O tópico do linux

Por curiosidade qual o motivo dessa paranóia? Fizeste mal a algum hacker?
Ve lá se depois de configurares a tua firewall n há na net "poping" que lhe faça hacking...

Se te ligares por router ele já te faz essa gestão de portas, se n e tiveres uma firewall por software e tiveres um virus/malware a primeira coisa q ele deve fazer é contornar a mesma.

Bem lá andei de volta do VLC para ver se conseguia desligar o PC no fim da playlist mas nada.

Andei na VideoLAN Wiki e estava la How to shut down computer - VideoLAN Wiki infelizmente n resultou, deixo aqui o que aparece no terminal, alguma ideia?

Código:
VLC media player 1.1.12 The Luggage (revision exported)
Blocked: call to unsetenv("DBUS_ACTIVATION_ADDRESS")
Blocked: call to unsetenv("DBUS_ACTIVATION_BUS_TYPE")
[0x6e1120] main libvlc: Running vlc with the default interface. Use 'cvlc' to use vlc without interface.
Blocked: call to setlocale(6, "")

(process:10048): Gtk-WARNING **: Locale not supported by C library.
	Using the fallback 'C' locale.
"sni-qt/10048" WARN  19:54:21.222 void StatusNotifierItemFactory::connectToSnw() Invalid interface to SNW_SERVICE

Isso não tem nada que ver com ZORIN.
Isso é COMPIZ.
Qualquer DISTRO pode ter isso.
Eu uso FEDORA com XFCE e COMPIZ e tenho isso tudo.

Compiz - Wikipedia, the free encyclopedia
(nas imagens pode ver-se FEDORA e UBUNTU com COMPIZ)

Tens a mania das caps... o zorin é uma distro. OK? Capice? Chames-lhe tu o que quiseres é uma distro baseada no ubuntu. E pára de gastar a wikipedia...

www.zorin-os.com

Qual é a parte que queres que te explique? Ou então manda um mail aos gajos e faz queixa...

Ah...e parece-me óbvio o mérito desta distro: facilitar a vida a quem nunca usou linux. Quer se migre de qq windowa ou mac os, a distro apresenta a flexibilidade de usar gui que se quiser. Incluindo, obviamente, gnome. Curiosamente esta distro num instante ganhou um milhão de users.

Mas não....tem compiz e tal... um tipo como tu devia agradecer que exista uma distro tão fácil para novatos.

Vai buscar o Meme!!!!

Última edição:
Por curiosidade qual o motivo dessa paranóia? Fizeste mal a algum hacker?
Ve lá se depois de configurares a tua firewall n há na net "poping" que lhe faça hacking...

Se te ligares por router ele já te faz essa gestão de portas, se n e tiveres uma firewall por software e tiveres um virus/malware a primeira coisa q ele deve fazer é contornar a mesma.

Não é paranóia nenhuma. Só que fiquei com dúvidas e para dissipa-las, vim aqui perguntar. Só isso. [;)]

Estou a entender.

O que tenho de fazer para ter a segurança necessária para ter os ficheiros protegidos*?

* Além de andar em sites suspeitos e fazer downloads de programas duvidosos.

Muita coisa.
Tanta que dava um livro... melhor... uma biblioteca de livros.
Aliás, é uma profissão, e rende bastante.
ISO/IEC 27000-series - Wikipedia, the free encyclopedia

Basicamente, deverás fazer o mesmo que fazias em WINDOWS.
A excepção é o ANTI-VÍRUS (embora também possas instalar).

E como eu sei que gostas de PLUG-INS no BROWSER, essa é uma
das coisas a evitar...
Man in the Browser - Wikipedia, the free encyclopedia

Tens a mania das caps... o zorin é uma distro. OK? Capice? Chames-lhe tu o que quiseres é uma distro baseada no ubuntu. E pára de gastar a wikipedia...

Zorin OS - Home

Qual é a parte que queres que te explique? Ou então manda um mail aos gajos e faz queixa...

Ah...e parece-me óbvio o mérito desta distro: facilitar a vida a quem nunca usou linux. Quer se migre de qq windowa ou mac os, a distro apresenta a flexibilidade de usar gui que se quiser. Incluindo, obviamente, gnome. Curiosamente esta distro num instante ganhou um milhão de users.

Mas não....tem compiz e tal... um tipo como tu devia agradecer que exista uma distro tão fácil para novatos.

Vai buscar o Meme!!!!

[:)] [:)] [:)] [:)]
Perdeste uma boa oportunidade de ficar calado, até porque (como perceberam todos os que
sabem de LINUX e o que é o COMPIZ) o que eu estava a fazer era a dizer-te que para teres
todos esses efeitos não é necessário adoptares ZORIN. Ou seja, tudo isso que vês no vídeo
é COMPIZ.
Portanto, estava a tentar AJUDAR-TE!!! Não percebeste isso, azar.

Olha:
yeap, apenas e só compiz [;)]

Fazer queixa... [:)]

Vou tentar explicar novamente...
Aquilo que vês no vídeo é:
- Uma DISTRO como tantas outras...
- A usar o ambiente GNOME2...
- Com o gestor de janelas COMPIZ.

Quem faz todos aqueles efeitos é o COMPIZ. Não é o GNOME, e muito menos o ZORIN.

Ou seja:
Para obter aqueles efeitos basta ter o COMPIZ instalado em GNOME2 ou XFCE (por exemplo),
em QUALQUER DISTRO! Não necessitas de instalar ZORIN para teres aquilo que mostras no
vídeo.

Percebeste agora?

Volto a deixar links para a WIKIPEDIA, para o caso de queres ler o que é cada uma destas
coisas, antes de responderes dessa forma a quem te tentou ajudar.

O que é uma distribuição de LINUX:
Linux distribution - Wikipedia, the free encyclopedia
Exemplos:
- UBUNTU
- FEDORA
- MINT
- SUSE
- etc.

O que é um ambiente de trabalho:
Desktop environment - Wikipedia, the free encyclopedia
Exemplos:
- GNOME 2
- GNOME 3
- UNITY
- KDE4
- XFCE
- LXDE
- etc.

O que é um gestor de janelas:
Window manager - Wikipedia, the free encyclopedia
Exemplos:
- X WINDOW (o original do UNIX) / X11
- METACITY
- KWIN
- COMPIZ
- etc.

UBUNTU + GNOME 2 + COMPIZ (exactamente os mesmos efeitos):

MANDRIVA (também a imitar WINDOWS):

FEDORA (também em GNOME2 com COMPIZ):

ZORIN... [:)]

[:)] [:)] [:)] [:)]
Perdeste uma boa oportunidade de ficar calado, até porque (como perceberam todos os que
sabem de LINUX e o que é o COMPIZ) o que eu estava a fazer era a dizer-te que para teres
todos esses efeitos não é necessário adoptares ZORIN. Ou seja, tudo isso que vês no vídeo
é COMPIZ.
Portanto, estava a tentar AJUDAR-TE!!! Não percebeste isso, azar.

Olha:

Fazer queixa... [:)]

Vou tentar explicar novamente...
Aquilo que vês no vídeo é:
- Uma DISTRO como tantas outras...
- A usar o ambiente GNOME2...
- Com o gestor de janelas COMPIZ.

Quem faz todos aqueles efeitos é o COMPIZ. Não é o GNOME, e muito menos o ZORIN.

Ou seja:
Para obter aqueles efeitos basta ter o COMPIZ instalado em GNOME2 ou XFCE (por exemplo),
em QUALQUER DISTRO! Não necessitas de instalar ZORIN para teres aquilo que mostras no
vídeo.

Percebeste agora?

Volto a deixar links para a WIKIPEDIA, para o caso de queres ler o que é cada uma destas
coisas, antes de responderes dessa forma a quem te tentou ajudar.

O que é uma distribuição de LINUX:
Linux distribution - Wikipedia, the free encyclopedia
Exemplos:
- UBUNTU
- FEDORA
- MINT
- SUSE
- etc.

O que é um ambiente de trabalho:
Desktop environment - Wikipedia, the free encyclopedia
Exemplos:
- GNOME 2
- GNOME 3
- UNITY
- KDE4
- XFCE
- LXDE
- etc.

O que é um gestor de janelas:
Window manager - Wikipedia, the free encyclopedia
Exemplos:
- X WINDOW (o original do UNIX) / X11
- METACITY
- KWIN
- COMPIZ
- etc.

UBUNTU + GNOME 2 + COMPIZ (exactamente os mesmos efeitos):

MANDRIVA (também a imitar WINDOWS):

FEDORA (também em GNOME2 com COMPIZ):

ZORIN... [:)]

Tu de tanto quereres ajudar é que perdes a oportunidade de estares calado. O meu post dá destaque a uma distro que NUNCA aqui tinha sido citada. E queres ajudar-me em quê???? A usar linux? Algo que uso há mais de 15 anos? E lá vens tu com as tretas...bla bla bla bla. Pq qualquer distro faz isto e aquilo!

Tou farto de saber isso! Que parte de " esta distro já traz tudo o que um user novo possa querer" é que não percebes? Que parte de "esta distro funciona out of the box"??? No que toca a linux só o que tu dizes é que é bom??? E tanta asneira dizes às vezes....

Me like! Me want! Me get zorin os!
mas convenhamos que não foi a melhor forma de apresentares uma distro... se já a usas ou tiveste alguma experiência com ela, ficaríamos (eu peno menos) muito interessados em saber como se atravessou à tua frente, que dificuldades encontraste, e as coisas funcionaram out-of-the-box. como é o repos de software. se as fontes são binárias ou de fonte, que falhas existem ou opções existem a nível de esolha de software, se é ????-based, etcetc.

uma das grandes versatilidades do linux é haver distros para todos os gostos e feitios... e se não houver, a possibilidade de criação de uma para uma realidade muito objectiva (como a alinex ou a ubuntu feup edition, como locais).

como apresentaste o zorin poderia dar a entender que esses efeitos bonitos são algo exclusivo da zorin.

Tenho revisto as distros de linux e até agora os flavours de ubuntu estão na frente. Gostei bastante de ver o Mint, o Puppy, o Pinguy e o Arch. Mas um que me ficou no olho, pelo apelo que traz a quem quer migrar do windows é este que ainda não vi mencionado no tópico:
Zorin Os. A versão ultimate é um assombro.

Zorin OS - Home

Triple boot anyone?

Uma destas vai ser acompanhada de windows 7 e Mac Os. Sim...parece uma idiotice, mas vai estar assim o meu desktop.

mas convenhamos que não foi a melhor forma de apresentares uma distro... se já a usas ou tiveste alguma experiência com ela, ficaríamos (eu peno menos) muito interessados em saber como se atravessou à tua frente, que dificuldades encontraste, e as coisas funcionaram out-of-the-box. como é o repos de software. se as fontes são binárias ou de fonte, que falhas existem ou opções existem a nível de esolha de software, se é ????-based, etcetc.

uma das grandes versatilidades do linux é haver distros para todos os gostos e feitios... e se não houver, a possibilidade de criação de uma para uma realidade muito objectiva (como a alinex ou a ubuntu feup edition, como locais).

como apresentaste o zorin poderia dar a entender que esses efeitos bonitos são algo exclusivo da zorin.

Tá respondido?

Está. O primeiro post que citaste é uma fonte informação. mas já agora, e sabendo que eu poderia ir ao site pesquisar estas informações, responde:
é baseada em alguma distro?
repos binários?
instalação de software à-la-debian?
e ainda: que problemas encontraste?

Se podes ir ao site onde está toda a info, pq não vais?

Baseado no ubuntu 11.04. Tem repositório próprio e o do ubuntu, obviamente.

Ainda não instalei mas vi num dia as instalações do Arch, do Penguy e do Zorin Ultimate. E do puppy num magalhães...

Admira-me ng mencionar esta distro aqui, por isso falei. Contudo será a minha distro a indicar aos migradores. Também a passarei a usar. Gosto da filosofia deles. Linux não tem de ser para gurus.

Reviews tens centenas na net e no tubo. Também a tens aqui uma review ainda a distro ia na versão 4
5 Reasons to Try Zorin OS Linux | PCWorld Business Center

review de users

http://linux.softpedia.com/progViewOpinions/Zorin-OS-47533,.html

review no tubo

Última edição:
Tu de tanto quereres ajudar é que perdes a oportunidade de estares calado. O meu post dá destaque a uma distro que NUNCA aqui tinha sido citada. E queres ajudar-me em quê???? A usar linux? Algo que uso há mais de 15 anos? E lá vens tu com as tretas...bla bla bla bla. Pq qualquer distro faz isto e aquilo!

Tou farto de saber isso! Que parte de " esta distro já traz tudo o que um user novo possa querer" é que não percebes? Que parte de "esta distro funciona out of the box"??? No que toca a linux só o que tu dizes é que é bom??? E tanta asneira dizes às vezes....

Sim, ajudar.

O teu post que deu destaque à DISTRO foi este:
Tenho revisto as distros de linux e até agora os flavours de ubuntu estão na frente. Gostei bastante de ver o Mint, o Puppy, o Pinguy e o Arch. Mas um que me ficou no olho, pelo apelo que traz a quem quer migrar do windows é este que ainda não vi mencionado no tópico:
Zorin Os. A versão ultimate é um assombro.
Zorin OS - Home
Triple boot anyone?
Uma destas vai ser acompanhada de windows 7 e Mac Os. Sim...parece uma idiotice, mas vai estar assim o meu desktop.

Já o post a que eu respondi dizia (com um vídeo que mostrava efeitos COMPIZ):
(...)
Me like! Me want! Me get zorin os!

Ora, eu apenas disse que esses efeitos não eram ZORIN, mas sim COMPIZ, e que por isso
estavam disponíveis em qualquer DISTRO. Pelo que, para teres isso não necessitarias de
instalar essa DISTRO.

E pelos vistos, necessitas mesmo de ajuda a usar LINUX, apesar dos 15 anos de LINUX que
dizes ter. É que a tua resposta, a onde eu digo que aquilo é COMPIZ, é mesmo típica de quem
não sabe o que é COMPIZ. Basta ver que o ElGamal percebeu muito bem o que eu disse.
Mais:
As questões que o ElGamal te colocou (e que tu não compreendeste a razão pela qual ele as
colocou), não era para ***ELE*** saber esse tipo de informação sobre o ZORIN. Mas serviu para
chegar à conclusão a que chegou com a tua resposta. E a que eu cheguei também.

E eu deixo também um conjunto de questões, mas às quais não estou à espera que respondas,
é mais para que as respondas a ti mesmo:
- Qual a frequência com que são disponibilizados updates (não me refiro a releases)?
- Qual o tempo de espera entre a correcção de bugs e falhas de segurança, e a disponibilização
nos repositórios?
- Porque razão chama DONATE ao pagamento por uma versão que apenas está disponível
para quem paga?
- Qual o suporte que é disponibilizado?
- Onde está o código fonte?

PS:
Como deves ter reparado, pela ausência de reacções ao teu 1º post sobre o ZORIN OS, os
outros não devem ter ficado tão maravilhados quanto tu ficaste. E estão no seu direito. Não
tens de ficar chateado só porque os outros não deram pulos de satisfação como estarias à
espera.

Sim, ajudar.

O teu post que deu destaque à DISTRO foi este:

Já o post a que eu respondi dizia (com um vídeo que mostrava efeitos COMPIZ):

Ora, eu apenas disse que esses efeitos não eram ZORIN, mas sim COMPIZ, e que por isso
estavam disponíveis em qualquer DISTRO. Pelo que, para teres isso não necessitarias de
instalar essa DISTRO.

E pelos vistos, necessitas mesmo de ajuda a usar LINUX, apesar dos 15 anos de LINUX que
dizes ter. É que a tua resposta, a onde eu digo que aquilo é COMPIZ, é mesmo típica de quem
não sabe o que é COMPIZ. Basta ver que o ElGamal percebeu muito bem o que eu disse.
Mais:
As questões que o ElGamal te colocou (e que tu não compreendeste a razão pela qual ele as
colocou), não era para ***ELE*** saber esse tipo de informação sobre o ZORIN. Mas serviu para
chegar à conclusão a que chegou com a tua resposta. E a que eu cheguei também.

E eu deixo também um conjunto de questões, mas às quais não estou à espera que respondas,
é mais para que as respondas a ti mesmo:
- Qual a frequência com que são disponibilizados updates (não me refiro a releases)?
- Qual o tempo de espera entre a correcção de bugs e falhas de segurança, e a disponibilização
nos repositórios?
- Porque razão chama DONATE ao pagamento por uma versão que apenas está disponível
para quem paga?
- Qual o suporte que é disponibilizado?
- Onde está o código fonte?

PS:
Como deves ter reparado, pela ausência de reacções ao teu 1º post sobre o ZORIN OS, os
outros não devem ter ficado tão maravilhados quanto tu ficaste. E estão no seu direito. Não
tens de ficar chateado só porque os outros não deram pulos de satisfação como estarias à
espera.

Presumes mal! De um video onde mostro uma distro que inclui o compiz tu concluis que eu não sei o que é o compiz. Se tivesse outra ***** qq presumias o mesmo. Fica-te mal a arrogância e a presunção!

Até porque o vídeo não mostra sequer só o compiz. Mas tu presumes muita coisa. Só não presumes é que EU uso o compiz desde que ele apareceu.

Mas continua a ser o Rei do linux...e aproveita e vai dando as postas do costume quanto aos méritos das distros que gostas...

Ah...e o único gajo que aqui dá pulos de satisfação és tu. Sim...pareces um vendedor de almas ao diabo quando toca a ser parcial e impingir linux a tudo e a todos. A impressora não funciona...mete linux! Suspeitas de vírus? Mete linux! Só te pergunto se também recomendas anti vírus a quem tenha linux....pq eu recomendo!

Última edição:
Presumes mal! De um video onde mostro uma distro que inclui o compiz tu concluis que eu não sei o que é o compiz. Se tivesse outra ***** qq presumias o mesmo. Fica-te mal a arrogância e a presunção!

Até porque o vídeo não mostra sequer só o compiz. Mas tu presumes muita coisa. Só não presumes é que EU uso o compiz desde que ele apareceu.

Mas continua a ser o Rei do linux...e aproveita e vai dando as postas do costume quanto aos méritos das distros que gostas...

Ah...e o único gajo que aqui dá pulos de satisfação és tu. Sim...pareces um vendedor de almas ao diabo quando toca a ser parcial e impingir linux a tudo e a todos. A impressora não funciona...mete linux! Suspeitas de vírus? Mete linux! Só te pergunto se também recomendas anti vírus a quem tenha linux....pq eu recomendo!

O facto que me leva a concluir que não sabias o que era COMPIZ não foi o vídeo. Foi tudo,
incluindo a resposta que deste à minha.

Quanto ao resto... balelas.
Quem aqui anda sabe quais são aqueles que aparecem para ajudar.

Quanto ao ZORIN:

Is Zorin OS Really Easier than Ubuntu?
Zorin OS is an Ubuntu-based distribution, which its developers say is, "designed specifically for Linux beginners who want to have easy and smooth access to open source software." Well, isn't that similar to what Ubuntu says? Why would anyone need anything easier than Ubuntu? Is it even possible to have anything easier than Ubuntu? Well, Zorin folks think so, but let's see.
(...)
But I think we've looked around enough to decide that Zorin OS is still Linux despite its efforts to hide that fact. Even the Windows-style menu is Linux-like with all the weird application names. The Control Center might make a new user change their mind about changing anything. Wine doesn't help. The fact that multimedia works out of the box does make it easier than Ubuntu, but lots of other newbie distros do that too.
Overall, I'm just not really impressed very much. Zorin OS looks and feels like a cobbled together piecemeal system. Many many distributions borrow from other distros, but most are a bit more polished. Really, the menu look is the only visual aspect I can see that might ease the migration, until the user starts clicking around in it. The multimedia support is a plus, but Zorin OS developers still need to do lots more work to truly reach their goal.
In summary, Linux is Linux is Linux. Sticking an XP-like menu in there doesn't change that. I'm not sure we should try.

E não sou só eu (ver comentários):
5 Reasons to Try Zorin OS Linux | PCWorld Business Center
By CybeR.Wizard
Thu Jan 06 07:16:34 PST 2011

I think it looks nice but where's the source code? I can't locate it or a link or even a reference to it anywhere on the Zorin site.

Hmm, I also wonder a bout the charges for multimedia and gaming system OSes. Aren't the differences available through Ubuntu's repositories?

I'd like to see the source code question answered at least before I try ZorinOS.

Além disso, todo o aspecto XP/W7/etc. é conseguido em GNOME2. Ora, o GNOME2 foi
descontinuado, pelo que... a menos que passe a usar o MATE (quando, e se, algum dia vier a
estar estável).

Por outro lado:
- UBUNTU -> CANONICAL
- FEDORA -> REDHAT
- SUSE -> NOVELL/ATTACHMATE
- etc.

ZORIN é o quê? Um único fulano (Artyom Zorin). No LINKEDIN tem 3 contactos (ocultos). No
G+ tem 13. O site não tem moradas, nem números de telefone, nem nada. O registo do
domínio é de 2010, e todos os contactos do registo do domínio são daqueles que fazem
reencaminhamento de correio, FAX e telefone.

Portanto, aconselhas o uso de anti-vírus em LINUX... mas depois aconselhas sistemas que
podem trazer ROOT-KITS instalados de origem, onde os anti-vírus de nada irão servir.
Boa!
[8b]

Rootkit - Wikipedia, the free encyclopedia

Voltar
Superior