O tópico do linux

Consegui andar mais uns passos na instalação, mas até ao momento não consegui. :confused:

Está a ser-me difícil seguir todos os passos necessários para a instalação do Leitor de Cartões. [s)]

Ao fazer um dos passos que vem no manual, parte final aparece esta informação. Como resolvo isto?

$ make install
Making install in libusb
make[1]: Entering directory `/home/andre/Disco D:/Downloads/CSMARTID/libusb-1.0.8/libusb'
make[2]: Entering directory `/home/andre/Disco D:/Downloads/CSMARTID/libusb-1.0.8/libusb'
test -z "/usr/local/lib" || /bin/mkdir -p "/usr/local/lib"
/bin/bash ../libtool --mode=install /usr/bin/install -c libusb-1.0.la '/usr/local/lib'
libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/libusb-1.0.so.0.0.0 /usr/local/lib/libusb-1.0.so.0.0.0
/usr/bin/install: cannot create regular file `/usr/local/lib/libusb-1.0.so.0.0.0': Permission denied
make[2]: *** [install-libLTLIBRARIES] Error 1
make[2]: Leaving directory `/home/andre/Disco D:/Downloads/CSMARTID/libusb-1.0.8/libusb'
make[1]: *** [install-am] Error 2
make[1]: Leaving directory `/home/andre/Disco D:/Downloads/CSMARTID/libusb-1.0.8/libusb'
make: *** [install-recursive] Error 1

Ao fazer um dos passos que vem no manual, parte final aparece esta informação. Como resolvo isto?

O make install normalmente é corrido como utilizador root ou com permissões para tal. Ou corres o comando sudo make install ou fazes login como root e corres isso como root. Em sistemas Debian/Ubuntu recomendo usar o sudo para executar comandos do tipo "make install" ;)

O make install normalmente é corrido como utilizador root ou com permissões para tal. Ou corres o comando sudo make install ou fazes login como root e corres isso como root. Em sistemas Debian/Ubuntu recomendo usar o sudo para executar comandos do tipo "make install" ;)

Obrigado pela ajuda.

Mas tenho andando a tentar resolver o problema com o user como root.

Estou a prestes a desistir. Vou levar o leitor de cartões para o trabalho e experimentar no XP. :(

Lembrei-me instalar novamente o XP na VirtualBOx a ver como funciona.

Já experimentei e não resulta. :(

Reparei que existia um ficheiro de instruções para além daquele que estava a seguir. Este fim de semana irei seguir os passos do outro ficheiro. A ver se sou bem sucedido.

Caso consiga ou não, já consegui arranjar, para o início da próxima semana, um computador "seguro" em ambiente do Windows para poder assim aceder ao site da SS com o cartão de cidadão no leitor de cartões.

Boas, quero instalar linux na minha máquina.

Agradecia desde já saber como funciona o dual boot e qual é a versão mais recomendada para mim, tendo em conta que quero uma coisa fácil, personalizável e rápida, tendo em conta as especeficicações da minha máquina:

scaled.php

Queria também saber como funcionam os drivers, pois no site da HP não há nenhuma referência ao linux.

Queria também saber se o linux lê pen's e discos rígidos formatados em fat32 (os mac's não lêem)

Desde já o meu muito obrigado.

Dificilmente irás precisar de "drivers", pelo q percebo (e algumas coisas aprendi p aqui) em Linux n há esse conceito.
Qq distro (de distribuição/SO) c ambiente gráfico lerá discos/PENs USB em FAT32 ou NTFS tal qual o Windows!

Edd :)

Agradecia desde já saber como funciona o dual boot e qual é a versão mais recomendada para mim, tendo em conta que quero uma coisa fácil, personalizável e rápida, tendo em conta as especeficicações da minha máquina:
acabei de colocar um link a uma review ao MINT; tens a opção de correr o liveCD e testar se tudo vai pelo melhor, antes de te decidires a instalá-lo.

Dificilmente irás precisar de "drivers", pelo q percebo (e algumas coisas aprendi p aqui) em Linux n há esse conceito.
Qq distro (de distribuição/SO) c ambiente gráfico lerá discos/PENs USB em FAT32 ou NTFS tal qual o Windows!

Então percebeste mal.

Quando muito, terão nomes diferentes (em Linux apresentam-se como módulos do kernel, no Mac com extensões do kernel). A diferença, é que, salvo casos extremos, não precisas de disco de instalação, ou de localizar os drivers, pois estes já estarão integrados no kernel e serão carregados à medida que forem necessários.

E não é o ambiente gráfico que determina os sistemas de ficheiros suportados, mas, mais uma vez, os respectivos drivers.[;)]

scaled.php

Queria também saber como funcionam os drivers, pois no site da HP não há nenhuma referência ao linux.

Queria também saber se o linux lê pen's e discos rígidos formatados em fat32 (os mac's não lêem)

Tens varias opçoes, desde LiveCD, a Dualboot como se o Linux fosse uma app, a Persisntent Mode que é basicamente correr Linux atraves de uma PEN (no meu, por este modo, tem melhor performance).

Podes é tambem particionar o disco, atraves do Windows criares uma partiçao e instalares la o Linux.

Assim como assim, tem sempre uma copia do Windows por questoes de segurança, se algo correr mal bastanta instalares novamente o Windows.

As drivers, so tens basicamente de instalares as drivers da Grafica que é proposto logo no inicio, de resto o kernel ja tem a tudo e mais alguma coisa.

Quanto a Distro, aconselho o Xubuntu, bastante leve e rapido.

scaled.php

Uma vez que é a tua introdução no mundo Linux, recomendo-te , vivamente, esta distro:

Zorin OS - Zorin OS 5.2 Core 64 bit Download
Versão de 64 bits, face ao teu processador. Na página principal vês as características.

Seja qual for a distro: aconselho a correres a mesma de uma pen USB antes de instalares. Assim já vês com o que ficas e como te "ajeitas".

Última edição:
Então percebeste mal.

Quando muito, terão nomes diferentes (em Linux apresentam-se como módulos do kernel, no Mac com extensões do kernel). A diferença, é que, salvo casos extremos, não precisas de disco de instalação, ou de localizar os drivers, pois estes já estarão integrados no kernel e serão carregados à medida que forem necessários.
Aqui, smp a aprender e ainda bem, agradeço a explicação! apr:)

E não é o ambiente gráfico que determina os sistemas de ficheiros suportados, mas, mais uma vez, os respectivos drivers.[;)]
Já nesta, n foi isso q quis dizer... eu referia-me ao facto de aparecer uma janela tal qual o Windows qd se liga 1 «dispositivo de armazenamento externo».
E tb n queria dizer q é o ambiente gráfico q "suporta" os diferentes tipos de sistemas de ficheiros.

Há aqui alguém com experiência no Cygwin?

Usei há muito tempo, apenas para ver como se portava. Para quem quer ter uma experiência linux em windows, para mim não faz sentido. Com quase todas as distros de linux a correrem de um live cd ou live usb, não vejo melhor maneira de um utilizador windows ter linux à disposição (isto sem falar em máquinas virtuais).

Vou dar um pequeno exemplo: todas as minhas pens usb têm uma pequena partição com Puppy Linux ou Knoppix instalados. É um descanso chegar a um PC que não funca ou em que não confio, arrancar da pen e estar seguríssimo a correr o meu sistema operativo, com todas as ferramentas, browsers, office's..

Usei há muito tempo, apenas para ver como se portava. Para quem quer ter uma experiência linux em windows, para mim não faz sentido. Com quase todas as distros de linux a correrem de um live cd ou live usb, não vejo melhor maneira de um utilizador windows ter linux à disposição (isto sem falar em máquinas virtuais).

Vou dar um pequeno exemplo: todas as minhas pens usb têm uma pequena partição com Puppy Linux ou Knoppix instalados. É um descanso chegar a um PC que não funca ou em que não confio, arrancar da pen e estar seguríssimo a correr o meu sistema operativo, com todas as ferramentas, browsers, office's..

Usar o O.S a partir de uma PEN, desconhecia completamente. Realmente é excelente, essa ferramenta. Facilita na recuperação de dados em um computador, por exemplo, infestado de vírus e afins.

Usar o O.S a partir de uma PEN, desconhecia completamente. Realmente é excelente, essa ferramenta. Facilita na recuperação de dados em um computador, por exemplo, infestado de vírus e afins.

Quantos já safei assim... Mas o melhor é teres um ambiente seguro num pc qualquer. Até podes ter uma VPN instalada para navegares por acesso super seguro via a tua rede doméstica, etc, etc. Com uma vantagem adicional: a rapidez. Estas distros correm todas em RAM se necessário. A velocidade é estonteante. E podes salvar sempre as sessões e dados para a pen. Não perdes "trabalho".

Conheço quem corra Puppy de DVD há meses porque o disco do portátil pifou....é só bons exemplos!

Última edição:
Quantos já safei assim... Mas o melhor é teres um ambiente seguro num pc qualquer. Até podes ter uma VPN instalada para navegares por acesso super seguro via a tua rede doméstica, etc, etc. Com uma vantagem adicional: a rapidez. Estas distros correm todas em RAM se necessário. A velocidade é estonteante. E podes salvar sempre as sessões e dados para a pen. Não perdes "trabalho".

Conheço quem corra Puppy de DVD há meses porque o disco do portátil pifou....é só bons exemplos!

Isso é excelente. Trabalha num computador com o O.S na pen e quando necessita de guardar um documento ou outra coisa qualquer, usa a pen. Muito bom. [;)]

Voltar
Superior