citação:Originalmente colocada por Torque
Se eu quiser instalar "outro" Linux, sem ser a Caixa Mágica, posso fazer tipo up-grade ou tenho que instalar tudo de novo?
Como posso copiar as configurações do modem e outros periféricos, se for necessário instalar tudo de novo?
Normalmente as distruibuições não são compativeis entre si. Um política que deves ter se quiseres instalar várias distruibuições é fazê-lo por partições ex:
partição 1: /boot - algo entre os 100 e os 500MB
partição 2: / - algo entre os 5 GB e o que quiseres
partição 3: /home - algo acima do 1GB, mais se tiveres muitos mp3
e deixas espaço livre no disco. Quando quieseres instalar outra distribuição, no espaço livre crias uma partição para a / dessa instalação e dizes-lhe para usar (e não formatar) a /boot e a /home (assim ficas sempre com os teus dados e configurações pessoais). Repetes isso para cada distruibuição que quiseres experimentar. Como vais ter muitas partições podes formatá-las como LVM (suportado por quase todos as distros mais recentes) e com isso até podes redimensionar/criar as partições "a quente" e ter quantas partições quiseres.
Com o remate final que quando terminares a instalação de uma nova distro tens duas hipóteses:
* instalas o grub/lilo dessa distro e depois configuras para poder arrancar as distros que tinhas instalado, ou
* não instalas o grub/lilo dessa distro e configuras o que já está instalado para a nova distro
É assim que eu faço... tenho sempre espaço livre e vou instalando ou novas versões da distro que utilizo ou novas distros para experimentar mantendo sempre a minha de trabalho.