O tópico do linux

Estou a ver. Em princípio, deves encontrar drives da placa de som para o Linux. Já foste ao site do fabricante?

Normalmente não são necessários drivers nenhuns.
Nem é aconselhável. O ideal é não instalar nada de fora dos repositórios, que normalmente
têm tudo o que é necessário. Se algo for instalado de fora dos repositórios de software da
distribuição, não terá actualizações automáticas, o que poderá não ser uma boa ideia.

Provavelmente, apenas faltou instalar qualquer coisa.

então a minha placa de som xpto é inútil em linux

meti o unity.

pentium 4 3.6 ou 3.2(não me lembro) com segundo núcleo simulado. 2gb de ram. não devia ser mais lento que o xp.

não reconhece portugues por exemplo a escrever aqui no fórum. provavelmente por ter o firefox em inglês, o que é estranho porque o ubuntu que meti é portugues.

outra coisa, fiquei com impressão de não ter acesso a toda a informação que tenho nos discos.

ah, ao mandar o pc encerrar ele fechou o visual do ambiente de trabalho e deixou só a imagem de fundo. e assim papalizou até desligar o computador no botão.

só maravilhas, este sistema lol

então a minha placa de som xpto é inútil em linux

meti o unity.

pentium 4 3.6 ou 3.2(não me lembro) com segundo núcleo simulado. 2gb de ram. não devia ser mais lento que o xp.

não reconhece portugues por exemplo a escrever aqui no fórum. provavelmente por ter o firefox em inglês, o que é estranho porque o ubuntu que meti é portugues.

outra coisa, fiquei com impressão de não ter acesso a toda a informação que tenho nos discos.

ah, ao mandar o pc encerrar ele fechou o visual do ambiente de trabalho e deixou só a imagem de fundo. e assim papalizou até desligar o computador no botão.

só maravilhas, este sistema lol

FIREFOX, tens aqui os correctores, com ou sem Acordo Ortográfico:
Maracujá!
(é o site do autor dos correctores oficiais, já que os downloads oficiais já só têm com o AO)

O UNITY é mais lento que o XP, porque tem um ambiente mais semelhante ao W7, tal como
o GNOME3 e KDE4, ou seja, mais eye-candy.
Se usares o modo fallback do UNITY, que é semelhante ao GNOME 2, fica mais rápido, e
semelhante ao XP. Por outro lado, se experimentares o XFCE, terás um sistema muito mais
rápido que o XP.

Quanto à placa de som, etc.
1. Já viste se o UBUNTU tem actualizações por fazer?
2. Qual é a placa de som XPTO?

o ubuntu carregou 50mb de actualizações. a primeira vez que abriu o grafismo estava todo marado. mas reiniciar resolveu.

uma creative audigi não sei quantas. ja vi que os cd que acompanham o hardware são redundantes.

é normal um sistema vão bom não encerrar?

o ubuntu carregou 50mb de actualizações. a primeira vez que abriu o grafismo estava todo marado. mas reiniciar resolveu.

uma creative audigi não sei quantas. ja vi que os cd que acompanham o hardware são redundantes.

é normal um sistema vão bom não encerrar?

Nada que uma pesquisa não resolva:
No sound issue SB Audigy in Ubuntu 10.10 & 11.04 | ShareConnector
Just do this:
Right click the sound icon on your panel and select “Open Volume Control”. From there click on the “Switches” tab and check the “Audigy Analog/Digital Output Jack”. That’s all quick and easy. It seems the developers forgot to leave it on.

Quanto a não encerrar... só vendo, porque nunca ouvi semelhante coisa.
A menos que tenhas instalado todos os serviços e mais alguns, não deveria demorar quase
tempo nenhum a encerrar.

Última edição:
Não encerra como? Experimenta clicar em encerrar, e se não encerrar voltar a clicar... lol. Aconteceu-me no primeiro shutdown deste mint, mas também já me tinha acontecido com ubuntu 8.xx..

Num desktop com:
GeForce FX 5200 128Mb
AMD Semprom 2800+ 2GHz
1.5Gb DDR2 400MHz de RAM

Acham q se aguenta c o último Ubuntu? Ou deverei procurar versões + atrasadas?
O 1º prob a resolver é meter a BIOS a "ver" a drive de DVD q está preguiçosa e n me arranca do leitor.

Edd :)

Num desktop com:
GeForce FX 5200 128Mb
AMD Semprom 2800+ 2GHz
1.5Gb DDR2 400MHz de RAM

Acham q se aguenta c o último Ubuntu? Ou deverei procurar versões + atrasadas?
O 1º prob a resolver é meter a BIOS a "ver" a drive de DVD q está preguiçosa e n me arranca do leitor.

Ainda que não suporte a coqueluche mais recente, o ideal é usar distribuições recentes (ainda
que se tenha de usar um desktop mais leve), por causa das actualizações do software, e para
ter acesso ao software mais recente.
Ou seja, é preferível experimentar o XUBUNTU. Podes sempre experimentar instalar o UBUNTU
e adicionar posteriormente o XUBUNTU (ou vice-versa).

Depois de instalado o XUBUNTU lembrei-me que o touchpad está avariado e no XP com a tecla do portátil posso bloquea-lo e assim poder usar o rato livramente. Mas isso não acontece no XUBUNTU. Tive que andar nele com o teclado porque é impossivel usar o rato quando o touchpad não está bloqueado.

Não consegui encontrar aonde pudesse bloquea-lo como também descobrir a drive do kanguru para iniciar a instalação de acesso a net. :(

Lá estou eu novamente no XP e já vou na 4ª instalação em menos de 1 semana.

Depois de instalado o XUBUNTU lembrei-me que o touchpad está avariado e no XP com a tecla do portátil posso bloquea-lo e assim poder usar o rato livramente. Mas isso não acontece no XUBUNTU. Tive que andar nele com o teclado porque é impossivel usar o rato quando o touchpad não está bloqueado.

Não consegui encontrar aonde pudesse bloquea-lo como também descobrir a drive do kanguru para iniciar a instalação de acesso a net. :(

Lá estou eu novamente no XP e já vou na 4ª instalação em menos de 1 semana.

Vocês estão a olhar para o LINUX como se fosse um WINDOWS...
Não há "drivers" para instalar. Ou seja, não há "instalação de acesso à net".
Tudo o que é driver já está no kernel. É só usar.

1. Ligar a pen ao USB.
2. Esperar que o sistema reconheça (como ainda não têm uma ligação definida, convém
esperar mais tempo que habitual para que seja detectado, a minha PEN, tanto no LINUX
como no WINDOWS demora bastante tempo até ser reconhecida, deve ser do ZERO CD
CONFIGURATION)
3. Ir ao NetworkManager (símbolo de rede) e fazer um click com o lado direito, para adicionar
uma ligação do tipo MOBILE BROADBAND.

Exemplos:
How to install Mobile Broadband in Ubuntu 11.04 | FOSSAPPS
Ubuntu Linux and Wirelesss broadband - Ubuntu Linux - Zimbio
Speed up your BSNL EVDO internet connection in Ubuntu 11.04 | Technology Care

No LINUX não se instalam drivers (a menos que seja uma excepção que confirme a regra).

E essa de não poder usar o rato se o touchpad não estiver bloqueado não faz sentido nenhum.
Até hoje já vi muitos portáteis, e nunca vi nenhum que impedisse usar o rato e touchpad em
simultâneo. E sim, já vi muitos. Com e sem botão para desactivar o touchpad. Sim, também
com LINUX e com WINDOWS.

Mais uma vez:
Esqueçam a instalação de drivers em LINUX. É daquelas coisas que só fazem sentido em
WINDOWS.

Aconselhas qual Nuno?

Xubuntu 10.10 released | Xubuntu - Este?

Depende do que queres fazer com ele.
A ideia do XUBUNTU é ter um sistema recente numa máquina antiga.

Ou seja, não tem aspecto todo pi-pi, nem tem todas as personalizações de um ambiente
mais actual, mas permite funcionar rápido com aplicações actuais, como o OPENOFFICE
ou o LIBREOFFICE, e os browsers recentes tipo FIREFOX e CHROME.

Portanto, se o objectivo é aproveitar um computador antigo para correr aplicações actuais,
como essas que eu referi, então eu instalaria um XUBUNTU (se bem que para mim iria para
um FEDORA com XFCE).

Mas não podes ficar a pensar que com o XUBUNTU ficas com um sistema todo pi-pi capaz
de fazer inveja aos amigos. Ficas é com um sistema capaz de correr as aplicações que
necessitares.

Vocês estão a olhar para o LINUX como se fosse um WINDOWS...
Não há "drivers" para instalar. Ou seja, não há "instalação de acesso à net".
Tudo o que é driver já está no kernel. É só usar.

1. Ligar a pen ao USB.
2. Esperar que o sistema reconheça (como ainda não têm uma ligação definida, convém
esperar mais tempo que habitual para que seja detectado, a minha PEN, tanto no LINUX
como no WINDOWS demora bastante tempo até ser reconhecida, deve ser do ZERO CD
CONFIGURATION)
3. Ir ao NetworkManager (símbolo de rede) e fazer um click com o lado direito, para adicionar
uma ligação do tipo MOBILE BROADBAND.

Exemplos:
How to install Mobile Broadband in Ubuntu 11.04 | FOSSAPPS
Ubuntu Linux and Wirelesss broadband - Ubuntu Linux - Zimbio
Speed up your BSNL EVDO internet connection in Ubuntu 11.04 | Technology Care

No LINUX não se instalam drivers (a menos que seja uma excepção que confirme a regra).

E essa de não poder usar o rato se o touchpad não estiver bloqueado não faz sentido nenhum.
Até hoje já vi muitos portáteis, e nunca vi nenhum que impedisse usar o rato e touchpad em
simultâneo. E sim, já vi muitos. Com e sem botão para desactivar o touchpad. Sim, também
com LINUX e com WINDOWS.

Mais uma vez:
Esqueçam a instalação de drivers em LINUX. É daquelas coisas que só fazem sentido em
WINDOWS.

Sim, de facto o habito que temos do ambiente windows leva-nos a pensar que os restantes O.S são do mesmo género acerca dos drives.

Sobre o touchpad, é que ele está estragado devido a queda que o portátil. Por isso é que necessitava de bloquea-lo para conseguir trabalhar com o rato no XUBUNTU como consigo fazer no XP.

Depende do que queres fazer com ele.
A ideia do XUBUNTU é ter um sistema recente numa máquina antiga.

Ou seja, não tem aspecto todo pi-pi, nem tem todas as personalizações de um ambiente
mais actual, mas permite funcionar rápido com aplicações actuais, como o OPENOFFICE
ou o LIBREOFFICE, e os browsers recentes tipo FIREFOX e CHROME.

Portanto, se o objectivo é aproveitar um computador antigo para correr aplicações actuais,
como essas que eu referi, então eu instalaria um XUBUNTU (se bem que para mim iria para
um FEDORA com XFCE).

Mas não podes ficar a pensar que com o XUBUNTU ficas com um sistema todo pi-pi capaz
de fazer inveja aos amigos. Ficas é com um sistema capaz de correr as aplicações que
necessitares.

Desculpa a minha curiosidade e ignorância, qual é a diferença do UBUNTU para o FEDORA e XFCE?

xp
lol

mas vou fazer mais uns testes e talvez arranjar uma skin mais leve para o ubuntu. experimentar o link que o nuno arranjou para a placa de som(grato nuno) e se não der algo do meu agrado. limpo aquilo tudo :-)

Tens de me explicar o que é do teu agrado. Ou seja, quais são as tuas expectativas.
É que, se tens uma máquina antiga, não podes esperar milagres. Ou seja, existe um
trade-off. Neste caso é sacrificar efeitos gráficos para obter mais desempenho.

O objectivo das distribuições e desktops para "old computers" é permitir correr
aplicações actuais em computadores antigos. Ou seja, evitar ter de comprar novo
hardware.

Quais são, então as tuas expectativas?
Pretendes usar o sistema para fazer o quê?
Talvez assim seja mais fácil dar mais algumas dicas.

Sim, de facto o habito que temos do ambiente windows leva-nos a pensar que os restantes O.S são do mesmo género acerca dos drives.

Sobre o touchpad, é que ele está estragado devido a queda que o portátil. Por isso é que necessitava de bloquea-lo para conseguir trabalhar com o rato no XUBUNTU como consigo fazer no XP.

Mas já experimentaste usar o rato?
Não há razão nenhuma para que o rato não funcione, esteja o touchpad ligado ou não.
Ou então, se esse portátil é assim tão estranho, vê se não tens uma opção na BIOS para o
desligar.

Voltar
Superior