O preço do crude

Nao querendo entrar nesta guerra, porque o gasoleo tb está caro... para mim e se queremos falar de poluição e afins, o gasoleo seria mais caro. E era simples colocar mais barato para empresas de transportes e afins. Não há gasoleo agricola? Então porque não um gasoleo profissional?

Os combustiveis neste momento estão caros e injustos! Os impostos que o estado recebe dos combustiveis não sao usados nesta area! Isto para mim e´errado!
A ideia do tópico era mesmo criar uma forma de arranjar confusão para as petroleiras e estado. E não para uma guerra dentro dos combustiveis. É um tópico sobre combustiveis e não sobre gasolina e gasoleo! ;)

E que tal fazermos uma petição para entregar a autoridade da concorrência e para alguma entidade a nível europeu que dê resposta a este tipo de situações?

Nao querendo entrar nesta guerra, porque o gasoleo tb está caro... para mim e se queremos falar de poluição e afins, o gasoleo seria mais caro. E era simples colocar mais barato para empresas de transportes e afins. Não há gasoleo agricola? Então porque não um gasoleo profissional?

Os combustiveis neste momento estão caros e injustos! Os impostos que o estado recebe dos combustiveis não sao usados nesta area! Isto para mim e´errado!
A ideia do tópico era mesmo criar uma forma de arranjar confusão para as petroleiras e estado. E não para uma guerra dentro dos combustiveis. É um tópico sobre combustiveis e não sobre gasolina e gasoleo! ;)

Esta bem, mas eu estava a falar no contexto actual...tu já estas a falar aí numa reforma.

E que tal fazermos uma petição para entregar a autoridade da concorrência e para alguma entidade a nível europeu que dê resposta a este tipo de situações?

Parece-me uma boa ideia!
Mesmo que não surta efeito de maior, sempre demonstramos a nossa indignação e descontentamento! E talvez os gulosos refreiem a sua gula pelo lucro fácil!

E a pensar que a liberalização ia ser boa...[8b]

A GOLP, só se por algum motivo for mais atractiva que a concorrência.

Infelizmente, de qualquer maneira, enchem os bolsos à nossa custa.

É vergonhoso...

Ve-la se querias ter o gasoleo tambem a 1,35...

Rebentavas com a economia nacional em 3 tempos...depois é que ías saber o que eram aumentos...

Lá está, se não serve para uns, não serve para outros??

Porque é que quem tem carros a gasolina tem de pagar mais do que os que tem a gasóelo???

Isto é cá uma justiça[8b]

Só mais uma coisa.

Em Espanha, o gasóleo está um pouco mais barato que cá em Portugal e mesmo assim há gasóleo profissional... a 0,7x[8b]
A diferença entre gasolina e gasóleo é mínima.

Somos roubados descaradamente e depois queixam-se da fraude fiscal. Isto é que é fraude[8b]

Petição online?

Acho que era facil arranjar uma boa maquia de assinaturas!

Sim, sem dúvida! Explicava-se os motivos, (preço dos combustiveis não reflecte as descidas no preço do crude, pelo mesmo na mesma proporção das subidas, concertação de preços, etc...)

Era meter aqui no fórum, circular por email, etc....
Sempre deve sortir mais efeito que virmo-nos lamentar todos os dias para o forúm.

Já estou a cria-la.... mas preciso de um texto inicial:

Esta petição é para quem acha que os preços dos combustiveis, em especial gasolina e gasóleo, estão a um nível absurdo, não correspondendo à realidade do país e completamente injusto para com a sociedade.
Para além disso, parece haver um cartel organizado na determinação dos preços dos combustiveis! Os combustiveis em Portugal estão cada vez mais caros (o maximo foi atingido à pouco) e não descem! É tempo de dizer Chega! Chega que nos roubem! Chega que o estado roube o contribuinte! Chega que as empresas de distribuição de combustiveis (sejam elas Galp, BP, Repsol, ou outra) aumentem sempre o preço mal exista uma razão mais dubia para o mesmo subir!

Elaborem...

Não me lembro da ultima vez que os combustiveis desceram.. Cada vez que vou meter, lá está 1 ou 2 centimos mais caro. O problema é a população se "habituar". E isto aos poucos e poucos vai subindo subindo.. Ainda me lembro bem quando metia a 160/170$ o litro de gasolina.. e não foi assim à tanto tempo como isso

Não me lembro da ultima vez que os combustiveis desceram.. Cada vez que vou meter, lá está 1 ou 2 centimos mais caro. O problema é a população se "habituar". E isto aos poucos e poucos vai subindo subindo.. Ainda me lembro bem quando metia a 160/170$ o litro de gasolina.. e não foi assim à tanto tempo como isso

Também eu.
E cada vez que subia, na véspera faziam-se filas para atestar...

Agora já ninguém se lembra.

Esta petição é para quem acha que os preços dos combustiveis, em especial gasolina e gasóleo, estão a um nível absurdo, não correspondendo à realidade do país e completamente injusto para com a sociedade.
Para além disso, parece haver um cartel organizado na determinação dos preços dos combustiveis! Os combustiveis em Portugal estão cada vez mais caros (o maximo foi atingido à pouco) e não descem! É tempo de dizer Chega! Chega que nos roubem! Chega que o estado roube o contribuinte! Chega que as empresas de distribuição de combustiveis (sejam elas Galp, BP, Repsol, ou outra) aumentem sempre o preço mal exista uma razão mais dubia para o mesmo subir!

Elaborem...

O que acrescentei está a sublinhado em itálico:

Esta petição é para quem acha que os preços dos combustíveis, em especial gasolina e gasóleo, estão a um nível absurdo, não correspondendo à realidade do país e muito menos do mercado sendo completamente injusto para com a sociedade.
Para além disso, parece haver um cartel organizado na determinação dos preços dos combustíveis! Os combustíveis em Portugal estão cada vez mais caros (o máximo foi atingido à pouco) e não descem! É tempo de dizer Chega! Chega que nos roubem! Chega que o estado roube o contribuinte! Chega que as empresas de distribuição de combustíveis (sejam elas Galp, BP, Repsol, ou outra) aumentem o preço numa base periódica ou mal exista uma razão, mais dúbia para o mesmo subir, com base em puras especulações, não se verificando o mesmo quando os preços baixam no mercado!
Assine esta petição se pretende um verdadeiro mercado, e não que o Estado assista impávido e sereno a esta situação, pois assim arrecada mais receitas!

Vá pessoal digam o que acham e alterem à vontade, o que não falta aqui é pessoal com o dom da escrita! Acho que quanto maior for a petição menos probalidade ela terá de ser lida até ao fim.

Os combustíveis desceram +- 15 cêntimos entre Julho e Outubro +-. A partir daí tem sido sempre a subir.

Elaborem...

Eu já me contentava só em saber o nome do !di0ta na GALP que estabelece o preço dos combustíveis....

Já para lá perguntei 2 vezes, mas não me respondem....
Já perguntei na GALP, mas também não me querem dizer....

Só queria saber o nome do animal.....

M6, o desfasamento, seja ele qual for, não consegue justificar o diferencial real e verificado entre as velocidades de progressão e regressão dos preços...
Nunca afirmei que o desfasamento era a justificação. Apenas apontei alguns factos que se passam no nosso mercado de combustíveis, o desfasamento e as flutuações de preço menos significativas do que as de outros países são apenas dois desses factos.

Os amigos estão a cavar um poço que vos vai começar a revelar as colossais proporções da vertiginosa realidade do nosso mundo económico: a especulação!

Cada contrato concluído nos mercados a prazo da IPE (International Petroleum exchange, plataforma de transacções do Brent, com petróleo vindo do Mar do Norte e que lhe serve de referência, o tal que pagamos em funçaõ do que vão ler!), ou no âmbito da NYMEX (New York Mercantile Exchange), representa 1000 barris de petróleo. Em 2003, o total das transacções representava 100 mil milhões de barris. Esse número desproporcionado em relação à produção anual explica-se apena s pela especulação. A 570 barris de «petróleo-papel» negociados por ano corresponde somente um único barril real de petróleo...

Este multiplicar de operações tem um duplo objectivo: controlar e manipilar os preços! Os preços que o público conhece e que podem consultar em qualquer informação bolsista, são os preços especulativos e não os preços reais do petróleo vendido diariamente, através de contratos de longo prazo.

Mais surrealista ainda: o petróleo Brent representa apenas 0.4% (!!!) da produção mundial... Não obstante o seu preço spot determina o preço de 60% (!!!) da produção mundial!...

A IPE é dirigida por um antigo dirigente da Shell, e controlada pelos maiores bancos mundiais...

Criou-se uma gigantesca fraude económica alicerçada no mercado especulativo, e a mentira enraizou-se e cresceu de modo irresistível.

E sabem como funciona esta fraude?! Deste modo: ainda há uns meses os sauditas anunciaram um aumento da produção diária em 2 milhões de barris, para travar a subida de preços e fazê-los mesmo recuar consolidadamente com o prolongar de tal suplemento de produção. O que se fez na NYMEX?... Tratou-se de neutralizar a medida saudita, comprando 77000 contratos a longo prazo, representando na realidade 77 milhões de barris e especulativamente 770 milhões, empurrando os preços para cima...

E as companhias petrolífreas alinham também neste jogo especulativo: para aumentar os lucros não hesitam em reduzir periodicamente a sua capacidade de refinção para provocar estrangulamentos que conduzem à rápida subida dos preços correntes...

E para aceder a esta vertigem especulativa nem precisamos abrir uma outra porta de especulação desenfreada: aquela dos carregamentos petrolíferos vendidos mais 50 vezes, sempre a lucrar, desde a saída do porto dito de produção até à entrado no porto de refinação...

Como ironicamente comentava Aldous Huxley, «Que admirável mundo novo!»

Última edição:
Bem, o preço do crude está mais baixo que à uns meses atras. Mas temos a gasolina cada vez mais cara? Alguém me explica porquê?

Qual é que queres ouvir? A explicação conspiracionista ou a técnica?

A conspiracionista já deve estar nos 40 posts acima.

A técnica é que a produção do crude light sweet está em declínio e a sua substituição por crude heavy sour acarreta grandes dificuldades de refinagem. As refinarias, apesar de receberem a mesma quantidade de crude, processam-no mais lentamente.

E o resto já se sabe... refinação lenta = menos gasolina = preço sobe.

ainda há uns meses os sauditas anunciaram um aumento da produção diária em 2 milhões de barris..

Isso é um projecto para estar pronto em 2012, com custo previsto de 17 000 milhões de dólares de investimento. DEZASSETE MIL MILHÕES DE DÓLARES. E nem se sabe bem se vai funcionar como no papel... a tecnologia usada (maximum reservoir contact wells - MRC) é boa mas ainda em desenvolvimento.

Resumindo: atenção a essas notícias sensacionalistas porque nenhum país do mundo tem actualmente capacidade para aumentar a sua produção em 2 milhões/dia dum dia para o outro. Nem mesmo a Arábia Saudita.

Qual é que queres ouvir? A explicação conspiracionista ou a técnica?

A conspiracionista já deve estar nos 40 posts acima.

A técnica é que a produção do crude light sweet está em declínio e a sua substituição por crude heavy sour acarreta grandes dificuldades de refinagem. As refinarias, apesar de receberem a mesma quantidade de crude, processam-no mais lentamente.

E o resto já se sabe... refinação lenta = menos gasolina = preço sobe.

E no entanto as grandes companhias sempre negaram esse declínio (puseram mesmo na prateleira geólogos reputados que alertaram para esse facto, desde a década de 70 para o crude dos EUA, e mais recentemente para o restante crude mundial), porque ele implica a revelação consequente de algo que elas (conjuntamente com os países produtores) não querem admitir publicamente: o declínio assustador das reservas mundiais. Por cada 30 barris consumidos apenas descobrimos 5 novos de reserva...

Voltar
Superior