O tópico do linux

Tenho quase todas as distros instaladas num disco com multi-boot.

As que mais uso é o Ubuntu, Debian (estes dois têm uma excelente base de software); depois o Opensuse, o Mandriva, o Kubuntu (Ubuntu em KDE) e o Fedora.

O fedora é o que me tem dado mais problemas de gráfica. Tenho uma nvidia e o Fedora parece não se dar muito bem com ela. Sempre que há uma actualização de kernel é um drama, pois fico sem imagem. Tenho que instalar, aparte, o modulo nvidia e mesmo assim não me dá a resolução conveniente para o monitor. Tenho agora uma em standby para ver se arranjo tempo para resolver o problema da resolução da gráfica (corre em 800x600 máximo, quando o monitor tem 1440x900 res. máxima).

É interessante que as placas que sempre me deram menos problemas com o Linux foram as Nvidia... está-me a escapar aqui algo?
Talvez seja porque a Nvidia tem o seu próprio driver proprietário e não deve estar muito interessada em fornecer pormenores da arquitectura dos chips para fazerem um driver open source...
Mas do ponto de vista do utilizador, sempre tive a ideia que em linux o melhor era ter Nvidia...

É interessante que as placas que sempre me deram menos problemas com o Linux foram as Nvidia... está-me a escapar aqui algo?
Talvez seja porque a Nvidia tem o seu próprio driver proprietário e não deve estar muito interessada em fornecer pormenores da arquitectura dos chips para fazerem um driver open source...
Mas do ponto de vista do utilizador, sempre tive a ideia que em linux o melhor era ter Nvidia...

Sem dúvida. Para mim a excepção é o Fedora. Os outros correm às mil maravilhas.

No meu novo portátil tenho uma placa ATI e já testei o Fedora e agora com o UBUNTU e não tenho nada assinalar de negativo em relação a imagem.

Depois de 2 dias com o portátil ligado com um programa em Windows a recuperar a participação que apaguei sem querer do disco externo, à uns meses, no fim de recuperar tudo pediu-me por volta de 50€.

Escartei logo esta possibilidade. E fui procura de uma solução em ambiente linux.

E aqui está. Para quem necessitar no futuro, poderá referenciar este post.

Aqui fica o código para correr o testdisk.

wget -N http://www.cgsecurity.org/testdisk-6.14-WIP.linux26.tar.bz2
tar xjf testdisk-6.14-WIP.linux26.tar.bz2
cd testdisk-6.14-WIP
sudo ./testdisk_static

Tenho-o neste momento a correr e está a ser mais rápido que o outro programa.

Então e porquê?

Estava no telemóvel, o Tapatalk não é perfeito e a falta de rede deixou aquilo a meio.

Como ia a disser, o linux tem me desiludido nos últimos tempos em várias vertentes. Imensos problemas a instalar o Ubuntu 12 LTS ou o Open Suse, faço os passos todos e no final dá erro. Este tipo de falhas já são passado à muito no mundo windows...

A interface, cada vez mais se esquecem do que é simples, eficiente e funcional, tenho PC's mais antigos em que instalei Ubuntu, e surpresa, o windows consegue parecer mais fluido.

E por fim, isso é uma desilusão mais "pessoal", fruto de expectativas, sempre pensei que o Linux fizesse o seu caminho e conseguisse entrar em algumas áreas como os jogos ou algumas aplicação pagas de renome. Mas ainda está a ver navios nesse campo, mas pronto, se calhar é o preço a pagar por (alguns) serem demasiado radicais no conceito que tem de ser tudo grátis.

edit: E nem entro no campo da RAM, que disparou...

Última edição:
Necessito da vossa ajuda.

Deixei de ter som. O que poderá estar a escapar-me? :confused:

Screenshot_10152012_10_48_09_AM.png

Não me parece que seja do Alsa, qual é a distro e a versão que estás a usar? Tens o pulseaudio a correr?

Anyway, corre o alsamixer com o parâmetro -Dhw e volta a colocar um screenshot: alsamixer -Dhw

Estou a usar o gnome-alsamixer 0.9.7. Também tenho o pulseaudio a correr.

Screenshot_10152012_11_54_30_AM.png

Depois de correr com o -Dhw, ficou assim:

Screenshot_10152012_11_55_56_AM.png

Estou a usar o gnome-alsamixer 0.9.7. Também tenho o pulseaudio a correr.

Screenshot_10152012_11_54_30_AM.png

Depois de correr com o -Dhw, ficou assim:

Screenshot_10152012_11_55_56_AM.png

Pareces ter os speakers e os headphones muted [;)]

É só moveres o cursor de selecção para cada um deles e carregares na tecla 'm', se não estou erro. Podes sempre carregar em F1 e ele diz-te como fazeres isso.

Vê isto para ver se ajuda: Unmute the sound card using the ALSA utils

Se não der, tenta alterar ali o "Port" no PulseAudio para algo tipo Internal Analog Sound Card em vez do HDMI/Display Port, isto se não estás ligado por HDMI a algum televisor. Se puseres um programa a tentar tocar MP3 ou algo do género, deve aparecer-te na tab de Playback e lá ele diz-te qual é o dispositivo de output que o programa está a tentar usar para fazer o playback.

Última edição:
Estava no telemóvel, o Tapatalk não é perfeito e a falta de rede deixou aquilo a meio.

Como ia a disser, o linux tem me desiludido nos últimos tempos em várias vertentes. Imensos problemas a instalar o Ubuntu 12 LTS ou o Open Suse, faço os passos todos e no final dá erro. Este tipo de falhas já são passado à muito no mundo windows...

A interface, cada vez mais se esquecem do que é simples, eficiente e funcional, tenho PC's mais antigos em que instalei Ubuntu, e surpresa, o windows consegue parecer mais fluido.

E por fim, isso é uma desilusão mais "pessoal", fruto de expectativas, sempre pensei que o Linux fizesse o seu caminho e conseguisse entrar em algumas áreas como os jogos ou algumas aplicação pagas de renome. Mas ainda está a ver navios nesse campo, mas pronto, se calhar é o preço a pagar por (alguns) serem demasiado radicais no conceito que tem de ser tudo grátis.

Então não estás desiludido com Linux, estás sim desiludido com algumas distribuições de Linux. E isso é perfeitamente normal, tendo em conta a quantidade de porcaria que a Canonical decidiu enfiar no Ubuntu hoje em dia. [:p]

Experimenta instalar uma distribuição mais leve nesses computadores mais antigos. Se preferes continuar na asa da Canonical, podes experimentar Xubuntu ou Lubuntu (que são Ubuntu com XFCE e LXDE, respectivamente). Se preferires algo com provas de estabilidade e leveza dadas, envereda por Debian. É o pai de muitas das distribuições actuais, Ubuntu incluído. Ainda usa GNOME 2 pelo que é fantástico em termos de rapidez.

E depois há artigos como este:

Código:
[url=http://deltabit.blogspot.pt/2011/12/gnulinux-distribuicoes-para-pcs-antigos.html]Deltabit: GNU/Linux - Distribuições para PC's antigos[/url]

... onde te dão várias alternativas para computadores mais modestos. Eu cá continuo a achar que Linux é a melhor opção no que toca a segurança, estabilidade e performance. Há que escolher é uma distribuição adequada. [;)]

Hmm, se meteres o Windows 7 nesses computadores se calhar também fica lento. Ou estás a comprar o XP com o Ubuntu? Pois..

Como tal necessitas de adequar a distribuição ao computador. Ubuntu de todo não será a mais indicada, porque é pesado. Como foi sugerido, com o ambiente XFCE ( por exemplo, com o Xubuntu ) resolves esse problema facilmente. Quanto aos jogos, nada a fazer. Mas pessoalmente cada vez mais penso que para jogar, é numa consola. Não tenho que me preocupar com nada, nem instalações nem se vai ficar lento ou não, etc.

Última edição:
Pareces ter os speakers e os headphones muted [;)]

É só moveres o cursor de selecção para cada um deles e carregares na tecla 'm', se não estou erro. Podes sempre carregar em F1 e ele diz-te como fazeres isso.

Vê isto para ver se ajuda: Unmute the sound card using the ALSA utils

Se não der, tenta alterar ali o "Port" no PulseAudio para algo tipo Internal Analog Sound Card em vez do HDMI/Display Port, isto se não estás ligado por HDMI a algum televisor. Se puseres um programa a tentar tocar MP3 ou algo do género, deve aparecer-te na tab de Playback e lá ele diz-te qual é o dispositivo de output que o programa está a tentar usar para fazer o playback.

Antes que mais, obrigado pela ajuda. O que está acontecer, neste momento é cada vez que ligo o som, só dá o som do speaker num tom contínuo e alto.

No Alxamixer, se o colocar em mute ele "cala-se".
Abri o VLC e ele informou que esta a ser usado o "Built-in Audio analog stereo. Tendo só mais outra opção: Caicos HDMI Audio [Radeon HD 6400 Series] Digital Stereo (HDMI).

Antes que mais, obrigado pela ajuda. O que está acontecer, neste momento é cada vez que ligo o som, só dá o som do speaker num tom contínuo e alto.

No Alxamixer, se o colocar em mute ele "cala-se".
Abri o VLC e ele informou que esta a ser usado o "Built-in Audio analog stereo. Tendo só mais outra opção: Caicos HDMI Audio [Radeon HD 6400 Series] Digital Stereo (HDMI).

Instala estes utilitários do PulseAudio e arranca o 1º do menu ou da linha de comandos:

- pavucontrol
- pavumeter

Depois podes colocar o VLC a correr com um qq coisa que dê som e mudar o dispositivo de output do VLC em runtime com o pavucontrol.

Isso resolve-se facil
a minha distribuição de sempre e provavelmenet apar sempre é Debian.
Istala uma debian base , muito clean, e depois instalas so o que queres e tens o teu problema resolvido.

Desenvolvendo ;)

O Linux Mint tem todas as vantagens do Ubuntu, sem a estupidez do interface "Unity" e sem as limitações da simplicidade do XFCE.
Ainda agora estou a postar do Chrome em Mint 13 Maya que instalei no meu novo desktop, sem qualquer problema.

Voltar
Superior