueira destas, mas quero arranjar um carro decente e pista com poucos carros e a perderem-se de vista.

Excelente video! apr:)

Nesse o Ibiza para conseguir ultrapassar travou tarde demais, entrou com velocidade a mais foi a direito

Parece-me que começou a travar no tempo certo, o problema dele é que não foi o suficiente!

Conheço bem aquele carro - é muito fácil por os discos em brasa - mais valia ter atirado com o carro para dentro da curva, encavilhar uma abaixo, acelerar e rezar para que a frente se mantivesse no alcatrão até ao corrector de saída.

[:)] [:)]

Porra!

Este é o meu principal receio nos TD - a miscelanea de carros (alguns autenticos chassos, bons para abate) e os doidinhos que pensam que são pilotos de F1.

Não é certamente o caso do CTR, porque percebe-se que se assustou com o S2000 e a consequência é óbvia (tirar acelerador em apoio num FWD é a mesma coisa que puxar o travão de mão).

Tenho andado a pensar numa maluqueira destas, mas quero arranjar um carro decente e pista com poucos carros e a perderem-se de vista.

Excelente video! apr:)

Não sei se por carro decente entendes um carro exclusivo para TD ou um carro de alta cilindrada e muitos burros, mas acredita que nada disso é necessário para te divertires no Estoril. [;)] Tal como já disse algures aqui pelo fórum a 1ª vez em que lá andei levei uma carrinha Toyota Corolla Starvan 2.0D de 72 cv, na altura com 230.000 kms +/-, completamente stock, e foi a p*** da loucura! [:D]

Uiii El Pakito, ai cometem cometem, pois alem do CTR, foi um Alfa antigo de competição, mais um Golf, e em outras curvas tb ficaram lá veiculos conduzidos por pilotos.

Portanto, é assim, só acontece a quem lá anda, e são coisas que acontecem, mas estas coisas que acontecem não são propositadas, simplemente acontecem...e não vale a pena discutir muito mais do que isto.

Foi um bom video, pelas boas imagens que proporcionou, e graças a deus que nada de mais tinha acontecido, pois era um grande galo, termos andado as ultimas 3 semanas a montar o carro, e logo na primeira volta ficarmos por ali. Ainda bem que nada aconteceu nem a mim, nem ao colega do CTR, que desejo vê-lo no proximo TD.

MrX

E Fastlee tinhas perguntado a que velocidade foi aquilo, dado que foi a primeira volta para ai 100-110. Penso que terá sido por ai.

(...) e graças a deus que nada de mais tinha acontecido, pois era um grande galo, termos andado as ultimas 3 semanas a montar o carro, e logo na primeira volta ficarmos por ali.

Graças a Deus não! Graças a ti que tiveste uma prudente abordagem na parabólica e não te colaste à traseiro do carro da frente - como muitos têm a mania de fazer.

Boa condução [;)]

Tracção dianteira

Tracção dianteira

Se o carro é de tracção dianteira, tirar o pé da tabua de repente, tem como efeito o motor travar, as rodas da frente travam o carro, deslocando o peso para a frente. As rodas de traz ficam com muito menos peso e por isso aderencia. Vaí daí o rabo começa a fugir ... a fugir ... a fugir ... aí aí ... aí aí ... aí aí ... e zaaaappppppp ... Depois é impossivel agarrar-lo !

E Fastlee tinhas perguntado a que velocidade foi aquilo, dado que foi a primeira volta para ai 100-110. Penso que terá sido por ai.

Depois desta afirmação do Mr.X (bemvindo ao Forum, já agora ;) ), fico mais convencido da minha afirmação sobre "estabilidade" do modelo em questão ... ou da teoria do "piloto de rectas" [:D]

Vendo o outro video do Mr.X/Mrs.X (que suponho ter sido feito com os pneus já mais quentes - http://www.youtube.com/watch?v=VSZo--uqhD0 ), estavam a rolar em 2:30. Assim, essa 1ª volta deve ter sido feita a uma velocidade BEM mais baixa...

Assumindo 100/120 na parabólica ... não é uma velocidade *assim* tão elevada para um automóvel.
Como termo de comparação, as motos do Nacional de Velocidade, a fazer voltas em 1:45 saem da parabólica a aproximadamente 160Kms/h. É suposto um automóvel desportivo, com muito mais borracha no chão, conseguir fazer aquela curva a 120 sem "descolar" daquela forma ...

"V"

Boas,

Na altura desse video os travões já estavam quase a 100% e já podia começar a pensar em forçar mais as travagens. Mas outra incógnita era como o carro se iria portar com o calor, e o resultado foi o melhor. Qt à saida da parabólica, recomendo a todos que vão com mt gasolina para a pista, pois eu com 1/4 de depósito, à saida da parabolica a força era tanta que a gasolina n chega ao motor e fartava-se de cortar. E perdi imensos segundos com essa brincadeira...mas foi um gozo brutal...recomendo a todos mas mesmo a todos que participem...pois só quem experimenta é que percebe as sensações que é conduzir no Estoril ou em outro sitio propicio.

MrX

Qual é o motor do bolide ?

Qual é o motor do bolide ?

Boas,

Na altura desse video os travões já estavam quase a 100% e já podia começar a pensar em forçar mais as travagens. Mas outra incógnita era como o carro se iria portar com o calor, e o resultado foi o melhor. Qt à saida da parabólica, recomendo a todos que vão com mt gasolina para a pista, pois eu com 1/4 de depósito, à saida da parabolica a força era tanta que a gasolina n chega ao motor e fartava-se de cortar. E perdi imensos segundos com essa brincadeira...mas foi um gozo brutal...recomendo a todos mas mesmo a todos que participem...pois só quem experimenta é que percebe as sensações que é conduzir no Estoril ou em outro sitio propicio.

MrX

Qual a versão da motorização do vosso bolide ?

(...) recomendo a todos mas mesmo a todos que participem...pois só quem experimenta é que percebe as sensações que é conduzir no Estoril ou em outro sitio propicio.

E não esquecer de fazer a pista também em piso molhado. Os níveis de concentração aumentam, as trajectórias mudam radicalmente e é uma das boas formas para um melhor conhecimento acerca do comportamente da nossa viatura em situações "anormais" - mesmo e apesar do piso ser bastante diferente ao do dia-a-dia [;)]

yaris02lp8wh3.jpg

Depois desta afirmação do Mr.X (bemvindo ao Forum, já agora ;) ), fico mais convencido da minha afirmação sobre "estabilidade" do modelo em questão ... ou da teoria do "piloto de rectas" [:D]

Vendo o outro video do Mr.X/Mrs.X (que suponho ter sido feito com os pneus já mais quentes - http://www.youtube.com/watch?v=VSZo--uqhD0 ), estavam a rolar em 2:30. Assim, essa 1ª volta deve ter sido feita a uma velocidade BEM mais baixa...

Assumindo 100/120 na parabólica ... não é uma velocidade *assim* tão elevada para um automóvel.
Como termo de comparação, as motos do Nacional de Velocidade, a fazer voltas em 1:45 saem da parabólica a aproximadamente 160Kms/h. É suposto um automóvel desportivo, com muito mais borracha no chão, conseguir fazer aquela curva a 120 sem "descolar" daquela forma ...

"V"

A volta mais rápida em corrida deste ano em MotoGP foi de 1:37.404, duvido um pouco que as do nacional de velocidade sejam apenas 8 segs mais lentas.

Tenho igualmente um CTR, considero que tem um bom chassis, mas muito longe de ter um nível de um chassis PSA. Com a suspensão stock, a traseira não é instável, mas é saltitona. Corrigir esse comportamento no caro é fácil, barato e faz-se na própria Honda. Apesar disso, não considero muito normal o comportamento do carro, a traseira descolou de uma forma violenta, não dando a mínima hipótese de recuperação.

Como os CTR stock não são muitos, a hipótese de um setup de suspensão alterado e não muito adequado será hipótese.
Mesmo em situações de lift-off e fortes travagens em apoio, poderá ser normal a traseira passar-se um pouco, mas não dessa forma. Pelo menos com o meu actual setup de suspensão, o comportamento não é tão drástico.

Eu farto-me de cometer estes erros em Braga...não há maneira de aprender...

No primeiro track day, foi uma vez no GTT...

No segundo também no GTT á chuva foram 4 vezes...

No terceiro na Magoo....nem sei quantas foram...praí uma média de 3 vezes por volta...

No punto GT foi uma....até avariar o carro

Neste último no rallye, foram 3...

Última edição:
Era um azar tremendo, no 1º TD e 1ª volta com carro novo dp de 3 semanas de duro trabalho no carro acontecer um acidente!

Coisas que acontecem, tb são bons estes videos para nos relembrarmos que os TD tb têm os seus perigos.

Bons TD's! [;)]

Voltar
Superior