O que ver em Roma?

Termini já fica um bocado fora de mão. Procura hóteis em redor da Corsso Emanuele II para baixo (para o lado do rio). Já não fica mesmo, mesmo central, e portanto já não é tão cara, mas ainda fica suficientemente próximo da maioria das coisas para dar para ir a pé. Nas calmas dá perfeitamente para ir a pé do Vaticano ao Coliseu.
Para essa época conta com muito calor.

Obrigado pela ajuda, mas hoje já tinha reservado, como estou a fazer conta de comprar o Roma Pass depois altero viagens de transportes com as caminhadas.

Em Roma aconselho o aperitivo do Momart. A saída de metro é na piazza bologna e anda-se uns 10 minutos. Vale imenso a pena mas é preciso chegar-se lá por volta das 18h30 porque enche e porque teoricamente é uma refeição antes do jantar (acreditem que não vão conseguir ver comida à frente quando sairem de lá)

Depois é 10 ou 11€ com um buffet enorme e bebida incluída. Tipo cocktail ou mega caneca de cerveja.

E as Pizza do Ivo a Trastevere é das melhores que já comi e barata. Também faz fila.

Em termos de estadia o termini é bem situado, cheio de autocarros e é onde cruzam as duas linhas do metro. mas é um bocado mal frequentado à noite. Nada de grave, mas é preciso ter-se atenção às carteiras. E não é muito bonito. Para sul, seguindo a viale di trastevere, arranjam-se hotéis mais em conta e o eléctrico atravessa toda a avenida até à Piazza Venezia. Nem sequer tem revisores. Nessa zona acoselho passear em Gianicolo, das zonas mais bonitas e menos conhecidas (a nível turístico).

Ostia Antica também vale a pena para quem tem tempo. É a 30 min de comboio de Roma. E tivoli também dizem que é fantástico. Nunca lá fui.

Se puderes andar de autocarro, não vale a pena comprar bilhete. Ninguém compra e o controlo é péssimo. A não ser que a tua consciência não te deixe fazê-lo [:D]
A zona do centro histórico faz-se bastante bem a pé.

Estive lá a semana passada, 2 noites. Andámos sempre a pé e de transportes. Não foi preciso o passe. Os mercados/museu de Trajano (ao lado da coluna) foram uma boa surpresa devido ao seu bom estado de conservação e de praticamente não ter turistas. Aconselho!
Em relação ao Vaticano, comprei online no rome-museum. Foi o que safou, muita gente... Pessoal a desmaiar, ataques de pânico e crianças perdidas
a6fdab8c4ee6041409e5b9afccf972e9.jpg
de03d9f74f41c5ef9c86b09d030640ad.jpg
0a75aaa33d92200d3b356a0d23dfb5c5.jpg

Estive lá a semana passada, 2 noites. Andámos sempre a pé e de transportes. Não foi preciso o passe. Os mercados/museu de Trajano (ao lado da coluna) foram uma boa surpresa devido ao seu bom estado de conservação e de praticamente não ter turistas. Aconselho!
Em relação ao Vaticano, comprei online no rome-museum. Foi o que safou, muita gente... Pessoal a desmaiar, ataques de pânico e crianças perdidas

Ao não comprar passe, quanto é que pagaste de transporte por dia?
Eu estou a pensar comprar o Roma Pass de 72h porque também dá 2 entradas (Vaticano não incluido) e no coliseu dá direito a "furar" a fila

No 1o dia, gastei 1.50€ por pessoa no metro para ir ao Vaticano, no regresso viemos a pé.
De noite fomos de eléctrico ver o coliseu e zona envolvente, como o bilhete dá para 100 minutos até picar a viagem de regresso só paguei um bilhete. No 2o dia foi igual (1.50 de manhã e 1.50 no regresso) porque tive de regressar ao hotel para buscar as malas e apanhar o bus na Termini para o aeroporto.
Portanto, gastei 6€ por pessoa nos 2 dias.
Tens de ver onde vais ficar para ver se compensa o passe de 72h.

No 1o dia, gastei 1.50€ por pessoa no metro para ir ao Vaticano, no regresso viemos a pé.
De noite fomos de eléctrico ver o coliseu e zona envolvente, como o bilhete dá para 100 minutos até picar a viagem de regresso só paguei um bilhete. No 2o dia foi igual (1.50 de manhã e 1.50 no regresso) porque tive de regressar ao hotel para buscar as malas e apanhar o bus na Termini para o aeroporto.
Portanto, gastei 6€ por pessoa nos 2 dias.
Tens de ver onde vais ficar para ver se compensa o passe de 72h.

Obrigado pelas informações, era mesmo o que eu precisava de saber, assim já vou fazer contas, mas mesmo assim o Pass de 72h é capaz de compensar, já que lá vou estar 5 dias, custa 38,5€ pelo que vejo as duas entradas que dá de oferta facilmente valem 30€ pelo que sobra 8,5€ para 72h de transportes.

Obrigado pelas informações, era mesmo o que eu precisava de saber, assim já vou fazer contas, mas mesmo assim o Pass de 72h é capaz de compensar, já que lá vou estar 5 dias, custa 38,5€ pelo que vejo as duas entradas que dá de oferta facilmente valem 30€ pelo que sobra 8,5€ para 72h de transportes.

Compensa sim, basta usar nas entradas mais caras. E se fores mesmo ao Vaticano, compra online senão esperam-te horas na fila para comprar bilhete.

Sim, 5 dias já compensa comprar o passe. Não é só no Vaticano, no coliseu/fórum a entrada tb estava complicada. Quem comprava o bilhete às 10h, não podia entrar logo, entrava às 14h por exemplo. Mas online fica muito mais caro e eles aproveitam-se disso.

Sim, 5 dias já compensa comprar o passe. Não é só no Vaticano, no coliseu/fórum a entrada tb estava complicada. Quem comprava o bilhete às 10h, não podia entrar logo, entrava às 14h por exemplo. Mas online fica muito mais caro e eles aproveitam-se disso.

Tinha ideia que online ficava mais barato :confused:

Existe um pormenor que não tinha reparado, estava a fazer conta de visitar a parte do vaticano no domingo, mas pelos vistos no ultimo domingo do mês não se paga entrada, pelo que deve ser demasiada confusão, vou ter que alterar os planos pois deve ser mesmo impossível lá ir nesse dia.
Já agora alguém sabe se as entradas gratuitas no último domingo do mês são apenas para os museus do vaticano ou se são para todos os museus?

Acerca do último domingo do mês, sem certezas, acho que é para todos os museus.

Online é mais caro sim, até as crianças pagam se for online e nas bilheteiras é grátis até aos 12 anos e em alguns casos, até aos 17 anos. A entrada no Coliseu são 12€ na bilheteira, no Vaticano idem. Compara com os preços online ;)
Nas galerias Uffizi em Florença, os bilhetes online eram 24€ por adulto mais taxas online mais os bilhetes de criança, como o hotel ficava perto, fui logo quando as bilheteiras abriram e em meia hora comprei os bilhetes a 13€ cada e as crianças entraram grátis, poupei 40€

Acerca do último domingo do mês, sem certezas, acho que é para todos os museus.

Online é mais caro sim, até as crianças pagam se for online e nas bilheteiras é grátis até aos 12 anos e em alguns casos, até aos 17 anos. A entrada no Coliseu são 12€ na bilheteira, no Vaticano idem. Compara com os preços online ;)
Nas galerias Uffizi em Florença, os bilhetes online eram 24€ por adulto mais taxas online mais os bilhetes de criança, como o hotel ficava perto, fui logo quando as bilheteiras abriram e em meia hora comprei os bilhetes a 13€ cada e as crianças entraram grátis, poupei 40€

Isso é uma grande dica, obrigado.
Estou a ver que online só devo comprar os do Vaticano e da Basilica de S.Pedro porque os outros onde quero ir não acredito que haja grandes filas.

Sim, eu comprei os do Vaticano online e se não fosse assim acho que não conseguia entrar. A fila para a Basílica idem, tinha uns bons 50m.

Para o fórum romano/coliseu às 10h da manhã havia fila mas era rápida.
Mesmo assim havia gente a pagar aos guias 30€ por pessoa + bilhete para entrar logo.
Depois entra gente a mais e dá asneira.

Em Agosto já não apanhas tanta gente, dizem que há mais calor e os turistas americanos e chineses (q são a maioria) evitam essa altura.

Sim, eu comprei os do Vaticano online e se não fosse assim acho que não conseguia entrar. A fila para a Basílica idem, tinha uns bons 50m.

Para o fórum romano/coliseu às 10h da manhã havia fila mas era rápida.
Mesmo assim havia gente a pagar aos guias 30€ por pessoa + bilhete para entrar logo.
Depois entra gente a mais e dá asneira.

Em Agosto já não apanhas tanta gente, dizem que há mais calor e os turistas americanos e chineses (q são a maioria) evitam essa altura.

Ir em na ultima semana de Julho/principio de Agosto também não era a minha ideia, mas tinha umas milhas para gastar e a minha mulher férias nessa altura e aproveitou-se, também estou com receio do calor.

- Estamos a pensar em ficar 5 noites pois já se sabe que no dia de chegada e partida dá para pouca coisa, ficamos com 3 dias inteiros por vaguear por Roma, será pouco?
- Vale a pena comprar o Roma passe? Parece-me um bocado caro pois pelos vistos a cidade vê-se bem a pé, por outro lado oferece 2 entradas pelo que ajuda a diluir o preço.
- Em que zona/hotel ficar, a zona de Termini será boa por estar perto dos transportes ou existe outras zonas melhores para servirem de ponto de partida de caminhadas?
- Qual o melhor site para comprar entradas antecipadas? pelos vistos pelo menos para o Vaticano compensa em termos de tempo.

Para comprar as entradas antecipadas há sítios oficiais.

Museu do Vaticano: https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do

Forum Romano + Palatino + Coliseu: http://www.coopculture.it/ticket.cfm?office=Foro Romano e Palatino&id=4

Atenção que eu ouvi dizer que não só se pode usar o bilhete no Coliseu e só ir ao Forum mais tarde, até no dia seguinte (o que é verdade - estão perto, mas não no mesmo recinto) como se podia fazer o mesmo com o Forum e o Palatino - visitar um deles, sair e depois voltar para visitar o outro (o que não é verdade - estão integrados no mesmo recinto e o bilhete só pode ser usado uma vez para visitar os dois). Quando fui ao Palatino não havia lá muito para ver - o pequeno museu que lá está, a Casa de Augusto, a Casa de Lívia e as fundações das cabanas de Rómulo estavam todos fechados ao público.

3 dias inteiros chegam bem para ver todas as atracções turísticas obrigatórias, Vaticano incluído, e ainda vaguear um bocado (e passear pela zona histórica à volta da Piazza Navona, do Panteão e do Campo de' Fiori vale bem a pena), ainda que, se quiseres ver muita coisa, vais ter de andar de mapa na mão e não perder tempo. Mas isso desde que estejas alojado no centro (digamos entre a Praça de Veneza e o Castelo de Santo Ângelo); se tiveres de fazer 30-45 minutos a pé ou meteres-te no metro todos os dias só para chegar ao centro já não sei. Atenção que para visitar o centro/zona histórica o metro não serve de muito; só serve o Coliseu/Forum.

Ir em na ultima semana de Julho/principio de Agosto também não era a minha ideia, mas tinha umas milhas para gastar e a minha mulher férias nessa altura e aproveitou-se, também estou com receio do calor.

O calor torna um pouco mais penoso o passear pela zona histórica, até porque essa parte de Roma é muito densa e tem poucas áreas verdes ou zonas de sombra. Exemplo: a quantidade de gente visivelmente exausta (e desidratada) que está sempre na sujíssima plataforma de mármore entre o Altar da Pátria e a Via dei Fori Imperiali só porque há lá 2 ou 3 pinheiros. Mas por outro lado um sol intenso também contribui para tornar tudo mais vívido e memorável.

Por exemplo, aquilo de que fala o Rasec:

E sentar nos cafezinhos com boas vistas para o "spotting", admirar mulheres lindas e homens excepcionalmente bem vestidos com coisas que nunca te passariam pela cabeça vestir, mas que neles têm um charme e uma distinção próprios que só os Italianos (alguns) conseguem.

vai atingir o ponto máximo nos dias de calor.

Os dândis romanos nos seus quarentas e cinquentas são um espectáculo em si próprios. E as mulheres romanas, a maneira ao mesmo tempo simples, descontraída mas elegantíssima como se vestem nos dias mais quentes - é qualquer coisa. E claro, as turistas gringas vão andar todas seminuas.

Vou ficar no hotel Relais 6 na Via Tolmino, pelo que vi fica mais ou menos 3 km a norte da estação de Termini. Foi recomendado por uma amiga da minha mulher, pelo que decidimos confiar, eu queria mais perto da estação mas já me falaram que a zona e os hoteis são piores pelo que ficou assim. 270€ por 4 noites e inclui o pequeno almoço, não achei muito caro atendendo ao período do ano, mas as taxas de 6€ por pessoa por noite não estão incluídas.

Isso fica um pouco longe de tudo; vai ser preciso apanhar o metro todos os dias e depois atacar a zona turística a partir de Termini ou da Praça de Espanha.

Última edição:
Eu apanhei calor a semana toda, sempre acima dos 35° durante o dia e nunca abaixo dos 26° durante a noite. Aguentou-se bem, talvez porque aqui estava mais calor quando fomos de viagem.

No Vaticano, nestas alturas podes entrar de calções, desde que sejam abaixo do joelho ;)

Eu achei Roma uma cidade fantástica e muito segura.

Idealmente comprar as entradas nos monumentos online pois em alguns casos até evita filas pois têm passes especiais.

Coliseu
Vaticano
Uma enorme variedade de praças
Igrejas
Ruas
Parlamento

Fazer um tour daqueles que se faz a pé pela cidade.

Muito boa cidade para visitar.

5 dias dá para ver com calma e descontração.

Eu achei Roma uma cidade fantástica e muito segura.

Idealmente comprar as entradas nos monumentos online pois em alguns casos até evita filas pois têm passes especiais.

Coliseu
Vaticano
Uma enorme variedade de praças
Igrejas
Ruas
Parlamento

Fazer um tour daqueles que se faz a pé pela cidade.

Muito boa cidade para visitar.

5 dias dá para ver com calma e descontração.

Depende do ponto de vista.

Penso que foi a cidade onde senti mais insegurança (assaltos) em todas as minhas viagens.

Obrigado a todos pelas dicas.

O Hotel em termos de localização realmente não me parece o ideal, mas gostei do aspecto e como estava referenciado pela amiga da minha mulher acabou por ser escolhido, de qualquer modo, posso anular a reserva até 7 dias antes sem custos, pelo que se calhar vou ver outras opções, o ideal julgo eu seria na zona de Termini, mas estes pareceram-me mais "manhosos".
A ideia de ir 5 dias foi mesmo para saborear as coisas com calma, se for preciso perder algum tempo de transporte para o centro julgo que não será muito grave, mesmo a pé o hotel está a menos de 3km da estação de Termini

E algumas sugestões gastronómicas, têm? Há alguma coisa típica sem ser pastas e pizzas que seja imperdível provar, tipo o pastel de Belém em Lisboa?

Voltar
Superior