O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por mccrow

A minha pergunta é: Porque Ubunto e não outra compilação qualquer?

Chama-se distribuição. Ubuntu porque sim, tem uma comunidade de utilizadores enorme e a facilidade de utilização também é das melhores.

O Ubuntu 6.06 parece-me ser mais rápido que o anterior [:0]
Até agora tenho reparado que o acesso ao disco está mais rápido, assim como o uso do firefox!

Apenas me queixo de não conseguir instalar automáticamente o plugin da macromedia!
(talvez por a instalação anterior não seja compativel com esta... vou aguardar)

Hmmmm, não vi o sítio para definir a password do root na instalação (estava com pressa e deve-me ter passado despercebido). Poucas aplicações disponíveis na instalação inicial. Mal por mal, o OpenSuse 10.1 volta outra vez para o portátil.

Já não é necessário definir pass para o root [xx(]

O sistema vem com menos aplicações mas não quer dizer que não consigas fazer o mesmo.... alguns aplicações evoluiram e tornaram-se capazes de utilizar vários formatos.
Assim não é necessario aquela confusão tipica de aplicações, uma para cada coisa[xx(]

EDIT:

Tenho que reiniciar o sistema.... instalei e ainda não reiniciei!

citação:Originalmente colocada por 3com

Já não é necessário definir pass para o root [xx(]

O sistema vem com menos aplicações mas não quer dizer que não consigas fazer o mesmo.... alguns aplicações evoluiram e tornaram-se capazes de utilizar vários formatos.
Assim não é necessario aquela confusão tipica de aplicações, uma para cada coisa[xx(]

Quando fazes "su" ou "sudo" e ele pede-te uma password o que é que lá pões? Tentei com a password do user normal e não deu nada.

Depois lembrei-me que o Ubuntu não tem o Kdeveloper no CD. Pus de parte, mas ainda vou voltar a ele daqui a uns tempos.

Por alguma razão que eu também não entendi eles consideram Lisboa como GMT+1, pelo menos foi o que pareceu... Para além disso, na configuração inicial do teclado, a definição do teclado português que eles têm não permite o funcionamento do "<" e ">".

Ainda não tinha corrido a consola....
Mas após ler o teu post foi experimentar e, a pass de user "normal" não dá!
Mas o curioso é que agora já não necessito de estar como root para aceder à partição para apagar ficheiros...

Para outro newbie: quero montar um web server mysql (só para passar tempo) e tava a pensar usar o Xaamp ( ou outro) será que corre nesse unbutu? É que já instalei xaamp no windows mas aquilo dá-se mal com firewals...

É para correr num PI 500 256mb ( será pouco?) tks.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Não obrigado, a versão anterior ainda está de boa saúde e recomenda-se :)

Estas pequenas novidades/correções não dão para o trabalho, quando começarem a vir com XGL (se calhar) até me dou ao trabalho de preencher o formulário :D

Virá com XGL na proxima release a 6.10..

A politica do Ubuntu é lançar 2 versões por ano, uma de longo termo, mais estavel, com tecnologias testadas e estaveis e com suporte de 3 anos para desktop e 5 para server.. A release a meio do ano, é apenas dirigida a quem gosta de ter as ultimas tecnologias e é onde a maioria dos avanços são introduzidos, mas à custa de alguma estabilidade e com suporte de apenas 18 meses.

Plugins de video e audio é mentira.... LOL :D
Nem um MP3 consegue reproduzir [xx(] Mas até o anterior dava logo após a instalação!

citação:Originalmente colocada por mccrow

A minha pergunta é: Porque Ubunto e não outra compilação qualquer?

Eu já experimentei varias e esta é a que mais gosto, dai recomendar esta.

Além disso o Ubuntu desde que apareceu tem criado uma enorme onda de entusiasmo à sua volta como nenhuma outra distribuição alguma vez conseguiu fazer e por isso acho que o lançamento de uma nova versão merece ser assinalado.

Além disso o Ubuntu é a unica distribuição que tem um milionario a patrocinar e à conta disso enviam CD's gratis para casa..

citação:Originalmente colocada por rc

para um newbie, qual o melhor para começar?!
Ubuntu
Kubuntu
Edubuntu

?

O Ubuntu é a principal, por isso é aquela que tem mais trabalho e em que tiveram mais atençãoao detalhe. Usa o Gnome que é um sistema de janelas muito simples, limpo e fluido..

O Kubuntu, a grande diferença é que usa o KDE como ambiente de trabalho. Para quem vem do windows é mais intuitivo, mas é um pouco mais pesado e mais complexo.

O Edubutu, basicamente é o Ubuntu, mas cheio de software educativo, software de gestão de escolas e aulas e um design mais apelativo para a canalhada.

De qualquer forma partilham todos os mesmos repositorios, pelo que podem ter todo o software de uns nos outros sem qualquer problema.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Para outro newbie: quero montar um web server mysql (só para passar tempo) e tava a pensar usar o Xaamp ( ou outro) será que corre nesse unbutu? É que já instalei xaamp no windows mas aquilo dá-se mal com firewals...

É para correr num PI 500 256mb ( será pouco?) tks.

O Ubuntu tem uma nova ferramenta que permite montar um servidor mysql em 20 minutos, dizem eles.. E essas especificações são suficientes..

Mais info aqui:
http://www.ubuntu.com/server

citação:Originalmente colocada por 3com

Plugins de video e audio é mentira.... LOL :D
Nem um MP3 consegue reproduzir [xx(] Mas até o anterior dava logo após a instalação!

Sim.. Não trás.. Porque em alguns paises é ilegal.

Ve o tutorial que te indiquei sobre como activar os formatos restritos. Tens lá tudo explicadinho.

Voltar
Superior