O tópico do linux

No computo geral a ideia que fica é que o Linux é um sistema altamente modular e portanto pode ser muito eficiente adaptá-lo para resolver soluções muito concretas. Não será à toa que é tão utilizado como base para tantas coisas, desde sistemas operativos móveis e computadores de bordo nos automóveis, boxes de TV, etc. Isso e o facto de ser grátis, obviamente.
Mas enquanto SO de desktop julgo que se depara com muitos problemas, porque há milhentas configurações de hardware, os fabricantes estão constantemente a implementar novas soluções, e claro, deve ser muito difícil acompanhar as coisas quando são os próprios fabricantes a não colaborar. E aí concordo plenamente com o Bolide quando diz que os fabricantes não perdem tempo com um SO que só tem 2% de quota de mercado nos desktops. A qualidade não é para aqui chamada, nem o Bolide se referiu a isso. A questão deve ser em boa parte económica. Os fabricantes de componentes perguntam-se: devemos aplicar tempo e dinheiro para desenvolver soluções para 2% do mercado? E esses 2% quanto lucro geram? É que podia dar-se o caso de ser tipo Apple, em que o retorno por Cliente é elevado, mas desconfio que isso não se passará no Linux nem de perto nem de longe.

Do ponto de vista de experiência de utilização, estas distros que experimentei transmitem-me muito a ideia de serem um grande estaleiro onde tudo está constantemente em obras, com muitas equipas autónomas a trabalhar, mas sem grande coordenação.

No meio disto tudo o que me chateia mesmo é ser quase obrigado a ir para o Windows por razões de produtividade (get things done), sabendo que vou ter que aturar anti-virus, anti-trojans, anti-malware, que vou ter de andar de olho na fragmentação do disco, enfim, aquelas coisas que sabemos.

No computo geral a ideia que fica é que o Linux é um sistema altamente modular e portanto pode ser muito eficiente adaptá-lo para resolver soluções muito concretas. Não será à toa que é tão utilizado como base para tantas coisas, desde sistemas operativos móveis e computadores de bordo nos automóveis, boxes de TV, etc. Isso e o facto de ser grátis, obviamente.
Mas enquanto SO de desktop julgo que se depara com muitos problemas, porque há milhentas configurações de hardware, os fabricantes estão constantemente a implementar novas soluções, e claro, deve ser muito difícil acompanhar as coisas quando são os próprios fabricantes a não colaborar. E aí concordo plenamente com o Bolide quando diz que os fabricantes não perdem tempo com um SO que só tem 2% de quota de mercado nos desktops. A qualidade não é para aqui chamada, nem o Bolide se referiu a isso. A questão deve ser em boa parte económica. Os fabricantes de componentes perguntam-se: devemos aplicar tempo e dinheiro para desenvolver soluções para 2% do mercado? E esses 2% quanto lucro geram? É que podia dar-se o caso de ser tipo Apple, em que o retorno por Cliente é elevado, mas desconfio que isso não se passará no Linux nem de perto nem de longe.

Do ponto de vista de experiência de utilização, estas distros que experimentei transmitem-me muito a ideia de serem um grande estaleiro onde tudo está constantemente em obras, com muitas equipas autónomas a trabalhar, mas sem grande coordenação.

No meio disto tudo o que me chateia mesmo é ser quase obrigado a ir para o Windows por razões de produtividade (get things done), sabendo que vou ter que aturar anti-virus, anti-trojans, anti-malware, que vou ter de andar de olho na fragmentação do disco, enfim, aquelas coisas que sabemos.

É basicamente a minha opinião. Bom post btw .

Não são 2% de quota de mercado.
São 2% dos computadores pessoais - leia-se, que as pessoas normais usam.
O hardware não é usado apenas em contexto dos computadores pessoais.
Em termos profissionais, a quota de mercado do Linux é muito superior.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_adopters
https://en.wikipedia.org/wiki/Linux_adoption

Em termos de administração pública a tendência é que o Linux venha a ser o
mais usado em desktops/laptops.

Alguns exemplos:
Switching to Linux saves Munich over
IDABC - FR: 'Members of Parliament have easily adapted to Open Source
https://joinup.ec.europa.eu/news/fr-gendarmerie-saves-millions-open-desktop-and-web-applications
https://joinup.ec.europa.eu/community/osor/news/open-source-only-dutch-police-internet-forensics
TN state departments asked to switch over to open source software - The Hindu
To the space station and beyond with Linux | ZDNet

O problema é que estes "não contam para as estatísticas"...
Ou seja...
Há essencialmente dois modos de conhecer o mercado que cada solução tem:
- vendas
- acessos web

Ora, o Linux não é vendido, pelo que dificilmente se sabe por aqui a sua quota
de mercado efectiva.
E pelos acessos web também é difícil saber. Muito provavelmente a maioria dos
desktops Linux usados nestes tipos de ambientes profissionais (principalmente
os da administração pública) não têm acesso à Internet (via browser).

Portanto, não é por uma questão de falta de mercado para os fabricantes de
hardware. Trata-se é de um mercado que não lhes interessa. Quem é que compra
uma NVIDIA para trabalhar? Só se for um nicho de mercado mesmo muito
específico, porque a maioria dos gajos que trabalha em coisas ligadas a grafismos
normalmente usa Mac. A maioria das vendas das placas NVIDIA é para quem
pretende jogar.

Tanto é verdade que o Linux é muito mais usado profissionalmente, que os
computadores com melhor suporte de hardware são precisamente as máquinas
profissionais.
Nomeadamente: DELL e LENOVO

Ubuntu Desktop certified hardware | Ubuntu

E ainda mais que isso: ver impressoras.
As impressoras são fundamentais nos ambientes profissionais. Como tal, é muito
fácil ver disponíveis os drivers para Linux nos sites das próprias marcas de
impressoras.

Ou seja... resumindo...

Se essa cena do "mercado pequeno" de "apenas 2% nos desktops" fosse verdade,
então não seriam apenas as marcas das gráficas de jogos a terem problemas com
o Linux. Do mesmo modo, pela mesma linha de pensamento, se a quota de mercado
de um produto fosse justificação para tudo, o Windows Phone não teria aplicações
nenhumas.

Não tem a ver com a quota de mercado do Linux, tem a ver com o mercado dos
fabricantes.
Do mesmo modo que não tem a ver com a quota de mercado do Windows Phone,
tem a ver com o mercado dos produtores de aplicações.
Tal como a quota pequena do BlackBerry nunca impediu de ter aplicações aos
pontapés... destinadas a profissionais.

Outro exemplo, da própria NVIDIA:
https://en.wikipedia.org/wiki/Nvidia
In addition to GPU manufacturing, Nvidia provides parallel processing capabilities to researchers and scientists that allow them to efficiently run high-performance applications. They are deployed in supercomputing sites around the world.
E os super-computadores correm o quê?
Exacto: LINUX!
https://en.wikipedia.org/wiki/Supercomputer_operating_systems
Since the end of the 20th century, supercomputer operating systems have undergone major transformations, as fundamental changes have taken place in supercomputer architecture.[SUP][1][/SUP] While early operating systems were custom tailored to each supercomputer to gain speed, the trend has been to move away from in-house operating systems to the adaptation of generic software such as Linux.

https://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems#Supercomputers
[TABLE="class: wikitable"]
[TR]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Source[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Date[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Method[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Linux[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Unix[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Mixed[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Microsoft Windows[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]BSD based[/TH]
[TH="bgcolor: #F2F2F2, align: center"]References[/TH]
[/TR]
[TR]
[TD]TOP500[/TD]
[TD]November 2013[/TD]
[TD]Systems share[/TD]
[TD]96.4%[/TD]
[TD]2.2%[/TD]
[TD]0.8%[/TD]
[TD]0.4%[/TD]
[TD]0.2%[/TD]
[TD][SUP][33][/SUP][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]TOP500[/TD]
[TD]November 2013[/TD]
[TD]Performance share[/TD]
[TD]98.0%[/TD]
[TD]1.4%[/TD]
[TD]0.47%[/TD]
[TD]0.13%[/TD]
[TD]0.05%[/TD]
[TD][SUP][33][/SUP][/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Portanto, não tem a ver com a pseudo-quota de 2% do Linux nos desktops.
Tem a ver com a provável quota de 0,0000000001% do Linux nos... JOGOS!!!

Eu citei o que o Bolide disse, que se referiu precisamente a 2% de quota nos desktops. Não dos computadores como um todo.
E como eu referi, o que interessa não é o mercado ser pequeno em número de utilizadores, mas sim o binómio nº de utilizadores/lucro por utilizador. Já agora, se de facto a Nvidia não se interessa pelo Linux porque não há jogos, impõe-se a pergunta: porque é que não há jogos no Linux?

Eu citei o que o Bolide disse, que se referiu precisamente a 2% de quota nos desktops. Não dos computadores como um todo.
E como eu referi, o que interessa não é o mercado ser pequeno em número de utilizadores, mas sim o binómio nº de utilizadores/lucro por utilizador. Já agora, se de facto a Nvidia não se interessa pelo Linux porque não há jogos, impõe-se a pergunta: porque é que não há jogos no Linux?

Enganas-te redondamente. Não sei há quanto tmpo não te actualizas mas a Steam já tem cliente Linux há uns meses e já há muitas empresas a criar imensos jogos com suporte para linux (até stão a desenvolver uma distro só deles, o SteamOS, para usarem em consolas próprias e a própria NVIDIA tem o NVIDIA Shield baseado em Android, que tem por base... Linux!):

Featured Linux Games

Já tens Football Manager para Linux, a Valve já começou a converter bastantes dos jogos deles para Linux, há novos motores de jogo que incluem suporte para correrem tanto em Linux, Windows ou Mac sem grandes sacrifícios.

E, recentemente, a própria NVIDIA comprometeu-se a melhorar imenso os drivers e está a cumprí-lo, a tecnologia Optimus já está a ser melhorada para eles nos drivers para Linux, muitos jogos já correm tão rápido ou mais do que em Windows.

Portanto, os game changers para mim neste momento é o facto de tanto a Steam, a Valve e o Android serem enormes players de mercado estarem a empurrar NVIDIA a repensar a estratégia e a agir! Só ganhamos nós [kiss]

A passo e passo o Linux vai ganhando cada vez mais importância do lado do Desktop pessoal, eu sempre disse isto e sempre defendi que o catalizador não iam ser os fabricantes de hardware mas sim os gigantes de software que se mexessem para colocar software altamente utilizado no Linux sendo os grandes drivers os fabricantes de jogos.

A verdade é que eu ainda tenho uma réstia de esperança que a Microsoft perca a cabeça e lance uma versão para Linux [:D] Aí sim veria muito mais gente a mudar e veria também os fabricantes de hardware a adoptarem uma estratégia mais agressiva para tornarem o seu hardware compatível com Linux logo à saída de fabrica [:cool:]

Última edição:

Haver há... tal como no OS X.
O problema é que são sistemas que sempre estiveram associados ao aspecto mais
profissional da sua utilização. Ou seja, ninguém compra um OS X para jogar, certo?
Não quer dizer que, quem tenha um OS X para trabalhar, não possa jogar... mas
o objectivo da compra raramente é para jogar. Linux é a mesma coisa. Quem usa
Linux é normalmente com o objectivo de trabalhar.

De qualquer modo, há por aí uns movimentos que pretendem colocar o Linux na
guerra das máquinas de jogos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Steam_(software)

https://en.wikipedia.org/wiki/Linux_gaming

(...)

A verdade é que eu ainda tenho uma réstia de esperança que a Microsoft perca a cabeça e lance uma versão para Linux [:D] Aí sim veria muito mais gente a mudar e veria também os fabricantes de hardware a adoptarem uma estratégia mais agressiva para tornarem o seu hardware compatível com Linux logo à saída de fabrica [:cool:]

Já andam a fazer telemóveis Android (Linux)... pelo que não deve faltar muito até
que a Microsoft volte às suas origens UNIX... sim, porque a Microsoft começou com
um sistema UNIX-like, e não com o MS-DOS e depois o Windows.

https://en.wikipedia.org/wiki/Xenix
https://en.wikipedia.org/wiki/MS-DOS

XENIX: 1980
MS-DOS: 1981

Ah, pois é...
[;)]

Uma perguntita....
no meio das discussoes filosóficas [:D]

Andava aqui nas minhas leituras sobre o linux para me ambientar com a linha de comandos e etc e dei de caras com uma coisa de que ja tinha ouvido falar que é o iptables
Ao principio nao tinha entradas:
Chain INPUT (policy ACCEPT)
target prot opt source destination

Chain FORWARD (policy ACCEPT)

Chain OUTPUT (policy ACCEPT)
mexe aqui, tira ali, ficou assim:
Chain INPUT (policy ACCEPT 0 packets, 0 bytes)
pkts bytes target prot opt in out source destination
0 0 ACCEPT all -- lo any anywhere anywhere
285 18604 ACCEPT all -- any any anywhere anywhere ctstate RELATED,ESTABLISHED
0 0 ACCEPT tcp -- any any anywhere anywhere tcp dpt:ssh
0 0 ACCEPT tcp -- any any anywhere anywhere tcp dpt:http
144 18623 DROP all -- any any anywhere anywhere

Chain FORWARD (policy ACCEPT 0 packets, 0 bytes)

Chain OUTPUT (policy ACCEPT 4 packets, 480 bytes)

A perguntita é:
Não havendo entradas, isso quer dizer o quê?
Eu estava a usar ssh para controlar comunicar atraves do terminal com a maquina(virtual) em questao. instalei o ssh-server antes. Tinha tambem instalado o apache que estava a funcionar
Portanto a porta 80 e 22 deviam estar abertas.

Ou seja, quando instalo o linux as portas estao todas fechadas, depois se instalo algum servidor, ele abre as portas.
Se desinstalar ele fecha provavelmente :)
de que serve o iptables entao? [:D]

Era só isto [:p]

Enganas-te redondamente. Não sei há quanto tmpo não te actualizas mas a Steam já tem cliente Linux á uns meses e já há muitas empresas a criar imensos jogos com suporte para linux (até stão a desenvolver uma distro só deles, o SteamOS, para usarem em consolas próprias e a própria NVIDIA tem o NVIDIA Shield baseado em Android, que tem por base... Linux!):

Featured Linux Games

Já tens Football Manager para Linux, a Valve já começou a converter bastantes dos jogos deles para Linux, há novos motores de jogo que incluem suporte para correrem tanto em Linux, Windows ou Mac sem grandes sacrifícios.

E, recentemente, a própria NVIDIA comprometeu-se a melhorar imenso os drivers e está a cumprí-lo, a tecnologia Optimus já está a ser melhorada para eles nos drivers para Linux, muitos jogos já correm tão rápido ou mais do que em Windows.

Portanto, os game changers para mim neste momento é o facto de tanto a Steam, a Valve e o Android serem enormes players de mercado estarem a empurrar NVIDIA a repensar a estratégia e a agir! Só ganhamos nós [kiss]

A passo e passo o Linux vai ganhando cada vez mais importância do lado do Desktop pessoal, eu sempre disse isto e sempre defendi que o catalizador não iam ser os fabricantes de hardware mas sim os gigantes de software que se mexessem para colocar software altamente utilizado no Linux sendo os grandes drivers os fabricantes de jogos.

Eina cum carago!!!!!!!!!!!!!!!!![kiss]

Essa eu não sabia!!!

Uma perguntita....
no meio das discussoes filosóficas [:D]

Andava aqui nas minhas leituras sobre o linux para me ambientar com a linha de comandos e etc e dei de caras com uma coisa de que ja tinha ouvido falar que é o iptables
Ao principio nao tinha entradas:

mexe aqui, tira ali, ficou assim:

A perguntita é:
Não havendo entradas, isso quer dizer o quê?
Eu estava a usar ssh para controlar comunicar atraves do terminal com a maquina(virtual) em questao. instalei o ssh-server antes. Tinha tambem instalado o apache que estava a funcionar
Portanto a porta 80 e 22 deviam estar abertas.

Ou seja, quando instalo o linux as portas estao todas fechadas, depois se instalo algum servidor, ele abre as portas.
Se desinstalar ele fecha provavelmente :)
de que serve o iptables entao? [:D]

Era só isto [:p]

Qual é a disto que usas?

O iptables é a firewall básica do Linux. Se não estou em erro, quando está vazia é porque está "desactiva", ou seja, deixa passar tudo, entrada e saída :)
Quando tem as entradas que mostraste é poque foi re-configurada para aumentar a segurança.

Será lógico que, caso não tenhas as portas abertas ao instalar certo software que precisa delas acessíveis, o instalador de software possa precisar de as abrir. Não sei se a 80 fechará quando desinstalares o Apache, mas o do SSH-server é bem capaz de ser fechada mas como não tenho a certeza nem fui pesquisar, não ponho as mãos no fogo.

De qualquer das formas, se instalares sem ser por pacotes, no manual de instrução de cada software deve indicar a necessidade de modificar o iptables para garantires que as ligações possam ser establecidas.

Ainda no outro dia estava a montar um VPS à minha maneira, instalo as cenas todas que me dão jeito, apache, php, mysql, pma, roundcube, crio um servidor de emails com o devcot e postfix...

Chego ao fim, já com as cenas de DNS resolvidas e dominios a apontar para a nova máquina (e algum tráfego) - "epa acho me esqueci de alguma coisa...", oops, iptables sem nenhuma config, deixa lá tratar disto [:D]. No fim deixei o bixo assim, mas ainda lhe devo dar uma volta com alguém que perceba mais disto que eu:

Geralmente deixo o bixo assim:
target prot opt source destinationACCEPT all -- anywhere anywhere
ACCEPT tcp -- anywhere anywhere tcp dpt:ssh
ACCEPT tcp -- anywhere anywhere multiport dports ssh,smtp,http,https
ACCEPT icmp -- anywhere anywhere
ACCEPT all -- anywhere anywhere state RELATED,ESTABLISHED
ACCEPT tcp -- anywhere anywhere tcp dpt:imap
DROP all -- anywhere anywhere

Última edição:
Haaaa bendito linux.

Tirei umas férias de computador mas só resisti durante a manhã. Ao início da tarde lá fui desenterrar um portátil velho com Vista aqui da casa de férias . Jezz que isto não andava nem por nada... Parecia possuído.[:D]
Ligado ao freenet da santa terrinha lá consegui sacar o Lubuntu a 150kb/sec em meia hora ( melhor q nada). Montar um pendrive e transformar este caco velho numa máquina.

apr:) Não há dúvida que o linux é um espetáculo para estas coisas.

Vamos lá ver se isto dá para jogar ao jogo dos pinguins que é 100% flash [:D] ( se não sabem o que é, significa que são uns homens totalmente livres[:)])

Lubuntu, Xubuntu, Zorin, etc, podem ser óptimas soluções para computadores antigos, sobretudo agora que o suporte ao Windows XP acabou, ao contrário daquelas distros, que vão sendo sempre actualizadas.

bye bye Windows XP, welcome Lubuntu 13.10 ou então... não
bye bye windows Vista, welcome Ubuntu 13.10, ou então... não.

ou então não, significa apenas que está por horas a saída da release LTS 14.04 a sair do forno para ambos.

bye bye Windows XP, welcome Lubuntu 13.10 ou então... não
bye bye windows Vista, welcome Ubuntu 13.10, ou então... não.

ou então não, significa apenas que está por horas a saída da release LTS 14.04 a sair do forno para ambos.

Se instalares a daily build ela não é actualizada para a RTM quando sair?

Nem eu!!!!

Axxantis, tenho pena que nao te tenha resultado comodo a troca por linux.
Eu estou muito satisfeito, mas possivelmente porque tenho "um ferro velho"...

Também eu! Agora que voltei ao Windows estou constantemente com uma impressão de falta de segurança. É como se estivesse a conduzir sem cinto![:D]

Lubuntu, Xubuntu, Zorin, etc, podem ser óptimas soluções para computadores antigos, sobretudo agora que o suporte ao Windows XP acabou, ao contrário daquelas distros, que vão sendo sempre actualizadas.

Volto a frisar que para sistemas um pouco mais antigos têm sempre o LXLE:

Revive that old PC! < The LXLE Desktop

- Light on resources; Heavy on functions.
- Always based on Ubuntu/Lubuntu LTS.
- Uses an optimized LXDE user interface.
- Four familiar desktop layout paradigms.
- Prudent full featured Apps preinstalled.
- Latest stable versions of major software.
- Added PPA's extends available software.
- Updated LXDE system components.
- Weather, Aero Snap, Quick Launch
- Random Wallpaper, Panel Trash access
- Theme consistency throughout system.
- 100 gorgeous wallpapers preinstalled.
- Numerous other tweaks/additions.
- Stable and rock solid performance.
- 32 and 64 bit OS versions available.
- Boots & is online in less than 1 minute.

Última edição:
Screenshot_16_04_2014_20_04_50.jpg

Bolide....vê lá se há aqui algum ícone estranho.....[:p]

Sabes para que serve aquele vermelhinho que diz G+ ?
Ou aquele que tem um "31"...sabes o que é?[:p]

Voltar
Superior