o que acham disto ?

offpring

Banido
boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele

Não há soluções absolutamente correctas, depende das perspetivas de cada um e até da fase da "vida" em que se encontram.
Em cada situação em particular pode ter soluções mais adequadas.

boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele

Depende da situação de cada um mas esses números são irreais.

Olha que a sensação de não dever nada a ninguém é impagável [;)]

10 anos e casa paga [:D] é isso.

Bem eu vivo nesse sistema actualmente, casa arrendada, quando ficar sem trabalho e não der para manter, é levantar a trouxa e ir para outro sitio.

O mais engraçado é que os bancos não aprendem! Aceitavam sem problemas um empréstimo que me dava uns 600€ por mês, quando lhes foi dito que nem eu nem a minha mulher temos trabalho 'sólido' e que estaria fora de questão aceitarmos essas mensalidades, mantiveram a proposta e passado uns dias ligaram a insistir.

Depende da situação de cada um mas esses números são irreais.
sim, tens razão não são 10 anos, mas sim 20 anos aprox. Mais uma razão para alugar em vez de comprar, o unico senão que estou a ver é quando se for " velhote" e não der para trabalhar , e pagar a renda , sem casa própria onde se vai viver ?

Última edição:
sim, tens razão não são 10 anos, mas sim 20 anos aprox.

Primeiro para pagares apenas 400 euros por mês de prestação tens de ter já algumas condições preenchidas. segundo, 20 a esse preço depende muito da casa.

Depende muito do caso, das condições que a pessoa tem, da vida que leva. Não acredito que exista uma formula universal.

Já abri um tópico com esta mesma discussão...
Eu só alugo, mas ainda estou a tentar establecer me a nivel profissional... Talvez um dia quem sabe. Mas para já a filosofia é não dever nada a ninguém...

Uma boa ideia e se estivermos seguros a nivel profissional, talvez seria comprar uma casa junto ou próximo a uma faculdade. Nem que seja um t2 t3 alugar a estudantes e com o dinheiro da renda pagar o empréstimo, ao fim de uns anos estava paga, quem sabe na altura tivesse filhos e lhes oferecesse a casa ou se eles fossem estudar para essa faculdade e se fosse longe de casa não teria encargos financeiros com alojamento.

Para já só se aluga. [;)]

Não há soluções absolutamente correctas, depende das perspetivas de cada um e até da fase da "vida" em que se encontram.
Exactamente. Para um jovem em início de carreira acho que comprar uma casa é má ideia, muito facilmente troca de emprego, quer ir para outra cidade/país e uma casa comprada é um autêntica âncora. Por outro lado alguém casado e com filhos na escola provavelmente não está a pensar em mudar de área de residência tão cedo (possivelmente nunca mais) e aí faz sentido comprar.

Eu nos próximos anos ainda vou andar seguramente a "saltitar" bastante e comprar casa está fora de questão, mas pensando a longo prazo gostaria daqui a 15-20 anitos ter família constituída, estabilidade a nível profissional e posses para dar uma boa entrada ou mesmo mandar construir a minha vivenda [kiss]

- Depende da casa
- Depende do emprego (se se trabalhar no sector bancário as taxas de juro são mais atractivas)
- Depende da idade
- Depende do ordenado
- Depende de onde se pretende trabalhar no futuro

Esse tipo de decisão não é linear, nem há receitas únicas para toda a gente.

Ora bem...arrendar sempre compensou e cada vez mais compensa, devido a alguns factores.

Tu falas em pagar 400€ de renda, um preço normal vá..e claro, uma casa que valha 400€ de renda facilmente chega aos 80 mil euros na compra por exemplo.

Pois bem, 400€ de renda para 80 mil base de empréstimo..hum em 18 anos pagaria talvez o empréstimo, dando um total de 86400€, talvez os juros sejam este valor ou até um pouco mais ou menos.

No entanto acarreta outros encargos que uma casa arrendada não tem, como por exemplo IMI, Condominio, Arranjos, Obras..etc etc.

Além de que, este caso ainda vá..mas para quem quer pagar pouca prestação, fica por exemplo 30 ou 40 anos a pagar a casa. Sendo que uma casa de 80 mil não é nova nem tão pouco, ao acabar de pagar a casa, além da pessoa já estar "velha", a casa velha está.

Tenho o exemplo dos meus pais, compraram casa, custou 70 mil, está a pagar em 20 anos. Quando o meu pai acabar de pagar a casa, estará reformado. A casa já tinha pelo menos 40 anos na altura. Em obras já foram outros 20 mil no minimo.

Achas que compensa? :confused:

Vivi muitos anos em casas arrendadas. Desde há 5 anos para cá tenho casa própria e foi a melhor coisa que fiz. Pago 350 euros/mês ao banco pelo meu T3 duplex no centro do Porto com metro à porta. Se fosse arrendar nunca pagaria menos de 600 euros pelo mesmo apartamento. Tenho isenção de IMI até 2017, abato 15% dos juros todos os anos no IRS e se já gastei 500 euros em obras nestes 5 anos foi muito! Dentro de 10 a 15 anos espero ter a casa toda paga, ou seja, com 45 anos no máximo tenho a casa só para mim (já deixa de ser do banco) e deixo de ter encargos mensais com habitação, enquanto que se arrendasse tinha de pagar renda até morrer.

10 anos?

Arranja aí umas quantas que compro já! ;)

Não se esqueçam de um factor importantíssimo.
Nem todas as pessoas são parvas, há poucos anos uma casa num sitio decente vendia-se sempre a um preço superior ao qual foi adquirida. Havia muitas pessoas a trocar de casa. Pelo que as pessoas não ficavam amarradas a ela.
Embora na minha opinião, o mercado não volte ao que era, quando voltarmos a ter condições melhores de empréstimos, existirão sempre zonas em que as casas serão facilmente transaccionáveis. Pelo que cada situação deve ser analisada ao momento e não por uma regra geral.

Só para contrariar: nunca (eu ou os meus pais) vivi em casas arrendadas, quando saí de casa dos meus pais comprei um T2 e a minha mulher também tem casa dela. Na altura em que comprei a escolha foi óbvia, pois pagava menos ao banco do que pagaria para arrendar. Aliás, hoje pago ainda menos, e arrendei a casa a um casal. Mas com os projectos de vida e com a necessidade de mudar de casa, a cena agora é arrendarmos uma. Nunca comprar. Com os spreads que se praticam, com os valores de aluguer, com a desvalorização das casas... nem pensar.

Eu fiz o meu por 18 anos e já só faltam 5 para acabar. Eu não conseguia andar a pagar rendas e nunca ser nada meu.

O post não tem a ver directamente contigo, mas a tua maneira de ver a coisa aplica-se ao que quero dizer.

Como já aqui foi escrito, não há verdades absolutas e cada caso é um caso.

No meu caso, penso que não compensa comprar casa. Alias, se me tivesse "enterrado" num emprestimo quando tive o primeiro trabalho a tempo inteiro, não poderia ter andado a fazer o que fiz até hoje. Mudar de cidade, de emprego, etc...

Mas lá está cada caso é um caso.

A minha irmã, vive no UK, sempre pensou como eu, mas hoje em dia já mudou, pois a vida mudou. Está a comprar casa, e quando vier embora (daqui a muitos anos), arrenda, pois é uma cidade universitária...

É uma equação com muuuiiitttaaaassss variáveis. Idade, emprego, familia, mentalidade, etc...

Voltar
Superior