Agora uso Ubuntu no trabalho...
(...)
Bem... só me vens dar razão... as coisas estão a mudar.
[

]
Quanto ao resto...
Não dizes qual a versão nem o DE (Desktop Environment) que estás a usar. É que os sistemas
LINUX não são como o Windows, onde és obrigado a usar o que eles te vendem. Aqui tu escolhes
uma distribuição, dentro da distribuição escolhes o ambiente (DE), e escolhes as aplicações que
queres usar para cada função (gestor de ficheiros, por exemplo).
Se estiveres a usar o DE UNITY, tens aí a razão pela qual o UBUNTU ter caído de 1º para 3º ou 4º
na popularidade do DistroWatch. Tal como eu referi em vários posts, o Gnome 3 (o Fedora caiu de
2º para 6º) e o Unity não são ambientes úteis para trabalhar (são ambientes mais orientados ao
TOUCH, tal como o METRO no W8).
Seja como for...
Multimonitor
Em princípio essas coisas podem ser configuradas. Eu não uso Unity nem Gnome 3, uso XFCE,
e em XFCE podes activar e desactivar todos os comportamentos que quiseres. E se usares o
Compiz com o XFCE (ou outro), ainda mais configurações tens.
Eu uso Fedora 14 com XFCE em casa, Linux Mint 14 com XFCE no trabalho, ambos os locais com
multimonitor, e não tenho quaisquer problemas. Aliás, até funciona MUITO bem. Até janelas
maximizadas eu consigo arrastar de um monitor para outro, ficando maximizadas no outro monitor,
sem ser necessário restaurar primeiro e maximizar depois do arrasto.
Bloqueio
Mais uma vez... no LINUX não há apenas uma aplicação de screen saver, pelo que depende de
qual usas.
Pessoalmente não uso screen saver (qual o propósito? continuar a gastar energia e manter o CPU
ocupado? ou mostrar que se tem um screen saver bonito? é que de "saver" não tem nada... a menos
que se trate de um CRT do século passado). Na gestão de consumo mando apenas desligar o monitor,
e para bloqueios uso uma tecla de atalho para bloquear a sessão... ou fecho a tampa do portátil e
fica em suspensão, o que ainda poupa mais.