O que acham do novo GMAIL?

Não sou um utilizador de redes sociais, tanto que não tenho conta no twitter nem no facebook.

Mas como gosto de saber com o que lido, tenho experimentado este buzz. É mais prático que o facebook, mas tem muito menos coisas.

O conteúdo é o mesmo, mas a forma é diferente. Vamos lá ver se resulta.

No fundo da página do e-mail, aparece ainda

Gmail view: standard | turn off chat | turn on buzz | older version | basic HTML Learn more

©2010 Google - Terms - Privacy Policy - Google Home

Chamo à atenção para o que está a negrito.
Bastou-me carregar no link turn off buzz para aparecer esse link.

Obrigado, não tinha reparado nesse link. Ainda assim não consegui perceber se esse link impossibilita que os teus contactos te adicionem como "friend" ou se só desabilita a "tab" do buzz.

Obrigado, não tinha reparado nesse link. Ainda assim não consegui perceber se esse link impossibilita que os teus contactos te adicionem como "friend" ou se só desabilita a "tab" do buzz.

Antes de ter achado esse link tinha desbilitado a tab do Buzz, mas ela parecia no "more"
Agora deixa de aparecer no "more".

Edit: Procurei pelos "amigos" para adicionar e remover, e agora já não encontro.
Penso que tenha desligado mesmo o buzz.

Última edição:
É no mínimo peculiar que uma empresa que se preocupa com a privacidade, segurança e principalmente com os direitos dos seus utilizadores seja apelidada de "esquisita".

Se há uma coisa que me faz verdadeiramente confusão é a evangelização de uma empresa comercial...
Eu não enfio a carapuça. Gosto de determinados produtos e serviços na Web, nomeadamente Apples e Googles, mas fico-me por aí.

A questão da privacidade das redes sociais é mesmo muito complicada, e o Facebook já se queimou muitas vezes... o Google também ia queimar-se seja qual fôr a política inicial default... como por exemplo:

Fuck you, Google Fugitivus

Continuo a achar que o Buzz, em termos de integração, acessibilidade e utilização esteve muito bem, agora realmente esteve algo mal na pré-escolha de contactos.

A primeira página de configuração devia ser uma página de personalização de critérios de privacidade. E ainda está muito por fazer... por exemplo, gostava de agrupar followers em grupos e definir critérios (no Facebook, há posts só para amigos, ou todos, etc).

Opá, mas daí a retirar os mails todos, calma pá [:D]

Opá, mas daí a retirar os mails todos, calma pá [:D]

O Gmail para mim é, e devia ser, só um serviço de email. Se o Google decidiu transformá-lo numa rede social eu passo a encará-lo como uma rede social e deixo de usá-lo como um serviço de email.

O que o Google fez foi partilhar informação minha (meus contactos, nome e foto) sem a minha autorização, sim porque enquanto eu não fui lá restringir aquela porra tudo aquilo esteve disponível, para todo o mundo.

Eu perdi toda a confiança que tinha no Google e considero que não faz sentido confiar-lhes informações minhas importantes. Pode parecer paranóia ou um discurso digno de um conspiracionista profissional, mas é uma decisão ponderada. Prezo muito a minha privacidade.

O que o Google fez foi partilhar informação minha (meus contactos, nome e foto) sem a minha autorização, sim porque enquanto eu não fui lá restringir aquela porra tudo aquilo esteve disponível, para todo o mundo.
sem a tua autorização? tanto quanto sei é preciso ACEITARES a inclusão no buzz... acho eu. no meu não aparece nada :D

edit: se calhar a minha conta é demasiado nova para ele fazer associação dos users, tinha lá a opção "turn buzz off" - ou seja supostamente estava activo :P

Última edição:
sem a tua autorização? tanto quanto sei é preciso ACEITARES a inclusão no buzz [;)]

Eu nunca aceitei nada e tinha por defeito vários followers bem como as ligações ao meu picasa, google reader, etc activos. Tinha ainda como "followers" vários amigos que não se tinham ligado ao Gmail.

O buzz é opt-out e não opt-in. Daí toda a minha "paranóia" e desagrado. [;)]

Eu nunca aceitei nada e tinha por defeito vários followers bem como as ligações ao meu picasa, google reader, etc activos. Tinha ainda como "followers" vários amigos que não se tinham ligado ao Gmail.

O buzz é opt-out e não opt-in. Daí toda a minha "paranóia" e desagrado. [;)]
Sim tens razão, foi um pouco fail da parte deles. Mas também, se for a ver, o Facebook já fez muito pior nas alterações polémicas de privacy policy...

Antes de ter achado esse link tinha desbilitado a tab do Buzz, mas ela parecia no "more"
Agora deixa de aparecer no "more".

Edit: Procurei pelos "amigos" para adicionar e remover, e agora já não encontro.
Penso que tenha desligado mesmo o buzz.

Estão aqui os passos necessários para desactivar eficazmente o buzz: Buzz off: Disabling Google Buzz | Webware - CNET

Tal como tinha dito não basta desabilitar a tab do buzz no respectivo link. Enfim, algo extremamente simples... [8b]:sh)

Lá tiveram que dar a mão à palmatória.

Google Tweaks Buzz After Privacy Concerns

Several days after the launch of its Buzz social networking product, Google on Friday said it was making a few tweaks to the service in response to privacy concerns.

Security options regarding the types of information that is publicly displayed will now be more prominently displayed, and Google has simplified the process for following or blocking other Buzz users, the company said in a blog post.

"There's been concern from some people who thought their contacts were being made public without their knowledge (in particular the lists of people they follow, and the people following them)," wrote Todd Jackson, product manager for Gmail and Google Buzz. "In addition, others felt they had too little control over who could follow them and were upset that they lacked the ability to block people who didn't yet have public profiles from following them."

Buzz made its debut on Tuesday; it adds a "news feed" feature to Gmail and has also been incorporated into Google's mobile offering on Android phones and the iPhone. When people sign up for Buzz, Google will automatically follow the people with whom you chat or e-mail most.
Users must also create a Google public profile, a standalone page that shows up in Google search results and serves as a virtual business card of sorts. "We do this so we'll know what name to display next to your posts — and so the people you follow know who you are," Jackson wrote.
There was some concern, however, that these profiles would display the names of people you are following, essentially making your Gmail contact list public.

Jackson acknowledged that when you create that profile, Google notifies users "that the lists of people you follow and the people following you will be displayed on your public profile, [though] you can view, edit, and even hide these lists."

But users told Google that the option to change those settings was hard to find. As a result, "we've changed the notice to make it very clear [by] making this option more prominent in the set up process, to ensure everyone who wanted to hide these lists can do so easily," Jackson wrote.
A box titled "How do you want to appear to others" will now include a check-box that says "Show the list of people I'm following and the list of people following me on my public profile." To hide your followers, click the box, or click the "View and edit the people you follow" to customize your account.

The change will be rolled out to all Gmail users on Friday. Those who have already created a profile can update their settings in the "edit" section of their public profile. Google also made a few changes to following options.
"We are making it easier to block anyone, by adding 'Block' links to the list of people following you," Jackson wrote. "Previously, you were only able to block people from following you after they had created a public profile. Now, you can block anyone, regardless of whether or not they've already created profiles for themselves."

Finally, Google will separate the friends who have created a public profile and are actively participating in Buzz from those who have not.
"With this change you'll be able to see who is on the public list of followers that everyone else sees," Jackson concluded.

Google Tweaks Buzz After Privacy Concerns - Reviews by PC Magazine

Que tiro nos pés...

Pela 1ª vez vejo a Google reactivo e não proactivo, e ainda por cima deu asneira:

Google admits Buzz social network testing flaws

(...)
Asked if the Google founders - Larry Page and Sergey Brin - or any of the executive team would issue an apology for breaching their user's trust, a Google spokesperson said: "Google has apologised - we're very sorry for the concern we caused."

in BBC News - Google admits Buzz social network testing flaws

Vale pelo menos pelo pedido de desculpa, mas não é nada a cara da Google lançar produtos assim à parva. Ainda por cima o Gmail que tem tanta popularidade... já devem ter rolado cabeças.

Que tiro nos pés...

Pela 1ª vez vejo a Google reactivo e não proactivo, e ainda por cima deu asneira:

Google admits Buzz social network testing flaws

(...)
Asked if the Google founders - Larry Page and Sergey Brin - or any of the executive team would issue an apology for breaching their user's trust, a Google spokesperson said: "Google has apologised - we're very sorry for the concern we caused."

in BBC News - Google admits Buzz social network testing flaws

Vale pelo menos pelo pedido de desculpa, mas não é nada a cara da Google lançar produtos assim à parva. Ainda por cima o Gmail que tem tanta popularidade... já devem ter rolado cabeças.

Acho que foi um excelente "heads up", tanto para a Google (os utilizadores afinal não comem tudo que lhes metem à frente) como para a maioria dos utilizadores da Google que a encaram como a salvadora da humanidade, o gandhi do IT.

Atenção que não tenho nada contra o Google em particular, são uma boa empresa, com bons serviços, mas não passam disso mesmo, uma empresa que gera milhões de lucro como a Yahoo, Microsoft, Apple, etc...

Acho que foi um excelente "heads up", tanto para a Google (os utilizadores afinal não comem tudo que lhes metem à frente) como para a maioria dos utilizadores da Google que a encaram como a salvadora da humanidade, o gandhi do IT.

Atenção que não tenho nada contra o Google em particular, são uma boa empresa, com bons serviços, mas não passam disso mesmo, uma empresa que gera milhões de lucro como a Yahoo, Microsoft, Apple, etc...

concordo, há a ideia errada e generalizada que são os salvadores do mundo... [:)]
Mas penso que essa imagem está acabar.

Tirando o negócio core da Google - que é francamente bom e muito lucrativo; não acho que tenham desenvolvido outras coisas assim tão espetaculares... O Youtube (que é excelente) não foi desenvolvido por eles, e ainda hoje não sei se é lucrativo ou um sorvedouro de recursos.

Já tinha ouvido falar numa nova funcionalidade no gmail mas sinceramente nunca percebi sequer o que é e para que serve [:D]

Por acaso a minha opinião é que a Google não é nada destas coisas, o que faz, faz bem e de forma eficiente. Acho é que andam a tentar inventar só por inventar e para tentarem manter-se na "crista da onda" da imagem hi-tech o que sabemos ser muito difícil...

Do lado da Google apenas espero com alguma curiosidade a parte de SO Mobile...de resto, o seu core é óptimo, o resto vejo como muita invenção com menor utilidade -> mas é assim que se avança, no meio dos tiros um poderá ser certeiro

Mas não há empresas perfeitas (nós somos as empresas) e é claro que o objectivo de todas é o mesmo...

Não me vou alongar muito, mas tenho uma opinião um bocadinho diferente... [;)]

O buzz para mim só faz sentido se for o primeiro passo para algo mais. (Ou se tivesse aparecido antes de facebooks, twitters e afins).

Agora, se, a curto prazo, começarem a integrar o Reader, o Wave, o Gmail e por aí fora, tendo como agregador o Buzz, já me parece algo mais "à frente, e que me faria certamente retirar a afirmação de que o Buzz é "pointless" ! [;)]

EDIT: Ou se se tiverem a preparar para comprar o Twitter !

Pessoal, vou colocar aqui pelo meio uma dúvida sobre a organização das mensagens.
Quando temos várias mensagens de um assunto, elas ficam agrupadas, correcto. E ficam com as mensagens mais antigas no topo desse grupo, certo.
O que eu quero (não sei se mais alguém já teve esta dúvida ou não) é fazer com que as mensagens mais recentes fiquem no topo desse grupo. Ou seja, que a 1ª mensagem que eu vejo seja sempre a mais recente e as mais antigas fiquem minimizadas na parte inferior (à semelhança do outlook ou outro webmail).
Já procurei nas definições mas não encontrei nada que me permitisse alterar, ou ordenar, as mensagens recebidas por data.

Ou será que não dá?

Voltar
Superior