O tópico do linux

1.
Problema não há... mas continua a ser "coxo".

2.
No menu, com o botão do lado direito sobre a opção de terminal, escolhe a opção "add to panel"
ou "adicionar ao painel". Ficas com um link para a aplicação na barra do topo.

3.
Não faço a mais pálida ideia. Não sou utilizador de ACCESS.

4.
Com essa memória e espaço livre, podes criar uma máquina virtual XP com 768MiB de RAM
e 20GiB de disco.
Linux_Downloads - VirtualBox
Ou seja, ficas com o Windows XP a correr dentro do LINUX (numa janela). Aí podes instalar
o que quiseres de Windows.

Mesmo "coxo", estou a gostar mais que o XUBUNTU.

Sobre o Terminal, não me expliquei bem. Eu queria ter a opção do Terminal quando clico no botão do lado direito do rato em qualquer pasta no disco. Em vez de andar a fazer "dir" a até chegar a pasta que pretendo.

Sobre o VirtualBox, é uma boa opção. Mas essa memória gasta é só quando acedo ao XP ou fico sem ela cada vez que ligo o portátil?

Mesmo "coxo", estou a gostar mais que o XUBUNTU.

Sobre o Terminal, não me expliquei bem. Eu queria ter a opção do Terminal quando clico no botão do lado direito do rato em qualquer pasta no disco. Em vez de andar a fazer "dir" a até chegar a pasta que pretendo.

Sobre o VirtualBox, é uma boa opção. Mas essa memória gasta é só quando acedo ao XP ou fico sem ela cada vez que ligo o portátil?

Só quando abres a máquina virtual XP. Caso contrário a memória é toda para o LINUX.

Estou a instalar, neste momento o VirtualBox e não qual a opção que deva escolher entre estas:

- VDI (Virtual Disck Image)
- VMDK (Virtual Machine Disk)
- VHD (Virtual Disk Data)
- Parallels

Estou a instalar, neste momento o VirtualBox e não qual a opção que deva escolher entre estas:

- VDI (Virtual Disck Image)
- VMDK (Virtual Machine Disk)
- VHD (Virtual Disk Data)
- Parallels

Usa o default (VDI).
Está lá escrito que as outras opções são para que possas levar o disco virtual
(ficheiro) para outro software de máquinas virtuais.

Pessoal, como faço um executar de um ficheiro .tar.gz?

É o setup dum programa.

Executar?
Isso é um ficheiro tipo ZIP. Ou seja, um ou mais ficheiros comprimidos.
Mais precisamente, um arquivo feito com o TAR, e comprimido com o GZIP.

Ou seja, a executar qualquer coisa será o conteúdo.
Portanto, primeiro terás de descompactar (GZIP), e depois extrair o conteúdo do arquivo (TAR).
A executar será o que foi extraído desse arquivo.

O descompactar e extrair é como disse o ElGamal, ou então com um programa tipo WINZIP,
WINRAR, como o Archive Manager ou Xarchive para LINUX.

Executar?
Isso é um ficheiro tipo ZIP. Ou seja, um ou mais ficheiros comprimidos.
Mais precisamente, um arquivo feito com o TAR, e comprimido com o GZIP.

Ou seja, a executar qualquer coisa será o conteúdo.
Portanto, primeiro terás de descompactar (GZIP), e depois extrair o conteúdo do arquivo (TAR).
A executar será o que foi extraído desse arquivo.

O descompactar e extrair é como disse o ElGamal, ou então com um programa tipo WINZIP,
WINRAR, como o Archive Manager ou Xarchive para LINUX.

Pois faz todo o sentido, eu é que tava a dar erro.

Já fiz o que pretendia. Obrigado pelas respostas malta [;)]

Pessoal, como faço um executar de um ficheiro .tar.gz?

É o setup dum programa.

Nota adicional:
Não deverias estar a instalar software assim. Isso é "vício" do WINDOWS. No LINUX não se
"descarregam setups" de programas, nem se instalam drivers, etc. Deve-se sempre usar o
que está nos repositórios (resolvem 99% das situações).

Por exemplo, para instalar software deves:
1º verificar se existe no repositório da distribuição de LINUX. Existindo instala-se esse.
2º verificar se existe num repositório adicional. Existindo, adiciona-se o repositório e instala-se daí.
3º verificar se existe em formato package (formato RPM, DEB, ou outro conforme distribuição).
4º instalar "manualmente" (como esse TAR.GZ) caso falhem as outras opções.

Nota adicional:
Não deverias estar a instalar software assim. Isso é "vício" do WINDOWS. No LINUX não se
"descarregam setups" de programas, nem se instalam drivers, etc. Deve-se sempre usar o
que está nos repositórios (resolvem 99% das situações).

Por exemplo, para instalar software deves:
1º verificar se existe no repositório da distribuição de LINUX. Existindo instala-se esse.
2º verificar se existe num repositório adicional. Existindo, adiciona-se o repositório e instala-se daí.
3º verificar se existe em formato package (formato RPM, DEB, ou outro conforme distribuição).
4º instalar "manualmente" (como esse TAR.GZ) caso falhem as outras opções.

Obrigado Nuno, normalmente faço sempre os passos 1, 2 e 3 e é tudo o que preciso, salvo raras excepções como foi o caso.

Daí ter colocado a questão. Já uso Ubuntu/Xubuntu desde 2008 e nunca senti necessidade de saber fazer um simples "sudo" quando mais trabalhar na consola [:D]

Mesmo quando preciso utilizar a consola existem tutorials muito bons na net, sempre me safei assim.

Já fiz todos os passos. E quando fui para executar o W7(foi o que escolhi) deu este erro:

Das duas uma, ou usas um ficheiro ISO com a imagem do CD de instalação do XP
(não instales W7 porque vai ficar lento devido à pouca memória e características
básicas do PC virtual), ou usas um CD real (e não virtual) no leitor de CD.

Consoante a origem (ISO ou CD), terás de escolher na máquina virtual o que vai
ser usado como CD virtual (se uma ISO, e qual, se o leitor de CD real).

Indicas isto nas definições da máquina virtual (para o CD virtual). Se for uma ISO,
escolhes o ficheiro da ISO, se for CD, indicas que é o leitor de CD.

Nessa imagem que colocaste tens na barra em baixo:
- Disco
- CD
- USB
- Rede
- Pastas partilhadas
- etc.

Se clicares no CD (botão direito do rato), podes escolher a origem, e depois fazer
reboot da máquina virtual. Quando arrancar, já vai usar a fonte que escolheres (ISO
ou CD).

Também podes usar o menu.
Aliás, no menu tens a opção de fazer reboot da máquina virtual.

Das duas uma, ou usas um ficheiro ISO com a imagem do CD de instalação do XP
(não instales W7 porque vai ficar lento devido à pouca memória e características
básicas do PC virtual), ou usas um CD real (e não virtual) no leitor de CD.

Consoante a origem (ISO ou CD), terás de escolher na máquina virtual o que vai
ser usado como CD virtual (se uma ISO, e qual, se o leitor de CD real).

Indicas isto nas definições da máquina virtual (para o CD virtual). Se for uma ISO,
escolhes o ficheiro da ISO, se for CD, indicas que é o leitor de CD.

Nessa imagem que colocaste tens na barra em baixo:
- Disco
- CD
- USB
- Rede
- Pastas partilhadas
- etc.

Se clicares no CD (botão direito do rato), podes escolher a origem, e depois fazer
reboot da máquina virtual. Quando arrancar, já vai usar a fonte que escolheres (ISO
ou CD).

Também podes usar o menu.
Aliás, no menu tens a opção de fazer reboot da máquina virtual.

Estou a instalar do CD.

Não fazia ideia que tivesse que fazer uma instalação de raiz.

Diz-me uma coisa, ele vai fazer os updates como faz habitualmente quando está instalado normalmente numa maquina?

Estou a instalar do CD.

Não fazia ideia que tivesse que fazer uma instalação de raiz.

Diz-me uma coisa, ele vai fazer os updates como faz habitualmente quando está instalado normalmente numa maquina?

Funciona tal e qual como numa máquina real.
O sistema operativo instalado na máquina virtual nem "sabe" que está a correr dentro de um software.

Ah!
Para o rato, copy&paste (de um SO para outro), resolução de vídeo, etc. funcionar melhor, depois de
instalar o sistema operativo na máquina virtual, deves seleccionar no menu a opção de instalação das
extensões.

E...
Não ligues as actualizações automáticas, nem instales ant-vírus. A menos que penses andar a instalar
software pirata, ou a aceder à Internet dentro da máquina virtual (que não seja a sites seguros, como o
da Google, Microsoft, etc.).

Funciona tal e qual como numa máquina real.
O sistema operativo instalado na máquina virtual nem "sabe" que está a correr dentro de um software.

Ah!
Para o rato, copy&paste (de um SO para outro), resolução de vídeo, etc. funcionar melhor, depois de
instalar o sistema operativo na máquina virtual, deves seleccionar no menu a opção de instalação das
extensões.

E...
Não ligues as actualizações automáticas, nem instales ant-vírus. A menos que penses andar a instalar
software pirata, ou a aceder à Internet dentro da máquina virtual (que não seja a sites seguros, como o
da Google, Microsoft, etc.).

Vou tomar nota desses detalhes. Mas aonde fica o menu aonde se encontra a opção de instalação das extensões?

no menu a opção de instalação das
extensões.

Não consegui instalar o Office 2007. Depois virei para o único disponivel que tenho o de 97. Consegui instalar e ao aceder a base de dados, dá a informação de "argumento inválido". :confused:

Vou enviar a base de dados para o computador do trabalho para ver como ela está.

Última edição:
Com o 97 instalado, já consigo abrir o Officce 2007 Portable. Mas continua a dar o erro de "argumento inválido"

Será que a base de dados ficou corrompida? :confused:

O problema é que fiz-a a uns anos e não consigo lembrar-me do código que usei. [8b]

Voltar
Superior