oleo

boa noite, preciso de mudar o oleo ao meu camião, mitsubishi canter (nova versão) deparei-me que ela tem normas Euro IV, eu queria-lhe usar um 100% sintetico, posso lhe colocar bp visco 7000 5w40 ou castrol edge? Pergunto isto porque tenho carros sempre a utilizar este oleo e seria bom nao ter que comprar de proposito para a canter visto que estes oleos são melhores do que os que a marca coloca galp formula D2000 para 15 mil km, um exagero. Ela não consome nem ponta de oleo, o que faz mais é auto estrada, posso usar? juntamente com o filtro... É de lembrar que ela agora esta com um shell 10w40 porque eu mudei a cerca de meio ano porque a mitsubishi na revisão colocou-me 2lts de oleo a mais e eu mudei o oleo visto que me estava a estragar tudo...

No manual de instruções recomenda um oleo que cumpra as normas API (já não sei a referencia das normas) e ACEA...

Tem lá também uma tabela com várias viscosidades de oleo, tem 10w30, 10w40, 5w30, e 15w40 (com uma norma especial e se usar este oleo utilizar a configuração para condições severas de funcionamento), em termos de clima acho que posso colocar, pois o meu tdi 130 anda com 5w40 castrol normas vw 505.01, agora a minha dúvida é mesmo se posso colocar. Lembro tambem que tem turbo de geometria variavel e li num site que convem utilizar sempre lubrificantes 100% sinteticos quando se utiliza destes tipos de turbos pois requerem uma lubrificação maior.

Última edição:
Acho que o recomendado pela marca é mesmo o 10w40.
Pois mas se pode usar um 10w40, acho que tambem pode usar um 5w40 visto ser 100%sintetico e o 10w40 ser semi-sintetico. O camiao tem 27mil kms pois o motor está novo e se lhe colocar o 5w40 sei que não vai gastar oléo, mas agradeco opinioes de alguem que ja tenha colocado ou conheça de algum caso. O motor é um 4M42 Normas EURO IV com dpf.

Viva,

Vou aproveitar este tópico já aberto p/ expor a minha dúvida.

Adquiri um Clio comercial diesel de 2000 à pouco tempo. O carro conta agora com 423 mil km e está na hora de fazer a mudança do oleo.

A minha questão à qual gostaria que dessem a vossa opinião é: qual o oleo indicado p/ o meu carro?

Não tenho qql problema em gastar uns bons euros, porque efectivamente quero um bom oleo. A rodagem que o motor já tem merece uma coisa boa para que possa prolongar a durabilidade do motor o mais possível.

Estou aberto às vossas opiniões.

No manual de instruções recomenda um oleo que cumpra as normas API (já não sei a referencia das normas) e ACEA...

Tem lá também uma tabela com várias viscosidades de oleo, tem 10w30, 10w40, 5w30, e 15w40 (com uma norma especial e se usar este oleo utilizar a configuração para condições severas de funcionamento), em termos de clima acho que posso colocar, pois o meu tdi 130 anda com 5w40 castrol normas vw 505.01, agora a minha dúvida é mesmo se posso colocar. Lembro tambem que tem turbo de geometria variavel e li num site que convem utilizar sempre lubrificantes 100% sinteticos quando se utiliza destes tipos de turbos pois requerem uma lubrificação maior.

Tu não sabes exactamente o mais importante, e é isso que tens de ver no manual do carro.

A marca deve pedir a norma API 'qualquer coisa' e/ou ACEA 'qualquer coisa'.

No caso do API imagina que pedia API SG. Isto significava que qualquer óleo que cumpra a norma API SG ou superior (API SH, API SL...) podes colocar à vontade no carro, seja da marca ou constituição que for (sintético ou semi-sintético).

A viscosidade está directamente ligada à temperatura ambiente onde o carro circula.

Por exemplo, um 15w40 é bom para temperaturas ambiente entre -15 e 30 graus.

O resto é mais publicidade e banha da cobra por parte dos fabricantes de óleo do que outra coisa.

Se quiseres uma leitura mais aprofundada sobre óleos, recomendo-te este link.

Viva,

Vou aproveitar este tópico já aberto p/ expor a minha dúvida.

Adquiri um Clio comercial diesel de 2000 à pouco tempo. O carro conta agora com 423 mil km e está na hora de fazer a mudança do oleo.

A minha questão à qual gostaria que dessem a vossa opinião é: qual o oleo indicado p/ o meu carro?

Não tenho qql problema em gastar uns bons euros, porque efectivamente quero um bom oleo. A rodagem que o motor já tem merece uma coisa boa para que possa prolongar a durabilidade do motor o mais possível.

Estou aberto às vossas opiniões.

Um bom óleo faz toda a diferença e ao contrário do que dizem há diferenças importantes entre todos principalmente a longo prazo. Dependendo do que esse motor tem usado a minha opção seria meter um 10w40 razoavel, no jumbo está o castrol magnatec a 25€ 4l que serve perfeitamente nesse motor para mudas de 10mil em 10mil km. Caso o consumo de óleo seja excessivo optaria por um 15w40 mas o 10w40 será sempre a melhor opção já que é semi sintético, como tal possui um grau razoavel de limpeza que impede a formação da borra nas peças de motor e protege muito melhor dos arranques a frio.

O que me fez confusão foi perceber porque raio para o óleo já é diferente e já se considera o de marca como melhor, enquanto que nos combustíveis é o mais barato, porque "é tudo igual e vem todo do mesmo sítio".

[8b]

O que me fez confusão foi perceber porque raio para o óleo já é diferente e já se considera o de marca como melhor, enquanto que nos combustíveis é o mais barato, porque "é tudo igual e vem todo do mesmo sítio".

[8b]

Todo o óleo é de marca, até mesmo o óleo dos hipermercados de marca branca vem de uma marca mais ou menos conhecida, o problema é que há óleos e óleos. Para te dar exemplos não sei se já ouviste ou não falar das escovas limpa vidros continente que são valeo ou as baterias auchan que não são nada mais nada menos que Tudor com rótulo diferente, etc. Os combustiveis vêm do mesmo sitio mas cada marca coloca os seus aditivos, basta olhares para a cor do combustivel entre gasolineiras que notas diferenças. Por acaso há duas semanas falei com um amigo meu que trabalha na bosch car service e que faz reparação de bombas injectoras e já me aconselhou a não meter gasoleo na bp porque estão desconfiados que adicionam água (!!!!) ao gasóleo, os carros com bombas injectoras mais fracas a longo prazo começam a dar de si, primeiro o-rings, depois o veio, etc. Está mais que provado que o barato normalmente sai caro, há que pensar se por vezes por um óleo melhor e que dura 15 ou 30 mil km não justifica dar mais 20, 30 ou 40€ e ficamos mais descansados.

Todo o óleo é de marca, até mesmo o óleo dos hipermercados de marca branca vem de uma marca mais ou menos conhecida, o problema é que há óleos e óleos. Para te dar exemplos não sei se já ouviste ou não falar das escovas limpa vidros continente que são valeo ou as baterias auchan que não são nada mais nada menos que Tudor com rótulo diferente, etc. Os combustiveis vêm do mesmo sitio mas cada marca coloca os seus aditivos, basta olhares para a cor do combustivel entre gasolineiras que notas diferenças. Por acaso há duas semanas falei com um amigo meu que trabalha na bosch car service e que faz reparação de bombas injectoras e já me aconselhou a não meter gasoleo na bp porque estão desconfiados que adicionam água (!!!!) ao gasóleo, os carros com bombas injectoras mais fracas a longo prazo começam a dar de si, primeiro o-rings, depois o veio, etc. Está mais que provado que o barato normalmente sai caro, há que pensar se por vezes por um óleo melhor e que dura 15 ou 30 mil km não justifica dar mais 20, 30 ou 40€ e ficamos mais descansados.

Exactamente como eu penso .. a ironia era para quem diz que é tudo igual.

Em relação às escovas, as coisas não são tão lineares. Podem ser da Valeo ou de outra marca qualquer mas são as rejeitadas pela qualidade.

Comprem e depois comprovem por vocês mesmos.

Isso não é preocupante, todo o material tem garantia de 2 anos, nos hipers quanto á activação de garantias não há melhor, é chegar e trocar se tiver defeito.

Eu ainda tenho as de origem há 6 anos e ainda tão boas, se trocar devo optar por essas porque pelo que tenho lido as mais caras não são muito melhores que essas e custam 4 vezes mais. Já agora porque dizes que teria que trocar muitas vezes?

Venho "desenterrar" este tópico, porque hoje comprei oleo para a mitsubishi, ora comprei mobil super s turbo diesel 10w40, que me dizem deste oleo? no manual pede a norma Api cf-4, o oleo tem api cf, penso que seja a mesma coisa, em principio amanha devo colocar o oleo no motor, espero eu que seja bom.

Cumprimentos

Voltar
Superior