O tópico do linux

Sim já experimentei Ubuntu e Kubuntu, ubuntu achei bastante simples, kubuntu tem mais por onde explorar (talvez mais do meu agrado lol).
Curiosidade: em win 7 não consigo ligar o meu tel ao pc com bluetooth, apenas enviar pc-tel, com ubuntu também não consegui, com kubuntu já consegui fazer browse ao tel e copiar as coisas que queria lol

Bem vou então experimentar outras distribuições, obrigado pelas recomendações e depois então instalar o que mais me agradar.

P.S.: já agora o Linus Mint Debian tem aqui duas opções, o Gnome e o Xfce, qual utilizar ou quais as diferenças?

Última edição:
Comecei a usar linux mais ou menos na altura que iniciei este tópico, em 2005 e desde essa altura, foram muitas horas a queimar pestanas e muitas madrugadas em claro.
Já utilizei grande parte das distros disponíveis, mas volto sempre ao Ubuntu. Neste momento tenho no meu Sony Vaio VGN-NR21S, o Lubuntu - variante LXDE do Ubuntu. O KDE, GNOME e UNITY são cada vez mais pesados. O LXDE (assim como o XFCE) são boas alternativas.
Felizmente hoje não se perde muito tempo com drivers e instalações, dado que está tudo mais user friendly.

Espero continuar por muitos anos a usar este sistema.

Sim já experimentei Ubuntu e Kubuntu, ubuntu achei bastante simples, kubuntu tem mais por onde explorar (talvez mais do meu agrado lol).
Curiosidade: em win 7 não consigo ligar o meu tel ao pc com bluetooth, apenas enviar pc-tel, com ubuntu também não consegui, com kubuntu já consegui fazer browse ao tel e copiar as coisas que queria lol

Bem vou então experimentar outras distribuições, obrigado pelas recomendações e depois então instalar o que mais me agradar.

P.S.: já agora o Linus Mint Debian tem aqui duas opções, o Gnome e o Xfce, qual utilizar ou quais as diferenças?

Testa os 2. Para computadores com alguns anos o XFCE é mais leve :)

Pelo sim pelo n... Se alguém souber:
N sei se coloque isto aqui ou no tópico do Linux... hehe, c/ o prob n é de Linux em particular mas, de discos cá fica:
screenshot164gbharddisk.png

A imagem é de Linux, Ubuntu 11.04 live q é a única coisa q lhe apetece correr de momento! O q me chateia é q este disco n é o do sistema, esse n dá qq erro.
O q posso fazer p/ correr 1 prog q analise o disco decente/ e corrija os erros ou marque os sectores c/ maus e n deixe lá escrever +? O q está na imagem é mau?

O meu problema msm, é q o Win XP SP2 n está a querer arrancar, nem em segurança... nada! Já n sei o q fazer. Penso q terei de re-instalar a ver se dá alguma coisa.(?)

Edd :)

Pelo sim pelo n... Se alguém souber:

Pelo que li na net, isso é sinal que a tua drive não está lá de muita boa saúde e tens sectores danificados. A solução é mesmo fazer um low level format, os secotres danificados são marcados como maus e os sistemas operativos deixam de usar esses sectores para gravarem lá qualquer coisa. Mas se a drive já está nesse estado, eu sugeria reformá-la :\

OrDos,
Sugeres algum programa em particular ou nenhum em especial? Será q o live do Ubuntu faz o serviço?

O prob é q aquele é logo o disco maior! Estou a ver q terei de ir ver 1 disco externo 2T SATA, ASAP...! [8b]

É parecido com o meu.

Se quiseres ter mais "côr" no ambiente de trabalho, instala por cima o UBUNTU. [;)]

Acho que nem me vou dar ao trabalho, basicamente o computador vai ser apenas para ser utilizado por mim aos fins de semana quando voltar para a terrinha.

Este portatil teve uma história engraçada. Foi comprado pelo meu pai em 2002 (mais coisa menos coisa), que o usou durante uns 5 anos, até que decidiu comprar um eee pc, em que este A3500E iria ficar na loja de informática para ser vendido por uns 100 e poucos euros. Ora como eu nunca tinha tido um portatil, lá convenci o cota a me dar este asus em vez de o vender por uma bagatela. Primeira coisa que fiz foi formatá-lo, instalar o XP e o xubuntu, sendo essa a minha primeira experiência com ambientes linux.

Devo dizer que ficou novo, e durante uns aninhos ainda foi o mais rápido cá de casa [:D]. Agora tenho um portátil que foi comprado o ano passado para mim, mas que faço questão de o deixar na minha casa ao fim de semana para usar este Asus na casa dos meus pais. (sou estudante, portanto em alguns fins de semana venho para casa dos papás)

O Lubuntu também é uma boa alternativa. Tenho-o no meu portátil e é muito mais leve do que o Ubuntu, ainda por cima agora com o Unity. O Xubuntu, não sei porquê, nunca caiu no meu "goto".

O Lubuntu também é uma boa alternativa. Tenho-o no meu portátil e é muito mais leve do que o Ubuntu, ainda por cima agora com o Unity. O Xubuntu, não sei porquê, nunca caiu no meu "goto".

Eu ainda instalei o ubuntu mais recente (Unity) só para dar uma vista de olhos, mas não gostei, para além de estar lento. Portanto instalei o Xubuntu, já há muitos anos que não o usava, assim aproveito e mato saudades.

Lubuntu nunca experimentei. Quem sabe um dia com tempo logo me entretenho a experimentá-lo. [;)]

OrDos,
Sugeres algum programa em particular ou nenhum em especial? Será q o live do Ubuntu faz o serviço?

O prob é q aquele é logo o disco maior! Estou a ver q terei de ir ver 1 disco externo 2T SATA, ASAP...! [8b]

Nenhum em especial, as distribuições Live já costumam ter um bom gestor, o GParted, mas se te sentires mais seguro, podes sacar o SystemRescueCd ( SystemRescueCd ) ou o Parted Magig ( start ) para fazer isso, copiar os teus dados para um disco externo (ou outro qualquer dado interno) e formatar o disco.

Mas tens aqui mais opções giras:

http://www.junauza.com/2010/07/hard-drive-data-recovery-tools.html

EDIT - O Trinity Rescue Kit também é óptimo, se calhar escolhia esse :)

Última edição:
Mas esses tenho de instalar, certo? Estando eu a correr uma versão live, como é q faço?
Os meus conhecimentos de Linux são limitados... De momento estou em Win 7 e há pouco comprei 1 disco 2T iOmega. Ainda n liguei no PC "doente", estou aqui a ver se está tudo OK c ele.

Agora q leio melhor, reparo q o Trinity é live dstro???

Mas esses tenho de instalar, certo? Estando eu a correr uma versão live, como é q faço?
Os meus conhecimentos de Linux são limitados... De momento estou em Win 7 e há pouco comprei 1 disco 2T iOmega. Ainda n liguei no PC "doente", estou aqui a ver se está tudo OK c ele.

Agora q leio melhor, reparo q o Trinity é live dstro???

São todos Live ;)

Queres explicar c/ é q devo fazer? O q sugeres q faça c o Trinity?

Não te posso ajudar muito sem estar presente. A única coisa que te posso orientar é o link para o site deles que tem documentação decente, neste link explica como gerir um disco em "falência", tem só em atenção que só deves fazer operações como o ddrescue depois de teres gravado toda a informação útil que ainda tenhas no disco:

3.1 Rescueing files of dying harddiscs (mounting network => cp, ddrescue)

Tens mais documentação porreira por lá, senão pesquisa pela net sobre as ferramentas que estão disponíveis no Trinity RK e que te possam ajudar.

Como última hipótese, basta apenas formatar o disco com o GParted (o programa que serve para isso em Linux), os sectores danificados são identificados e marcados. E depois pronto, é só re-instalares o que achares necessário :)

Acho que nem me vou dar ao trabalho, basicamente o computador vai ser apenas para ser utilizado por mim aos fins de semana quando voltar para a terrinha.

Este portatil teve uma história engraçada. Foi comprado pelo meu pai em 2002 (mais coisa menos coisa), que o usou durante uns 5 anos, até que decidiu comprar um eee pc, em que este A3500E iria ficar na loja de informática para ser vendido por uns 100 e poucos euros. Ora como eu nunca tinha tido um portatil, lá convenci o cota a me dar este asus em vez de o vender por uma bagatela. Primeira coisa que fiz foi formatá-lo, instalar o XP e o xubuntu, sendo essa a minha primeira experiência com ambientes linux.

Devo dizer que ficou novo, e durante uns aninhos ainda foi o mais rápido cá de casa [:D]. Agora tenho um portátil que foi comprado o ano passado para mim, mas que faço questão de o deixar na minha casa ao fim de semana para usar este Asus na casa dos meus pais. (sou estudante, portanto em alguns fins de semana venho para casa dos papás)

Assim compreende-se. [;)]

Agora só falta colocar o ambiente Linux no portátil novo. [:p]

Não te deve agradar da simplicidade de gráficos simples e com "menos cor". Pelo menos, é essa a razão que eu não continuo com ele e prefira ter o um UBUNTU "coxo", como Nuno diz.

Actualização lol

Já tenho o Kubuntu 11.10 instalado, dual boot com win 7 lol
Até agora está a ir bem, apenas uma coisa.

Nâo detecta a placa wireless pci, é uma Gigabyte WP01GM, como faço para a instalar etc? Já andei à procura mas não me consegui safar, pelo que diz aqui: https://help.ubuntu.com/community/H...ntsWirelessNetworkCardsGigabyteTechnology#PCI deveria ser algo out of the box?

De notar que com win 7 esta placa também é meio esquisita lol

Voltar
Superior