Oleo em excesso

ASA

New member
Boas. Que consequencias terá o facto de têr no motor mais 0.7 dl que o normal? O meu punto leva 2.5 litros (2.7 com filtro) e a junta da cabeça há 1 mes começou a babar oleo,vejo a vareta mais acima q o q pertence,(ñ fui eu q mudei o oleo anterior )vou de tirar eu proprio o oleo antigo e eis q sairam 3.2 litros de oleo. Será por isso q danificou a junta?Agradeço quem possa ajudar. Cump.tos

pode perfeitamente danificar devido a pressao, tambem pode começar a entrar para os cilindros e motor partir por estar a quimar oleo!
quem raio foi o artista que te meteo oleo no carro?

Se ajunta da cabeça começou a babar, cuidado que o aumento do nível do óleo pode ser originado por este estar misturado com água.

citação:Originalmente colocada por miguel santos

pode perfeitamente danificar devido a pressao, tambem pode começar a entrar para os cilindros e motor partir por estar a quimar oleo!quem raio foi o artista que te meteo oleo no carro?

o_O onde ouviste isso? acho que o que pode acontecer mesmo é forçar os retentores e ao mesmo tempo o óleo passar para a embraiagem. geralmente os construtores ficam o máximo com uma pequena tolerância, mas 0,7 dl não é muito, se fosse 0,7 litros era bem pior

de 2.5 litros para 3.2 litros sao mesmo 0.7 litros ou seja quase mais um litro!
se os retentores nao aquentarem o oleo nao pode passar a ser consumido no cilindro? tenho ideia que sim!
é uma pressao enorme dentro de um motor que tem mais 28% de oleo que o seu maximo
penso que nao exista uma margem assim tao grande por parte do construtor

talvez tenha um caso parecido num clio I, 1.2 que reparei ontem que se andava a babar demasiado e fui ver o nivel do óleo...estava alto..
liguei agora ao mecánico que vai agora ver o carro...falou-me em qualquer coisa acerca da bomba injectora e que podia ser gasolina misturada no óleo..ja se vê o que será....espero que nada de grave..:(

realmente esse caso do clio 1.2... bomba injectora...
mas peugeot power podes explicar porque é impossivel o oleo ir para os cilindros? a minha resposta foi feita apenas por eu me ter posto a pensar no motor com oleo a mais e nao por ter ouvido falar por isso pode prefeitamente possivel que nao passe, mas gostava que me explicasses(gosto de aprender ;) )

o mecánico ja viu o clio...disse que era óleo a mais (apenas), ou seja, não era a tal questão da bomba...

eu falei nisso da bomba, uma vez que foi o que o mecánico me disse, mas na percebo mto do assunto [8)][}:)]...

cpts

A consequência pode ir desde nada acontecer até tu lá morreres queimado no incêndio...

É melhor retirar um pouco de óleo se o excesso for muito grande.

explica lá isso melhor, incêndio???? e consequências mecânicas????
Cumps.

Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer.

Não teria sido tão mais fácil ter retirado aquele óleo em excesso? :)

Boas, Sandman,
Estamos a falar de um 1.4tdi, e o nivel foi verificado a frio e bem frio , o nivel actual está acima do máximo, neste momento encontra-se na dobra da vareta logo acima do máximo.
Cumps.

Ok, perguntei porque no caso de se tratar de um Mazda com DPF (filtro de

partículas) - como no caso dos Mz5 e Mz6 - o nível deve ser verificado

com motor quente. Deve-se ao DPF que, quando frio, acusa mais óleo.

Não sei bem explicar mas é algo assim :sh) :) .

Nesse caso talvez seja melhor remover um pouco de óleo.

Cpts e Viagens Seguras[;)] .

Boas,
DL, excelente explicação, era mesmo isso que necessitava de saber. Vou tirar um pouco de óleo, pelas minhas contas deve ter praí 1/2 litro a mais, fica para os acrescentos.
Cumps.

óleo a mais

óleo a mais

Pessoal, num corsa D 1.3cdti estava a acrescentar um pouco de óleo, e ficou com um pouquinho a mais, é prejudicial?
se do mínimo ao máximo vai 1L terá aí 50 a 100ml a mais.

se for melhor tirar, qual a melhor maneira?

Voltar
Superior