O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por mundano

Olha... Por acaso descobri como se faz.. Basta por o rato num dos cantos superiores do ecran.. É com uma especie de mouse gestures.. Muito pratico :)
Exacto :)

No canto superior (esquerdo) mostra as do mesmo género.

No canto inferior (esquerdo) mostra todas as aplicações abertas.

Nos outros dois não me recordo, deve ser o mesmo...

Pois... Faltava-me descobrir porque é que umas vezes apareciam todas e outras vezes não.. Tá explicado...

De qualquer forma o que mais me espanta é a performance do sistema.. Eu no meu velhinho P3 @ 1 Ghz, com 512 MB de RAM consigo usar isto sem praticamente penalizações visiveis na performance. E se no Gnome se arrastava a ver filmes a verdade é que no KDE até com filmes consigo brincar e o sistema sempre fluido...

É estranho, porque o KDE supostamente é mais pesado, mas é a verdade...

Quanto aos jogos, fiquei surpreendido com a quantidade e qualidade que se pode instalar em Linux. Por acaso, os jogos que eu mais gosto correm de forma nativa. Neste momento instalei (só para testar, não é que tenha realmente tempo para estes, quanto mais para os outros[8)]): Doom 3, Kingpin, Quake 3, Quake 4, Serious Sam - the second encounter, Unreal Tournament 2003 e 2004.

<EMBED WIDTH="320" HEIGHT="240" SRC="http://www.youtube.com/v/iF9aug62Rm8" HIDDEN="false" AUTOSTART="true" LOOP="true" volume="100"></EMBED>

Vejam lá o meu velhinho ali a correr tudo como manda a lei [8D]

O que eu estou a usar nas fontes é o Autohinter.. É um método de renderização diferente das fontes, mais parecido com o que faz por exemplo o OS X...

Se quiseres activar segue os seguintes passos:

Na consola:

sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

Depois escolhes:
Autohinter
Automatico
Sim

Se não te agradar, voltas a fazer o mesmo comando e escolher Native...

Eu pessoalmente gosto assim e acho que as fontes ficam espectaculares. Viste o aspecto do Firefox? As fontes estão perfeitas..

O que eu estou a usar nas fontes é o Autohinter.. É um método de renderização diferente das fontes, mais parecido com o que faz por exemplo o OS X...

Se quiseres activar segue os seguintes passos:

Na consola:

sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

Depois escolhes:
Autohinter
Automatico
Sim

Se não te agradar, voltas a fazer o mesmo comando e escolher Native...

Eu pessoalmente gosto assim e acho que as fontes ficam espectaculares. Viste o aspecto do Firefox? As fontes estão perfeitas..

[^][^][^][^][^][^]

Excelente, mais uma vez. Tem que se ligar o antialiasing, mas ainda assim estou muito satisfeito com o resultado! Fantástico, essa dica do autohinter... normalmente nos how-to's, dizem sempre para não o ligar!!!

O autohinter em CRT's fica com um aspecto nem sempre agradável.. Mas eu pessoalmente desde que o descobri não quero outra coisa.

Há outros pequenos truques que melhoram as coisas, como substituir as fontes que o sistema usa por defeito pelas Bitstream Vera Sans, Bitstream Vera, e Bitstream Vera Sans Mono.. Eu costumo mudar sempre por estas especialmente nas opções do Firefox, porque de outra forma as letras nas caixas de introdução de textos ficam muito manhosas..

Já agora, para quem ainda está com a versão 6.06... Já andei a ler e ao que parece os problemas prendem-se apenas com a actualização usando o Updater..

Se usarem a linha de comandos podem fazer o upgrade para o 6.10 sem problemas.

Para isso devem seguir estes passos.

1º Remover software manhoso, instalado com o Automatix por exemplo.

2º Actualizar o ficheiro /etc/apt/sources.list

3º dar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Já agora, para quem ainda está com a versão 6.06... Já andei a ler e ao que parece os problemas prendem-se apenas com a actualização usando o Updater..

Se usarem a linha de comandos podem fazer o upgrade para o 6.10 sem problemas.

Para isso devem seguir estes passos.

1º Remover software manhoso, instalado com o Automatix por exemplo.

2º Actualizar o ficheiro /etc/apt/sources.list

3º dar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Bem, parece que o Linux não que nada comigo :(

Mais uma vez, fiz uma instalação nova, mas desta vez "limpinha" mesmo!!

Instalei o 5.10 (que é o único CD que tenho), tudo certinho, fiz logo o update para o 6.06 LTS sem andar a mexer em repositórios e outras cenas.

Quando o update terminou e reiniciei o PC a primeira cena estranha: no menu do Grub apareciam 3 kerneis diferentes, 2.6.9, 2.6.12 e 2.6.15 (Acho que era isto)! Ora só deviam aparecer dois não? O mais recente não arrancava, mas o intermédio sim, por isso arranquei com esse e como estava a funcionar, fiz o upgrade para o 6.10 através da linha de comandos com "$ gksu "update-manager -c" ". Tudo direitinho, até que reiniciei o PC...aparece no Grub apenas um kernel, o qual eu escolho e ele fica por ali, pelo menu de arranque, congela totalmente!

O desespero é tal que tentei instalar o OpenSUSE pela net e a instalação congela logo no inicio em "Starting hald..."

O que é isto do Starting Hald?

Hoje à noite vou tentar fazer isso que recomendas mundano...mas começo a pensar se não terei um problema de Hardware [xx(]

Drachen, tal como expliquei, o Ubuntu 6.10 está a ter problemas a fazer o update pelo update-manager..

O melhor mesmo é sacares um CD do 6.10 e instalar de raiz..

Drachen, tal como expliquei, o Ubuntu 6.10 está a ter problemas a fazer o update pelo update-manager..

Ainda vou fazer uma última tentativa hoje à noite..senão também posso ficar pelo 6.06 LTS porque nunca me deu probelmas.

Só depois é que vou instalar do CD...

Thanks mundano ;)

O que gastas de downloads nesses updates todos dava na boa para já ter sacado o 6.10.. [:p]

Já agora, quanto a isso de ficar com vários Kernel no Grub é normal, se reparares sempre que fazes um update ao Kernel o antigo não sai.. Isso não é perceptível para quem usa a versão estável, mas eu usei a versão Beta do 6.06 que tinha updates quase todos os dias e chegava a ter 5 ou 6 kernels no grub.. Depois quando em lebrava ia ao Adept/Synaptic e desinstalava os antigos..

O que gastas de downloads nesses updates todos dava na boa para já ter sacado o 6.10.. [:p]

Eu sei, é mm preguiça de sacar, gravar o CD e instalar...mas como sou um gajo poupadinho no tráfego não ha grandes stresses :D

citação:
Já agora, quanto a isso de ficar com vários Kernel no Grub é normal, se reparares sempre que fazes um update ao Kernel o antigo não sai.. Isso não é perceptível para quem usa a versão estável, mas eu usei a versão Beta do 6.06 que tinha updates quase todos os dias e chegava a ter 5 ou 6 kernels no grub.. Depois quando em lebrava ia ao Adept/Synaptic e desinstalava os antigos..

Talvez seja disso..logo já tiro as dúvidas!

citação: Drachen, tal como expliquei, o Ubuntu 6.10 está a ter problemas a fazer o update pelo update-manager..

Aconselho a que coloquem a directoria /HOME numa partição à parte. Sempre que se instala uma nova versão ou distribuição pode-se utilizar o /HOME sem formatar essa partição. Não se perdem dados de uma para outra instalação.

citação:Originalmente colocada por Torque

citação: Drachen, tal como expliquei, o Ubuntu 6.10 está a ter problemas a fazer o update pelo update-manager..

Aconselho a que coloquem a directoria /HOME numa partição à parte. Sempre que se instala uma nova versão ou distribuição pode-se utilizar o /HOME sem formatar essa partição. Não se perdem dados de uma para outra instalação.

Sim, eu uso a /Home à parte..mas também não tenho la nada :)

Mas que sem dúvida que é a melhor opção..assim como ter uma partição à parte formatada em Fat..assim pode-se usar essa partição tanto com o Windows como com o Linux ;)

O grande problema do Linux é de facto configurar o sistema do modo que nós queremos e sem grandes dificuldades. No dia em que isso acontecer, tem todas as capacidades para ser um sistema operativo de massas. O Ubuntu tem dado um grande passo para isso, há que reconhecê-lo, mas enquanto instalar drivers de hardware requerer um login em modo de texto, fazer backups do mais importante, e rezar a todos os santos para que nada aconteça, não há hipótese... E nem estou a falar de drivers beta ou manhosos, drivers oficiais da Nvidia disponíveis em http://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_1.0-9629.html , pura e simplesmente não os consegui instalar no sistema, dava sempre um erro no X-server a reiniciar; lá tive eu que instalar os drivers antigos, fazer um dpkg-reconfigure xserver-xorg, e arranjar o backup do xorg.conf...

Já nem falo em modos de segurança (e porque não) ou em restauros do sistema, mas enquanto instalar drivers ou programas não for tão fácil como clickar num iconzinho como no windows, pouca gente tem paciência para gastar umas horas valentes a aprender a dar a volta à coisa.

Agora com tudo a funcionar a 100%, é impressionante a versatilidade do linux. Oram façam lá isto em Windows...

Avant, um dos grandes problemas dos sistemas Unix é a incompatibilidade dos binários.. Ou seja, nunca será fácil instalar algo em Linux, porque o que funciona no Suse pode não funcionar no Ubuntu. Curiosamente isso também é uma grande razão da sua segurança quase imaculada do que toca a vírus...

No entanto, há formas de simplificar as coisas.. E as distribuições baseadas em Debian têm um dos sistemas mais avançados de gerir isso do mundo Linux. Que são os repositórios e o sistema apt-get.. Dito isto, o que eu quero dizer é, o que houver nos repositórios, instala por ai, poupa-te trabalho e problemas.

Porque instalar software que é feito para todo o mundo Linux é uma aventura que geralmente só acaba bem depois de matar a cabeça. Mas se já houve quem matasse a cabeça por nós e tivesse colocado o trabalhinho todo em pacotes prontos a instalar, porque ter novamente o trabalho?

Mas já agora, recomendo-te que instales as novas drivers BETA da NVidia.. Deram um enorme passo em frete.

As instruções são simples, basta:

sudo nano /etc/apt/sources.list

acrescentas ao fim este repositorio:

deb http://amaranth.selfip.com edgy lrm

Depois das os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-glx libxorg-sched-yield-hack0
sudo apt-get upgrade
sudo nvidia-xconfig

E pronto, é só reiniciar o X (CTRL+ALT+Backspace) e tens os novíssimos drivers da nVidia..

Se tiveres um sistema baseado em AMD64 deves usar este repositorio em vez do que indiquei em cima:
deb http://ubuntu.lupine.me.uk/ edgy lrm-amd64

Já agora, apesar de serem ainda BETA, estes drivers da nVidia são bem melhores do que os anteriores. Podes ver no video no inicio da página a fluidez com que o meu velhinho P3@1Ghz com uma simples GeForce MX 440 corre os efeitos do Beryl.

Voltar
Superior