O tópico do linux

Ora bem... transportando a discussão do tópico da informática para aqui.

Já saquei o Linux Mint xfce 32 bit, para instalar num HP Compaq nc6400, que de momento não possui SO nenhum. O objectivo seria ficar apenas com Linux.

Primeiro gravei um DVD+R com a ISO, mas depois li melhor e percebi que era melhor gravar o conteúdo da ISO. Já está feito, só que o portátil não lê aquilo.

Quando o ligo carrego F10, vou a System configuration -> Boot Options -> USB CD-ROM -> First.

Acrescento que a opção CD-ROM Boot está "enable".

Sou eu que estou a fazer algo mal, ou o leitor estará avariado? O CD roda lá dentro sem ruídos esquisitos.

ISO não é para gravar nem como ficheiro, nem com o conteúdo.
ISO é uma imagem de um CD/DVD, pelo que deve ser gravado como imagem.
Isto porque o CD/DVD tem de ficar a ser um CD/DVD de arranque. Só consegues isso gravando
correctamente como imagem.

Isto dá para gravar desse modo:
CDBurnerXP: Downloads

E estão aqui as instruções:
CDBurnerXP: Burn ISO images to disc

Uau, isto tem muito bem aspecto, bastante clean e extremamente organizado, parabéns. ;) Tenho num portátil o 8.1 e gostava de criar uma partição para instalar o Linux, mas não sei qual melhor versão estável, mais recente, etc. O que aconselhas? Em termos de espaço tenho cerca de 300 Gb livres, tenho 6 Gb de RAM, e é um i3. Perante este cenário, o que aconselhas? O meu objectivo é ter algo simples dentro da óptica do utilizador, e não 50 000 programas multimédia.

Obrigado!

O Nuno já disse tudo.
Depois é arranjar um wallpaper porreiro e um pack de ícones tb porreiro.
Este é o Pacifica
Gosto muito do Plateau, Nitrux e Compass
O logo do Mint no topo esquerdo é um logo porreiro que encontrei na net

Hã?!?!
:confused:

É um programa como outro qualquer.
Aliás, até é mais ligeiro que 99,99999999% dos programas que normalmente as pessoas usam.
O que usa memória, CPU e disco é o sistema que instalas na máquina virtual.

Já tive máquinas virtuais a correr em computadores com processador Celeron e apenas 3GiB de RAM.
Obviamente, tudo Linux, tanto o sistema Host como os sistemas Guest.

Ok. Mas o sistema q instalar (neste caso o Linux) não consegue aproveitar todos os recursos do hardware pois não? Digo isto visto o virtual box ser um programa instalado no Windows, Windows esse que estará (em segundo plano) a sugar recursos, por mínimos que sejam. Não sei se me fiz entender ou se não é bem assim. O programa em si é leve, mas mediante o os instalado na máquina virtual puxará mais ou menos pelo sistema, tendo no entanto o Windows sempre em 2o plano a servir como host da virtual box.

O conceito realmente é excelente, desconhecia por completo.

Ok. Mas o sistema q instalar (neste caso o Linux) não consegue aproveitar todos os recursos do hardware pois não? Digo isto visto o virtual box ser um programa instalado no Windows, Windows esse que estará (em segundo plano) a sugar recursos, por mínimos que sejam. Não sei se me fiz entender ou se não é bem assim. O programa em si é leve, mas mediante o os instalado na máquina virtual puxará mais ou menos pelo sistema, tendo no entanto o Windows sempre em 2o plano a servir como host da virtual box.

Segundo sei, é isso mesmo.
Se tens imagina 4Gb, não podes alocar esses 4Gb a uma máquina virtual senão puff.......tens de alocar o minimo essencial para a máquina virtual correr sem rebentar com a máquina física

Sim, o Linux fica mais lento por causa do Windows.
Mas, a menos que estejas a correr algo pesado no Windows, não se deve notar
nada no Linux. Tanto mais que o Mint XFCE é bastante rápido e consome poucos
recursos.

Então deverá ser o leitor que estará marado.....:sh)

Já não sei assim...o meu conhecimento não é assim tão vasto!
Tenta gravar um DVD num 3º portátil de um amigo p.ex....

Já gravei o dvd, a configuração é esta.

http://

Mas no fim aparece "Non-system disk or disk error replace end stryke aony key when ready"

Das quatro uma (ou várias):
- A ISO foi mal descarregada
- Tens vírus
- Foi mal gravada
- Enganaste-te no CD/DVD e meteste um que foi gravado sem boot (ficheiro ou conteúdo)

Descarregaste a ISO de que link?
Universidade do Porto?
Foi a de 32 bits, certo?

Seguiste as instruções de gravação da ISO?
https://cdburnerxp.se/help/Data/burn-iso

Usaste um DVD, certo? A imagem não cabe num CD.

Sim, o Linux fica mais lento por causa do Windows.
Mas, a menos que estejas a correr algo pesado no Windows, não se deve notar
nada no Linux. Tanto mais que o Mint XFCE é bastante rápido e consome poucos
recursos.

Ok, entendido. ;) Já saquei o mint mas não tenho aqui nenhum DVD para copiar a imagem, fica para depois. Entretanto tenho aqui um portátil com o w7 ligado à televisão, com o ecrã partido e superlento. Vou formatá-lo e instalar só Linux para me ir divertindo e para ver se o bicho ainda se mexe.

Das quatro uma (ou várias):
- A ISO foi mal descarregada
- Tens vírus
- Foi mal gravada
- Enganaste-te no CD/DVD e meteste um que foi gravado sem boot (ficheiro ou conteúdo)

Descarregaste a ISO de que link?
Universidade do Porto?
Foi a de 32 bits, certo?

Seguiste as instruções de gravação da ISO?
https://cdburnerxp.se/help/Data/burn-iso

Usaste um DVD, certo? A imagem não cabe num CD.

A ISO (XFCE 32-bit) foi descarregada a partir do link da Universidade do Porto, gravei num DVD+R ( a ISO tem 1,16 GB) e segui as instruções de gravação desse link.

O DVD tem conteúdo, pois se o abrir no meu PC o conteúdo aparece. Há riscos em apenas testar o arranque deste DVD no meu portátil pessoal?

Acho estranho o portátil ter vírus... Era o computador de serviço da minha namorada, até há uns anos, após isso foi comprado por um valor simbólico. Antes de lho entregarem foi formatado por questões legais (licenças de software) no dep. de informática da empresa. Desde esse dia (há uns 2 anos) até hoje, tem estado guardado na mala.

Dará para fazer o arranque a partir doutro suporte? Pen?

Será que pode haver algum virus no meu portátil pessoal que esteja a dar cabo do processo?

Uma cena que me deixou bastante surprendido em termos de segurança.

Instalei um Lubuntu há tempos num "PC de férias" e este fim de semana voltei a pegar nele. Esqueci-me da password root...

Bom, em 2 minutos consegui redefinir uma password nova através do arranque em modo de segurança.

Isto é suposto ser assim tão fácil? Um gajo chega um PC com linux e redefine a passworde root em 2 minutos?

Será por isso que eles dão sempre opção de encriptar pasta de documentos qd se criam usres novos?

Uma cena que me deixou bastante surprendido em termos de segurança.

Instalei um Lubuntu há tempos num "PC de férias" e este fim de semana voltei a pegar nele. Esqueci-me da password root...

Bom, em 2 minutos consegui redefinir uma password nova através do arranque em modo de segurança.

Isto é suposto ser assim tão fácil? Um gajo chega um PC com linux e redefine a passworde root em 2 minutos?

Será por isso que eles dão sempre opção de encriptar pasta de documentos qd se criam usres novos?

Há sempre formas de complicar a vida a quem quer fazer isso, a cifragem de disco ou de mount points específicos é apenas uma delas [;)]

Há sempre formas de complicar a vida a quem quer fazer isso, a cifragem de disco ou de mount points específicos é apenas uma delas [;)]

Ainda assim parece-me uma falha grave já que, no acto de instalção eles dizem claramente que não podes esquecer a pass root senão bla bla bla e depois constato que se redefine com 2 comandos...

Tenho ideia que no Windows é bem mais complicado redefinir a pss de admin...

Rui, podes colocar o dvd no teu portátil. Vai chegar a um ponto em que te vai aparecer o ambiente de trabaslho linux mas "fantasma" para que possas testar, brincar e tal. Terás um icone de instalação e até que o executes, nada é instalado. Mas aguarda por mais opinioes pq tenho medo do win8 e do que ele possa fazer com um cd de linux na drive

Voltar
Superior