O tópico do linux

De ACCESS não sei nada (e não quero saber... e tenho raiva de quem sabe).
[:D]

[:D]

Consegui abrir a base de dados no computador do trabalho. Ao inicio deu erro, mas depois lembrei-me de seleccionar o ficheiro e depois carregando ao mesmo tempo o SHIFT+ENTER e voilá! Deu! :)

Queria fazer o mesmo com o Libre Office Base mas em vão.

Podes dizer-me, se faz favor, como consigo aceder a uma pasta partilhada no VirtualBox com o XP?

Ao tentar, dá-me esta mensagem:

Está escrito no diálogo.
Tens de instalar as tais extensões que falei anteriormente.
(não me perguntes os nomes das opções de menu em português, que eu uso TUDO em inglês)

Essas extensões (Guest Additions) são instaladas no XP, e para tal basta seleccionar a opção
no menu (é como um CD inserido no leitor, faz autostart e o programa de instalação é iniciado).

O que isso permite é, fazer as partilhas, copy&paste de máquina real/virtual para a máquina
virtual/real, e MUITO MELHOR: usar o rato dentro e fora da máquina virtual sem ser necessário
carregar em teclas.

Está escrito no diálogo.
Tens de instalar as tais extensões que falei anteriormente.
(não me perguntes os nomes das opções de menu em português, que eu uso TUDO em inglês)

Essas extensões (Guest Additions) são instaladas no XP, e para tal basta seleccionar a opção
no menu (é como um CD inserido no leitor, faz autostart e o programa de instalação é iniciado).

O que isso permite é, fazer as partilhas, copy&paste de máquina real/virtual para a máquina
virtual/real, e MUITO MELHOR: usar o rato dentro e fora da máquina virtual sem ser necessário
carregar em teclas.

Estou a compreender. Continuo a procura. É neste menu?

Já descobri e já instalei as extensões (Guest Additions).

Mas tentar aceder a pasta partilhada no menu, aparece a seguinte mensagem. Aonde posso ir para adicionar esta informação?

Já descobri e já instalei as extensões (Guest Additions).

Mas tentar aceder a pasta partilhada no menu, aparece a seguinte mensagem. Aonde posso ir para adicionar esta informação?

Em princípio não necessitas de alterar nada, porque não vais necessitar de aceder ao USB dentro
da máquina virtual (a menos que queiras usar um memory stick USB).

Mas se quiseres resolver esse aviso, vais ao menu de administração do LINUX
(sistema -> administração), escolhes a opção de gerir utilizadores, editas o teu utilizador, e
acrescentas-lhe o grupo indicado (vboxusers).

no site do virtual box tens lá mais uma coisa para instalares para teres suporte a USB

Não é necessário instalar mais nada, e muito menos descarregar.
O suporte USB está no GUEST ADDITIONS que faz parte do package normal do VirtualBox.
Para instalar no SO da máquina virtual (guest), basta seleccionar uma opção no menu
(aparece no guest como se tivesse sido inserido um CD de instalação com autorun).
E o André já fez isto.

O que falta são permissões do SO onde corre a máquina virtual (host), ou seja, no LINUX.

https://help.ubuntu.com/community/VirtualBox/USB

Não é necessário instalar mais nada, e muito menos descarregar.
O suporte USB está no GUEST ADDITIONS que faz parte do package normal do VirtualBox.
Para instalar no SO da máquina virtual (guest), basta seleccionar uma opção no menu
(aparece no guest como se tivesse sido inserido um CD de instalação com autorun).
E o André já fez isto.

O que falta são permissões do SO onde corre a máquina virtual (host), ou seja, no LINUX.

https://help.ubuntu.com/community/VirtualBox/USB

Vou tentar seguir as tuas dicas.

Obrigado Psantos, pela ajuda.

Edit: Já vi aonde está o erro.

Já dou notícias. [;)]

Edit2: Agora não consigo iniciar o Windows bem, porque ele reinicia cada vez que está a entrar no XP. :confused:

Fiz os todos os passos, incluindo o codigo no termina.

Só consigo entrar em Safe Mode no XP e quando clico na opção Shared Folders ele dá o seguinte erro:

Última edição:
Edit: Já vi aonde está o erro.

Já dou notícias. [;)]

Edit2: Agora não consigo iniciar o Windows bem, porque ele reinicia cada vez que está a entrar no XP. :confused:

Fiz os todos os passos, incluindo o codigo no termina.

Só consigo entrar em Safe Mode no XP e quando clico na opção Shared Folders ele dá o seguinte erro:

Quais passos?
Qual código?
Aquele link que coloquei na resposta ao psantos não era para ti.
Era apenas para mostrar que o problema estava nos acessos de LINUX.

Em SAFE MODE desinstala o GUEST ADDITIONS do XP.
Arranca sem ser em SAFE MODE.
Volta a instalar o GUEST ADDITIONS.

Quais passos?
Qual código?
Aquele link que coloquei na resposta ao psantos não era para ti.
Era apenas para mostrar que o problema estava nos acessos de LINUX.

Em SAFE MODE desinstala o GUEST ADDITIONS do XP.
Arranca sem ser em SAFE MODE.
Volta a instalar o GUEST ADDITIONS.

Upsentendi mal... existe algum problema em ter adicionado 1 linha num ficheiro, como lá vem no site?

Já desinstalei em SAFE MODE. Fiz shut down e ficou assim parado, já à vários minutos:

Upsentendi mal... existe algum problema em ter adicionado 1 linha num ficheiro, como lá vem no site?
(...)

Sim, há.
Foi só isso que fizeste?
Tenta desfazer.

Basicamente era APENAS fazer o que eu disse antes desse post (adicionar o grupo ao teu utilizador).
Que é o que está no link para as versões mais recentes do UBUNTU.
For Natty Narwhal
Add yourself to the user group vboxusers, then log out and back in, to make use of available USB devices. To do this via the graphical interface, click System Settings/Users and Groups/Manage Groups.

For Maverick
Add yourself to the user group vboxusers, then log out and back in, to make use of available USB devices. To do this via the graphical interface, click in the menu System/Administration/ Users and Groups.

For Lucid
Add yourself to the user group vboxusers, then log out and back in, to make use of available USB devices. To do this via the graphical interface, click in the menu System/Administration/ Users and Groups.

Os nomes a vermelho são os nomes de código para as várias versões do UBUNTU.
Se a tua é a 11.04, então o nome é Natty Narwhal. Ou seja, deverias ter feito apenas
o que eu disse, que é o que dizem para essa versão.

List of Ubuntu releases - Wikipedia, the free encyclopedia

Bem... estive a ver o que estava no LINK e que não era suposto teres feito...
Penso que sei o que está a deixar o XP bloqueado.

Imagino que também tenhas feito isto:
Once logged into Ubuntu 9.10 start VirtualBox (Don't power on a guest OS yet)
Click Settings from the VirtualBox main page for the Windows XP Guest OS
Click the System tab on the left side of screen
Enable IO APIC is needs to be selected
Click the USB tab on the left side of screen
Enable USB Controller and Enable USB 2.0 (EHCI) Controller need to be selected
Your USB device should be recognized and ticked in the lower screen. If not, press the 'add' button (to the far right, 2nd one with the green cross) and add it.

Se fizeste... volta a colocar como estava.

Sim, há.
Foi só isso que fizeste?
Tenta desfazer.

Basicamente era APENAS fazer o que eu disse antes desse post (adicionar o grupo ao teu utilizador).
Que é o que está no link para as versões mais recentes do UBUNTU.

Os nomes a vermelho são os nomes de código para as várias versões do UBUNTU.
Se a tua é a 11.04, então o nome é Natty Narwhal. Ou seja, deverias ter feito apenas
o que eu disse, que é o que dizem para essa versão.

List of Ubuntu releases - Wikipedia, the free encyclopedia

Já apaguei a linha que havia colocado no ficheiro.

A versão do meu Ubuntu é a seguinte:

You are using Ubuntu 11.04 - the Natty Narwhal

Bem... estive a ver o que estava no LINK e que não era suposto teres feito...
Penso que sei o que está a deixar o XP bloqueado.

Imagino que também tenhas feito isto:

Se fizeste... volta a colocar como estava.

Não tenho a certeza. Possivelmente foi.

Acabei de apagar este e vou instalar novamente.

Pronto, tenho um novo XP instalado, qual é o próximo passo a seguir?

PS: Deculpa-me, Nuno, por este trabalho todo que tenho te dado.

Na barra em baixo (ou no menu) da máquina virtual que criaste, tens um símbolo com
uma pasta (folder). Clicas com o botão do lado direito do rato, e escolhes a opção do
menu. Depois é só criar um folder partilhado com acesso de escrita para um directório
do LINUX. Diz que é permanente, e ficas com um drive no XP a apontar para essa
partilha.

Na barra em baixo (ou no menu) da máquina virtual que criaste, tens um símbolo com
uma pasta (folder). Clicas com o botão do lado direito do rato, e escolhes a opção do
menu. Depois é só criar um folder partilhado com acesso de escrita para um directório
do LINUX. Diz que é permanente, e ficas com um drive no XP a apontar para essa
partilha.

Ao escolher essa opção, aparece esta mensagem, que aparecia na 1ª tentativa.

Ao escolher essa opção, aparece esta mensagem, que aparecia na 1ª tentativa.

Pensei que já tinhas instalado isso também.

EDIT:
Depois de instalares o VirtualBox Guest Additions (como disse anteriormente), se aparecer a mensagem
do USB, ou adicionas o grupo ao teu user (como também indiquei anteriormente), ou então pica a checkbox
para ignorar a mensagem (não necessitas do USB, a menos que queiras aceder a algum equipamento USB
de dentro do XP).
Se precisares do USB, pode fazer isso depois (e se a versão for 4.x, terás de instalar as extensions).

Última edição:
Voltar
Superior