o resultado das bebedeiras

Meu irmão mais novo que eu, e um tio casado (mas um bocado afastado principalmente disto).
Depois tenho mais mas é da parte do meu pai.

Por um lado acho que deves procurar apoio/orientação por aí caso tenhas confiança nas pessoas e consideres que de facto vos vão apoiar.

Por outro lado sei que há formas legais de encaminhar essas pessoas para os tratamentos adequados através do médico de familia ou outro.
Mas também não te sei dizer como ...:(

Por um lado acho que deves procurar apoio/orientação por aí caso tenhas confiança nas pessoas e consideres que de facto vos vão apoiar.

Por outro lado sei que há formas legais de encaminhar essas pessoas para os tratamentos adequados através do médico de familia ou outro.
Mas também não te sei dizer como ...:(

Elas só há poucos meses é que tiveram acesso a médico de família. Será que eu posso marcar uma consulta com ela e expor a situação?

Cheguei a falar com delegado de saúde de Braga e ele disse que só podem fazer internamento compulsivo a doenças tipo esquizofrenia, tuberculose... E que alcoolismo não é doença..
Internamento compulsivo é uma coisa, mas há outras maneiras.... agora não tenho o código civil comigo, mas dá uma espreitadela ao regime de
interdições e inabilitações... legalmente interpreta-se o alcoolismo em estado grave como uma doença do foro psíquico, ao contrário do que o delegado de saúde te disse.

Depende. Há médicos e médicos...

Já falaste no caso ao teu médico de familia ou a outro que conheças ou que algum amigo teu conheça ?

Na minha nunca falei. E não conheço médicos.

A única consulta na médica de família que a minha mãe foi com a minha tia, fez sinal à médica que ela bebia. A médica receitou-lhe vitaminas mas avisou que não se podia tomar com o álcool, resultado as pastilhas foram sanita abaixo.

Cheguei a falar com delegado de saúde de Braga e ele disse que só podem fazer internamento compulsivo a doenças tipo esquizofrenia, tuberculose... E que alcoolismo não é doença..

Penso que internamento compulsivo só com ordem do tribunal. E o tribunal só considera o internamento compulsivo se o cidadão for considerado inimputável, pelo próprio tribunal.
Eu diria que o melhor a fazer nestes casos, caso a pessoa em causa se recuse a fazer tratamento, é contratar um advogado e iniciar o processo junto do tribunal.

Um primo na minha família também teve uma fase idêntica, de completo descontrolo, não tendo noção do que fazia. Endividou-se, vinha bêbado para casa todos os dias, desatava aos berros com os pais em casa.
Sei que foram lá a casa 2 pessoas que o levaram à força para Centro Hospitalar Conde de Ferreira. Com o passar do tempo, lá se recompôs e agora já trabalha novamente e nunca mais bebeu.

Outra ideia é dirigirem-se a um dos Centros Regionais de Alcoologia.
Basta procurar na net qual o mais próximo da vossa área de residência.

Já estou a procurar informações na internet, obrigada. Penso que terá sido este organismo (não o INR) a que fomos que pede também uma consulta. Neste o problema é que o local é perto da casa dela e ela sabe logo pelo sitio que ali são "os drogados"

Sei que pareço derrotista, mas já tou farta disto há tanto tempo e de tantas portas a fechar na nossa cara e estas últimas semanas também não ajudam

Obrigada.

Elas têm casa, vinham cá só passar uns dias supostamente para me ajudarem depois do falecimento da minha mãe, mas já por 3 vezes disse à minha avó que não preciso que elas durmam cá (porque assim não me ajudam, muito pelo contrário) e espero que hoje seja a última noite.

Elas moram juntas e a minha avó nunca vai a lado nenhum sem ela por isso é que agora nem passeamos para lado nenhum.

Mas se a tua tia é assim e pelo que percebi ameaça e etc. a tua avó a senhora precisa de ser "protegida". Ou percebi tudo mal?

Deviam ser separadas não? Senão coitada da senhora.

Mas se a tua tia é assim e pelo que percebi ameaça e etc. a tua avó a senhora precisa de ser "protegida". Ou percebi tudo mal?

Deviam ser separadas não? Senão coitada da senhora.

Sim, eu já sabia que aquilo era mau, mas ao ver estas 2 semanas ninguém imagina o que a minha avó deve passar, daí eu pensar no internamento.

Ela quando tem os ataques tem mais força que um homem!

Antes de mais, força anaisabel.[;)][;)][;)]

Penso que internamento compulsivo só com ordem do tribunal. E o tribunal só considera o internamento compulsivo se o cidadão for considerado inimputável, pelo próprio tribunal.
Eu diria que o melhor a fazer nestes casos, caso a pessoa em causa se recuse a fazer tratamento, é contratar um advogado e iniciar o processo junto do tribunal.

Não, o internamento compulsivo (por exemplo numa situação de doença psiquiátrica) pode ser ordenado através de mandado pelo delegado de saúde.[;)]

Neste caso em específico (alcool) desconheço se se pode actuar da mesma forma.

Antes demais os meus sentimentos.

Sinceramente eu já a tinha colocado no olho da rua.

Familia ou não, se não quer largar o vicio, nem esse comportamento, que desampare a loja e deixe os outros serem felizes!

O que me leva a outra questão: pelo que percebi a tua avó parece-me inseparável dela.

Por isso "pô-la a andar", a tua tia, se calhar ia trazer um problema com a tua avó...

Se a tua avó não se importar eu nem pensava duas vezes, é triste, mas com familia assim mais vale estar sózinha!!

Tu agora o que precisas mesmo é de estabilidade emocional e um pouco de paz na tua vida!

Pensa primeiro em ti, porque pelos vistos a tua tia estásse nas tintas...

( espero que não fiques chateada com a frieza, mas é a maneira como vejo as coisas. )

Já estou a procurar informações na internet, obrigada. Penso que terá sido este organismo (não o INR) a que fomos que pede também uma consulta. Neste o problema é que o local é perto da casa dela e ela sabe logo pelo sitio que ali são "os drogados"

Sei que pareço derrotista, mas já tou farta disto há tanto tempo e de tantas portas a fechar na nossa cara e estas últimas semanas também não ajudam

Se fosses derrotista não estavas aqui a "esgravatar"! [;)]

Antes demais os meus sentimentos.

Sinceramente eu já a tinha colocado no olho da rua.

Familia ou não, se não quer largar o vicio, nem esse comportamento, que desampare a loja e deixe os outros serem felizes!

O que me leva a outra questão: pelo que percebi a tua avó parece-me inseparável dela.

Por isso "pô-la a andar", a tua tia, se calhar ia trazer um problema com a tua avó...

Se a tua avó não se importar eu nem pensava duas vezes, é triste, mas com familia assim mais vale estar sózinha!!

Tu agora o que precisas mesmo é de estabilidade emocional e um pouco de paz na tua vida!

Pensa primeiro em ti, porque pelos vistos a tua tia estásse nas tintas...

( espero que não fiques chateada com a frieza, mas é a maneira como vejo as coisas. )

Obrigada, nessa frieza já estou eu. Nem penso na minha mãe porque isto põe-me fora do sério

Pois pô-la a andar só se fosse para tratamento e mesmo assim muito difícil para a minha avó, mas ao menos podia-lhe dizer que onde estava ao menos tava a tratar-se, a rua não é solução.

Eu na 5a passada disse que já não precisava que dormissem cá e foram para casa. Na segunda de tarde vieram até aqui.... E ficaram de noite sem me dizer nada. Já depois disso disse à minha avó que assim não e que não era preciso ficarem cá mais. E já fui bastante clara destas duas últimas vezes.
Não quero confrontar muito a minha avó porque como eu perdi uma mãe ela perdeu uma filha, mas se para a semana volta para aqui sou eu que lhes dou boleia para casa. É que com estas preocupações todas e o barulho estou bastante atrasada nos trabalhos da universidade, não consigo pensar em tanta coisa ao mesmo tempo. E se eu fico assim em 2 semanas a minha avó já vive com isto há anos!

Voltar
Superior