O tópico do linux

Hoje voltei ao Ubuntu. Após uns bons meses a utilizar o software das janelas, decidi voltar ao pinguim pelo menos enquanto tiver que estar a estudar para exames. É mais simples e intuitivo, além que visualmente mais limpo.

Deixo aqui o meu ambiente de trabalho, arrisco a dizer que é o melhor ambiente de trabalho que alguma vez tive no Ubuntu.

Só queria sublinhar que ao contrário que muita gente pensa, é possível ter o Ubuntu 11.04 sem a treta do Unity. Claro que há algumas funcionalidades interessantes, caso fossem optimizadas nem me importava das ter no ambiente antigo.

Para terem o Ubuntu na maneira antiga, basta no momento de iniciar sessão, vir cá abaixo à barra e seleccionar Ubuntu Clássico ou algo muito parecido com isto. A partir daí sempre que iniciam a sessão começam com o Ubuntu antigo.

capturaecram.png

Última edição:
Tens um chamado MOUSEPAD? É um editor de texto.

Tentei desmontar o portátil mas chegou a um ponto que vi que este trabalho é para quem tem experiência, já que esta seria a 1ª vez a faze-lo.

Coloquei agora, esta o xinput e bloqueou-me o TOUCJPAD. Não existe um código idêntico para bloquea-lo para sempre?

Tentei desmontar o portátil mas chegou a um ponto que vi que este trabalho é para quem tem experiência, já que esta seria a 1ª vez a faze-lo.

Coloquei agora, esta o xinput e bloqueou-me o TOUCJPAD. Não existe um código idêntico para bloquea-lo para sempre?

Tens de editar o tal ficheiro (com o mousepad ou outro editor de texto), e colocar aquela linha
naquele local.

Alternativamente, podes ir às preferências, onde deverás ter algo semelhante a "STARTUP
APPLICATIONS" onde podes adicionar um comando a executar sempre que fazes login. E
nesse caso adicionas o comando que tens feito manualmente cada vez que arrancas (xinput).

Tens de editar o tal ficheiro (com o mousepad ou outro editor de texto), e colocar aquela linha
naquele local.

Alternativamente, podes ir às preferências, onde deverás ter algo semelhante a "STARTUP
APPLICATIONS" onde podes adicionar um comando a executar sempre que fazes login. E
nesse caso adicionas o comando que tens feito manualmente cada vez que arrancas (xinput).

Coloquei o comando na "Sessão e Arranque" e na inicialização seguinte não deixou-me entrar no sistema. Aparecendo uma mensagem, com fundo preto, tão depressa que não consegui ler. Tiver que re-instalar o XUBUNTU novamente. Logo, quando chegar do trabalho tenho de instalar todos os programas de novo. :(

Coloquei o comando na "Sessão e Arranque" e na inicialização seguinte não deixou-me entrar no sistema. Aparecendo uma mensagem, com fundo preto, tão depressa que não consegui ler. Tiver que re-instalar o XUBUNTU novamente. Logo, quando chegar do trabalho tenho de instalar todos os programas de novo. :(

Vou te dar um conselho, esquece os códigos. A única coisa que tens que fazer é chegar a um ficheiro e adicionar uma linha. Primeiro vais aonde diz "Sistema de ficheiros", depois procuras e cá em baixo vais encontrar a pasta "usr", clicas na pasta. O mesmo processo para a pasta "share", "X11" e "xorg.conf.d". Até que encontras o ficheiro "50-synaptics.conf".

Aí clicas no botão direito do rato e mandas abrir com editor de texto. No entanto, creio que a melhor forma de não teres problemas em abrir o ficheiro. Fazes o processo inverso, primeiro abres o Mousepad e a seguir vais pesquisando nas pastas até achares o ficheiro desejado.

Adicionas a linha que queres e mandas guardar. Acho que assim ficas com o problema resolvido, segundo o método do Nuno156.

(Se estiver a dizer alguma asneira, avisem [;)])

Deves ter escrito qualquer coisa mal...

Já podias era ter editado o ficheiro, que foi aquilo que te disse logo no início.
http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-66.html#post1065996872

1. Abres o editor de texto (mousepad).
2. Fazes FILE -> OPEN
3. Vais para o directório correcto (File System -> usr -> share -> X11 -> xorg.conf.d)
4. Abres o ficheiro (50-synaptics.conf)
5. Colocas a linha que te indiquei no sítio que te indiquei dentro do ficheiro
(http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-68.html#post1066003923)
6. Gravas e sais

Se não tiveres permissões, fazes na consola (tipo DOS):
$ sudo mousepad
(e colocas a tua password quando pedir)

Mas, tens de ter muito cuidado com o que escreves e como escreves.
Basta trocar uma plica (') por uma aspa ("), ou esquecer alguma coisa, ou não
colocar um espaço, ou colocar um a mais, para ter maus resultados.

Por isso é que eu te disse para fazeres copy&paste.

Antes de fazeres isto:

(...)
http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-66.html#post1065996872

1. Abres o editor de texto (mousepad).
2. Fazes FILE -> OPEN
3. Vais para o directório correcto (File System -> usr -> share -> X11 -> xorg.conf.d)
4. Abres o ficheiro (50-synaptics.conf)
5. Colocas a linha que te indiquei no sítio que te indiquei dentro do ficheiro
(http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-68.html#post1066003923)
6. Gravas e sais

(...)

Faz isto:

Código:
sudo chmod a+w /usr/share/X11/xorg.conf.d/50-synaptics.conf
Faz copy&paste do comando, para garantir que não há erros.
(o paste na consola é SHIFT+CTRL+V)

Só vim agora a internet porque hoje deixei o portátil na Chipsite para colocarem-lhe 1gb de memória, ficando assim com 2gb. E claro, para desmontarem-no e desligarem a ficha do touchpad.

E assim fica o problema resolvido de vez. Hoje vou busca-lo.

Neste momento estou no pc da minha irmã. Acabei de lhe instalar o XUBUNTU e um disco de 500Gb.

Mais uma agradeço a vossa disponibilidade em ajudar. [;)]

Para quem esteve sempre habituado a Windows (principalmente XP), gostaria de saber se há um Linux que seja fácil de instalar. Por exemplo, com o XP, arranco com o CD (boot), acede ao programa de instalação, formato o disco e instalo tudo de raiz. Há semelhante para o Linux?

Em relação a programas por exemplo Nokia OVISuite, Gomplayer, Winamp etc isso corre tudo em Linux? E instalação dos drivers de som e gráfica?? Neste caso seria para colocar no notebook... para experimentar.

Para quem esteve sempre habituado a Windows (principalmente XP), gostaria de saber se há um Linux que seja fácil de instalar. Por exemplo, com o XP, arranco com o CD (boot), acede ao programa de instalação, formato o disco e instalo tudo de raiz. Há semelhante para o Linux?

Em relação a programas por exemplo Nokia OVISuite, Gomplayer, Winamp etc isso corre tudo em Linux? E instalação dos drivers de som e gráfica?? Neste caso seria para colocar no notebook... para experimentar.

Quanto à instalação, é em tudo semelhante ao XP... metes o cd, segues as instruções e esperas que a instalação faça a sua magia.

Relativamente aos players, tens muito por onde escolher. Eu uso o Rythmbox por causa do Ipod (muito mais fácil que i-tunes) e o SMplayer (ao lado do VLC, o VLC é um menino... pequenino).
Instalação de drivers? Isso são hábitos de Windows... Com Linux esquece lá isso... ele tráz tudo o que precisas.
Não te posso ajudar quanto ao OVISuite mas já aparece alguém com solução para isso. ;)

Última edição:
Quanto à instalação, é em tudo semelhante ao XP... metes o cd, segues as instruções e esperas que a instalação faça a sua magia.

Relativamente aos players, tens muito por onde escolher. Eu uso o Rythmbox por causa do Ipod (muito mais fácil que i-tunes) e o SMplayer (ao lado do VLC, o VLC é um menino... pequenino).
Instalação de drivers? Isso são hábitos de Windows... Com Linux esquece lá isso... ele tráz tudo o que precisas.
Não te posso ajudar quanto ao OVISuite mas já aparece alguém com solução para isso. ;)

Mas qual é o Linux que instalo?? O mais simples...

Mas qual é o Linux que instalo?? O mais simples...

Experimenta vários e instala o que gostares mais.
OS mais populares para principiantes são o Mint e o Ubuntu... mas há dezenas de outras distribuições.
E não te preocupes porque é fácil habituares-te com Linux porque está tudo muito bem organizado por separadores tipo "multimedia, "internet", "escritório"... enquanto que no windows tens que andar a achar no menu "programas".

Em que maquina vais instalar o Linux?

PS: Hoje fui buscar o meu portátil e ainda não notei diferença na rapidez. Mas irei experimentar um dia com uma aplicação mais "pesada".

Não é por teres mais memória que fica mais rápido.
Lembra-te que o LINUX consome pouca memória (e gere bem a que tem).

A única razão para ter mais memória é para aplicações que consumam muita memória,
ou para muitas aplicações em simultâneo, de modo a evitar que seja usada memória
virtual em disco (e aí então fica lento). O teu maior problema era o facto de, com apenas
1GiB, a gráfica roubava uma fatia considerável da memória disponível.

Não é por teres mais memória que fica mais rápido.
Lembra-te que o LINUX consome pouca memória (e gere bem a que tem).

A única razão para ter mais memória é para aplicações que consumam muita memória,
ou para muitas aplicações em simultâneo, de modo a evitar que seja usada memória
virtual em disco (e aí então fica lento). O teu maior problema era o facto de, com apenas
1GiB, a gráfica roubava uma fatia considerável da memória disponível.

SIm, do XUBUNTU não vou esperar lentidão, só mesmo os programas que pdorei instalar e claro quantos estão abertos ao mesmo tempo.

Como a memória para o portátil não foi cara e para aproveitar que iam resolver-me o problema do touchpad, juntei o útil ao agradavel. Pelo menos foi uma boa notícia para a minha esposa: Não vou gastar dinheiro em um portátil novo. [:D]

Futuramente irei comprar um disco externo.

Quanto ao pc da minha irmã é Pentium 4 3.0GHZ com 512Mb de RAM.

Penso que não seja necessário colocar mais RAM porque ela não irá usar programas pesados.

Voltar
Superior