O tópico do linux

Depois.

No menu iniciar terás lá algo como "Terminal" cujo simbolo é um écrã preto semelhante a MS-DOS

Basicamente isso activa a firewall que vem desligada por defeito

Depois.

No menu iniciar terás lá algo como "Terminal" cujo simbolo é um écrã preto semelhante a MS-DOS

Basicamente isso activa a firewall que vem desligada por defeito

Logo à noite já trato disso.

Entretanto, o programa não arrancava pelo facto de ser um DVD+R. Assim que se colocou o -R foi à primeira.

Já estive a explorar um bocadinho o SO e gostei do que vi... Deu uma vida nova àquele portátil e permite-nos assim ter um computador de recurso.

Andei a ver o que poderia lá instalar, para o tornar mais eficiente para os meus trabalhos. Instalei o LiberCAD mas achei-o muito básico... Segundo vi dá para instalar o AutoCAD 360. Quanto aos programas de texto e cálculo, costuma haver alguns conflitos com o Office ou a convivência e tranquila?

Eu sou um assumido fã de Linux e uso-o há muitos anos mas isso não faz com que eu deixe de ser objectivo.
E objectivamente o Windows 8 é um belíssimo sistema operativo muito superior a todos os outros Windows. E atenção: eu refiro Windows.
É (muito) mais rápido, mais estável, funciona melhor em configurações mais modestas, etc.
Não se pode de forma alguma comparar a taxa de utilização de um sistema operativo com quase 12 anos com um que está no mercado há menos de 2.

Era isto:

Windows 8 loses market share. Is there no hope for it left? | Computerworld Blogs
Did Microsoft just admit Windows 8 is its worst operating system ever? | Computerworld Blogs
Windows 8.x usage declines | ZDNet

Ou seja, não estava a falar de uma opinião pessoal...
Refiro-me ao sentimento generalizado.
A minha opinião pessoal não vale nada. Se valesse alguma coisa,
o Windows 8 nunca teria nascido.
Nem o Gnome 3.
Nem o OS X Yosemite.

Há certas diarreias cerebrais que nem sei como não há quem
puxe o autoclismo antes de começarem a empestar o ar que os
outros respiram.

Caros, apareceram-me estas actualizações de grau 4 e 5

Sendo vocês experts, devo avançar e instalar?
É que segundo sei, grau 1, 2 e 3 são updates seguros.
Graus 4 e 5 são pouco testados e podem danificar o sistema.
Mas se assim é, porque é que aparecem?

Devo instalar ou não?

suSXQkl.jpg

Há maneira de passar no mint que tenho para o mais recente 17 sem ter de instalar de raiz?

Tipo actualização de firmware e manter as aplicações que tenho e definições?

Há maneira de passar no mint que tenho para o mais recente 17 sem ter de instalar de raiz?

How to Upgrade Linux Mint 16 (Petra) to Linux Mint 17 (Qiana)

No entanto, o mais vulgar é encontrares problemas, especialmente se tens software/drivers instalados fora dos repositórios ou tweaks nos ficheiros de configuração. Nem os criadores do mint recomendam este processo, penso eu.

É uma grande desvantagem das distros de linux, para mim. Normalmente para fazer o upgrade para uma versão mais recente, ou se sabe o que se está a fazer e sabe resolver os problemas que aparecem, ou então mais vale estar quieto. Por exemplo o OS X, mantém uma continuidade extraordinária, tinha uma instalação no MBP anterior do 10.9 que já vinha por upgrades constantes do 10.6 de um disco de um MBP ainda mais antigo!

Imaginei que fosse algo desse tipo.

Só tenho 2 programas a usar com wine, de resto foi tudo dos repositórios.

De qualquer modo, até ver, estou satisfeito com o comportamento disto. Quando deixar de estar faço "formatação".

gracias

Há.
Mesmo formatando a partição com o mint.
Eu explico.
O truque é utilizar partições diferente para a / e para a /home.
Quando quiseres fazer upgrade do s.o. basta so formatar a / e manter a /home, que é ondr estão guardadas todas as definições que usas em todos os programas. Caso o programa nao venha instalado, instalas.
Isto vale até para mudar de distribuição. Embora neste caso pode ficar algum lixo.

Há.
Mesmo formatando a partição com o mint.
Eu explico.
O truque é utilizar partições diferente para a / e para a /home.
Quando quiseres fazer upgrade do s.o. basta so formatar a / e manter a /home, que é ondr estão guardadas todas as definições que usas em todos os programas. Caso o programa nao venha instalado, instalas.
Isto vale até para mudar de distribuição. Embora neste caso pode ficar algum lixo.

humm, tenho pouca coisa instalada e alguma personalização no visual de "desktop". se calhar não justifica esse trabalho e facilmente numa horita meto as aplicações que tinha e o mesmo aspecto.

à parte disto, será que o 17 sequer vale o esforço da actualização ou é um "pequeno" update?

Alguém consegue responder à minha pergunta acima? Instalo ou deixo ficar aquilo sossegado?

Consegues verificar qual é o repositório de onde originam esss updates? Se for oficial não deves ter stresses, anota só as versões tens actualmente instalados dos packages que te preocupam, para o facto de teres de reverter as alterações (usando, por exemplo, o CD/USB de instalação de origem para instalares os packages originais de base).

De qualquer forma, se tens tudo a funcionar, eu recomendo não fazeres nada mas se fores como eu, o Kernel é sempre para actualizar quando mandam e siga [:D] Nestas versões (MINT/Ubuntu, não há muito stress em fazê-lo de um dos repositórios oficiais, pode acontecer sempre alguma coisa claro, nunca estás livre desse risco [;)] )

humm, tenho pouca coisa instalada e alguma personalização no visual de "desktop". se calhar não justifica esse trabalho e facilmente numa horita meto as aplicações que tinha e o mesmo aspecto.

à parte disto, será que o 17 sequer vale o esforço da actualização ou é um "pequeno" update?

Aí é que está a maravilha...

Fica tudo exactamente como deixaste, salvo uma coisa ou outra que possa ser diferente nas versões.

E uma chamada de atenção... 1 Horita?! Isso não é windows.... [;)]

Depois de umas semanas a utilizar o Mint 17, no velhinho HP Centrino Duo com 1GB de ram cá da casa, dou o feedback positivo.

Tenho tido apenas alguns problemas com o Firefox, que vem por defeito. De vez em quando bloqueia e lá tenho que o fechar e voltar a abrir... Há alguma resolução para isto?

Aí é que está a maravilha...

Fica tudo exactamente como deixaste, salvo uma coisa ou outra que possa ser diferente nas versões.

E uma chamada de atenção... 1 Horita?! Isso não é windows.... [;)]

1 horita nas calmas [:D]

se calhar demorei isso da primeira vez porque ainda andava a aprender a filosofia da coisa. agora era capaz de fazer mais rápido. [:cool:]

Voltar
Superior