O tópico do linux

Sim. Toda a gente, que gosta de Linux e de OS X, diz isso mesmo.
Obrigado Microsoft.
Obrigado Ballmer.

Deve ser por isso que até o XP (que já não tem suporte) continua a ser mais usado
que os W8.x todos combinados.

Eu sou um assumido fã de Linux e uso-o há muitos anos mas isso não faz com que eu deixe de ser objectivo.

E objectivamente o Windows 8 é um belíssimo sistema operativo muito superior a todos os outros Windows. E atenção: eu refiro Windows.

É (muito) mais rápido, mais estável, funciona melhor em configurações mais modestas, etc.

Não se pode de forma alguma comparar a taxa de utilização de um sistema operativo com quase 12 anos com um que está no mercado há menos de 2.

Eu sou um assumido fã de Linux e uso-o há muitos anos mas isso não faz com que eu deixe de ser objectivo.

E objectivamente o Windows 8 é um belíssimo sistema operativo muito superior a todos os outros Windows. E atenção: eu refiro Windows.

É (muito) mais rápido, mais estável, funciona melhor em configurações mais modestas, etc.

Não se pode de forma alguma comparar a taxa de utilização de um sistema operativo com quase 12 anos com um que está no mercado há menos de 2.

Eu também me referia a Windows.
Por isso é que comparei com XP.

Não podes comparar a taxa de utilização, mas podes comparar a taxa de crescimento (positiva
e/ou negativa) para os mesmos períodos após o lançamento. A realidade é que a taxa de
crescimento do W8.x é anémica. Consegue ser pior que a do Vista.

Por outro lado, olhando para as taxas de crescimento dos outros Windows, em particular do XP
(que tem a agravante de já não ter suporte), percebe-se que o W8.x apenas ganha mercado à
custa do Vista. Pode concluir-se que o W8.x apenas é considerado pela maioria dos utilizadores
Windows como sendo melhor que o Vista, mas pior que o XP e o W7.

O W8.x poderia ter sido um sucesso, se:
- Não tivesse o "Metro/Modern" UI.
- Não fosse "flat".

Seja como for, continuaria a ser mais do mesmo em termos de segurança e problemas.

É o qiana 64 bits, não é? Olho para este os e para o mavericks e mesmo para um leigo como eu salta-me logo à vista isto: os requirements para cada um dos os. E por aí se vê a tralha que a Microsoft põe no Windows. Se não me engano o Windows pede 20 Gb de espaço, e 2 de RAM. O mavericks pede 8gb (!!!) e 2 de RAM. E o mint 10 Gb e 512 (!!!) de RAM, preferencialmente 1 Gb de RAM. Ou seja, parece-me logo a priori que o Windows é por definição um sistema pesado e demasiado sorvedor de recursos em comparação com os rivais. E se juntarmos a isto as actualizações de mês a mês.. :P

Se instalares o Lubuntu, pede menos de 3GiB de disco.
Instalei isso ontem num portátil com 320 GiB de RAM (com menos de 300 disponíveis
por causa da memória partilhada com a gráfica), e 40 GiB de disco. Funciona. E é a
versão mais recente com apenas 2 meses (14.04).

Eu também me referia a Windows.
Por isso é que comparei com XP.

Não podes comparar a taxa de utilização, mas podes comparar a taxa de crescimento (positiva
e/ou negativa) para os mesmos períodos após o lançamento. A realidade é que a taxa de
crescimento do W8.x é anémica. Consegue ser pior que a do Vista.

Por outro lado, olhando para as taxas de crescimento dos outros Windows, em particular do XP
(que tem a agravante de já não ter suporte), percebe-se que o W8.x apenas ganha mercado à
custa do Vista. Pode concluir-se que o W8.x apenas é considerado pela maioria dos utilizadores
Windows como sendo melhor que o Vista, mas pior que o XP e o W7.

O W8.x poderia ter sido um sucesso, se:
- Não tivesse o "Metro/Modern" UI.
- Não fosse "flat".

Seja como for, continuaria a ser mais do mesmo em termos de segurança e problemas.

Quanto a isto estamos de acordo a 100%.

Se há coisa que faço quando instalo o Windows 8 é livrar-me do Metro embora lhe reconheça alguma funcionalidade e utilidade (especialmente no que toca a ecrãs tácteis).

Se fosse o 7, portanto... [:D]

Nopes.
Se fosse o XP com a maior estabilidade do 7, e com as melhorias internas do 8.

Mas mesmo assim... necessitaria da segurança do Linux, e da usabilidade do OS X.

O ideal seria um híbrido do OS X e Linux, com os repositórios do Linux e a loja de
aplicações da Apple, e a quantidade de fabricantes (software e hardware) que
gravitam em torno do Windows. Sim, porque do código do Windows acho que não
se aproveita nada.

Pergunta muito amadora: é possível sacar o mint qiana para uma pen e depois instalar, não dá? E há algum link directo para isso, do estilo rápido e eficaz? E em relação à partição criada no disco, não se deve formatar, pois não? Já pus 80 Gb de lado.

Pergunta muito amadora: é possível sacar o mint qiana para uma pen e depois instalar, não dá? E há algum link directo para isso, do estilo rápido e eficaz? E em relação à partição criada no disco, não se deve formatar, pois não? Já pus 80 Gb de lado.

Tem de ser de arranque.
Não dá para simplesmente colocar a ISO dentro da PEN.

Usas estas instruções, e quando for para escolher a ISO, escolhes a ISO do Mint 17 que descarregaste.
How to create a bootable USB stick on Windows | Ubuntu

Quanto ao resto, o instalador do Mint trata disso.
Só tens de estar atento às questões que são colocadas.
Uma deve dizer que é para instalar ao lado do Windows usando a partição que está livre.

Mas, muito provavelmente, a teres problemas será por causa do Windows.
Ou seja, se o computador tiver sido comprado com Windows 8, muito provavelmente terá a porcaria do
Secure Boot na UEFI. Se assim for, o mais certo é teres de desligar o Secure Boot. Se desligares, o mais
certo é depois o W8 não arrancar. Por outro lado, é bem provável que o Windows 8 destrua o arranque
do Linux (e até dele próprio) depois de um UPDATE do Windows.

Para mim, o ideal seria experimentares o Linux numa máquina virtual, uma vez que tens 6 GiB de RAM.
https://www.virtualbox.org

Tem de ser de arranque.
Não dá para simplesmente colocar a ISO dentro da PEN.

Usas estas instruções, e quando for para escolher a ISO, escolhes a ISO do Mint 17 que descarregaste.
How to create a bootable USB stick on Windows | Ubuntu

Quanto ao resto, o instalador do Mint trata disso.
Só tens de estar atento às questões que são colocadas.
Uma deve dizer que é para instalar ao lado do Windows usando a partição que está livre.

Mas, muito provavelmente, a teres problemas será por causa do Windows.
Ou seja, se o computador tiver sido comprado com Windows 8, muito provavelmente terá a porcaria do
Secure Boot na UEFI. Se assim for, o mais certo é teres de desligar o Secure Boot. Se desligares, o mais
certo é depois o W8 não arrancar. Por outro lado, é bem provável que o Windows 8 destrua o arranque
do Linux (e até dele próprio) depois de um UPDATE do Windows.

Para mim, o ideal seria experimentares o Linux numa máquina virtual, uma vez que tens 6 GiB de RAM.
https://www.virtualbox.org

E o virtual box é de fácil instalação e user friendly? É que instalar o Linux e rebentar com o Windows não me apetecia nada, até porque este pc não é oficialmente o meu. :/

E o virtual box é de fácil instalação e user friendly? É que instalar o Linux e rebentar com o Windows não me apetecia nada, até porque este pc não é oficialmente o meu. :/

Vê os vídeos.
Eu acho que é básico... mas isto é como em tudo, o que é fácil para uns pode ser
difícil para outros.

O VirtualBox não influencia de forma alguma a instalação do Windows.

O VirtualBox é um programa que instalas normalmente no Windows e quando o corres tens a possibilidade de criar vários computadores virtuais e instalar neles os sistemas operativos que quiseres.

A partir do momento em que fechas a aplicação, voltas a estar em Windows.

O VirtualBox não influencia de forma alguma a instalação do Windows.

O VirtualBox é um programa que instalas normalmente no Windows e quando o corres tens a possibilidade de criar vários computadores virtuais e instalar neles os sistemas operativos que quiseres.

A partir do momento em que fechas a aplicação, voltas a estar em Windows.

Nunca chega a deixar de estar em Windows...

De qualquer modo, o receio dele não era em relação à VirtualBox, era em relação ao Dual Boot.

Sim, ainda não consegui ver os videos, mas percebi o princípio base e parece-me bastante bom. Mas simula as últimas versões dos os ou são versões mais antigas? Lendo por alto não consegui perceber isso. Eu já fiz o download do programa mas como estou com imenso trabalho neste momento não consigo mesmo perder umas horas a investigar. Depois logo vejo. Obrigado na mesma. :)

Sim, ainda não consegui ver os videos, mas percebi o princípio base e parece-me bastante bom. Mas simula as últimas versões dos os ou são versões mais antigas? Lendo por alto não consegui perceber isso. Eu já fiz o download do programa mas como estou com imenso trabalho neste momento não consigo mesmo perder umas horas a investigar. Depois logo vejo. Obrigado na mesma. :)

Não simula sistemas operativos nenhuns.

A VirtualBox é uma MÁQUINA virtual, ou seja, o que simula é um computador (ou vários).
Portanto, tal como em qualquer computador, instalas o sistema operativo que quiseres.

Como disse o Dogzilla, a VirtualBox é um programa que corre no Windows como qualquer
outro programa (Word, Excel, etc.).

A diferença é que este programa simula um computador.
Dentro da janela vês o que verias no monitor de um computador.
Instalas o sistema operativo que quiseres nesse computador (virtual), tal como instalarias
num computador (real).

Neste caso, descarregas a VirtualBox, e instalas no Windows.
Depois, descarregas o Linux Mint 17 XFCE.
Finalmente, crias uma máquina virtual no VirtualBox (dizes a memória que pretendes usar
da memória disponível no Windows, e o tamanho do disco virtual que é um ficheiro dentro
do Windows, e a quantidade de CPUs que queres), e arrancas com esse máquina virtual
com a ISO do Linux no "leitor de CDs" virtual da máquina virtual.

Ok, agora percebi melhor. É como se fosse um PC dentro de um PC, e podemos escolher adicionar ou remover PCs. É excelente. Teoricamente pode-me lixar é o i3 1.8ghz, que é um pouco fraco. Agora os 6gb de RAM em princípio aguentam. Ou seja, alguém que tenha um PC com um hardware realmente potente pode ter 3 ou 4 os num PC só sem o risco de conflitos. ;)

Ok, agora percebi melhor. É como se fosse um PC dentro de um PC, e podemos escolher adicionar ou remover PCs. É excelente. Teoricamente pode-me lixar é o i3 1.8ghz, que é um pouco fraco. Agora os 6gb de RAM em princípio aguentam. Ou seja, alguém que tenha um PC com um hardware realmente potente pode ter 3 ou 4 os num PC só sem o risco de conflitos. ;)

Hã?!?!
:confused:

É um programa como outro qualquer.
Aliás, até é mais ligeiro que 99,99999999% dos programas que normalmente as pessoas usam.
O que usa memória, CPU e disco é o sistema que instalas na máquina virtual.

Já tive máquinas virtuais a correr em computadores com processador Celeron e apenas 3GiB de RAM.
Obviamente, tudo Linux, tanto o sistema Host como os sistemas Guest.

Ora bem... transportando a discussão do tópico da informática para aqui.

Já saquei o Linux Mint xfce 32 bit, para instalar num HP Compaq nc6400, que de momento não possui SO nenhum. O objectivo seria ficar apenas com Linux.

Primeiro gravei um DVD+R com a ISO, mas depois li melhor e percebi que era melhor gravar o conteúdo da ISO. Já está feito, só que o portátil não lê aquilo.

Quando o ligo carrego F10, vou a System configuration -> Boot Options -> USB CD-ROM -> First.

Acrescento que a opção CD-ROM Boot está "enable".

Sou eu que estou a fazer algo mal, ou o leitor estará avariado? O CD roda lá dentro sem ruídos esquisitos.

Ora bem... transportando a discussão do tópico da informática para aqui.

Já saquei o Linux Mint xfce 32 bit, para instalar num HP Compaq nc6400, que de momento não possui SO nenhum. O objectivo seria ficar apenas com Linux.

Primeiro gravei um DVD+R com a ISO, mas depois li melhor e percebi que era melhor gravar o conteúdo da ISO. Já está feito, só que o portátil não lê aquilo.

Quando o ligo carrego F10, vou a System configuration -> Boot Options -> USB CD-ROM -> First.

Acrescento que a opção CD-ROM Boot está "enable".

Sou eu que estou a fazer algo mal, ou o leitor estará avariado? O CD roda lá dentro sem ruídos esquisitos.

Não...o ISO não se grava assim.
Qual é o programa que estás a usar para gravar o dvd?

Voltar
Superior