O que é afinal um casamento?

Os meus 10 anos de casamento disem-me que esse pensador era pouco perspicaz .....[;)]

O que é o casamento ?

É um compromisso para a vida.

O problema é que alguns não sabem isso e pensam que o casamento é apenas a união de 2 pessoas....

true... eu penso que o casamento é outra coisa... penso de modo diferente pq fui educado se calhar de maneira diferente para poder pensar assim e se calhar ate nem me ensinaram mal... e até faz sentido...

Correctissimo..... e para ti o casamento é ?

eu n me queria extender... lol

para mim é um assinar de papéis é mais do que tudo isso...

há ali um "compromisso"... mais "fidedigno" do que na união de facto...

gosto do casamento com toda a pompa e cincunstância... espero vir-me a casar com quem estou agora... [:cool:] (a namorar) n discordo viver junto antes de casar ou essas coisas.... mas depois casar... só para formalizar? não faz sentido!

para mim num casamento acho que tem de haver um modo diferente de pensar.. pq nas uniões de facto... é chega... chateiam-se vai um para cada lado dividem as coisas e está a andar... num casmento não... há tentativas para reconciliação e tudo mais! vale a pena verem Filme/desenho animado "uma história de encantar" da disney para perceberem melhor o que eu estou a dizer... reparem no casal de negros que se está a divorciar.

no dia que me casar... vou andar ali todo nervoso...

e no fim de contas... é a partir dali, daquele dia que tudo começa... é um novo marco das vossas/nossas vidas...

mas o raistaparta disse n deixa de haver casamentos que acabam bem [:D]

Última edição:
eu n me queria extender... lol

para mim é um assinar de papéis é mais do que tudo isso...

há ali um "compromisso"... mais "fidedigno" do que na união de facto...

gosto do casamento com toda a pompa e cincunstância... espero vir-me a casar com quem estou agora... [:cool:] (a namorar) n discordo viver junto antes de casar ou essas coisas.... mas depois casar... só para formalizar? não faz sentido!

para mim num casamento acho que tem de haver um modo diferente de pensar.. pq nas uniões de facto... é chega... chateiam-se vai um para cada lado dividem as coisas e está a andar... num casmento não... há tentativas para reconciliação e tudo mais! vale a pena verem Filme/desenho animado "uma história de encantar" da disney para perceberem melhor o que eu estou a dizer... reparem no casal de negros que se está a divorciar.

no dia que me casar... vou andar ali todo nervoso...

e no fim de contas... é a partir dali, daquele dia que tudo começa... é um novo marco das vossas/nossas vidas...

mas o raistaparta disse n deixa de haver casamentos que acabam bem [:D]

Do que percebi do teu post não temos assim grandes divergências de opinião ..... Mas tb há uniões de facto muito sólidas.

Do que percebi do teu post não temos assim grandes divergências de opinião ..... Mas tb há uniões de facto muito sólidas.

sim, sem dúvida! mas o que eu quis transmitir... é que acho que é mais fácil separar uma união de facto do que um casamento...

no casamento... é diferente... pelo menos para mim...

mas juntar pa ver se dá e depois casar... epah ... :confused:

mas juntar pq os pais n podem ou pq os noivos n podem casar a hist é outra

GJP, n vejo onde ir ao registo civil assinar um papel possa fortalecer uma relação. Essa de na união de facto ir cada um pa seu lado e num casamento n, n sei qts milhares de portugueses provam o contrario...

mas juntar pa ver se dá e depois casar... epah ... :confused:

Pq n? Tantas vezes q pensas q é aquela pessoa, é tudo mt fácil qd tão umas horas por dia e qd passam ferias algumas vezes, é tudo fácil qd se zangam e cada um vai pa sua casinha e ficam uns dias sem falar. Difícil é estar debaixo do mm tecto e aturar os defeitos do outro. Para mim só há uma coisa na vida q n é tentativa e erro.

Última edição:
sim, sem dúvida! mas o que eu quis transmitir... é que acho que é mais fácil separar uma união de facto do que um casamento...

Mas o que é que interessa em qual das situações é mais fácil separar? Quando as pessoas se decidem separar é porque já não querem estar juntas, quando chega a esse ponto pouco interessa se é casamento ou união de facto, separam-se e pronto, não estou a ver em que é que o casamento serve para evitar uma separação, na minha opinião só atrapalha.

Interessa é ser-se feliz, casado, em união de facto ou como dono de um harém.[:D]

Foi você que pediu...um casamento?

"Se o casamento fosse bom, não precisava de testemunhas."
Anónimo

"O casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes na esperança de apanhar uma enguia".
Leonardo da Vinci

"Uma mulher casa-se com um homem acreditando ingenuamente que conseguirá mudá-lo; um homem casa-se com uma mulher pensando ingenuamente que ela continuará a ser a mesma".
Idem

"Todos os homens nascem livres e iguais; se depois decidem casar-se, a culpa é deles".
Sophie Löeb

"Sinto-me feliz por não ser homem, porque se o fosse, teria de casar com uma mulher".
Madame de Stäel

"Não se pode colher rosas sem temer os espinhos, nem disfrutar uma bela esposa sem o risco dos cornos".
Benjamin Franklin

Sei que ainda sou novo mas (acho) já tenho uma opinião formada...

Pessoalmente, não acredito no amor para toda a vida, acredito no casamento para toda a vida...

Para mim, a verdade é esta. Ninguém, pelo menos das gerações anteriores, quer estar sozinho ou morrer sozinho. As pessoas dão-se mais ou menos, já não têm idade para se divorciar e "andar à caça" novamente, então pronto, ficam por ali. Companharismo e não amor? Talvez.

Em relação às gerações mais novas (actuais 20-30), acho que existe uma grande pressão social para as pessoas se casarem antes dos 30. Parece que as pessoas morrem ou apanham alguma doença se não se casarem antes dos 30...

O único amor eterno foi o amor Romeu & Julieta e foi porque se suicidaram e foi uma história... [:D]

Pá...espero vir mais tarde a arrepender-me de tudo o que escrevi e provar contrário o que penso, mas até lá...e não, não tenho pressa nenhuma de me casar nem de viver sozinho, já vivo praticamente sozinho desde os 11 anos, não é mais duas ou três décadas que me vão matar [:p]

A vida é demasiado curta para se viver com uma só mulher [:)]

os verdadeiramente interessados, leiam isto http://www.ics.ul.pt/publicacoes/analisesocial/recensoes/169/rodrigorosa.pdf

sucintamente e em termos gerais, o casamento é uma questão cultural!

Hoje em dia a sociedade está cada vez menos presa aos valores e rituais da cultura especifica de um determinado povo......, portanto é normal que cada vez mais se ponha em causa o casamento, ...um factor potenciado também pelo declinio da igreja católica.

A meu ver, o casamento é a oficialização da união entre duas pessoas, perante pessoas que supostamente estariam reticentes entre uma união não oficial!

não se esqueçam que há uns aninhos atrás, uma mulher que andasse na cama com muitos homens eram mal vista e poucos homens "decentes" a queriam! o casamento servia para anunciar que aquela relação era formal e oficial......., e não apenas uma coisa passageira!

...mas isto era adaptado a outros tempos!

Hoje em dia, com a emancipação da mulher e o cada vez mais equilibrio extre sexos, o casamento já não tem lógica, porque as relações actuais dificilmente vão vencer as bodas de ouro.

Todavia eu espero um dia me casar, não para mim, mas sim para a minha familia. É uma questão cultural.......[;)]

bem.... falta ver a questão religiosa do casamento

eu casei-me porque tal como a minha mulher somos católicos praticantes. fomos batizados, fizemos a primeira comunhão, a profissão de fé, o crisma, como tal o casamento foi um passo normal, tal como serão os batizados dos nossos filhos, etc, etc.

Os meus 10 anos de casamento disem-me que esse pensador era pouco perspicaz .....[;)]

O que é o casamento ?

É um compromisso para a vida.

O problema é que alguns não sabem isso e pensam que o casamento é apenas a união de 2 pessoas....

Os meus ONZE, aplaudem-te

apr:) apr:)

[;)]

Aceitando e respeitando todas as opinioes, a minha é que hoje em dia o casamento é um simples negocio, fotografo, flores, igreja, o valor de um casamento é algo surreal.
Alem de que no fim de tudo é um simples papel assinado, pq se gostas realmente da pessoa nao é o casamento que te dara mais felicidade.

é cultura, tradicao....

A ginginha em lisboa e outras tascas tb eram tradicao em lisboa, vinham nos roteiros turisticos, traziam gente a brava a lisboa e a ASAE acabou a tradicao. é tudo uma questao de cultura.

para mim cultura é outra coisa e se alguem estivesse preocupado com essas questoes a preocupacao era baixar o IVA de tudo o que é considerado cultura e nao estarem preocupados com haver mais ou menos casamentos.

bem.... falta ver a questão religiosa do casamento

eu casei-me porque tal como a minha mulher somos católicos praticantes. fomos batizados, fizemos a primeira comunhão, a profissão de fé, o crisma, como tal o casamento foi um passo normal, tal como serão os batizados dos nossos filhos, etc, etc.

pois és como eu... À minha maria ainda la falta o crisma para podermos casar com missa (diz aqui o padre) , eu faço questão!

tou-me ca*ando pos convidados... ao fim e ao cabo a festa é minha e sou eu que a estou a organizar... se eu fui e ainda sou uma pessoa activa na igreja pq n hei de casar com missa?

agora ir lá casar e fazer aquele casamentinho pelo diácono? em série?

aqui na minha paróquia... houve 1 dia em que se fizerm 5 todos seguidos! sem missa... só pq é bonito casar pela igreja!

Aceitando e respeitando todas as opinioes, a minha é que hoje em dia o casamento é um simples negocio, fotografo, flores, igreja, o valor de um casamento é algo surreal.
Alem de que no fim de tudo é um simples papel assinado, pq se gostas realmente da pessoa nao é o casamento que te dara mais felicidade.

não deixando de estar cada x mais de acordo que os casamentos são negócios pelo que mencionaste... fotografo, flores igreja... o resto... ja mencionem em cima [;)] e em outros post's

fui enducado de maneira diferente... n tenho culpa!

se calhar se tivesse sido educado que se me matasse no meio de bagdad num taxi no meio de uma praça cheia de gente e ia para o ceu... já tinha ido para os anjinhos... [:D]

para alem disso n tenho o melhor exemplo em casa! os meus pais só se casaram 11 anos depois de tarem juntos... mas isso foi por outros motivos que n quero aqui mencionar! e tenho 1 irmão com + 10 anos que eu!

bem não sendo tão radical... perceberam onde eu quis chegar...

Voltar
Superior