Oleo em excesso

Se realmente é uma quantidade dessas, não vale a pena estar preocupado.

O mais simples para retirar o excesso é desapertar o bujão do carter apenas o suficiente para deixar sair uma pequena quantidade e ir verificando com a vareta.

No entanto para uma quantidade tão pequena e se o carro gasta óleo, não vale a pena estar com trabalho.

Pessoal, num corsa D 1.3cdti estava a acrescentar um pouco de óleo, e ficou com um pouquinho a mais, é prejudicial?
se do mínimo ao máximo vai 1L terá aí 50 a 100ml a mais.

se for melhor tirar, qual a melhor maneira?

Boas..
Pela quantidade de oleo que metes-te nao precisas de te preocupar com isso..
Abraço

Se realmente é uma quantidade dessas, não vale a pena estar preocupado.

O mais simples para retirar o excesso é desapertar o bujão do carter apenas o suficiente para deixar sair uma pequena quantidade e ir verificando com a vareta.

No entanto para uma quantidade tão pequena e se o carro gasta óleo, não vale a pena estar com trabalho.

Isso eu não fazia... lá se vai a anilha e arriscar a andar a pingar o tempo todo...

gozem gozem... :) mas já parou de gastar ou quase.
mas até nem sabem quanto meti :P podia ter posto so 0,2L :) que em 15000 km até nem é muito :)

Última edição:
Isso não é bem assim...

Se não fosse bem assim não era necessário substituir a anilha quando se desaperta o parafuso do bujão... quer seja desapertar um bocadinho ou todo, a anilha deixa de estar ajustada (pois é oca e é amassada aquando do aperto). É claro que até pode não ficar a verter e até há quem não substitua a anilha... mas isso não deixa de ser um risco!

Nissan Patrol: excesso de óleo motor

Nissan Patrol: excesso de óleo motor

Boas! Fui ver o óleo do dito jipe e reparei que tem MUITO óleo!!! Ou seja: está acima do maximo um bom bocado. Estranho? Não!!! Como ele consome 5 lts a cada 5000 km's na revisão vai de meter óleo à força toda! A sorte é que ele não é meu... Em termos praticos o que pode acontecer?

como tem a mais e com a pressão ele pode comecar a sair por algum lado. é melhor retirares algum do que provocares alguma avaria, se bem que isso aguenta (quase) tudo

Se for daqueles carros maravilha em que parece que até nasce óleo, acredita que não é milagre nenhum, mas a falta de vedação dos cilindros tá a deixar passar inqueimados para o carter. Se o problema for teres posto óleo a mais, cuidado para não passar para a câmara de combustão, porque o motor pode desarvorar e só pára quando estiver partido.

como tem a mais e com a pressão ele pode comecar a sair por algum lado. é melhor retirares algum do que provocares alguma avaria, se bem que isso aguenta (quase) tudo

O mais comum é ser pelos retentores da cambota. O pior é "desarvorar" o motor.

"Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=44297

Última edição:
Agora fiquei preocupado, o carro da minha namorada foi mudar o oleo no sabado, é um punto 55, e o tipo da estação de serviço onde fomos pos 4L de oleo segundo ele é o que levava o carro, no entanto como achei muito para um 1.1 foi ver no manual e lá esta que leva 3.5L de oleo (com filtro).

Sera 0.5L de oleo é suficiente para estragar o motor??
Posso andar descansado?? Ou nem por isso??

Agora fiquei preocupado, o carro da minha namorada foi mudar o oleo no sabado, é um punto 55, e o tipo da estação de serviço onde fomos pos 4L de oleo segundo ele é o que levava o carro, no entanto como achei muito para um 1.1 foi ver no manual e lá esta que leva 3.5L de oleo (com filtro).

Estou como o outro, um, dois milimetros acima do nível máximo é cagativo, agora mais é mandar tirar sff, no meu caso já mandei tirar porque meio litro sempre são 3 traços acima na vareta do meu bólide e não há desculpas para exceder os limites preconizados pelas marcas.

diz-me uma coisa, já verificaste se tá acima do máximo? ou foi ele que disse isso? é que por vezes dizem que levou 4 e só levou 3,5...é que assim ganham mais uns trocos...

Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

Acho que este texto tem algumas imperfeições...

O óleo não incendeia assim. Caso contrário não era usado na lubrificação do motor...Precisa de pressões atmosféricas muito grandes para isso.

O óleo NÃO é um excelente combustível, como o DL tenta passar...claro que dentro da câmara de combustão vai incendiar, devido às altas pressões, Mas em contacto com os colectores de escape? duvido...

O carro fica a acelerar sozinho? Também duvido...sem aceleração no pedal não existe ar, além disso o óleo queima muito pior que a gasolina e o gasóleo.

Relativamente à quebra do turbo, nem toda a quebra de rolamentos do eixo significa que o óleo passe a ir para o circuito de admissão, podendo ir directamente para o colector de escape, onde é queimado devido às altas temperaturas. No entanto quando um turbo parte, convém parar logo o carro, pois se o óleo estiver a entrar no motor pode ser prejudicial para este, como já aqui foi dito.

Voltar
Superior