O tópico do linux

exactamente o mesmo esquema que sigo
no boot coloco 100 MB (chega)
no swap o dobro da RAM (no meu caso 8GB)
depois faço as contas para ficar com 30GB para os programas e o restante para o home

Isso da swap ser o dobro da RAM, na minha opinião aplicava-se mais a maquinas antigas com pouca RAM. Se tens 4Gb de RAM, a não ser que corras muitas VM's ou algo do género, nunca vais precisar de mais 4Gb de swap.

Não faz mal nenhum por assim, só acho que é espaço que fica ali empatado sem uso[;)]

Cumps.

Vou tentar ver se há essa coisa do MBR.
Isso é a "/"?

Tenho de redefinir as partições...

Edd :)
não
a / é a raiz do sistema.
é onde vai estar o kernel, defs e aplicações.
se colocares os ficheiros pessoais na /home, então se quiseres mudar de distro basta formatar a partição / usando o instalador da nova distro.
os teus ficheiros e confs da tua conta ficam na /home.

no meu caso,
pedro@shannon ~ $ df -h
Sist.fichs Tama Ocup Livre Uso% Montado em
rootfs 20G 15G 3,6G 81% /
udev 10M 4,0K 10M 1% /dev
/dev/sda5 20G 15G 3,6G 81% /
tmpfs 998M 736K 997M 1% /run
cgroup_root 10M 0 10M 0% /sys/fs/cgroup
tmpfs 998M 2,5M 995M 1% /dev/shm
/dev/sda6 42G 40G 1,6G 97% /home

Então defino a / como boot, é isso? Estou a perceber mal, não estou... há uma /boot mesmo!?
Através do liveCD como é que defino uma partição para o home e em que sistema de ficheiros? Estava a pensar na Reiser com journal.
O / e o /boot ext4 com journal não?
Quais os tamanhos? o / com os tais 100MB ou é o /boot?
Depois outra /home com 5GB visto que isto é só para brincar e tenho sempre as outras localizações em NTFS?

Tenho que redefinir as partições porque de momento só tenho 2 ext4 de 10GB cada + 1 swap (3GB por ter 1.5GB de memória).
Estou a correr o 12.04.1 LTS...

A iniciar está a aparecer estas mensagens:

O que poderá ser e o que posso fazer para que não aconteçam?
Relembro que isto é ainda na iniciação do LiveCD, já experimentei noutro PC e funciona às 1000 maravilhas sem quaisquer mensagens.

Última edição:
Estás a confudir as coisas.
/ é o equivalente ao windows do C:
/home é onde estão todos os ficheiros de configuração de todos os utilizadores (semelhante ao windows 7 da directoria users), só que no linux podes ter essa directoria numa partição à parte.

Quando istalas o sistema aparece uma opção de instalar o sistema de arranque (lilo ou GRUB) e podes instalar o sistema de arranque na MBR ou numa partição no disco, eu sempre instalei na MBR.

Quanto a tamanhos, tu saberás melhor que ninguém o que pretendes fazer com o linux, mas a / deverá ter o maior tamanho, pois será nesta partição onde irás instalar os programas, e caso não optes por fazer uma partição para a /home, irás guardar aqui também os documentos e outras configurações dos utilizadores.

Pessoalmente, e como já te disseram, opta por criar uma partição para a /home. Mais uma vez tu é que deves saber o tamanho que necessitas.

Quanto aos sistemas de ficheiros, tirando a swap, mete tudo em ext4.

[edit]Quanto às imagens, o que está a acontecer é que o linux não está a conseguir carregar um módulo qualquer referente a algum periférico/componente do teu computador.[/edit]

Espero ter ajudado alguma coisa. Mais alguma duvida apita [;)]

Última edição:
Essa coisa do MBR é que me está a fazer 1 bocado de confusão e ainda não apanhei o conceito, talvez por não estar a perceber o que significa a sigla.

O tamanho da /home não me preocupa muito porque o mesmo disco ainda tem uma partição NTFS que pode ser usada e outros discos também eles com espaço.
Assim como o tamanho da /boot e da / - nestas preciso apenas do tamanho mínimo e + algum de segurança.
Os programas a instalar serão muito poucos. Antes de limpar o PC tinha uma coisa ou outra instalada mas já não me lembro do quê mas, não era nada de especial e que exigisse muito espaço.

Obrigado pela ajuda.

Essa coisa do MBR é que me está a fazer 1 bocado de confusão e ainda não apanhei o conceito, talvez por não estar a perceber o que significa a sigla.

Master Boot Record (basicamente é um espaço que existe em cada disco onde são guardadas as informações de arranque, tabela de partições, etc)

O tamanho da /home não me preocupa muito porque o mesmo disco ainda tem uma partição NTFS que pode ser usada e outros discos também eles com espaço.
Assim como o tamanho da /boot e da / - nestas preciso apenas do tamanho mínimo e + algum de segurança.

Se Instalares o grub ou lilo na MBR não iras precisar da /boot

Os programas a instalar serão muito poucos. Antes de limpar o PC tinha uma coisa ou outra instalada mas já não me lembro do quê mas, não era nada de especial e que exigisse muito espaço.

Não te esqueças das actualizações, é que elas têm que ficar guardadas em algum lugar.

Obrigado pela ajuda.

A negrito.

E qualquer coisa, apita

MBR - "Ca ganda":

attachment.php

O conceito também existe no Win mas, estava a escapar-me completamente, dasse!

Donkey-as-a-Puss-in-boots-shrek-30165326-382-500.jpg

partições "obrigatórias":
colocando o arranque na MBR
/home para ficheiros pessoais
/ para o sistema. min 20Gb, mesmo mínimo dos mínimos... depende da distro, também. se usares o DSL (damnsmalllinux) ou outro do género se calhar nem é preciso tanto. e claro depende do que estás a pensar em instalar. um window manager como o xfce, blackbox (usei este durante alguns anos!) ou algo do género ocupa pouco espaço; mais browsing/email, leitor de mp3/mp4, pdf's libreooffice, 20Gb devem chegar.

/swap entre 2 a 4 vezes a ram. se tiveres bastante ram, quase não é usada... para é necessária para suspenderes o computador.

partições "obrigatórias":
colocando o arranque na MBR
/home para ficheiros pessoais
/ para o sistema. min 20Gb, mesmo mínimo dos mínimos... depende da distro, também. se usares o DSL (damnsmalllinux) ou outro do género se calhar nem é preciso tanto. e claro depende do que estás a pensar em instalar. um window manager como o xfce, blackbox (usei este durante alguns anos!) ou algo do género ocupa pouco espaço; mais browsing/email, leitor de mp3/mp4, pdf's libreooffice, 20Gb devem chegar.

/swap entre 2 a 4 vezes a ram. se tiveres bastante ram, quase não é usada... para é necessária para suspenderes o computador.

O slackware 14 em full install ocupa cerca de 8GB (não chega aos 8), com XFCE, KDE,FLUXBOX e mais um ou 2.

"Oira" bem...
Eu tenho o Win no C: (/dev/sda - 80G) que é uma partição apenas e quero instalar o Xubuntu (penso que é leve e ocupa pouco espaço) no D: (/dev/sdb - 80G).
O D: de momento não tem nada a não ser partições:
10G (para o que for necessário) + 10G (para o /home) + 3G (/swap) + 52G (NTFS)

Estas partições podem ser redefinidas e estava a pensar em algo do tipo:
100M (/boot) + 20G (/) + 10G (/home) + 4G (/swap) + restante
Pode ser?? Estou a enganar-me em algo?

De referir que há ainda outro disco de 160G para os "dados" em NTFS.

ou seja, tens a D para linux, certo?
eu colocaria o grub na MBR.
nos 80 G que tens para linux, eu colocaria
30 na /
2 a 4 x a ram na /swap
o resto na /home

formataria / e /home como ext3 ou 4
por acaso na minha máquina tenho /home como reiserFS

ou seja, tens a D para linux, certo? Sim
eu colocaria o grub na MBR. Como assim? Não estou a entender, o Grub não é o gestor de qual o SO a iniciar? Colocavas no C:, é isso, como?
nos 80 G que tens para linux, eu colocaria
30 na /
2 a 4 x a ram na /swap
o resto na /home

formataria / e /home como ext3 ou 4
por acaso na minha máquina tenho /home como reiserFS
A bold...
O resto, a "luta" entre ReiserFS ou ext4 já é velha e parece que o ext4 está a ganhar.

Ahhh não, tenho mesmo 3 discos físicos! (/dev/sda + /dev/sdb + /dev/sdc -- 80G + 80G +160G -- Win + várias partições para Linux + genérico)
Pensei que me tinha explicado melhor... daí não estar a entender algumas das sugestões e vocês as minhas dúvidas.

Assim, que me dizem?

Podem não imaginar mas, ainda não consegui instalar isto...
Há sempre alguma coisa a falhar ou é o PC ou é a instalação em si, FDX!

Acho que nem mesmo o Win me deu tanto trabalho! :sh) [8b]

Parece-me que houve uma vez que consegui mas, tinha uma opção mal seleccionada e colocou o grub no disco sdb e não no sda, ou seja, quando o PC iniciava nem aparecia o grub e ia directo para o Win.
Como não sei refazer essa parte, toca a tentar refazer tudo:
Tentei depois criar o Grub na raiz do sda e nada, também não me aparecia as opções de escolher o SO. Toca a refazer...
Já tentei colocar a MBR no sda/Windows XP e ainda não consegui chegar com uma instalação sem erros ao fim. há sempre alguma coisa.

O que vale é que sei perfeitamente que o problema está no PC e no LCD que estou a usar.
[:D]

Terceiro post seguido e mais uma vez não consegui instalar o SO.

Desta vez tentei instalar o grub no sda1 e falhou, depois tentei coloca-lo no sdb e também não lhe "apeteceu".
No entanto deu como se o SO tivesse sido bem instalado, como é que recrio o grub sabendo que o XP está no sda1 e o Linux no sdb?
Poderá a instalação ser salva ainda?

O dual boot só é possível no mesmo disco físico. O windows tem que estar a boot na drive porque senão não arranca e o grub contorna isso só se estiver na mesma drive.

Ou seja, tenho de colocar o /boot no sda?
Mas o disco tem uma partição apenas, agora se for mexer nela tou fdd!
Como é que consigo dar a volta a isso?

Voltar
Superior