O tópico do linux

gurus lo linux...

que distribuição posso instalar dentro do próprio windows? ao velho estilo "wubi" ou "mint4win"?

preferia assim porque não percebo muito de criar partições e coisa e tal..

Eu ando com vontade de experimentar esta coisa, mas não percebo puto, nem me apetece investigar muito.

Não há aí uma distribuição que seja só chegar instalar e já está? Com drivers e tudo porreiro? Epá é que não tenho muita paciência para andar em grandes parametrizações, só quero o PC pessoal para na navegar na net, ligar o telemóvel por USB a passar algumas coisas (iPhone - iTunes), editar uns Exceis e uns Words e escrever uns Mails... Tarefas mais pesadas de programação, ligação remota, outlook, tenho o PC da empresa... Portanto posto este uso, existe aí algo fixe para instalar ou não?

É que o Windows está a chegar ao limite da minha paciência. E o PC é um I3, 4Gb RAM, etc, etc e este 7 trava-se todo e está cheio de erros. [8b]

Para o que referes, instala o linux mint[;)]
Eu tenho linux mint em 3 pc's que uso diariamente, sendo que em dois deles tenho a versão debian.
Quando preciso de algo em windows, tenho uma máquina virtual para isso.

E dentro do Mint, qual é a "melhor edição"?

Cinnamon, Mate, KDE ou Xfce?

Isto instala-se como? :sh) Meto numa USB, arranco a partir do USB e zimbora?

Yep.
Facil.
Se queres pc pa net e pouco mais. Vai xfce. Mais leve.
Kde é o mais pesado.....acho mesmo qye está muito gordo.

Eu tenho um cinnamon um mate e um xfce[:D]
xfce é o mais leve como diz o bruno. Na versão debian o mate também é leve.

Dá para instalar por usb, tens é de escrever correctamente uma imagem para a pen, para que quando o pc arrancar pela pen consiga ler a imagem.
Eu também instalei por usb, mas escrevi a img para a pen já em linux, em windows nunca experimentei, mas penso que algo como isto:
Copy or Write Bootable IMG Files to USB Drives Using Win32 Disk Imager - AskVG

Yep.
Facil.
Se queres pc pa net e pouco mais. Vai xfce. Mais leve.
Kde é o mais pesado.....acho mesmo qye está muito gordo.

Num computador moderno não há razão nenhuma para não experimentá-los todos e ficar com o que se gosta mais o "peso" de um SO moderno não tem o impacto negativo e pesado num computador moderno como tem num antigo.

Se ele não quiser instalar mais do que uma distribuição, aconselho-o a ler umas críticas e testes a estas novas eições e escolher a que gosta mais.

Num computador moderno não há razão nenhuma para não experimentá-los todos e ficar com o que se gosta mais o "peso" de um SO moderno não tem o impacto negativo e pesado num computador moderno como tem num antigo.

Se ele não quiser instalar mais do que uma distribuição, aconselho-o a ler umas críticas e testes a estas novas eições e escolher a que gosta mais.
Sim concordo, mas como era um computador para net e pouco mais....
Se é para um uso ligeiro achei que algo leve seria uma boa opção

Vou agora fazer o Download e seguir este Tutorial:
Como Instalar o Linux Mint: 22 Passos (com Imagens)

A minha dúvida é só uma: Drivers e Particionamento de Disco. Eu neste momento tenho o Disco com duas partições, uma para o SO e outra para os meus dados, quando formato o PC, só formato a partição respeitante ao SO. Ah, e tenho uma réplica da partição dos meus dados num disco externo.

Era fixe manter a tal partição dos dados, à semelhança do que faço com o Windows.

PS: Algum cuidado especial com o facto de ser Toshiba? Uma vez instalei o Ubuntu por cima do Windows 7, estava a ver que já não ressuscitava por causa de uma propriedade qualquer do arranque dos Toshiba com Windows. :sh)

Última edição:
Eu ando com vontade de experimentar esta coisa, mas não percebo puto, nem me apetece investigar muito.

Não há aí uma distribuição que seja só chegar instalar e já está? Com drivers e tudo porreiro? Epá é que não tenho muita paciência para andar em grandes parametrizações, só quero o PC pessoal para na navegar na net, ligar o telemóvel por USB a passar algumas coisas (iPhone - iTunes), editar uns Exceis e uns Words e escrever uns Mails... Tarefas mais pesadas de programação, ligação remota, outlook, tenho o PC da empresa... Portanto posto este uso, existe aí algo fixe para instalar ou não?

É que o Windows está a chegar ao limite da minha paciência. E o PC é um I3, 4Gb RAM, etc, etc e este 7 trava-se todo e está cheio de erros. [8b]

Possivelmente o problema aí sera até o disco se não tiver SSD.

Podes ir experimentando várias distribuições em máquinas virtuais ( Vmware por exemplo ) e veres qual gostas mais.

Depois de teres escolhido não tem muito que saber para instalares side by side.

É escolheres a partição desejada ( e atenção, não é erase Windows and install XPTO ) é alongside.

Aconselhava-te a não mexeres muito mais no modo manual porque pode dar asneira. Isto é, seres tu a definires onde fica a tua /home.

Com um pc em condições experimentaria Mint com Cinnamon, claramente. Mas é uma coisa que podes mudar depois, e teres vários ambientes gráficos instalados.

A malta depois ajuda se for preciso.

Última edição:
Primeira Dúvida:

Estou na fase do Particionamento, e neste momento tenho 3, uma com os dados, outra com o Windows e outra com a área reservada.
Agora quero particionar isto para o Linux, andei a pesquisar, e ele precisa de uma área de Swap, creio eu. Qual é o tipo de ficheiros que devo usar para a partição? E ele pergunta-me por "Mount Point". Como é que devo fazer? Alocar X para a área de SWAP, e outro X para o Linux?

Primeira Dúvida:

Estou na fase do Particionamento, e neste momento tenho 3, uma com os dados, outra com o Windows e outra com a área reservada.
Agora quero particionar isto para o Linux, andei a pesquisar, e ele precisa de uma área de Swap, creio eu. Qual é o tipo de ficheiros que devo usar para a partição? E ele pergunta-me por "Mount Point". Como é que devo fazer? Alocar X para a área de SWAP, e outro X para o Linux?

Normalmente, em computadores modernos crio uma Swap (Linux Swap é o tipo da partição) com a mesma quantidade de RAM mais uns 128 MB, só para não haver stress, pois se quiseres hibernar de forma simples, a Swap tem de ter no mínimo o mesmo tamanho da RAM. Coloca a SWAP no fim da partição e não no início.

Para o Linux aloca no mínimo uns ~20 GB, é o que costumo colocar quando quero usar o Linux apenas para experimentar), se pretendes um uso maior, acrescenta-lhe mais uns pós :)

A partição que deves usar deverá ser a dos dados, mas não sei como é que usas isso, a do Windows só a uso se a tiver desfragmentado 1º e mesmo assim é evito para não arranjar algum tipo de conflito.

Lá instalei o Mint de base no disco. Adeus Windows.

Até agora, 5 estrelas, não me tenho queixado, mas ainda tenho que aprender algumas coisas.

Uma dúvida: Anti-Virus, afinal é preciso ou não? Nem que seja só para dar aquela protecção básica?

Ordos, relativamente ao linux swap, em 2 dos 3 pc's que tenho funciona sem qualquer problema.
Num desktop quando retorno da hibernação, no monitor apenas aparece ruído (não é possível ler nem escrever nada).
Cheguei a procurar sobre isto mas nunca encontrei uma solução definitiva, se tiveres alguma ideia do que possa ser agradecia a dica.

Tenho usado o Linux Mint Cinnamon por ser o que gosto mais se é o melhor ou não, não sei mas para mim depois de ter instalado e desinstalado vários desde ubuntu opensuse e por ai fora acho que é o que mais se adequa ás minhas necessidades mas numa busca de um SO mais leve para um netbook encontrei os seguintes SO "Chalet OS e Easy Peasy" que segundo as criticas são leves e servem para as necessidades.

Minimum system requirements for ChaletOS

• CPU: 1GHz+
  • RAM: 256MiB+ for Desktop / LiveCD - 512MiB recommended
  • Hard drive space: 8GB
  • Graphics card and monitor capable of 1024×768 resolution

Chalet OS

Last version: february 2015

https://sites.google.com/site/chaletoslinux/home

(NOTA: Para quem quiser entrar no mundo do linux este SO tem uma aparência muito "á lá windows" o que serve para quem anda a tentar deixar o windows e entrar aos poucos em linux facilita um pouco as coisas [;)] )

https://www.youtube.com/watch?v=pL9H7GZWeyo
https://www.youtube.com/watch?v=Ryfap_Y3qww

Easy Peasy

EasyPeasy is a lightweight open source operating system (OS) for your netbook or ultra portable laptop. The OS is optimized for web surfing and provides easy access to your favorite Internet applications like Skype, Firefox, etc. EasyPeasy is designed for low power consumption, because we know that your battery life time is important to your mobile lifestyle.
EasyPeasy strives to offer you:

• An instant online and social desktop using cloud computing services
  • An environment-friendly and green OS designed for low power consumption
  • Access to your favorite applications and services, whether they are open source or proprietary

A versão estável deste So é a 1.6 (do ano de 2010) existido já uma versão alfa que é a 2.0

1.6 --» The team has been working hard to bring you the best netbook experience: EasyPeasy 1.6. It was released April 26 2010.

2.0--» EasyPeasy 2.0 Alpha is built off Ubuntu 12.04. New features include

• Gnome Shell as the default user interface
  • LibreOffice instead of OpenOffice
  • Better support for iPhone – users can mount the iPhone’s documents directory now
  • All software is updated
Please remember that this is an alpha release and is not stable.

EasyPeasy - Operating System for Netbooks

https://www.youtube.com/watch?v=pNHc7oE-Vws
https://www.youtube.com/watch?v=Flw2RjH6hwY

Já alguém o experimentou ? e qual o feedback que dá destes SO.

Última edição:
Vou agora fazer o Download e seguir este Tutorial:
Como Instalar o Linux Mint: 22 Passos (com Imagens)

A minha dúvida é só uma: Drivers e Particionamento de Disco. Eu neste momento tenho o Disco com duas partições, uma para o SO e outra para os meus dados, quando formato o PC, só formato a partição respeitante ao SO. Ah, e tenho uma réplica da partição dos meus dados num disco externo.

Era fixe manter a tal partição dos dados, à semelhança do que faço com o Windows.

PS: Algum cuidado especial com o facto de ser Toshiba? Uma vez instalei o Ubuntu por cima do Windows 7, estava a ver que já não ressuscitava por causa de uma propriedade qualquer do arranque dos Toshiba com Windows. :sh)

Se queres experimentar, podes correr a maioria das distribuições linux, atravês de live cd ou usb.
Tens de carregar no botão C salvo o erro para acederes a menu de arranque do portátil e escolher arrancar por pen ou por cd, conforme.
Desse modo podes experimentar sem instalar nada.

Agora quando fôr para instalar a que achas ser a que melhor se adequa ao teu uso, é limpar o disco todo e instalar a distro, sem qualquer lixo do windows.
Tens de formatar o disco para ext4 por ex... windows não consegue fazer isso, só reconhece a porcaria dos formatos deles.

ps: para aceder ao menu de boot num toshiba penso que é o botão C, corrigi em cima, já possuí um A60 e no meu era assim, ficava a carregar no botão C e depois ligava o portátil, ele nos primeiros segundos do arranque entrava no menu.

Última edição:
Voltar
Superior