o resultado das bebedeiras

Obrigada, nessa frieza já estou eu. Nem penso na minha mãe porque isto põe-me fora do sério

Pois pô-la a andar só se fosse para tratamento e mesmo assim muito difícil para a minha avó, mas ao menos podia-lhe dizer que onde estava ao menos tava a tratar-se, a rua não é solução.

Eu na 5a passada disse que já não precisava que dormissem cá e foram para casa. Na segunda de tarde vieram até aqui.... E ficaram de noite sem me dizer nada. Já depois disso disse à minha avó que assim não e que não era preciso ficarem cá mais. E já fui bastante clara destas duas últimas vezes.
Não quero confrontar muito a minha avó porque como eu perdi uma mãe ela perdeu uma filha, mas se para a semana volta para aqui sou eu que lhes dou boleia para casa. É que com estas preocupações todas e o barulho estou bastante atrasada nos trabalhos da universidade, não consigo pensar em tanta coisa ao mesmo tempo. E se eu fico assim em 2 semanas a minha avó já vive com isto há anos!
Deixa sempre é bem claro á tua avó que ela é sempre bem-vinda, que o problema é mesmo a tua tia.

Digo isto porque não consegui perceber pela tua descrição se a tua avó se apercebe, e reconhece que o comportamento da tua tia não é correcto.

É que tenho um caso na familia de uma pessoa que só faz porcaria, mas a mãe dessa pessoa recusa reconhecer, apesar de ver, que a filha está a agir muito mal, e fica sempre do lado dela, mesmo sendo maltratada também por ela...

Deixa sempre é bem claro á tua avó que ela é sempre bem-vinda, que o problema é mesmo a tua tia.

Digo isto porque não consegui perceber pela tua descrição se a tua avó se apercebe, e reconhece que o comportamento da tua tia não é correcto.

É que tenho um caso na familia de uma pessoa que só faz porcaria, mas a mãe dessa pessoa recusa reconhecer, apesar de ver, que a filha está a agir muito mal, e fica sempre do lado dela, mesmo sendo maltratada também por ela...

Pois, ainda ontem lhe disse que por mim ela fica cá, mas que não aturo a minha tia!

A minha avó tanto se queixa dela roubar e beber como diz que ela não faz nada disso. E também se põe sempre do lado dela ("tens que ter calma", "respeita a tua tia", "tens que ser melhor que ela", mesmo quando a minha tia trata a ela e a todos abaixo de cão)

Depois do episódio de ontem à noite, perguntei-lhe se achava que aquilo era normal, de uma pessoa que está bem e ela nem respondeu.

Pois, ainda ontem lhe disse que por mim ela fica cá, mas que não aturo a minha tia!

A minha avó tanto se queixa dela roubar e beber como diz que ela não faz nada disso. E também se põe sempre do lado dela ("tens que ter calma", "respeita a tua tia", "tens que ser melhor que ela", mesmo quando a minha tia trata a ela e a todos abaixo de cão)

Depois do episódio de ontem à noite, perguntei-lhe se achava que aquilo era normal, de uma pessoa que está bem e ela nem respondeu.
Estás numa situação muito complicada...

Se pelo menos conseguires que a tua avó aceite bem que vão ter de fazer tudo por tudo para que ela rapidamente inicie uma cura, mesmo que tenha de ser á força e com a ajuda das autoridades, já é meio caminho andado...

As pessoas mais velhas têm sempre mais dificuldade em aceitar determinadas coisas, ainda pior vindo de filhas, a negação é ainda maior...

Se pelo menos conseguires que a tua avó aceite bem que vão ter de fazer tudo por tudo para que ela rapidamente inicie uma cura, mesmo que tenha de ser á força e com a ajuda das autoridades, já é meio caminho andado...

A minha avó gostava que ela se tratasse, sempre era um peso que lhe tiravam de cima.

A parte do ser à força ela também não precisava de ver.. Ela já teve uma trombose e não precisa de mais

A minha avó gostava que ela se tratasse, sempre era um peso que lhe tiravam de cima.

A parte do ser à força ela também não precisava de ver.. Ela já teve uma trombose e não precisa de mais
Espero sinceramente que sejas uma pessoa positiva, ou que pelo menos tenhas alguêm que te vá dando força para manteres a calma e o discernimento de que precisas neste momento, estás no meio de uma bela tempestade...

Tenta falar com as autoridades competentes o mais brevemente possível, quanto mais tempo isso fôr adiado pior vai ser para ti e para a tua avó...

Infelizmente não ha nenhuma fórmula mágica para resolver o teu problema, lamento... [;)]

Espero sinceramente que sejas uma pessoa positiva, ou que pelo menos tenhas alguêm que te vá dando força para manteres a calma e o discernimento de que precisas neste momento, estás no meio de uma bela tempestade...

Tenta falar com as autoridades competentes o mais brevemente possível, quanto mais tempo isso fôr adiado pior vai ser para ti e para a tua avó...

Infelizmente não ha nenhuma fórmula mágica para resolver o teu problema, lamento... [;)]

Obrigada. Com elas longe é mais fácil, agora com elas aqui comigo é o inferno.

Fórmulas mágicas davam jeito XD

Resultado de uma bebedeira pelos vistos:

Originalmente Colocado por CuPeludo
Eu estava aqui a pensar no seguinte: Se há mais mulheres na terra do que homens, todos os homens têm uma justificação científica para trairem as mulheres. Ou seja, quando questionado pela minha gaja porque razão ando com outra, posso dizer que estou a cumprir a minha função de fazer com que todas as mulheres tenham um par. Se ninguém for infiel, como é que as mulheres podem todas ter um gajo???

obs: se calhar bebi um bocado a mais
[:)][:)][:)]

Última edição:
Presumi que fosse vinho.

Deveis ter vinho em casa né?
Senão como tem ela dinheiro para beber todos os dias.
Provavelmente bebeu álcool de feridas uma vez que não tinha vinho à mão.

Se fosse de bebidas brancas é mais complicado porque pode embebedar-se em 5 minutos.
(Beber uma garrafa quase de penalty)

Eu tenho, mas tou sempre de olho nele e as bebidas brancas estão trancadas.

Em casa delas se não há vinho ela pega em dinheiro (rouba das carteiras e do que a minha avó esconde) e vai comprar.

Quando tinha multibanco tivemos que o tirar porque levou o código e o cartão e pediu a alguém na rua que levantasse

Bom um pequeno update (e um desenterranço de um ano XD)

Entretanto já fomos a uma consulta de psiquiatria. A minha tia diz que não quer ser internada e o médico diz que nada pode fazer..

Uma médica que eu conheci falou-me que quando o paciente é um risco para ele e para o agregado familiar (como é o caso), pode ser internado compulsivamente mas, a maioria dos médicos não quer saber e não fazem nada.

Uma altura em conversa com um polícia, perguntei-lhe se era possivél fazer alguma coisa neste caso, a sua resposta foi que em Portugal o internamento compulsivo é muito complicado porque há muitas entidades envolvidas e como existem casos de abuso basicamente por cá peca-se por não fazer nada.. Mesmo quando lhe perguntei directamente neste caso, que existe o registo de agressões físicas e verbais (ao que eu chamei violência doméstica), gostei especialmente da resposta "isso da violência doméstica não é bem assim, nós [polícias] temos que ver a agressão a ocorrer"... [sem comentários]

E pronto, está tudo igual.. Mal saímos da consulta da psiquiatria, em que ela se comprometeu em parar de beber [lol], fomos comprar sumos a um supermercado e ela virou-se logo para o sumo de uva fermentado. Logo nesse dia bebeu e passado 3 dias deixou de tomar os medicamentos.

Não sou fundamentalista mas lamento muito que em Portugal o consumo de álcool não seja observado com outra seriedade. Quer pelo povo quer pelas autoridades.

Existem alternativas terapêuticas que a poderão ajudar mas passará sempre por uma consulta médica pois são medicamentos que não podem ser tomados por qualquer pessoa. Continua a tua luta, fala com mais médicos e/ou autoridades.

Talvez não se leve tão a sério porque infelizmente somos um país com tradição de bêbados, pelo que já é quase "mais um". Triste, mas verdade. :sh)

Antes de mais: Força! Não vás abaixo.
porque carga de água não a vão buscar a casa e a metem num manicómio?
É que tens aí uma bela de uma bomba-relógio (ou pinga).

O psiquiatra receitou-lhe salvo erro 2/3 pastilhas e vacinas (vitaminas e mais não sei o quê) mas óbvio que deixou de tomar.

Não a vão buscar a casa e porque isso seria internamento compulsivo (contra-vontade); é o necessário mas pelos vistos impossível em portugal..

De acrescentar que a última façanha dela (e com a conivência da minha avô que ficou a fazer sala com eles) foi deixar entrar em casa um casal nos seus 20 anos, que fizeram o favor de roubar uma série de produtos de higiene e o ouro que a minha avó tinha... Isto há 2 semanas atrás.

Bom um pequeno update (e um desenterranço de um ano XD)

Entretanto já fomos a uma consulta de psiquiatria. A minha tia diz que não quer ser internada e o médico diz que nada pode fazer..

Uma médica que eu conheci falou-me que quando o paciente é um risco para ele e para o agregado familiar (como é o caso), pode ser internado compulsivamente mas, a maioria dos médicos não quer saber e não fazem nada.

Uma altura em conversa com um polícia, perguntei-lhe se era possivél fazer alguma coisa neste caso, a sua resposta foi que em Portugal o internamento compulsivo é muito complicado porque há muitas entidades envolvidas e como existem casos de abuso basicamente por cá peca-se por não fazer nada.. Mesmo quando lhe perguntei directamente neste caso, que existe o registo de agressões físicas e verbais (ao que eu chamei violência doméstica), gostei especialmente da resposta "isso da violência doméstica não é bem assim, nós [polícias] temos que ver a agressão a ocorrer".
.. [sem comentários]

E pronto, está tudo igual.. Mal saímos da consulta da psiquiatria, em que ela se comprometeu em parar de beber [lol], fomos comprar sumos a um supermercado e ela virou-se logo para o sumo de uva fermentado. Logo nesse dia bebeu e passado 3 dias deixou de tomar os medicamentos.

O internamento compulsivo não é assim tão complicado, pelo menos no caso de doenças psiquiátricas não o é, basta o psiquiatra de serviço na urgência dizer que o doente não esta capaz de zelar pela sua segurança nem pela dos outros, chamam o policia de serviço no hospital e é internado compulsivamente.

O Policia que falaste dever ser um bocado tótó, se assim fosse só havia violência domestica se estivesse um policia em cada casa para assistir as agressões, o meu conselho é que a tua avo chame a policia sempre que sentir ameaçada pela tua tia, além de ficar registado ( o que pode ser útil no futuro), vai dar trabalho a tua tia pois vai ser obrigada a depor para explicar a situação.

o doente não esta capaz de zelar pela sua segurança nem pela dos outros
Isto já acontece. A minha avó depois de uma trombose, por decisão do outro filho que ela tem, foi para casa estando apenas acompanhada da minha tia e, sem nos contar nada, ia passando fome pois não podia cozinhar e a minha tia no máximo dava-lhe leite. (agora tem apoio ao domicilio e está a recuperar) A única coisa que o psiquiatra diz é que é normal ela não comer, ser incontinente, não tomar banho, ser verbalmente agressiva....

O Policia que falaste dever ser um bocado tótó, se assim fosse só havia violência domestica
Precisamente o que eu pensei!

o meu conselho é que a tua avo chame a policia sempre que sentir ameaçada pela tua tia, além de ficar registado ( o que pode ser útil no futuro)
A minha avó nem para nós liga quando a minha tia fica estendida no chão. Já por 2 vezes chamamos a polícia por agressões físicas a mim e à minha mãe e a polícia nem registou a ocorrência.

Voltar
Superior