O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Knppix demasiado eye candy?

Diz-se por aí que o melhor desta última fornada é o Fedora Core 5.

Ao que parece o Ubuntu anda a usar coisas ainda não testadas pelo Debian o que lhe valeu umas valentes críticas. Quanto ao Suse, eu até gosto, é o que tenho no portátil do trabalho, já vem com o KDevelop, que é o que me interessa. Quanto ao Mandriva, anda a perder terreno...

Tenho ouvido falar mt bem do Gentoo, mas é para pcs nao porateis :(
Eu nao gostei muito do Ubuntu...
Quanto ao knoppix, achei com demasiadas ferramentas pouco uteis e com demasiados wallpapers e essas personalizacoes tipo "windows", quase de maneira a nao se usar o "terminal".

Obrigado ;)

citação:Originalmente colocada por herpez

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Knppix demasiado eye candy?

Diz-se por aí que o melhor desta última fornada é o Fedora Core 5.

Ao que parece o Ubuntu anda a usar coisas ainda não testadas pelo Debian o que lhe valeu umas valentes críticas. Quanto ao Suse, eu até gosto, é o que tenho no portátil do trabalho, já vem com o KDevelop, que é o que me interessa. Quanto ao Mandriva, anda a perder terreno...

Tenho ouvido falar mt bem do Gentoo, mas é para pcs nao porateis :(
Eu nao gostei muito do Ubuntu...
Quanto ao knoppix, achei com demasiadas ferramentas pouco uteis e com demasiados wallpapers e essas personalizacoes tipo "windows", quase de maneira a nao se usar o "terminal".

Obrigado ;)

Lá no trabalho usamos muito a consola no Knoppix. Só não a usa quem não quer ou não faz falta. O KDE e Gnome são gestores de janelas com muitas possibildades de configuração, é normal uma distribuição fornecer algumas ferramentas que permitam ao utilizador alterá-los ao seu gosto.

Boas, ja tenho o Suse 10.1 ;)
Na barra no canto inf esquerdo, geralmente tem o botao mostrar desktop, mas o meu n tem, alguem me pode dizer como pôr?
Obrigado

Malta,tirem-me uma duvida.
Instalei o Fedora 5,configurei as ligações de rede mas não consigo ter internet.
Pus tal e qual como com o XP,até pus em dhcp,mas não valeu de nada.
Qual será a razão de não ter net?
A firewall esta desactivada e tudo...
Aproveitando...Como é que consigo que o boot do linux me detecte o disco sata?É que nem no arranque detecta o XP.

P.S:O Fedora esta num pata, e o sata esta com um controlador PCI...Deve ser disto que não detecta,ate porque se o pata estiver ligado,não consigo arrancar com o xp

Boas! Tenho um acer TM4001WL-MI, ou seja, centrio 1.5, 512ram e 60Gb.
Tenho 2 particoes p windows, e tenho uma de 8Gb para Linux.
Ja tive o knoppix, debian e agora tava com o Ubuntu, mas cansei-me, especialmente por nao estar muito pronto para portateis. Ja usei o live-cd do suse 9.0 (ou 10???) que era suposto ser espectacular para os portateis mas nao achei grande coisa.
Que me aconselham? Quero um linux nem demasiado eye candy (knoppix) nem demasiado técnico (debian), e que seja bastante apto para portateis centrimos, principalmente a nivel de wireless e de consumo de energia.
Que me aconselham? Para começar, a nivel de destkop aconselham KDE ou GNOME? (ps - gostava de usar o theme do Mac OS X e acho que apenas é compativel com um destes (KDE ou GNOME) mas nao sei qual :(
E dentro das distribuições... Suse, Ubuntu, Mandriva, Fedora, Slackware, Gentoo, outro?

Obrigado, Abraços!

PS - uso o pc para ouvir musica, ir a net (wireless e cabo de rede) e processar texto,e gravar cds, nada de jogos ;)

Suse linux 10.1... works like a charme ;)

citação:Originalmente colocada por mcag

Boas! Tenho um acer TM4001WL-MI, ou seja, centrio 1.5, 512ram e 60Gb.
Tenho 2 particoes p windows, e tenho uma de 8Gb para Linux.
Ja tive o knoppix, debian e agora tava com o Ubuntu, mas cansei-me, especialmente por nao estar muito pronto para portateis. Ja usei o live-cd do suse 9.0 (ou 10???) que era suposto ser espectacular para os portateis mas nao achei grande coisa.
Que me aconselham? Quero um linux nem demasiado eye candy (knoppix) nem demasiado técnico (debian), e que seja bastante apto para portateis centrimos, principalmente a nivel de wireless e de consumo de energia.
Que me aconselham? Para começar, a nivel de destkop aconselham KDE ou GNOME? (ps - gostava de usar o theme do Mac OS X e acho que apenas é compativel com um destes (KDE ou GNOME) mas nao sei qual :(
E dentro das distribuições... Suse, Ubuntu, Mandriva, Fedora, Slackware, Gentoo, outro?

Obrigado, Abraços!

PS - uso o pc para ouvir musica, ir a net (wireless e cabo de rede) e processar texto,e gravar cds, nada de jogos ;)

Suse linux 10.1... works like a charme ;)

1o problema... :(
problema ao iniciar o kdeinit ou parecido, ou seja, fiquei sem o KDE :(
podia simplesmente reinstalar o pacote, mas fartei-me e vou migrar para o Debian ;)

citação:Originalmente colocada por Unreal

Malta,tirem-me uma duvida.
Instalei o Fedora 5,configurei as ligações de rede mas não consigo ter internet.
Pus tal e qual como com o XP,até pus em dhcp,mas não valeu de nada.
Qual será a razão de não ter net?
A firewall esta desactivada e tudo...
Aproveitando...Como é que consigo que o boot do linux me detecte o disco sata?É que nem no arranque detecta o XP.

P.S:O Fedora esta num pata, e o sata esta com um controlador PCI...Deve ser disto que não detecta,ate porque se o pata estiver ligado,não consigo arrancar com o xp

Va la malta...Preciso de ter net para poder fazer um trabalho de redes :)

Unreal, explica-te melhor sff, que ligação tens, se usas router, e faz bem a distinção linux/xp sff ;)
Obrigado

Unreal, explica-te melhor sff, que ligação tens, se usas router, e faz bem a distinção linux/xp sff ;)
Obrigado

Adsl por modem-router, ligado por Rj45.
E o problema como disse atras é não conseguir ter internet,apesar de ja ter configurado a ligação de rede no fedora como no XP (o endereço ip,gateway,dns,etc).

Que ligacao tens? Cabo, clix...
No fedora, que gerenciador de redes tas a usar?
Eu aconselho vivamente o kppp

Ja pusest os nameserver??? (podes por em /etc/resolv.conf)

Se no teu modem, atraves de linux, der pa escolher configuracoes entre adsl2, dmt, etc, usa dmt ;)

Dcp a confusao, mas podem ser muitas as causas da tua nao conexao a net, diz o que ja fizest p configurar;)

É clix.Configurei o equivalente ao tcp/ip no XP.
Gerenciador de redes [8)]?
Epa eu apenas fui salvo erro a administração,redes e pus o endereço IP,mascara de sub rede, gateway ,o servidor dns preferido e o secundario...
Eu consigo aceder pelo firefox ao router.
Esta em Adsl2

Ui, se consegues aceder ao router, aí é estranho...

Certifica-te que tas a usar os nameservers direitos, q n tens nenhuma firewal, que o firefox nao esta offline, que tens a placa de rede activada e vai ao /etc/resolv.conf e ve se os valores que la estao sao os da clix.

Diz que nameservers, gateway e mascara de subredes puseste
tenta dmt em vez de adsl2

Ui, se consegues aceder ao router, aí é estranho...

Certifica-te que tas a usar os nameservers direitos, q n tens nenhuma firewal, que o firefox nao esta offline, que tens a placa de rede activada e vai ao /etc/resolv.conf e ve se os valores que la estao sao os da clix.

Diz que nameservers, gateway e mascara de subredes puseste
tenta dmt em vez de adsl2

Ele esta em Adsl2 mas esta em dmt (G.Dmt.BisPlus)

O que estou a usar é :

Endereço de Ip : 192.168.1.2
Mascara de sub-rede : 255.255.255.0
Gateway predefinido: 192.168.1.1
Servidor de DNS preferido : 195.23.129.126
Servidor de DNS alternativo : 194.79.69.22

A placa de rede esta activada, o firefox tambem ta online (eu não mexi em nada para por offline,mas nem sequer ping tenho) e a firewall esta desactivada...Ainda posso formatar e instalar de novo...Mas cheira-me que não vai dar na mesma

Formatei, fiz "sempre next" e ja deu...Quem entende isto.
Ja agora...Como faço para que o fedora me detecte o outro disco?
Durante a instalação detectava-o mas agora não.
Outra coisa..Existe maneira de por a resolução numa das "pre definidas"?
É que a resolução nativa do meu lcd é 1280*768 e só tenho 1280*800 (a mais semelhante)

Cumps:)

Saca a driver da praca grafica, s for da nvidea, tas com azar pois o suporte pa linux daixa mta desejar, se for ATI já tas com mais sorte, se for outra, nao sei. Eu tinha o mesmo problema, pois n tinha a resolucao que costumava usar :(
SObre o disco, é interno? Esta bem ligado? O XP detecta???
Se o XP nao detectar, é mau...
Se detecttar, é uma questao de fazeres mount e ires testando os hda, etc ;)

É nvidia...
A que melhor se adequea é a 1024*768...Mas não fica tão bem como a resolução nativa.
O sata é o disco do Xp...O do linux é um antigo de 15GB...
O problema é que estou a usar um controlador sata (PCI)
O problema é que com o IDE ligado é como se o sata deixasse de existir

Voltar
Superior