O tópico do linux

Nuno, não dá para instalar a partir do Synaptic Package Manager qualquer pack que consiga executar este tipo de ficheiros?

Não faço a mais pálida ideia...

Eu não uso UBUNTU, uso FEDORA, por isso não sei que packages existem no UBUNTU.
Sei que em FEDORA existe o MDBTOOLS (pelo menos).

Além disso, como trabalho em desenvolvimento de software, nunca usei esse tipo de ferramentas
(ACCESS e afins), porque quando necessito de bases de dados, uso motores de bases de dados
a sério (como o MySQL, por exemplo, neste preciso momento estava a criar uma BD aqui para
uns dados que pretendo disponibilizar online).

Não faço a mais pálida ideia...

Eu não uso UBUNTU, uso FEDORA, por isso não sei que packages existem no UBUNTU.
Sei que em FEDORA existe o MDBTOOLS (pelo menos).

Além disso, como trabalho em desenvolvimento de software, nunca usei esse tipo de ferramentas
(ACCESS e afins), porque quando necessito de bases de dados, uso motores de bases de dados
a sério (como o MySQL, por exemplo, neste preciso momento estava a criar uma BD aqui para
uns dados que pretendo disponibilizar online).

Julgava que fossem idênticas as mesmas ferramentas.

Só por curusidade, o XUBUNTU é o único usado para computadores mais antigos?

Gostava de experimentar o UBUNTU, mas quando iniciei a instalação, ele disse que não tinha "maquina" para corre-lo.

Depois disso coloquei mais 1Gb de memória, sendo que agora tenho 2Gb.

Já agora, o que o UBUNTU tem que o XUBUNTU não tenha?

para chaços, assim de cor:
damn small linux
puppy linux
antix (este tenho-o um pentiumII com 128 de ram, 20gb de disco :-D)
talvez mesmo o mepis (que por omissão traz o kde3.X)

o que o ubuntu tem que o xubuntu não: o mais evidente é o window manager: gnome num, xfce noutro.
se intalares o ubuntu numa máquina, pode-se sempre transformá-lo num xubuntu, e vice-versa. há meta-pacotes.

para máquinas muito velhas, podes sempre escolher como window manager o blackbox.

Julgava que fossem idênticas as mesmas ferramentas.

Só por curusidade, o XUBUNTU é o único usado para computadores mais antigos?

Gostava de experimentar o UBUNTU, mas quando iniciei a instalação, ele disse que não tinha "maquina" para corre-lo.

Depois disso coloquei mais 1Gb de memória, sendo que agora tenho 2Gb.

Já agora, o que o UBUNTU tem que o XUBUNTU não tenha?

XUBUNTU = UBUNTU

A diferença é apenas o ambiente gráfico.
Ou seja, já estás a experimentar UBUNTU.
O que queres experimentar é UNITY (que é o ambiente gráfico que vem por omissão no
UBUNTU) em lugar de XFCE (que vem por omissão no XUBUNTU).

Para isso só tens de ir ao Package Manager procurar por UNITY, e instalar.
Quando fizeres login deverás poder optar entre UNITY ou XFCE para usar nessa sessão.
Podes fazer o mesmo (instalar e escolher no login) para outros ambientes gráficos:
- GNOME
- KDE
- LXDE
E claro:
- UNITY
- XFCE

Outras distribuições para computadores antigos:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.
É só seleccionar a categoria que se pretende.

As principais distribuições de LINUX (como UBUNTU) também podem ser usadas em PCs
antigos, desde que se use um ambiente gráfico mais ligeiro, como o XFCE (XUBUNTU).

Meti o Linux UBUNTU num AMD Atlhon 2500 + 512ram + disco Sata de 100.

Funciona mas o Firefox está lennnnntttooo...

Aparentemente todo o hardware foi bem detectado mas o sistema está mais lento do que o win XP q lá tinha antes...

Questões será que tenho de fazer alguma afinação algures?

obgs.

Aparentemente todo o hardware foi bem detectado mas o sistema está mais lento do que o win XP q lá tinha antes...

obgs.
com o chromium tb está lento?
será um driver da gráfica?

obgs.

Num PC com essa memória e processador deverias ter instalado LUBUNTU ou XUBUNTU.
Ou seja, UBUNTU com LXDE (LUBUNTU) ou com XFCE (XUBUNTU).
São dois ambientes gráficos mais ligeiros.

Uma vez que já tens UBUNTU instalado, podes instalar indo ao package manager, procurar
por XFCE (e/ou LXDE), instalar esses ambientes, e no login escolher um desses ambientes
mais ligeiros.

UNITY, GNOME3 e KDE4 são ambientes gráficos pesadíssimos. Mesmo em computadores
rápidos ficam lentos. Detesto esses ambientes (podem ser do gosto de muitos utilizadores,
mas os power-users têm tendência a não gostar), mas gosto do GNOME2 (ligeiro quanto
baste).

Quanto ao browser, aconselho o GOOGLE CHROME. É super rápido, ligeiro, estável, poderoso
e 100% compatível com os padrões HTML. Outra alternativa é o OPERA.

XUBUNTU = UBUNTU

A diferença é apenas o ambiente gráfico.
Ou seja, já estás a experimentar UBUNTU.
O que queres experimentar é UNITY (que é o ambiente gráfico que vem por omissão no
UBUNTU) em lugar de XFCE (que vem por omissão no XUBUNTU).

Para isso só tens de ir ao Package Manager procurar por UNITY, e instalar.
Quando fizeres login deverás poder optar entre UNITY ou XFCE para usar nessa sessão.
Podes fazer o mesmo (instalar e escolher no login) para outros ambientes gráficos:
- GNOME
- KDE
- LXDE
E claro:
- UNITY
- XFCE

Outras distribuições para computadores antigos:
É só seleccionar a categoria que se pretende.

As principais distribuições de LINUX (como UBUNTU) também podem ser usadas em PCs
antigos, desde que se use um ambiente gráfico mais ligeiro, como o XFCE (XUBUNTU).

Antes de fazer a mudança, o portátil irá ficar muito mais lento? Tendo em conta que só tem 2gb de memória e é um Pentium M 1.73(salvo erro).

Outro assunto, acabei de correr o Package Manager a adicionar Packs do Mdb Tools. Espero que consiga executar as macros do ficheiro.

Antes de fazer a mudança, o portátil irá ficar muito mais lento? Tendo em conta que só tem 2gb de memória e é um Pentium M 1.73(salvo erro).

Outro assunto, acabei de correr o Package Manager a adicionar Packs do Mdb Tools. Espero que consiga executar as macros do ficheiro.

Não vais mudar nada. Vais instalar software, como outro qualquer. Neste caso é o UNITY.
Se usas UNITY ou XFCE é uma opção que fazes no login. Portanto, se ficar lento com
o UNITY (que vai ficar, porque UNITY e GNOME3 são umas bestas), basta fazer logout e
login com o XFCE (problema resolvido).

Quanto ao ACCESS, podes instalar um "viewer" no WINE para sacares o que precisares:
Download Details - Microsoft Download Center - Access 2007 Download: Access Runtime

Depois passas a usar o OpenOffice Base (ou do LibreOffice).

Não vais mudar nada. Vais instalar software, como outro qualquer. Neste caso é o UNITY.
Se usas UNITY ou XFCE é uma opção que fazes no login. Portanto, se ficar lento com
o UNITY (que vai ficar, porque UNITY e GNOME3 são umas bestas), basta fazer logout e

Quanto ao ACCESS, podes instalar um "viewer" no WINE para sacares o que precisares:
Download Details - Microsoft Download Center - Access 2007 Download: Access Runtime

Irei fazer isso. [;)]

Se quiser desistir do UNITY, dá para "desinstalar"?

Quanto aos ficheiros Access, não quero só ver o ficheiro, quero adicionar informação na macro que havia criado. Sendo outra para retirar um relatório da informação que coloco, passado algum tempo. A opção "viewer" dá para esse efeito?

Irei fazer isso. [;)]

Se quiser desistir do UNITY, dá para "desinstalar"?

Quanto aos ficheiros Access, não quero só ver o ficheiro, quero adicionar informação na macro que havia criado. Sendo outra para retirar um relatório da informação que coloco, passado algum tempo. A opção "viewer" dá para esse efeito?

Dá para ter acesso aos dados (consultar, editar, inserir, listar, etc.), só não permite alterar
a "programação" (forms, macros, etc.).

Dá para ter acesso aos dados (consultar, editar, inserir, listar, etc.), só não permite alterar
a "programação" (forms, macros, etc.).

Estou a entender. Não existe outra maneira para alterar 1 só uma linha de programação de uma form?

Já o tenho instalado, mas não consigo abrir a base de dados. Ao clicar com o botão do lado direito, aparece a única opção para abrir: "Microsoft Officce Access". Mas quando escolho esta opção, o pc fica a pensar uns segundos e depois não faz nada. Fica sem efeito, porque não consegue abrir. :confused:

Se instalar o Officce a partir do Wine, teria melhores resultados?

O Access Runtime não funciona. :confused:

Tenho estes packs instalados:

O que mais posso fazer?

Já tenho o ambiente UBUNTU a funcionar com a mesma velocidade. :)

Estou a gostar.

1.
Não tens ambiente UBUNTU. UBUNTU é tanto o XFCE como o UNITY, GNOME, etc.

2.
Dizes que estás com a mesma velocidade porque (avaliando pela foto que colocaste)
estás com GNOME2 (o tal que eu digo ser melhor). Ou seja, não tens máquina para
o UNITY, e ele fez "fallback" para "GNOME2". O problema é que esse "GNOME2" não
é GNOME2... é um GNOME2 "coxo".

Qual o espaço em disco (total e livre)?

1.
Não tens ambiente UBUNTU. UBUNTU é tanto o XFCE como o UNITY, GNOME, etc.

2.
Dizes que estás com a mesma velocidade porque (avaliando pela foto que colocaste)
estás com GNOME2 (o tal que eu digo ser melhor). Ou seja, não tens máquina para
o UNITY, e ele fez "fallback" para "GNOME2". O problema é que esse "GNOME2" não
é GNOME2... é um GNOME2 "coxo".

Algum problema em ser GNOME2 "coxo"?

Estou a gostar mais do que o XUBUNTU. Só com uma excepção: Não tenho a opção: "Open Terminal here", que alguma falta faz quando necessito de executar o Wine.

Instalaste no WINE o "runtime" correcto para a versão de access da base de dados?
Search results - Microsoft Download Center

Criei-a em 2005-2006. E modifiquei-a, em Janeiro de 2010. E instalei a versão do "runtime" que apareceu no link que deste. Possivelmente o mais recente. Não deveria dar?

Estive a ver agora o tipo de base de dados e ela é:

Base de dados JET (application/vnd.ms-access)

Qual o espaço em disco (total e livre)?

O disco é de 60 Gb e tenho 43 Gb livres.

Algum problema em ser GNOME2 "coxo"?

Estou a gostar mais do que o XUBUNTU. Só com uma excepção: Não tenho a opção: "Open Terminal here", que alguma falta faz quando necessito de executar o Wine.

Criei-a em 2005-2006. E modifiquei-a, em Janeiro de 2010. E instalei a versão do "runtime" que apareceu no link que deste. Possivelmente o mais recente. Não deveria dar?

Estive a ver agora o tipo de base de dados e ela é:

Base de dados JET (application/vnd.ms-access)

O disco é de 60 Gb e tenho 43 Gb livres.

1.
Problema não há... mas continua a ser "coxo".

2.
No menu, com o botão do lado direito sobre a opção de terminal, escolhe a opção "add to panel"
ou "adicionar ao painel". Ficas com um link para a aplicação na barra do topo.

3.
Não faço a mais pálida ideia. Não sou utilizador de ACCESS.

4.
Com essa memória e espaço livre, podes criar uma máquina virtual XP com 768MiB de RAM
e 20GiB de disco.
Linux_Downloads - VirtualBox
Ou seja, ficas com o Windows XP a correr dentro do LINUX (numa janela). Aí podes instalar
o que quiseres de Windows.

Voltar
Superior