Obrigações

Precisamente!
Só que, se os fundamentais das empresa não sustentarem a capacidade de emitir dívida, a corda acaba por partir. Obrigações sobre os clubes portugueses é um bom exemplo de dívida de risco assinalável. Até hoje não tem corrido mal, mas...

Acho que é mesmo até hoje, porque a breve trecho não vejo as coisas famosas, empréstimo para pagar empréstimos sempre com o valor base a subir e os juros também... já vi isso em algum lado! Um dia destes nem o FMI os salva!

peçam sempre as taxas liquidas. as obrigacoes da PT estão a ter taxas liquidas de 3.75%. não é mau, mas está longe dos 6,25% que se pensa à partida

Eu acho arriscado.

Por exemplo a Brisa. Quem nos garante que não dá o peido mestre por falta de clientes?
AEs estão a ficar às moscas. Para que querem eles o dinheiro se não estão construir ou investir? Para pagar Juros?

SONAE, dizem todos os analista que "o risco é elevado".

Eu acho arriscado.

Por exemplo a Brisa. Quem nos garante que não dá o peido mestre por falta de clientes?
AEs estão a ficar às moscas. Para que querem eles o dinheiro se não estão construir ou investir? Para pagar Juros?

SONAE, dizem todos os analista que "o risco é elevado".

a a1 duvido que fique Às moscas! falo dessas e de outras...
troço da crel estádio-belas
a2 Ponte- grândola norte/sul
A13 entre a A1 e a A2
A6 entre as pontes e vendas novas
A3
A5
A12

sonae? elevado?
não me parece

E a Endesa e Galp produzem electricidade suficiente para abastecer o país? Lembrem-se que a interligação com Espanha tem limitações e nem de perto nem de longe é suficiente para acudir numa situação de paragem das centrais da EDP.

Só há transporte e comercialização de energia se ela for produzida...

Isso é um bom argumento para nacionalizar a EDP, nao privatizar a TAP a REN....

Eu não acho a Sonae mto segura.

No ano passado li a demonstração de resultados e a conclusão confirmei na altura foi que desde q compraram os Carrefoures, nunca mais se equilibraram no aspecto do endividamento.

é engraçado pq as pessoas só ligam a um aspecto numa empresas: se dá ou não lucro.
A empresa até pode dever 3000 milhões de € ( penso que é o caso salvo erro) mas isso não interessa nada se os RL foram positivos...

depois admiram-se.

Fontes:
1) 2012 deve 3000 milhões :sh) pqp... Lucro da Sonae desce 15% para 35 milhões de euros | Diário Económico.com ( etá tb no relatório)

2) 2003 devia 600 milhões: Sonae Indústria reduz endividamento em 38% - dn - DN

E depois o tuga é que se endividou a compra apartamentos e crédito pessoal.[8b]

Deixa me escrever isso em grande bold+ sublinhado a ver se fica claro.

Em 10 anos a SONAE mais do que triplicou o seu endividamento de 600 milhões para 3000 milhões.

Mas não sou analista financeiro portantos...[:D]

(GJP: fala-me nesse tema para me elucidar que eu sou compreensão lenta)

Última edição:
Era só o que faltava o Estado ter de salvar a PT da falência quando existe a ZON, Clix, Vodafone, etc., etc., etc. para assegurarem as telecomunicações do país.
E o mesmo se aplica à EDP: neste momento a Endesa e a Galp também são fornecedores de energia, pelo que se a EDP falir o Estado não tem nada a ver com isso.

Eu dei o exemplo da EDP mas há outros, como a já falada REN e ANA Aeroportos. Empresas de abastecimento de água.. Etc.

Há pois não.. O estado arruinou as contas para muitos anos à conta do BPN que não interessava a ninguém mas ia deixar o país às escuras sem hesitar.. :confused:

Comprar apartamentos é uma actividade idêntica aos serviços de distribuição que criam empregos e riqueza?

O sector da distribuição não exporta. Importa milhões. Onde está riqueza gerada? Edifícios comerciais que actualmente valem menos 20 a 30% do que custaram? Isso se alguém os comprar...

O SONAE está claramente em situação financeira delicada ainda que dê lucros todos os anos e seja dos maiores empregadores nacionais.

O sector da distribuição não exporta. Importa milhões. Onde está riqueza gerada? Edifícios comerciais que actualmente valem menos 20 a 30% do que custaram? Isso se alguém os comprar...

O SONAE está claramente em situação financeira delicada ainda que dê lucros todos os anos e seja dos maiores empregadores nacionais.

A riqueza só é criada na exportação? Somos mesmo pobres...

Quanto à Sonae realmente está numa posição delicada.

Caros amigos:

A minha gestora propos-me a compra de Obrigações do BES 5% (com maturidade em 2019).

Segundo ela, é vantajoso pois:

.Não se paga guarda de títulos nem outras comissões pois as Obrigações pertencem ao próprio banco

.Como o valor de mercado está abaixo do valor inicial (1000E), compraria mais por menos, ou seja 25 obrigações custariam-me +-24250 agora, mas no fim da maturidade receberia os na mesma os 25000. Só aqui já se ganhava alguma coisa, fora os juros!

O que é que vocês acham do negócio? É que não tenho experiência neste tipo de aplicações...e presumo que os riscos associados sejam muitos!
Por exemplo, tirando a falência do banco, que outros motivos existem para o banco não pagar o devido no fim do prazo?

Última edição:
Caros amigos:

A minha gestora propos-me a compra de Obrigações do BES 5% (com maturidade em 2019).

Segundo ela, é vantajoso pois:

.Não se paga guarda de títulos nem outras comissões pois as Obrigações pertencem ao próprio banco

.Como o valor de mercado está abaixo do valor inicial (1000E), compraria mais por menos, ou seja 25 obrigações custariam-me +-24250 agora, mas no fim da maturidade receberia os na mesma os 25000. Só aqui já se ganhava alguma coisa, fora os juros!

O que é que vocês acham do negócio? É que não tenho experiência neste tipo de aplicações...e presumo que os riscos associados sejam muitos!
Por exemplo, tirando a falência do banco, que outros motivos existem para o banco não pagar o devido no fim do prazo?

Se confias no BES enquanto banco sólido que ainda há-de estar saudável em 2019 para te pagar, força nisso. Ainda por cima está a cotar abaixo do par (97%). O BES tem vendido muito este tipo de produto (sobretudo obrigações do ESFG) e tem corrido bem. Não te esqueças de lhe perguntar qual a taxa de juro líquida anual para ficares com uma ideia mais correcta do rendimento que vais retirar.

Nota: Isto é só uma opinião num fórum. Se alguma coisa correr mal não me venham pedir responsabilidades!

Se confias no BES enquanto banco sólido que ainda há-de estar saudável em 2019 para te pagar, força nisso. Ainda por cima está a cotar abaixo do par (97%). O BES tem vendido muito este tipo de produto (sobretudo obrigações do ESFG) e tem corrido bem. Não te esqueças de lhe perguntar qual a taxa de juro líquida anual para ficares com uma ideia mais correcta do rendimento que vais retirar.

Nota: Isto é só uma opinião num fórum. Se alguma coisa correr mal não me venham pedir responsabilidades!

Está descansado que não te pedirei nada![:D]

O que é essa coisa do par??

...
O que é essa coisa do par??
Por exemplo o valor é 1000 euros e estão vender a 990 euros, abaixo do par em 10 euros.

Informa-te acerca da "convertabilidade", é actualmente quase todas as emissões de obrigações são obrigações convertíveis, ou seja em certas condições as obrigações convertem-se em acções, por exemplo no final do prazo estás distraído e pumba, sem notares desaparcem-te as obrigações e aparecem acções.
Convém saber se isto pode acontecer e em que condições.

...A minha gestora propos-me a compra de Obrigações do BES 5% (com maturidade em 2019).
...
Como o valor de mercado está abaixo do valor inicial (1000E), compraria mais por menos, ou seja 25 obrigações custariam-me +-24250 agora, mas no fim da maturidade receberia os na mesma os 25000. Só aqui já se ganhava alguma coisa, fora os juros!
...
Isto não é assim tão inocente, o BES também tem a parte dele nisto, se com esta publicidade aumentarem a procura das obrigações os números do banco ficam mais simpáticos, pode ser que consigam reverter a situação de estar abaixo do par.

Voltar
Superior