O tópico do linux

Mesmo nos 100% não é normal chegar aos 110ºC!
Ou a BIOS que meteste tá a medir mal a temperatura ou tá na altura de limpar o dissipador do portátil!

Eu uso o portatil basicamente para net, musica e ver series nada mais. Jogos so tenho 1 instalado.

E mesmo com Windows, tenho de o usar em Powersave para nao se desligar em funcionamento, basta iniciar um joginho que nao pesa nada para ele desligar devido a temperatura. Com Powersave, normalmente anda nos 60º. Devo ter alguma fan avariada ou suja que ja nao me arrefece o Laptop, o mesmo tem 2 anos e meio e nunca foi aberto ou limpo a nivel de ventoinhas :sh)

Não existe tal coisa de "partição dentro do WINDOWS".
O UBUNTU fica instalado em ficheiros no mesmo FILESYSTEM do disco do
WINDOWS escolhido para a instalação. Portanto, o que dizes de ficar mais lento
a aceder a ficheiros, é porque está a usar um acesso ao FILESYSTEM onde foi
instalado (tipicamente será NTFS), para além da sua própria simulação de
FILESYSTEM do LINUX (EXT4 ou outro).

Além disso, esse BOOT que aparece não é GRUB. Esse BOOT é do WINDOWS. Ou
seja, fazes sempre BOOT para dentro do WINDOWS (embora não vás correr o
WINDOWS normal).
Podes confirmar:
Control Panel -> System -> Advanced -> Startup and Recovery
Depois vê o que está em "Default Operating System".
Ou então, abre o ficheiro BOOT.INI do WINDOWS, e vê se não está lá a opção
para o LINUX.

Exemplo:
Código:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
[B][COLOR="red"]C:\Wubildr.mbr = "Ubuntu"[/COLOR][/B]

Ou seja, é este pseudo-"MASTER BOOT RECORD" que, sendo um ficheiro no
WINDOWS com o nome de "C:\Wubildr.mbr" , faz com que tenhas um segundo
sistema operativo a correr.

Portanto, tens esta componente a correr para gerir o acesso ao NTFS e carregar
o LINUX que está em ficheiros dentro desse NTFS (de modo a que o LINUX possa
correr sem tão pouco se aperceber que o "disco" é um ficheiro em NTFS).

Operating system - Wikipedia, the free encyclopedia

Ou seja, como o LINUX não acede directamente ao disco (pensa que está a
aceder ao disco, mas na realidade é um ficheiro que simula um disco), o que lhe
fornece esse serviço é, de facto, um outro sistema operativo. Ergo, tens dois
sistemas operativos a correr. Quantum Erat Demonstrandum.

Ou seja, mesmo criando uma outra partiçao, instalar o Ubuntu atraves do wubi nessa mesma partiçao ele continua a aceder ao W7 certo?

Camaradas nerds [:D]

Precisava de uma ajudinha. Comprei hoje um multifunções daqueles baratos, é o Canon MP250 e no Ubuntu não encontrei controladores no configurador de impressoras o modelos, só lá estando o MP220 e 330 e com nenhum deles a impressora funciona. É possível ir buscar os drivers (penso que é dos drivers que ando à procura) a algum lado? Eu tenho o CD da canon de instalação para Win e Mac.

Camaradas nerds [:D]

Precisava de uma ajudinha. Comprei hoje um multifunções daqueles baratos, é o Canon MP250 e no Ubuntu não encontrei controladores no configurador de impressoras o modelos, só lá estando o MP220 e 330 e com nenhum deles a impressora funciona. É possível ir buscar os drivers (penso que é dos drivers que ando à procura) a algum lado? Eu tenho o CD da canon de instalação para Win e Mac.

[SOLVED] Canon PIXMA MP250 - Ubuntu Forums

Não foi hoje, foi no fim de semana.
E não acho que seja o tópico indicado visto que esse senhor esteve envolvido na criação do UNIX. Ligeiramente diferente que o linux. Merecia um tópico só dele.
Também criou a linguagem de programação C.
Teve um impacto no mundo muito maior que o Sr. iFonas do tópico ao lado. Apenas nunca se armou em celebridade.

Fiz a bocado a atualização e deixei de ter o "UBUNTU CLassic" para ter o UbUNTU "normal"

Estou a estranhar um pouco, em relação aos menus, mas de resto, estou a gostar.

Mais alguém fez a atualização?

Eu tinha como base o XUBUNTU com o UBUNTU 10.10 "por cima".

Continua com o XUBUNTU como base e o ambiente de trabalho, assim:

Pois eu tenho ainda o 10.10 porque preferi não passar para esse ambiente de trabalho.

Sou um pouco receptivo a essas barrinhas de acesso rápido e tal, portanto dei uma vista de olhos quando tive oportunidade no portatil da minha irmã em que ela tinha actualizado para o 11.04 e decidir manter-me como estava.

Mas acredito que com o hábito até se utilize melhor dessa forma.

Pois eu tenho ainda o 10.10 porque preferi não passar para esse ambiente de trabalho.

Sou um pouco receptivo a essas barrinhas de acesso rápido e tal, portanto dei uma vista de olhos quando tive oportunidade no portatil da minha irmã em que ela tinha actualizado para o 11.04 e decidir manter-me como estava.

Mas acredito que com o hábito até se utilize melhor dessa forma.

É mesmo uma questão de hábito. Estou habituar-me a ele, [mode= Paulo Bento] com naturalidade. [/mode]

Eu tinha como base o XUBUNTU com o UBUNTU 10.10 "por cima".

Continua com o XUBUNTU como base e o ambiente de trabalho, assim:

(...)

O que tu tinhas era UBUNTU com XFCE (a que se chama XUBUNTU).
Depois instalaste o GNOME e UNITY para além do XFCE.
Agora continuas a ter UBUNTU com XFCE, GNOME e UNITY.
A diferença é que o UNITY já consegue funcionar no teu PC.
Esse ambiente que mostras na foto é UNITY.

Ou seja, como o LINUX não acede directamente ao disco (pensa que está a
aceder ao disco, mas na realidade é um ficheiro que simula um disco), o que lhe
fornece esse serviço é, de facto, um outro sistema operativo. Ergo, tens dois
sistemas operativos a correr. Quantum Erat Demonstrandum.

Não.

No Linux tens dois tipos de drivers, que acedem aos devices, como um disco rígido, block devices e character devices, os discos são block.

O ficheiro, é a abstracção do disco rígido, não uma simulação, ao mexeres no ficheiro, mexes mesmo no disco. ;)

Não.

No Linux tens dois tipos de drivers, que acedem aos devices, como um disco rígido, block devices e character devices, os discos são block.

O ficheiro, é a abstracção do disco rígido, não uma simulação, ao mexeres no ficheiro, mexes mesmo no disco. ;)

Tu hoje é só tiros ao lado...
Sabes mesmo do que se está a falar? Estamos a falar do WUBI.
Ou seja, de uma instalação de LINUX dentro do WINDOWS.
Convém ler os tópicos com mais atenção.

Tu hoje é só tiros ao lado...
Sabes mesmo do que se está a falar? Estamos a falar do WUBI.
Ou seja, de uma instalação de LINUX dentro do WINDOWS.
Convém ler os tópicos com mais atenção.

Obrigado pela ( extensa ) informação [;)]

O Ubuntu 11.10 já não trás Gnome 2.6 certo? Como tal vou continuar ainda com o 11.04.

Não sei se alguém me pode ajudar, mas cá vai.

Sou estudante e como tal costumo usar a internet da universidade, o problema é que se usa a típica rede "eduroam", rede esta que precisa de protocolo ou certificado para se aceder à mesma. Ora as pessoas que se encontram no gabinete de informática acham que só se utiliza um SO no mundo que é o windows, e como tal só sabem trabalhar com o mesmo.

Portanto se eu pretender entrar com o ubuntu na rede da univ não consigo porque não tenho o certificado e ninguém me sabe dizer onde o arranjar.

Não consigo passar daqui, será que estou a fazer tudo bem? Onde consigo arranjar o certificado?

capturaecrab.png

Não sei se alguém me pode ajudar, mas cá vai.

Sou estudante e como tal costumo usar a internet da universidade, o problema é que se usa a típica rede "eduroam", rede esta que precisa de protocolo ou certificado para se aceder à mesma. Ora as pessoas que se encontram no gabinete de informática acham que só se utiliza um SO no mundo que é o windows, e como tal só sabem trabalhar com o mesmo.

Portanto se eu pretender entrar com o ubuntu na rede da univ não consigo porque não tenho o certificado e ninguém me sabe dizer onde o arranjar.

Não consigo passar daqui, será que estou a fazer tudo bem? Onde consigo arranjar o certificado?

(...)

Vê lá se ajuda:
eduroam for Linux users - IT services - HIIT Wiki
Certificates - IT services - HIIT Wiki

Voltar
Superior