O tópico do linux

http://wiki.lxde.org/en/LXDE-Qt

LXDE - Wikipedia, the free encyclopedia
Dissatisfied with GTK 3,[10] Hong Jen Yee experimented with Qt in early 2013[11] and released the first version of a Qt-based PCManFM on 26 March 2013.[10] He clarified, though, that this means no departure from GTK in LXDE, saying “The Gtk+ and Qt versions will coexist”. He later ported LXDE’s Xrandr front-end to Qt.[12]

On 3 July 2013 Hong Jen Yee announced a Qt port of the full LXDE suite.[13] And on 21 July 2013, Razor-qt and LXDE announced that they are merging the two projects.[14][15][16] The merger of LXDE-Qt and Razor-qt was renamed LXQt,[17] and the first release, version 0.7.0, was made available on 7 May 2014.[1]

LXDE-Qt Preview | LXDE Blog
OK, back to what most user will concern, the resource usage.To be honest, migrating to Qt will cause mild elevation of memory usage compared to the old Gtk+ 2 version. Don’t jump to the conclusion too soon. Migrating to gtk+ 3 also causes similar increase of resource usage.
Since gtk+ 2 is no longer supported by its developer and is now being deprecated, porting to Qt is not a bad idea at the moment.
Besides, the slightly higher memory usage is still acceptable for most of the existing old machines. The real resource usage may differ a lot among different Linux distros. For example, Ubuntu-based distros running LXDE tends to use more memory than ArchLinux-based ones. So more testing and real benchmarks are needed before making a conclusion on this.

A diferença da memory footprint da versão LXDE Qt para a GTK+ é marginal (mild) tal como ele diz, o que é óptimo, o Qt é uma framework mais moderna e activamente desenvolvida e resolve limitações de frameworks clássicas/datadas.

Pessoalmente, espero que eles mantenham o projeto livre de peso e deixem a part mais "flashy" para o KDE. Pessoalmente, gostava de ver as distribuições que usam KDE adoptarem este LXQt como alternativa [kiss]

Linux Lite 2.0

Linux Lite 2.0 "Beryl" Final Version Has Been Released (Based on Ubuntu) - Ubuntu/Linux News, Reviews, Tutorials, Apps

Linux-Lite2-1.jpg

Boas pessoal,
Neste momento tenho um Toshiba L650D e ultimamente tenho lido bastante sobre o linux e as suas maravilhas de performance.
Uma coisa que me deixa descontente sobre o Windows é que tenho que formatar de X em X tempo para o sistema repor a sua velocidade e performance, mas sou obrigado a tê-lo porque preciso de correr programas que não estão disponíves noutros sistemas operativos.
A questão que vos trago é: é possível instalar uma distro (ElementaryOS) em dual boot com Windows7, ter 3 partições (1 Windows, 1 Linux e 1 Ficheiros Pessoais) em que a última é partilhada entre os dois SO?
É possível fazer isto sem ter que formatar o Windows? Como se portará o portátil com o Dual Boot? Vai demorar muito a arrancar? Vai se arrastar? Como será o assunto das drivers para internet, bluetooth e afins?

Bem, surpreendentemente o meu LG não se queixa do mint 17 kde
Fluido como se não fosse nada com ele. Não desliguei eye candy nenhum.
Gosto muito do kde mas é mais complicado de personalizar porqued estou muito mais habituado ao xfce.
No entanto, grande trabalho neste mint 17
Está de facto num patamar elevadíssimo. O melhor Mint de sempre...pelo menos até 2019
Mas voltarei ao xfce quando estiver disponivel sem ser em RC...realmente fiquei tão habituado ao xfce que agora não consigo mudar para outro.

PS: depois de navegar no 17 KDE com os seus efeitos gráficos e transições de ecrãs e animações, o win 7 parece tão arcaico aos meus olhos como o win 95

Última edição:
tenho o lubuntu num netbook e o ubuntu 14.04 num ultrabook.

No ultrabook tenho dificuldades em aceder à net (wifi) pois o sinal é sempre menor do que no windows (instalado na mesma máquina). Há algum programa que possa ajudar a melhorar a recepçao wifi no computador?

Finalmente todos os tweaks terminados.
Estou fã do Clementine como organizador de musica
Para simplesmente ouvir música pefiro o Audacious...muito simples e rápido.

E não podia passar sem o Radio Tray.

Ponto positivo para o Docky vs Libre Office.
Antigamente o launcher do Libre Office não funcionava. Ou se colocava o launcher do Calc, do Write e de todos os outros ou nada....
Agora o launcher do Libre Office já funciona levando-nos então ao menu do "então o que vai ser? Calc, Write, Impress....?"
Ou seja, em vez de 6 launchers, temos apenas 1.

Outro ponto positivo....uma app chamada Gis Weather.

Até 2019 tá feito!

PS: acho é que vou tirar o Acrobat........o Doc Viewer faz o mesmo e poupa-se espaço em disco.

Última edição:
A ver se os Experts me conseguem ajudar... :)

Tenho aqui o MG2 da filhota, que veio de base com o Windows 7 Pro e CM14, o Windows lá vai fazer as actualizações sem stress, o Caixa Magica é preciso tirar um curso intensivo... Nem o Firefox se consegue actualizar automaticamente...

Mas queria dar mais uma oportunidade ao CM, sei lá... fazer actualizações sucessivas até ter a versão mais recente, mas está complicado...

O Software Updater diz não ter actualizações, mesmo seguindo os passos em Linux Caixa Mágica, ou fecha simplesmente o Synaptic ou dá a mensagem "Error: pkgProblemResolver: resolve generated breaks this may be caused by held packages".

Já procurei por esse erro, já fiz o que se sugere, inclusive o "sudo apt-ger --fix-broken install" que diz estar tudo ok...

Como posso corrigir o problema e fazer as actualizações?

O windows 7 dificulta muito a vida ao linux em dual boot...não sei se será uma boa ideia...

Nem dificulta assim tanto, desde que se tenha em atenção que o melhor é instalar Windows primeiro e Linux depois.

O Windows 8 é que pode ser mais chato se já vier pré-instalado. Isto porque normalmente vem com o UEFI e o Secure Boot activo. É só o trabalho de desactivar para poder instalar Linux normalmente.

A ver se os Experts me conseguem ajudar... :)

Tenho aqui o MG2 da filhota, que veio de base com o Windows 7 Pro e CM14, o Windows lá vai fazer as actualizações sem stress, o Caixa Magica é preciso tirar um curso intensivo... Nem o Firefox se consegue actualizar automaticamente...

Mas queria dar mais uma oportunidade ao CM, sei lá... fazer actualizações sucessivas até ter a versão mais recente, mas está complicado...

O Software Updater diz não ter actualizações, mesmo seguindo os passos em Linux Caixa Mágica, ou fecha simplesmente o Synaptic ou dá a mensagem "Error: pkgProblemResolver: resolve generated breaks this may be caused by held packages".

Já procurei por esse erro, já fiz o que se sugere, inclusive o "sudo apt-ger --fix-broken install" que diz estar tudo ok...

Como posso corrigir o problema e fazer as actualizações?

No Linux não se deve fazer como no Windows: ir à net sacar programas para instalar.

No Linux usa-se o package manager, ou software center, ou o nome que tiver, para
instalar apenas o que estiver nos repositórios da distribuição de Linux que se estiver a
usar.

Instalar o que quer que seja vindo de fora dos repositórios, pode ter implicações nas
dependências que os programas têm nas bibliotecas. Erros nessas dependências podem
ter como resultado o que tu descreves.

Seja como for, no caso concreto, o problema poderá estar na própria Caixa Mágica. Essa
distribuição é muito infeliz. Ainda para mais pelo facto de ser muito antiga. Ou seja,
mesmo que não dê nenhum erro, o mais certo é já não ter actualizações para essa versão.

Ora, a CM 14 é de 2009 baseada em Ubuntu e Debian.
Imaginando que é baseada no Ubuntu 09.10 (a última versão do Ubuntu lançada em 2009).
A avaliar por aqui:
https://wiki.ubuntu.com/LTS
Uma vez que tudo o que é anterior a 2012 (12.04), à excepção da LTS 10.04, já não terá
suporte, a CM14 já deverá estar sem suporte de actualizações. Mesmo que seja baseada
na LTS de 2008, não terá suporte.

A solução é instalar uma versão mais recente.
De preferência que não seja Caixa Mágica.
Eu metia Lubuntu nisso. Pelo menos, quando há novas versões, faz upgrades sem ser
necessário instalar tudo de novo.

Uau, isto tem muito bem aspecto, bastante clean e extremamente organizado, parabéns. ;) Tenho num portátil o 8.1 e gostava de criar uma partição para instalar o Linux, mas não sei qual melhor versão estável, mais recente, etc. O que aconselhas? Em termos de espaço tenho cerca de 300 Gb livres, tenho 6 Gb de RAM, e é um i3. Perante este cenário, o que aconselhas? O meu objectivo é ter algo simples dentro da óptica do utilizador, e não 50 000 programas multimédia.

Obrigado!

Uau, isto tem muito bem aspecto, bastante clean e extremamente organizado, parabéns. ;) Tenho num portátil o 8.1 e gostava de criar uma partição para instalar o Linux, mas não sei qual melhor versão estável, mais recente, etc. O que aconselhas? Em termos de espaço tenho cerca de 300 Gb livres, tenho 6 Gb de RAM, e é um i3. Perante este cenário, o que aconselhas? O meu objectivo é ter algo simples dentro da óptica do utilizador, e não 50 000 programas multimédia.

Obrigado!

A malta do Linux e da Apple, agradece profundamente à Microsoft pelo Windows 8...
[;)]
[:D]

Provavelmente, no próximo fim-de-semana, o único computador com Windows aqui
em casa (da minha mulher) vai passar para Linux. E não, não andei a chatear a minha
mulher para mudar para Linux, foi ela que pediu (está farta dos problemas do
Windows). É só uma questão de ela fazer o backup das coisas que lá tem, e adeus
Microsoft cá em casa. Na casa dos meus pais já não há Microsoft.

Qual?
Linux Mint 17.
Com um PC com essas características, podes escolher a versão. Mas eu aconselho a
versão com XFCE. Instalei a MATE (ainda não tinha saído a XFCE), e aquilo é lento
de mais (Cinnamon ainda deverá ser pior).

Como tu estás habituado a coisas muito rápidas (Apple), sugiro mesmo a versão XFCE.
Depois, se quiseres melhorar o aspecto, o Bruno pode dizer-te como é que ele faz para
conseguir estes ambientes bem giros cujas fotos ele costuma colocar.

No Linux não se deve fazer como no Windows: ir à net sacar programas para instalar.

No Linux usa-se o package manager, ou software center, ou o nome que tiver, para
instalar apenas o que estiver nos repositórios da distribuição de Linux que se estiver a
usar.

Instalar o que quer que seja vindo de fora dos repositórios, pode ter implicações nas
dependências que os programas têm nas bibliotecas. Erros nessas dependências podem
ter como resultado o que tu descreves.

Seja como for, no caso concreto, o problema poderá estar na própria Caixa Mágica. Essa
distribuição é muito infeliz. Ainda para mais pelo facto de ser muito antiga. Ou seja,
mesmo que não dê nenhum erro, o mais certo é já não ter actualizações para essa versão.

Ora, a CM 14 é de 2009 baseada em Ubuntu e Debian.
Imaginando que é baseada no Ubuntu 09.10 (a última versão do Ubuntu lançada em 2009).
A avaliar por aqui:
https://wiki.ubuntu.com/LTS
Uma vez que tudo o que é anterior a 2012 (12.04), à excepção da LTS 10.04, já não terá
suporte, a CM14 já deverá estar sem suporte de actualizações. Mesmo que seja baseada
na LTS de 2008, não terá suporte.

A solução é instalar uma versão mais recente.
De preferência que não seja Caixa Mágica.
Eu metia Lubuntu nisso. Pelo menos, quando há novas versões, faz upgrades sem ser
necessário instalar tudo de novo.
Mas eu não estou a tentar sacar nada, nem nunca se sacou, o CM14 está completamente original... só quero actualizar seguindo as recomendações do próprio sistema...

A CM14 é tão antiga como o Win7 que lá está e pelo que leio é possível fazer actualização para as versões seguintes, mas está visto que vai ficar assim.

Seja qual for a solução, essa não passar por instalar outro Linux, por motivos óbvios, a ideia era manter o CM com as aplicações do Magalhães, quando muito apago tudo e reinstalo apenas o Windows 7, que ainda tem uns anitos de suporte pela frente...

Mas eu não estou a tentar sacar nada, nem nunca se sacou, o CM14 está completamente original... só quero actualizar seguindo as recomendações do próprio sistema...

A CM14 é tão antiga como o Win7 que lá está e pelo que leio é possível fazer actualização para as versões seguintes, mas está visto que vai ficar assim.

Seja qual for a solução, essa não passar por instalar outro Linux, por motivos óbvios, a ideia era manter o CM com as aplicações do Magalhães, quando muito apago tudo e reinstalo apenas o Windows 7, que ainda tem uns anitos de suporte pela frente...

Não existem "aplicações do Magalhães" no Caixa Mágica.
Isso é uma falácia Socrática.

Tudo o que está no Caixa Mágica existe em todas as distribuições do Linux mais usadas.
Exemplo do SuperTux:
Ubuntu

Quanto ao resto, eu não disse que tinhas instalado nada. Disse que era a situação que
normalmente está na origem de erros desse tipo que mencionaste.

Quanto ao ser do tempo do Windows 7, ou não... é irrelevante. O que conta é o número
de anos de suporte que cada aplicação tem. Se no caso do W7 for 10 anos, no caso da
Caixa Mágica pode ser 2 anos apenas. E a diferença existe porque não se paga nada
para fazer upgrade no Linux, pelo que podes fazer upgrade para as novas versões sem
ser necessário comprar uma nova versão. De qualquer modo, no caso que indiquei (LUBUNTU)
existem versões (como a que saiu há 2 meses) que são LTS - Long Term Support, e que
têm suporte durante 5 anos. De qualquer modo, normalmente as pessoas fazem upgrade
para a LTS seguinte ainda antes de terminar o suporte (principalmente nos *BUNTU onde
o upgrade se faz de forma simples).

A malta do Linux e da Apple, agradece profundamente à Microsoft pelo Windows 8...
[;)]
[:D]

Provavelmente, no próximo fim-de-semana, o único computador com Windows aqui
em casa (da minha mulher) vai passar para Linux. E não, não andei a chatear a minha
mulher para mudar para Linux, foi ela que pediu (está farta dos problemas do
Windows). É só uma questão de ela fazer o backup das coisas que lá tem, e adeus
Microsoft cá em casa. Na casa dos meus pais já não há Microsoft.

Qual?
Linux Mint 17.
Com um PC com essas características, podes escolher a versão. Mas eu aconselho a
versão com XFCE. Instalei a MATE (ainda não tinha saído a XFCE), e aquilo é lento
de mais (Cinnamon ainda deverá ser pior).

Como tu estás habituado a coisas muito rápidas (Apple), sugiro mesmo a versão XFCE.
Depois, se quiseres melhorar o aspecto, o Bruno pode dizer-te como é que ele faz para
conseguir estes ambientes bem giros cujas fotos ele costuma colocar.

É o qiana 64 bits, não é? Olho para este os e para o mavericks e mesmo para um leigo como eu salta-me logo à vista isto: os requirements para cada um dos os. E por aí se vê a tralha que a Microsoft põe no Windows. Se não me engano o Windows pede 20 Gb de espaço, e 2 de RAM. O mavericks pede 8gb (!!!) e 2 de RAM. E o mint 10 Gb e 512 (!!!) de RAM, preferencialmente 1 Gb de RAM. Ou seja, parece-me logo a priori que o Windows é por definição um sistema pesado e demasiado sorvedor de recursos em comparação com os rivais. E se juntarmos a isto as actualizações de mês a mês.. :P

Voltar
Superior