O tópico do linux

Por acaso dá para muitas coisas, e Powershell ainda mais, muitos dos comandos até são iguais ao unix, mas não deves conhecer. [:p]

Procuraste no GOOGLE, foi?
[:)]

Pois... no Linux/OS X é de origem.
[:)]

A linha de comandos é tão má, tão má, que até a Microsoft tem.
[:)] [:)] [:)]

E realmente, o "powershell" é para principiantes... de "power" não tem nada, quando
comparado com UNIX. É que, para dizeres "muitos dos comandos até são iguais ao unix",
é porque não compreendes mesmo do que se está aqui a falar.

Cygwin, já ouviste falar?

Aproveito que estão ca todos e exponho uma questão, na esperança que alguem saiba ajudar:

Estou a instalar o linux mint como guest numa virtual box, que está instalada tambem no linux mint :)
A ideia é poder experimentar com o SO sem mexer no original.
No entanto o guest está demasiado lento, as janelas arrastam-se. Aparece-me tambem essa imagem a preto no canto superior direito.
Alguma sugestão?

0MC39jC.png

Obrigado :)

Última edição:
Por uma experiência negativa não quer dizer que o Linux, especialmente o Mint, seja complicado de instalar em casa.

No último ano instalei-o em vários computadores, com hardware muito diferente, e o único problema que tive até agora foi a tecla de atalho do brilho do ecrã de um portátil não funcionar, tendo que recorrer de facto à linha de comandos depois de perder 5 minutos a pesquisar o problema no google.

Por isso convém não generalizar.

Aproveito que estão ca todos e exponho uma questão, na esperança que alguem saiba ajudar:

Estou a instalar o linux mint como guest numa virtual box, que está instalada tambem no linux mint :)
A ideia é poder experimentar com o SO sem mexer no original.
No entanto o guest está demasiado lento, as janelas arrastam-se. Aparece-me tambem essa imagem a preto no canto superior direito.
Alguma sugestão?

0MC39jC.png

Obrigado :)

Tens de instalar as "guest additions". No Virtualbox vais ao Menu devices-install guest additions.

Também há anos que andam a prometer contribuir para o driver "noveau". Também prometeram acesso aos registers de modo a poder alterar o clock nativo, lá implementaram depois da Valve ter lançado o SteamOS(devem ter mexido nos cordelinhos). Infelizmente mal e porcamente, funciona de vez em quando, não reporta o clock aplicado para além de me ter crashado o sistema um par de vezes com clocks bem abaixo dos que mantinha no Windows.

Isto para nem falar do VSync bug que anda à anos para ser corrigido...

Não concordo.
Pior é passar do XP para o W8.
Ou mesmo do Vista/W7 para o W8.

Qualquer gajo que saiba usar Windows usa um Linux.

Mais facilmente se habituam a um LINUX MINT com XFCE do que a um W8.
E é necessária menos paciência para usar este do que a porcaria do W8.

Desde o W7, que me perco naquela coisa que é o "painel de controlo".

Vou mudar de emprego, e o grande "downside" é mudar de uma empresa onde se trabalha em Mac, para uma em que vai ser tudo padronizado e trabalha-se em windows, tirando isto é tudo tranquilo, mas esta questão deixa-me "doente".

Não há razão nenhuma para que o Debian seja mais estável que o Mint.
Portanto, se achaste isso, foi porque fizeste alguma asneira no Mint.

Sinceramente, acho que andaste a tratar o Linux como se fosse Windows.
E foi esse o teu problema.

Isso de tratar o Linux como se fosse o Windows quer dizer o quê, exactamente?

Desde o W7, que me perco naquela coisa que é o "painel de controlo".

Vou mudar de emprego, e o grande "downside" é mudar de uma empresa onde se trabalha em Mac, para uma em que vai ser tudo padronizado e trabalha-se em windows, tirando isto é tudo tranquilo, mas esta questão deixa-me "doente".

BYOD...
https://en.wikipedia.org/wiki/Bring_your_own_device

Normalmente envio os documentos em PDF.
Hoje pediram-me para enviar em DOC, porque no Windows não podem anotar docs em PDF.

A minha resposta?
Enviei o doc em DOC, e deixei recado:
"Em OS X o leitor de PDF que vem de origem permite anotar PDFs".

Sinceramente?
OS X e Linux são sistemas operativos produtivos.
Windows nem por isso...

Nem sei como é que alguém consegue usar Windows para trabalhar...

BYOD...
https://en.wikipedia.org/wiki/Bring_your_own_device

Normalmente envio os documentos em PDF.
Hoje pediram-me para enviar em DOC, porque no Windows não podem anotar docs em PDF.

A minha resposta?
Enviei o doc em DOC, e deixei recado:
"Em OS X o leitor de PDF que vem de origem permite anotar PDFs".

Sinceramente?
OS X e Linux são sistemas operativos produtivos.
Windows nem por isso...

Nem sei como é que alguém consegue usar Windows para trabalhar...

Compreendo, de futuro talvez. Ando em poupanças, não posso comprar o meu próprio Mac agora, o que tenho é-me facultado pela minha actual empresa.

BTW: Aqui nem a documentação é feita usando ferramentas MS, e a produtividade é alta (e malta de software detesta escrever).

Instalar drivers.
Por exemplo.

Estás enganado. Os problemas que tive quer com a placa da Nvidia, quer com a placa wireless, já foram problemas, secundários, por assim dizer. No que diz respeito à placa wireless foi quando andei a investigar porque é que a perfromance samba/cifs era tão fraca e apercebi-me que ela se ligava a 65mbps quando em windows se liga a 150mbps.
No caso da placa gráfica, foi tweaking puro e simples. Para aquilo que faço no dia-a-dia a gráfica SOC da Intel chega perfeitamente mas lá está, se eu tenho uma Nvidia no computador, acho que devo poder utilizá-la. Por acaso até a consegui pôr a funcionar recorrendo ao bumblebee, mas a forma como isso está implementado é pouca prática.

Eu estava mesmo interessado em dar uma oportunidade ao Linux, e é com muita pena que regresso ao Windows, simplesmente nestas 5 ou 6 semanas havia sempre qualquer coisinha que faltava resolver, qualquer coisinha que não funcionava bem.

Mas de facto a gota de água foi o desempenho em samba/cifs. Admito que se conseguisse os mesmos 14 ou 15 MB/s que tenho no windows e não os 3, 4 com sorte, ter-me ia mantido no Linux, mas como tenho filmes vários num disco de rede e os vejo por streaming precisava mesmo de ter mais velocidade.

Última edição:
Compreendo, de futuro talvez. Ando em poupanças, não posso comprar o meu próprio Mac agora, o que tenho é-me facultado pela minha actual empresa.

BTW: Aqui nem a documentação é feita usando ferramentas MS, e a produtividade é alta (e malta de software detesta escrever).

Ultimamente tenho usado apenas o Mac.
Aliás, o meu médico proibiu-me de usar software Microsoft.

Uso o Mail, Calendar, Reminders, Pages, Keynote, e uns programas que comprei
na App Store (OmniGraffle e OmniPlan). São as minhas ferramentas do dia-a-dia.

Só tenho pena do iWork não ter opção de usar o formato ODF...

Ultimamente tenho usado apenas o Mac.
Aliás, o meu médico proibiu-me de usar software Microsoft.

Uso o Mail, Calendar, Reminders, Pages, Keynote, e uns programas que comprei
na App Store (OmniGraffle e OmniPlan). São as minhas ferramentas do dia-a-dia.

Só tenho pena do iWork não ter opção de usar o formato ODF...

Por aqui também se usa o OmniGraffle, mas os documentos em si são feitos em Asciidoc/docbook. Tirando os idos tempos da universidade, só trabalhei em Mac, e a diferença é brutal. Como tu dizes, aqui produz-se, num windows perde-se tempo [;)].

Voltar
Superior