O tópico do linux

BrunoGrilo, desculpa só responder agora a isto, mas tinha-me passado completamente o teu post.

O ipod em questão é um nano de 3a geração.

E para ajudar a minha amiga deparei-me com um problema do material apple mais recente com o linux. Há um bug na autenticação e o iphone entra em loop de segurança [8b]

Acabei por ter de usar um portátil com win8 e meter o itunes :sh) Mas resolvi o problema e de qualquer modo o banshee funciona bem com o meu ipod sem precisar do lixo do itunes [:D]

E tenho uma pergunta para ti(não sei se já terás respondido). O widget de rádio que tens do desktop, de que aplicação é e como activas isso?

Tentei na semana passada meter umas aplicações de rádio mas não consegui (1) meter rádios tugas nem (2) ter um widget funcional como o que tens. O mais perto que conseguia era o icone na tray :sh)

BrunoGrilo, desculpa só responder agora a isto, mas tinha-me passado completamente o teu post.

O ipod em questão é um nano de 3a geração.

E para ajudar a minha amiga deparei-me com um problema do material apple mais recente com o linux. Há um bug na autenticação e o iphone entra em loop de segurança [8b]

Acabei por ter de usar um portátil com win8 e meter o itunes :sh) Mas resolvi o problema e de qualquer modo o banshee funciona bem com o meu ipod sem precisar do lixo do itunes [:D]

E tenho uma pergunta para ti(não sei se já terás respondido). O widget de rádio que tens do desktop, de que aplicação é e como activas isso?

Tentei na semana passada meter umas aplicações de rádio mas não consegui (1) meter rádios tugas nem (2) ter um widget funcional como o que tens. O mais perto que conseguia era o icone na tray :sh)

Não há problema ora essa![;)]

Esse do icone do tray que falas é uma app chamada Radio tray.
Gosto muito da radio Groove Salad desse by the way...

Basicamente tens de instalar os screenlets
Depois abres o screenlets (vai aparecer no menu como uma aplicação normal) manager e há um que é radio....fazes launch screenlet....só isto.
Caso queiras que apareça sempre que ligas o PC tens de ticar a Launch on login e assim quando ligares o PC vai aparecer sempre.
Se não o fizeres, quando voltares a ligar o PC, não vai aparecer![;)]

Acho que fiz um update das estações ou adicionei o link de streming da TSF....não me lembro...mas logo á noite vejo isso se não conseguires.

Atenção que nem todos os screenlets funcionam porque deixaram de ser actualizados, mas o weather, radio, clock e mais uns quantos, funcionam bem.

sudo apt-get install screenlets-pack-all

Última edição:
Não há problema ora essa![;)]

Esse do icone do tray que falas é uma app chamada Radio tray.
Gosto muito da radio Groove Salad desse by the way...

Basicamente tens de instalar os screenlets
Depois abres o screenlets (vai aparecer no menu como uma aplicação normal) manager e há um que é radio....fazes launch screenlet....só isto.
Caso queiras que apareça sempre que ligas o PC tens de ticar a Launch on login e assim quando ligares o PC vai aparecer sempre.
Se não o fizeres, quando voltares a ligar o PC, não vai aparecer![;)]

Acho que fiz um update das estações ou adicionei o link de streming da TSF....não me lembro...mas logo á noite vejo isso se não conseguires.

Atenção que nem todos os screenlets funcionam porque deixaram de ser actualizados, mas o weather, radio, clock e mais uns quantos, funcionam bem.

sudo apt-get install screenlets-pack-all

logo em casa já experimento [:cool:]

gracias!

Boa gente:

Agora que me ando a ambientar com o linux, queria experimentar e montar uma maquina aqui em casa só para instalar linux e "brincar" um bocado:
Instalar uns servidores, Apache, etc...

Ando a tentar comprar uma máquina barata e em segunda mão.
Quais seriam os requisitos mínimos de hardware para uma máquina destas?
Há alguma característica especifica que tenha de ter em atenção?

Obrigado

Boa gente:

Agora que me ando a ambientar com o linux, queria experimentar e montar uma maquina aqui em casa só para instalar linux e "brincar" um bocado:
Instalar uns servidores, Apache, etc...

Ando a tentar comprar uma máquina barata e em segunda mão.
Quais seriam os requisitos mínimos de hardware para uma máquina destas?
Há alguma característica especifica que tenha de ter em atenção?

Obrigado

Para servidor, precisas de pouco se quiseres usar apenas em modo de texto.
Achas que consegues usar Linux (UNIX) em modo de texto (comandos) única e
exclusivamente?

Se conseguires, o meu conselho está uns posts mais atrás.
No caso do CentOS 6 teria de ser o Minimal Install (só modo de texto).
No caso do Ubuntu Server já é apenas modo de texto.

Tipicamente estes sistemas funcionam na boa com apenas 1 GiB de RAM e
com menos de 8 GiB de disco. Ou bem menos. Mas como queres meter
serviços nisso, talvez 1 GiB de RAM e mais de 8 GiB de disco seja melhor
(dependendo dos ficheiros que lá queiras colocar).

Tenho um servidor em casa a ocupar 9 GiB de disco. Sendo que 1GiB são
e-mails. Para além disso ainda tem uma base de dados a ocupar espaço,
e mais umas coisitas. E não é Minimal Install, ou seja, é uma instalação
com ferramentas gráficas. Portanto, uma instalação normal ocupa menos
de 8 GiB de disco. Uma instalação mínima (só texto) ocupa bem menos.

Tenho um outro servidor a ocupar 14 GiB de disco. Mas esse tem bastantes
coisas mais. Para além de bases de dados, é ainda repositório de SVN. Ou
seja, tenho lá uma cópia de muitos trabalhos e alterações (versões antigas)
desde há uns anos para cá.

O problema do modo de texto é que tens de configurar tudo via linha de
comando. Normalmente isto é para quem sabe muito disto. Eu aprendi
UNIX ainda estava no IST (anos 80), e tenho usado desde então (a nível
profissional e pessoal). Ainda assim, sou um amador nisto, porque não é
o meu core-business. Para mim são apenas plataformas que uso a nível
profissional, e como hobby a nível pessoal.

Se tiveres problemas com o modo de texto, podes instalar o CentOS 6 em
modo normal (gráfico). Mas aí necessitas de mais recursos na máquina.
Ainda assim, não deverá ser muito mais. Um pouco mais de disco, e podes
usar com 1 GiB de RAM na mesma, embora 2 GiB talvez fosse melhor.

Agora, a quantidade efectiva de RAM e de disco que necessites depende
do que pretendes efectivamente fazer com o servidor. Ou seja, que tipo de
serviços pretendes lá correr.

Se for serviços básicos (HTTP, SMTP, IMAP, SSH, etc.) basta o mínimo de
RAM.

Disco depende do que lá quiseres armazenar.

A procura por um PC usado nao se tem mostrado muito frutífera, até ja me tentaram burlar no OLX.
Um gajo atura com cada uma :)

Tenho este PC que esta com LinuxMint a correr suave e tenho um desktop que tem o windows 7 instalado.
Por agora não queria desfazer-me do windows. O software é de origem e vem com aqueles discos para reposição de fábrica. se fizer um format naquilo, tenho a ideia que nao posso voltar a instalar o windows de raíz.

Estava a pensar criar uma partição para instalar um linux naquela maquina, mas já ouvi comentários que os dois SO no mesmo PC nao funcionam muito bem.
Que experiência têm dessa situação?

Obrigado

Desculpem o desabafo, mas estou absolutamente f..lixado com o Linux Mint Xfce. Pensei que tinha encontrado uma plataforma estável, mas os problemas têm sido tantos, sobretudo hoje, que começo a ter saudades do Windows.
Além dos problemas que já relatei por aqui, verifiquei ser simplesmente impossível montar um disco ligado ao Airport Extreme. Algo que se faz de uma penada no windows, no Ipad, etc, não dá no Mint! E o mais estúpido é que consigo aceder-lhe pela rede no próprio linux, mas fazer o mount... tá quieto!

Mas o pior nem foi isso. O sistema tem 3 semanas de instalação e já anda todo instável. O desempenho em rede é muito incerto, já vi mais de não sei quantas vezes a caixa "program might be busy and is not responding...", o Thunar agora mesmo deixou de funcionar, o wallpaper desapareceu sozinho, enfim...

Nas minhas buscas pela net tenho reparado que não sou o único, e há mesmo gente que se atreve a dizer que o Windows é mais estável que o Linux!

Em suma, estou muito desiludido com isto, porque pensei ter instalado uma coisa que dava um certo trabalho a configurar, sim sr., mas que uma vez configurada ficaria estável. Bom, enganei-me redondamente. Para ser muito sincero, neste momento até já tenho vontade de voltar a instalar o Windows...[8b]

Alguém é capaz de me indicar se é possível abrir sites que requerem Silverlight no Ubuntu 14.04? Já tentei uma ou duas soluções que encontrei na net, mas são instruções muito antigas e não funcionam..

É que o site da plataforma que uso para transaccionar acções só funciona com Silverlight.. [8b]

Desculpem o desabafo, mas estou absolutamente f..lixado com o Linux Mint Xfce. Pensei que tinha encontrado uma plataforma estável, mas os problemas têm sido tantos, sobretudo hoje, que começo a ter saudades do Windows.
Além dos problemas que já relatei por aqui, verifiquei ser simplesmente impossível montar um disco ligado ao Airport Extreme. Algo que se faz de uma penada no windows, no Ipad, etc, não dá no Mint! E o mais estúpido é que consigo aceder-lhe pela rede no próprio linux, mas fazer o mount... tá quieto!

Mas o pior nem foi isso. O sistema tem 3 semanas de instalação e já anda todo instável. O desempenho em rede é muito incerto, já vi mais de não sei quantas vezes a caixa "program might be busy and is not responding...", o Thunar agora mesmo deixou de funcionar, o wallpaper desapareceu sozinho, enfim...

Nas minhas buscas pela net tenho reparado que não sou o único, e há mesmo gente que se atreve a dizer que o Windows é mais estável que o Linux!

Em suma, estou muito desiludido com isto, porque pensei ter instalado uma coisa que dava um certo trabalho a configurar, sim sr., mas que uma vez configurada ficaria estável. Bom, enganei-me redondamente. Para ser muito sincero, neste momento até já tenho vontade de voltar a instalar o Windows...[8b]

Isso é estranho!
Comigo sempre correu tudo bem! Nunca tive instabilidade!

Instalei o Mint no PC do meu irmão e até agora parece-me estar bem (ele tambem é só ouvir musica, facebook e pdf's). Se aguentar mais um mês sem ele me estar sempre a chamar para corrigir alguma coisa leva o meu carimbo de SO robusto [:D].

Alguém é capaz de me indicar se é possível abrir sites que requerem Silverlight no Ubuntu 14.04? Já tentei uma ou duas soluções que encontrei na net, mas são instruções muito antigas e não funcionam..

É que o site da plataforma que uso para transaccionar acções só funciona com Silverlight.. [8b]
Tenta procurar no google, eu usava se não estou em erro o moonlight, sei que existe mais um.
O meo go também era preciso e consegui meter a funcionar.

Enviado do meu Vodafone 975 através de Tapatalk

Isso é estranho!
Comigo sempre correu tudo bem! Nunca tive instabilidade!

Já consegui resolver os problemas todos, com excepção da montagem no disco do Aiport no fstab. Mas o que me chateia é precisamente ter que me chatear com isto. A tecnologia já devia estar suficientemente avançada para que as coisas se conseguissem configurar com estabilidade sem ter que andar sempre a meter as mãos na massa. Do ponto de vista do software ainda há um longo caminho a percorrer. Provavelmente estou mal habituado pela Apple, apesar de ela própria ainda estar longe da perfeição.

Bem, a lista nunca mais acaba. O Mint continuo com muitos problemas, sobretudo no acesso à minha rede de discos e NAS. Funciona no protocolo samba/cifs e o que eu reparei é que o Mint estava a lidar muito mal com as comunicações. As janelas do gestor de ficheiros demoravam muito a abrir pastas, a velocidade de transferência era lenta, etc. Resolvi reinstalar o Mint 15 XFCE todo de raíz. Isto pareceu resolver os problemas de lentidão e tudo parecia bem... Até que desliguei o computador, fui almoçar, e quanto o volto a ligar fiquei sem acesso à placa de rede wifi!!! Sem ter feito nada! Note-se que a placa está bem. Basta arrancar com o Live CD e tudo funciona bem. Conclusão: Acho que não vou dar terceira oportunidade a isto.

Isso é tudo muito estranho.
Até hoje não tive nenhum desse problemas e o meu portátil já é bem velhote!

..."As janelas do gestor de ficheiros demoravam muito a abrir pastas, a velocidade de transferência era lenta
acesso à placa de rede wif
i..."

Isso é tudo muito estranho.
Até hoje não tive nenhum desse problemas e o meu portátil já é bem velhote!

..."As janelas do gestor de ficheiros demoravam muito a abrir pastas, a velocidade de transferência era lenta
acesso à placa de rede wif
i..."

Por ethernet era mais ou menos a mesma coisa. Entretanto já consertei o wifi. Por uma razão qualquer que desconheço, o acesso ao wlan0 ficou bloqueado por software. Tive que fazer o comando "sudo rfkill ublock wifi" e tudo voltou à normalidade...
Mas o que é curioso no meio disto tudo é que ainda não tive qualquer problema que mais ninguém tenha tido. Buscando na net há sempre gente com os mesmos problemas e graças a isso tenho conseguido resolvê-los.
Sobre o samba também já percebi que a sua implentação no linux não se dá bem com domínios de nome diferente de "WORKGROUP". Uma vez mais lá tive que editar o smb.conf à mão para convencer o sistema de que o nome de domínio da minha rede é outro.

Fazendo um update: afinal os problemas com o wifi não ficaram resolvidos. A conexão estava a cair de 15 em 15 minutos, mais ou menos. o iwconfig dava "tx excessive retries" de 2 em 2 minutos. Seguindo umas opiniões foruns da net, removi o network-manager e instalei o wicd. Parece que resolveu. Pelos vistos o network-manager que vem com o Mint não se dá bem com placas wireless da Atheros.

Voltar
Superior