O tópico do linux

Desculpa a ignorância, mas qual é o caminho da pasta de um drive externo ou de cartão de memória?
Andei à procura, e não consegui abrir o terminal na pasta do cartão.

Já agora, aproveito para colocar aqui o que aparece quando acedo ao cartão:

windows screen capture

Abre um terminal e escreve df -h e posta aqui o resultado.

Já agora escreve cat /etc/fstab e posta também o resultado.

(...)
Tentei usar a tua linha de comandos e não consigo pôr o nome correcto da pasta do SD para fazer a cópia.

NOTA:
Lê primeiro o post TODO!!!
Pode estragar ainda mais o cartão.

Na consola:

Código:
su

Deverá pedir a password da ROOT (em princípio, se não mudaste,
será igual à primeira conta que criaste).

Sendo USERNAME o nome de utilizador com o qual fazes login:
Código:
cd /media/USERNAME
ls -al

Deverás ter aí um directório onde está o cartão montado.

Se não tiveres permissões, faz cd para esse directório, e depois
faz:
attachment.php

Código:
ERRO ERRO ERRO ERRO
não está a aceitar duas chavetas seguidas já coloco uma imagem
chmod.jpg

De qualquer modo, o facto de conseguires ver a estrutura de directórios
não quer dizer que o conteúdo esteja fisicamente disponível no cartão.
Havendo uma falha a meio da escrita, e sendo o cartão num formato
Microsoft (FAT ou NTFS), todo o cartão pode ficar inacessível (ao contrário
do LINUX que faz JOURNALING em EXT3/4).
Journaling file system - Wikipedia, the free encyclopedia
Comparison of file systems - Wikipedia, the free encyclopedia

E eu penso que efectivamente terás um cartão com a estrutura de
ficheiros corrompida por uma falha a meio da escrita. Nesse caso,
poderás tentar recuperar o conteúdo lendo o cartão todo, em lugar
de tentar seguir a estrutura de ficheiros.
utilities - How to recover data from a bad SD card? - Unix & Linux Stack Exchange

Última edição:
Augustus, SenhorVX e Nuno

Obrigado aos 3 pela ajuda. Mas ainda não tive tempo para resolver isto.
Quando tiver tempo e oportunidade irei estudar toda a informação que partilharam e direi o resultado. [;)]

Pessoal preciso de uma pequena ajuda, meti uma amiga a usar no netbook dela o linux mint numa pen bootable e ela adorou, para 90% do que ela usa chega e é bem mais rápido que o W7 que bem no PC, agora eu ofereci-me para instalar no disco e qd vou ver ele já tem 4 partições primárias, o que posso fazer para dar a volta a isto?

semttulorfc.png

Se o PC fosse meu limpava a de 15GB q deve ser a recuperação de sistema e estava feito, mas disse-lhe q n ia mexer em nada disso... a partição maior está vazia mas n a queria usar toda para o linux. Qual o resultado se instalar o linux lá e depois redimensionar essa partição?

Obg

Última edição:
Que marca e modelo tem esse portátil? É recente? É que vejo aí uma partição EFI, não tenho a certeza, mas convém pesquisar sobre se esse portátil tem uma BIOS EFI e se suporta uma instalação nativa do Linux, disseste que o Live funcionou, mas não sei se a instalação nativa não vai dar problemas :(

Infelizmente, não tenho experiência a instalar Linux em computadores com esse tipo de BIOS, mas sem a marca e o modelo também não posso ajudar mais.

Falha minha, é um Asus Eee PC 1025C.

Hummm, estive a ler umas coisas por alto, podias experimentar reduzir o espaço à partição do D: e depois criar partições lógicas aí para acomodar o Linux com o GParted (gestor de partições do Linux que deve vir com o Mint) mas não apagues a partição de 15GB!!!

Não sei é o que é que vai acontecer se tentares instalar isso, apenas por causa aí dessa partição de EFI (a de 16Mb), se estiveres à vontade com isso, podes tentar fazer como te disse mas se não estiveres, era melhor teres alguém que perceba o que está a fazer para não acabares sem poder aceder ao portátil de nenhuma maneira. Não sei como é que o instalador do Mint lidará com a instalação do gestor de arranque.

Tecnicamente falando, sem ver o teu PC ao vivo não consigo perceber se o Windows está a usar as capacidades todas do EFI no que toca ao GPT (que suporta até 128 partições, embora as primeiras 4 sejam as principais) ou se está a simular a compatibilidade com MBR, para poder perceber o que fazer e se a instalação será pacífica.

Independentemente disso, se a tua amiga tem dados sensíveis aí, faz-lhe um backup disso 1º, senão arriscas-te a ficar com um "zombie" nas mãos e talvez perder os dados :(

Desculpa não te poder ajudar melhor, gostava de ter mais experiência com computadores com EFI e instalações de Linux nativas em máquinas dessas :(

A primeira coisa que tentei foi reduzir a partição D, mas quer no 7 quer no Mint n me deixa criar uma nova, mt à vontade não estou pq n é meu, mas disse-lhe para fazer um backup antes e ela disse que fez, por isso em termos de dados estou +- safo, mas tb n quero transformar isto num pisa papeis.

Como é óbvio não tens que pedir desculpa [:D], por hoje vou dormir e amanhã logo tento ler alguma coisa mais sobre isto.

Obrigado.

A chatice penso ser a partição de 16MB do EFI que está ali no fim, deverá ser por isso que não a consegues reduzir (ou consegues? Não percebi bem se a conseguiste reduzir ou se só não consegues criar). Tentaste criar uma partição extendida e não uma primária, certo?

Parece-me até que o computador veio já com esse esquema para "miná-lo" contra instalações de Linux [:D] [;)]

Agora uso Ubuntu no trabalho... devo dizer que bugs não faltam no suporte multimonitor. Tenho dois ecrãs com resoluções diferentes e o que me acontece frequentemente é tentar maximizar ou fazer snap a um lado de um monitor e a aplicação mudar de ecrã quando faço isso. Fico possesso. Outra coisa estupida é o lock screen quando deixas o computador inactivo: o ecrã desliga e supostamente está configurado para bloquear o ecrã quando isso acontece. O que realmente acontece é que eu mexo o rato, vejo o meu desktop, e só quando interajo com a interface do ubuntu é que eles se lembra de bloquear a sessão. Se porventura tiver o rato dentro de uma máquina virtual, nem sequer bloqueia, só quando clicar fora desse programa. Não estou nada bem impressionado... :sh)

No Linux n tentei mt apenas qd o tentei instalar, mas no 7 consigo reduzir e ficar com o espaço vazio mas não consigo criar a nova partição seja ela qual for.

Sei e andei lá a mexer na primeira vez que tentei instalar o linux mas sem grande sucesso pois não consegui alterar o tipo de partição da D (claro q nem precisava de alterar podia ter feito uma nova pq ela estava vazia... mas ás 4 da manhã n deu para mais) hoje como não consegui ligar por HDMI ao monitor externo em Linux e fui fazer isto no windows pq estar a trabalhar em 10" n é mt para mim, depois de passar a D para logical redimensionei e no linux formatei em ext 4, espero ter feito bem.

Neste momento tudo a funcionar:
screenshot1hn.png

Por acaso estou mesmo impressionado com este netbook, se fosse 12" ia buscar um para mim, o ecrã mate e a autonomia de 9h são qq coisa de extraordinário, com um lubuntu ficava excelente.

Última edição:
Agora uso Ubuntu no trabalho...
(...)

Bem... só me vens dar razão... as coisas estão a mudar.
[;)]

Quanto ao resto...

Não dizes qual a versão nem o DE (Desktop Environment) que estás a usar. É que os sistemas
LINUX não são como o Windows, onde és obrigado a usar o que eles te vendem. Aqui tu escolhes
uma distribuição, dentro da distribuição escolhes o ambiente (DE), e escolhes as aplicações que
queres usar para cada função (gestor de ficheiros, por exemplo).

Se estiveres a usar o DE UNITY, tens aí a razão pela qual o UBUNTU ter caído de 1º para 3º ou 4º
na popularidade do DistroWatch. Tal como eu referi em vários posts, o Gnome 3 (o Fedora caiu de
2º para 6º) e o Unity não são ambientes úteis para trabalhar (são ambientes mais orientados ao
TOUCH, tal como o METRO no W8).

Seja como for...

Multimonitor
Em princípio essas coisas podem ser configuradas. Eu não uso Unity nem Gnome 3, uso XFCE,
e em XFCE podes activar e desactivar todos os comportamentos que quiseres. E se usares o
Compiz com o XFCE (ou outro), ainda mais configurações tens.
Eu uso Fedora 14 com XFCE em casa, Linux Mint 14 com XFCE no trabalho, ambos os locais com
multimonitor, e não tenho quaisquer problemas. Aliás, até funciona MUITO bem. Até janelas
maximizadas eu consigo arrastar de um monitor para outro, ficando maximizadas no outro monitor,
sem ser necessário restaurar primeiro e maximizar depois do arrasto.

Bloqueio
Mais uma vez... no LINUX não há apenas uma aplicação de screen saver, pelo que depende de
qual usas.
Pessoalmente não uso screen saver (qual o propósito? continuar a gastar energia e manter o CPU
ocupado? ou mostrar que se tem um screen saver bonito? é que de "saver" não tem nada... a menos
que se trate de um CRT do século passado). Na gestão de consumo mando apenas desligar o monitor,
e para bloqueios uso uma tecla de atalho para bloquear a sessão... ou fecho a tampa do portátil e
fica em suspensão, o que ainda poupa mais.

Ou isso, n percebo mt disto, tenho sempre uma pen com Mint pq já tem tudo o que são codecs e programas pronto a usar.
Neste meti Linux Mint 15 MATE 32-bit, deve haver melhor e mais leve com certeza, mas foi o que ela experimentou pq eu tinha posto na pen qd foi lançado para ver. Falei no lubuntu, mas já agora quais as diferenças para o Xubuntu?

Obg [;)]

PS: Cliente satisfeito dos ratos logitech? Estou a pensar comprar o Logitech Bluetooth® Mouse M555b

Última edição:
Ou isso, n percebo mt disto, tenho sempre uma pen com Mint pq já tem tudo o que são codecs e programas pronto a usar.
Neste meti Mint MATE 32-bit, deve haver melhor e mais leve com certeza. Falei no lubuntu, mas já agora quais as diferenças para o Xubuntu?

Obg [;)]

Xubuntu = Lubuntu = Kubuntu = Ubuntu

Muda apenas o DE (Desktop Environment).

Xubuntu usa XFCE
Lubuntu usa LXDE
Kubuntu usa KDE
Ubuntu usa Unity (antes usava Gnome 2)

Tanto XFCE como LXDE são ambientes gráficos ligeiros, consomem poucos recursos
tanto a nível de memória como de CPU. A diferença é que o XFCE está bem mais
evoluído (e também por isso consome um pouco mais recursos que o LXDE), e por isso
fica bem mais produtivo.

Screenshots - Xfce

http://lxde.org/image/tid/1

Screenshots « Xubuntu

Linuxed - Exploring Linux distros: Linux Mint 14 "Nadia" XFCE Review: Simply the best!

EDIT:

NOTA: Em qualquer um deles (Xubuntu, Lubuntu, Kubuntu, Ubuntu) podes instalar outro
DE do repositório, e ter todos os ambientes no mesmo sistema, escolhendo qual queres
usar quando fazes LOGIN. Por isso não é necessário instalar tudo de novo se quiseres
mudar de Ubuntu para Xubuntu, por exemplo.

Última edição:
Neste meti Linux Mint 15 MATE 32-bit, deve haver melhor e mais leve com certeza, mas foi o que ela experimentou pq eu tinha posto na pen qd foi lançado para ver. Falei no lubuntu, mas já agora quais as diferenças para o Xubuntu?

Obg [;)]

PS: Cliente satisfeito dos ratos logitech? Estou a pensar comprar o Logitech Bluetooth® Mouse M555b

Sempre Logitech aqui há mais de 10 anos, super satisfeito, mas nunca usei os Bluetooth, foram sempre de fio [:cool:]

Voltar
Superior