O tópico do linux

O q é q os homens fizeram ao Ubuntu?
O 10.04 estava melhor e + estável q o 11.10! Msm na versão live era raro ir-se a baixo e na 11.10 em duas tentativas, dois crash...! Além de q é pior p/ o leigo, torna-se necessário saber algumas coisas básicas visto q nem tudo está à mão como na 10.04.
Vou voltar à 10.04!!! [:D]

Edd :)

Última edição:
O q é q os homens fizeram ao Ubuntu?
O 10.04 estava melhor e + estável q o 11.10! Msm na versão live era raro ir-se a baixo e na 11.10 em duas tentativas, dois crash...! Além de q é pior p/ o leigo, torna-se necessário saber algumas coisas básicas visto q nem tudo está à mão como na 10.04.
Vou voltar à 10.04!!! [:D]

Concordo, eu nunca passei para o 11.x no meu portátil diário.

Experimentei 11.10 no meu portátil antigo visto que o tinha de formatar, e em menos de 1 dia acabei por o formatar de novo e instalar o xubuntu. O computador custava-se a mexer com o Ubuntu 11.x.

Sou um mero utilizador e não percebo muito da poda, mas diria que é por causa do ambiente Unity.

O Xubuntu, Kubuntu ou o Ubuntu são todos baseados no msm e estão todos na msm versão a 11.10. Presumo q voltaste ao Xubuntu 10.04, q diferenças achaste p/ o Ubuntu "normal"?
Eu estou c Ubuntu, ainda n experimentei o KDE nem XDE...

Já vinha corrigir, sim é Xfce!
O q dizes da 11.10? Entretanto fui pesquisar e fiquei baralhado c a versão anterior q tinha, se era a 11.04 ou a 10.04...

O Xubuntu, Kubuntu ou o Ubuntu são todos baseados no msm e estão todos na msm versão a 11.10. Presumo q voltaste ao Xubuntu 10.04, q diferenças achaste p/ o Ubuntu "normal"?
Eu estou c Ubuntu, ainda n experimentei o KDE nem XDE...

Como o Nuno já disse é XFCE.

Bem vou tentar explicar isto às 3 pancadas, se eu dizer alguma asneira alguém que me corrija.

Basicamente são todos de base Linux (ou Unix julgo eu) e a diferença resido no ambiente gráfico. O Ubuntu é o "standard" que nos ultimos anos tem apostado muito na modernização do ambiente gráfico, para ficar mais bonito e "maquilhado".

O Xubuntu acaba por ser a distribuição para computadores mais velhotes e sem grande capacidade de processamento, é mais básico no seu ambiente gráfico, apesar de eu o achar bonitinho até.

O xubuntu que instalei foi mesmo o 11.10, e tá impecável, com uma rapidez muito acima do razoável. O computador é o que falei na página anterior. O ambiente gráfico continua a ser o "normal", sem barrinhas de acesso rápido do lado esquerdo e essas coisas. Se tiveres curiosidade espreita no Youtube.

Também se pode usar a solução adoptada pelo andred, que tem o Xubuntu com o Ubuntu sobreposto (pelo menos foi o que eu percebi [:D]) mas isso já é muito para mim, e sinceramente, não o pretendo fazer no meu caso.

Bem vou tentar explicar isto às 3 pancadas, se eu dizer alguma asneira alguém que me corrija.

Basicamente são todos de base Linux (ou Unix julgo eu) e a diferença resido no ambiente gráfico. O Ubuntu é o "standard" que nos ultimos anos tem apostado muito na modernização do ambiente gráfico, para ficar mais bonito e "maquilhado".

O Xubuntu acaba por ser a distribuição para computadores mais velhotes e sem grande capacidade de processamento, é mais básico no seu ambiente gráfico, apesar de eu o achar bonitinho até.

O xubuntu que instalei foi mesmo o 11.10, e tá impecável, com uma rapidez muito acima do razoável. O computador é o que falei na página anterior. O ambiente gráfico continua a ser o "normal", sem barrinhas de acesso rápido do lado esquerdo e essas coisas. Se tiveres curiosidade espreita no Youtube.

Também se pode usar a solução adoptada pelo andred, que tem o Xubuntu com o Ubuntu sobreposto (pelo menos foi o que eu percebi [:D]) mas isso já é muito para mim, e sinceramente, não o pretendo fazer no meu caso.

O Xubuntu não é bem um gestor de janelas leve, apenas é bem mais leve que o KDE, o Gnome ou o Unity. No entanto, o LXDE/Fluxbox/Openbox e mesmo o Enlightment, mais uns quantos, são bem mais adequados aos PC's bem mais velhos, mas têm algumas carências no que toca à sua gestão (e mesmo estabilidade, principalmente no que toca ao Enlightment mas, se tiveres curiosidade, podes experimentar o Bodhi Linux, que é base Ubuntu mas com Enlightment: Bodhilinux.com ) :)

O Xubuntu não é bem um gestor de janelas leve, apenas é bem mais leve que o KDE, o Gnome ou o Unity. No entanto, o LXDE/Fluxbox/Openbox e mesmo o Enlightment, mais uns quantos, são bem mais adequados aos PC's bem mais velhos, mas têm algumas carências no que toca à sua gestão (e mesmo estabilidade, principalmente no que toca ao Enlightment mas, se tiveres curiosidade, podes experimentar o Bodhi Linux, que é base Ubuntu mas com Enlightment: Bodhilinux.com ) :)

Hmm, depois tenho de ver isso com mais tempo, mas parece-me interessante.

Mas neste caso esses sistemas não usam o mesmo sistema de pacotes (centro de software) que as distribuições Ubuntu/Xubuntu/Kubuntu/etc...ou usam?

Tenho 1 AMD Sempron 2800 2GHz + 1,5Gb RAM 400MHZ DDR2 + GeForce FX 5200 128Mb, hehe n sei se isso encaixa na vossa definição de hardware velho.
Ando aqui às apalpadelas sem saber q distro meter nisto! No Distrowatch consegues ver todas as releases, mas screenshots só das últimas versões.

OrDos, tentei usar o Trinity mas, n dei c as ferramentas de reparação do disco.

[edit]O q dizem do Suse? Ainda é possível escolher entre as diferentes plataformas ao iniciar?

Última edição:

Então aqui fica uma explicação...

LINUX é essencialmente um KERNEL de um Sistema Operativo (SO).
Linux kernel - Wikipedia, the free encyclopedia
Ou seja, um SO que tenha um KERNEL LINUX, é normalmente chamado de SO LINUX.
Linux - Wikipedia, the free encyclopedia

UBUNTU é uma (de MUITAS) distribuição de um Sistema Operativo com KERNEL LINUX.
Linux distribution - Wikipedia, the free encyclopedia

Uma distribuição LINUX é nada mais que um conjunto de vários pacotes de software, que
incluem o KERNEL LINUX, e que formam um SO LINUX no seu conjunto, e também outros
pacotes que lhe adicionam funcionalidades extra SO, como o OPEN OFFICE, por exemplo.

Alguns destes pacotes são Ambientes Desktop (DE - Desktop Environments), ou seja, uns
pacotes extra SO que permitem usar o SO em ambiente gráfico.
Desktop environment - Wikipedia, the free encyclopedia

Existem muitos DE, como o UNITY (UBUNTU), GNOME (as versões 2 e 3 são bem diferentes),
KDE (as versões 3 e 4 idem), XFCE, LXDE, etc.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Desktop_Environment#List_of_desktop_environments

Cada distribuição define um DE por omissão. Por exemplo:
Distribuição -> DE
UBUNTU 11.10 -> UNITY
FEDORA 14 -> GNOME2
FEDORA 15 -> GNOME3

No caso da distribuição UBUNTU, existem distribuições paralelas com diferentes DE por
omissão. Ou seja:
- KUBUNTU é igual a UBUNTU, onde a diferença é ter KDE por omissão em lugar de UNITY.
- XUBUNTU é igual a UBUNTU, onde a diferença é ter XFCE por omissão em lugar de UNITY.

Ou seja, a distribuição UBUNTU disponibiliza nos seus repositórios um conjunto de pacotes
de software que incluem UNITY, GNOME, KDE, LXDE, XFCE, etc., e qualquer um deles pode
ser instalado em UBUNTU.
XUBUNTU e KUBUNTU são totalmente iguais ao UBUNTU, sendo a única diferença o DE por
omissão. Isto significa que ninguém tem KUBUNTU ou XUBUNTU. O que têm é UBUNTU com
KDE ou XFCE por omissão. Depois de instalar um KUBUNTU ou XUBUNTU, o que têm é um
UBUNTU com um DE instalado. Mas nada impede de instalar qualquer outro DE, porque todos
são iguais, só diferem nos pacotes que são INICIALMENTE instalados.

Portanto, quem instala XUBUNTU 11.10 não necessita instalar UBUNTU ou KUBUNTU para
experimentar "outra distribuição". XUBUNTU 11.10 é igual a KUBUNTU 11.10 e é igual a
UBUNTU 11.10, pelo que só terá de instalar, através do repositório, os pacotes do DE que
pretende experimentar.

Imaginem que instalam FEDORA 15. Se não gostarem do GNOME3, é só instalar o XFCE
através dos repositórios do FEDORA, por exemplo. Não é necessário instalar outro SPIN:
Fedora Spins

Hmm, depois tenho de ver isso com mais tempo, mas parece-me interessante.

Mas neste caso esses sistemas não usam o mesmo sistema de pacotes (centro de software) que as distribuições Ubuntu/Xubuntu/Kubuntu/etc...ou usam?

Usam os mesmos repositórios de software, mas os sistemas gráficos de gestão desses pacotes podem alterar. No caso do Bodhi Linux eles até mantêm um repositório extra deles, para coisas específicas relacionadas com o Enlightment.

Tenho 1 AMD Sempron 2800 2GHz + 1,5Gb RAM 400MHZ DDR2 + GeForce FX 5200 128Mb, hehe n sei se isso encaixa na vossa definição de hardware velho.
Ando aqui às apalpadelas sem saber q distro meter nisto! No Distrowatch consegues ver todas as releases, mas screenshots só das últimas versões.

OrDos, tentei usar o Trinity mas, n dei c as ferramentas de reparação do disco.

[edit]O q dizem do Suse? Ainda é possível escolher entre as diferentes plataformas ao iniciar?

As ferramentas no Trinity estão explicadas no link que te dei onde tem as explicações. Atenção que algumas delas podem obrigar a usar a consola e escrever comandos à mão :P Lê as instruções deles e vê que programas eles usam para fazer o que se pede, se for preciso, pesquisa no Google sobre esses programas e como os utilizar ;)

Eu não recomendo OpenSuSE neste momento, embora use o KDE4 que eu gosto muito, há melhores neste momento para tal.

Fui buscar a v10.04 (LTS) do Ubuntu e tb n era essa q tinha!
Estou a sacar agora a 11.04 a ver se era a q experimentei antes da 11.10.

[edit]Já experimentei e era msm a 11.04 q estava a usar. Vou deixar ficar e instalar isto.
Qual o mínimo p/ uma instalação de Linux? Uma partição Reiser ou ext3 e uma Swap (tendo 1.5Gb de RAM - 3Gb chegam?)? Q tipo de file system recomendam? Na partição p/ partilhar c Windows, estou c NTFS, recomendam outra - FAT32 p.e.?

Última edição:
[edit]Já experimentei e era msm a 11.04 q estava a usar. Vou deixar ficar e instalar isto.
Qual o mínimo p/ uma instalação de Linux? Uma partição Reiser ou ext3 e uma Swap (tendo 1.5Gb de RAM - 3Gb chegam?)? Q tipo de file system recomendam? Na partição p/ partilhar c Windows, estou c NTFS, recomendam outra - FAT32 p.e.?
eu posso ser muito antiquado e quadrado nestas coisas... mas eu prefiro ter 1 partição para o sistema (ext3 ou4, ou reiserfs), outra para a /home (de FS semelhante) e uma swap, com 2 a 4x a ram, para o max de 4Gb.
fat32 tem o inconveniente de não permitir gerir ficheiros muito grandes (a criação de uma imagem de dvd, p.e.) e eu deconfio muito da estabilidade de NTFS. prefiro copiar o que pretendo partilhar com o windows para a partição deste. como só uso praticamente o linux, é coisa que raramente faço.

:confused: alguma razão em especial?

O OpenSuSE já foi melhorzito, honestamente, para uma distribuição relativamente estável com KDE4, prefiro um Kubuntu, o MINT KDE edition ou mesmo o Mandriva.

o enlightment é rock solid!... na sua versão estável, que é o e16. os problemas de estabilidade colocam-se no e17.

Sim, mas as melhores distribuições de Linux que usam o Enlightment normalmente vêm com o E17. Já o estive a experimentar e está porreiro, o pessoal do Bodhi Linux também dá bastante suporte à distribuição, a comunidade é boa, o que é óptimo, vou agora instalá-lo no Netbook para testar, espero que seja mais leve que o Gnome2 que lá tenho :)

Mas honestamente, hoje em dia para um "noviço" nestas andanças, recomendo sempre Mint ou Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu/Bodhi (dependendo do PC). São distribuições que poucas chatices dão e têm boas comunidades e muita informação disponível.

Bem,
Lá instalei o Ubuntu... num disco à parte, apenas c uma partição de 10Gb p/ tudo e outra de 4Gb p/ swap. C/ ninguém respondia fiz-me ao caminho e cá vai disto.
Ao princípio pensei q tivesse feito borrada mas, dps lá vi q n! N há cá partição à parte p/ /home nem nada, é possível mudar agora? Pq é q fazem isso?

Da 1ª vez q iniciou sem suporte do CD live reclamou q o PC n permitia correr o Unity mas, dps instalou uma série de updates (220 a quase) e dps já n reclamou.

Agora a minha questão é como faço p/ o Windows subir nas opções do multi-boot? De momento está em último e a pessoa q + usa aquele PC percebe tanto de Linux c/ eu de lagares de azeite. [:D]
Desculpem lá a carrada de perguntas!
A seguir vou tentar instalar WINE, se quiserem ir adiantando trabalho e colocar aqui um "Howto", estão à vontade! [:p] [;)]

Bem,
Lá instalei o Ubuntu... num disco à parte, apenas c uma partição de 10Gb p/ tudo e outra de 4Gb p/ swap. C/ ninguém respondia fiz-me ao caminho e cá vai disto.
Ao princípio pensei q tivesse feito borrada mas, dps lá vi q n! N há cá partição à parte p/ /home nem nada, é possível mudar agora? Pq é q fazem isso?

Da 1ª vez q iniciou sem suporte do CD live reclamou q o PC n permitia correr o Unity mas, dps instalou uma série de updates (220 a quase) e dps já n reclamou.

Agora a minha questão é como faço p/ o Windows subir nas opções do multi-boot? De momento está em último e a pessoa q + usa aquele PC percebe tanto de Linux c/ eu de lagares de azeite. [:D]
Desculpem lá a carrada de perguntas!
A seguir vou tentar instalar WINE, se quiserem ir adiantando trabalho e colocar aqui um "Howto", estão à vontade! [:p] [;)]

Para gerires o Grub2, instala o Startupmanager a partir do gestor de pacotes, deve ficar instalado nas ferramentas de sistema, depois é fácil alterar a ordem de arranque, o tempo de espera, etc... ;)

Voltar
Superior