Oleo 15w40--Quando mudar?

PSL

Banido
Sou proprietario de um mitsubishi colt de 94 com 88 mil km (sim 88 mil e são reais porque foi comprado novo).
Acontece que por infortunio da vida. cabe me a mim fazer a manutenção do carro (eu só sei por gasolina e andar) e por isso tenho uma duvida:
De quantos em quantos km devo mudar o oleo?

Hum, ele foi mudado aos 82 mil e ta com pco mais de 88.Tava a pensar mudar aos 92 mil, porque o carro n tem uso muito intenso. Acham que aos 92 é tarde?

Eu com esse oleo mudaria de 5000 em 5000 ou no maximo 7500 mas vê o estado do oleo.
Para a proxima vê o manual do carro e vê se podes por no minimo um semi-sintético 10w40

Tive a ler o manual e lá diz o seguinte:" Escolher um óleo do motor com viscosidade SAE correcta, segundo a temperatura atmosferica", e depois tem um desenho dum termómetro com as temperaturas.

Mas como é que sei a temperatura ambiente?

Esse oleo é fraco, é para 5mil Km. Mete um 10W40 (que dão para 10mil Km)de uma marca minimamente reputada que ficas bem servido. Esse carro pode e deve levar um semi-sintetico(10W40) em vez de um mineral(15w40) que só tem a ganhar com isso.

Última edição:
Atenção, que se andou a usar oleo mineral, durante anos, não é aconselhavel mudar para sintetico ou mesmo semi-sintetico, que teem um poder de limpeza maior, pode limpar algum "carvão", e o carro ficar a consumir oleo, e fazer fumo.

É a minha opinião.

Tudo depende da qualidade do oleo á oleos 15w40 bons, e mt maus, existem oleos 15w40 melhor q alguns 10w40, se por exemplo o oleo 15w40 for SL isso vês na embalagem aguenta 10.000km se for mais fraco tipo SG SJ não mais q 7500.

Já agora no teu carro podes meter 10w40 semi sintetico perfeitamente, por cerca de 20€ ou menos arranjas um oleo para 10.000km jeitoso e mais barato que o 15w40 bom. Em relação ao consumo do oleo n te preocupes se o motor estiver em condições não te vai consumir mais. agora se ja tiver com folgas é outra historia.

O oleo em questão é o castrol GTX. Em relação ao motor, o carro tem quase 89 mil km e raramente foi puxado, por isso está como novo

Voltar
Superior