O ouro NAZI.

Excalibur

Banido
Como se reproduziram alguns comentários

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=84842&whichpage=4

vamos a lá a colocar aquilo o que sabem sobre este tema.

Vamos lá a saber se Portugal extorquiu ouro pactuando com os NAZIS ou como é que foi.

Começo

citação:

Relatório da Comissão de Investigação
sobre as Transacções de Ouro Efectuadas entre as Autoridades Portuguesas e Alemãs durante o Período Compreendido entre 1936 e 1945

Janeiro de 1999

A Comissão e o seu mandato

A Comissão de Investigação sobre as Transacções de Ouro Efectuadas entre as Autoridades Portuguesas e Alemãs durante o Período Compreendido entre 1936 e 1945 foi criada por Resolução do Conselho de Ministros nº. 57/98, de 8 de Abril de 1998(*). Tomou posse em 21 de Maio de 1998.

No cumprimento do seu mandato, a Comissão apresenta um relatório sobre as transacções de ouro entre as autoridades portuguesas e alemãs entre Portugal e a Comissão Tripartida a propósito dessas transacções.

(*) Diário da República, de 29 de Abril de 1998, nº 99, I série-B

.../...

Considerações Finais

Tendo em vista os factos supramencionados e a investigação como um todo, a Comissão considera que:

1) O ouro de origem alemã recebido por Portugal durante a guerra foi adquirido como contrapartida de um comércio legítimo, conhecido e aceite pelos Aliados. Nas negociações do pós guerra, Portugal afirmou desde o primeiro momento a sua "boa fé" a este respeito e não só esta nunca foi oficialmente negada pelos Aliados, como posteriormente não se apuraram factos que provem o contrário. A proveniência do ouro recebido por Portugal era uma fonte na altura insuspeita - o Banco Nacional da Suíça - com o qual o Banco de Portugal mantinha um relacionamento de confiança, e cuja responsabilidade tácita era, por isso, a de confirmar a origem e legitimidade do meio de pagamento internacional em causa.

2) As autoridades portuguesas, quando informadas acerca dos problemas que a origem deste ouro poderia suscitar, interromperam a sua recepção, não tendo, depois da guerra, feito qualquer esforço para encobrir o montante ou a origem do ouro recebido antes ou depois do Aviso de 1944.

3) A restituição de cerca de quatro toneladas de ouro à Comissão Tripartida foi um gesto de boa vontade por parte das autoridades portuguesas e não prejudicou os direitos consagrados na posição global adoptada por Portugal desde o início das negociações do ouro depois de 1945.

4) Quaisquer que sejam as críticas que possam ser feitas ao regime político do Dr. Salazar, importa salientar que, no pós guerra, os governos Aliados não só não o hostilizaram como o protegeram e ajudaram a sustentá-lo politicamente. Em especial, os governos inglês e americano fecharam os olhos à natureza ditatorial do regime salazarista e às perseguições de que foram vítimas ao longo dos anos muitos milhares de democratas portugueses.

5) Durante a guerra, Portugal recebeu dezenas de milhares de judeus, facilitando-lhes a ida para diversos países. Muitas vezes, essa protecção ocorreu contra a vontade do Dr. Salazar, como no caso paradigmático do cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, e ainda de alguns outros.

6) Segundo o juízo da Comissão, os factos conhecidos não fornecem motivos para considerar que o governo português de então possa ser acusado de ter recebido, com conhecimento, ouro saqueado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.

7) Portugal é hoje um país democrático e membro de pleno direito da União Europeia. Os governos democráticos portugueses têm-se identificado com todos aqueles que lutaram contra o fascismo, o nazismo e o colonialismo. A Comissão é de opinião que não há razões legais, políticas ou morais que levem a que o Governo Português se possa sentir obrigado a rever os acordos previamente assinados com os Aliados a respeito do chamado "ouro nazi". Mediante estes acordos, ambas as partes consideraram o assunto como satisfatoriamente resolvido e acordaram num conjunto de compensações e pagamentos que foram concretizados. A investigação efectuada não permitiu encontrar bases que aconselhem o pagamento de qualquer compensação adicional.

Lisboa, 26 de Janeiro de 1999

A Comissão

Doutor Mário Soares, Presidente
Prof. Joaquim da Costa Leite
Dr. Joshua Ruah
Prof. Jaime Reis
Prof. António Telo
Prof. Luís Campos e Cunha
Completo e não é nenhuma edição do CM.
http://www.publico.clix.pt/servico/notinuse/documentos/relatorio-soares.html

E só a titulo de curiosidade

citação:Nos anos 70
Ouro nazi passou por Fátima

Eram quatro as barras de ouro nazi que, em 1976, estiveram depositadas numa conta bancária do santuário de Fátima. A origem do ouro não era segredo, mas o santuário não abdicou dele nem contestou a sua proveniência.
O "grande segredo" foi revelado na quinta-feira pela revista "Visão", que noticia assim a passagem por Portugal de quatro lingotes no valor aproximado de 127 mil contos, vindos da Casa da Moeda Prussiana e datadas de 1942. A data e a origem não oferecem dúvidas - era ouro roubado pelos nazis e fundido no auge do III Reich.
De acordo com a "Visão", a descoberta foi feita através da análise de uma relação apresentada pelo Conselho de Gestão do Banco Pinto Magalhães, no Porto, de todas as barras de ouro que integravam o depósito da conta do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
"O puzzle ficou incompleto", no entanto. Falta saber como é que as barras de ouro vieram parar ao depósito do santuário, quando saíram e que destino terão tido. Peças perdidas na história, que o tempo se encarregará - ou não - de recuperar.
http://urbi.ubi.pt/000411/edicao/emorb_fatima.html

Portugal extorquiu?:(:(:( Se os Alemãe cá deixaram o ouro com a caída deles o ouro ficou para nós[:p]

Já agora era só o que faltava vir aqui os judeus israelistas dizerem que portugal ainda tinha que lhes devolver o ouros que foi retirado dos dentes dos seus avós...[:0] esse ouro era nazi os judeus é que são uns malandros uns mafiosos no que toca a fazer dinheiro[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Portugal extorquiu?:(:(:( Se os Alemãe cá deixaram o ouro com a caída deles o ouro ficou para nós[:p]

Já agora era só o que faltava vir aqui os judeus israelistas dizerem que portugal ainda tinha que lhes devolver o ouros que foi retirado dos dentes dos seus avós...[:0] esse ouro era nazi os judeus é que são uns malandros uns mafiosos no que toca a fazer dinheiro[8][8][8]

Naõ sei mas só abri o tópico por causa desta curiosa observação

citação:Carlos.L
AH Membro Platinium

11194 Posts

Colocado - 04/08/2006 : 12:57:02

Quanto ao ouro, estive a ler à umas semanas umas coisas sobre o ouro no tempo dos nazis. Os autores concentraram-se sobre o eixo Alemanha-Suíça, mas denunciaram outros pontos de extorsão, Portugal...

E é curioso que encontraram no ouro Suíço vestígios de chumbo que era usado na Alemanha na altura, em próteses dentárias.

Portanto, se me permitem, nem sequer discuto numa perspectiva Económica essa questão do Ouro do Salazar.

Está demasiado sujo de sangue...

Esse ouro foi roubado pelos nazis ao judeus mas antes já tinha sido roubado pelos judeus ao restante da população...acabou por vir parar a portugal...acho bem fez-se justiça, na realidade faz mais falta cá do que na mão dos judeus:D

Por acaso sobre o ouro Judeus até na bliblia no antigo testamento já vem escrito a forma como os judeus obtinham ouro...[:I]

No livro de Josué um chefe fiel de Deus entrou na cidade de Jeriçó e Deus "disse-lhe" :

"Entrem MATEM TODOS!, puxem fogo á cidade mas trazem todo o OURO para o templo de Deus"...

E estes são os mandamentos que os Judeus acreditam e seguem fielmente ao longo da sua historia.

Judeus querem é dinheiro a todo o custo e obtido sempre de forma suspeita por isso os nazis roubarem o ouro os judeus foi mais que bem feito visto o ouro ter sido tb roubado por eles;)

QUALQUER COMENTÁRIO que se desenquadre no titulo do tópico e vá contra a condição humana de qualquer raça ou religião, será motivo para pedir á administração/moderação que o tópico seja bloquedo.

Como exemplo temos esta frase:
citação:Judeus querem é dinheiro a todo o custo e obtido sempre de forma suspeita por isso os nazis roubarem o ouro os judeus foi mais que bem feito visto o ouro ter sido tb roubado por eles

Desde já obrigado pela compreensão.

Esse ouro foi roubado pelos nazis ao judeus mas antes já tinha sido roubado pelos judeus ao restante da população...acabou por vir parar a portugal...acho bem fez-se justiça, na realidade faz mais falta cá do que na mão dos judeus:D

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Não é dizer mal de ninguem é contar a verdade...alguem pensava que o ouro judeu era fruto do trabalho ou por eles trabalharem em minas??? :D

Claro que eles tinham muito outro pk tb o tinham roubado;)

Não é dizer mal de ninguem é contar a verdade...alguem pensava que o ouro judeu era fruto do trabalho ou por eles trabalharem em minas??? :D

Sabes certamente como é que os NAZIS roubaram o ouro aos Judeus !?
citação:... os nazis roubarem o ouro os judeus foi mais que bem feito ...

Se não é de caracter duvido dizer que isso foi bem feito !!

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Sabes certamente como é que os NAZIS roubaram o ouro aos Judeus !?
citação:... os nazis roubarem o ouro os judeus foi mais que bem feito ...

Se não é de caracter duvido dizer que isso foi bem feito !!

Os Nazis roubaram o ouro aos judeus de forma simples e eficaz...confiscaram-lhes os bem todos e todo o ouro pessoal que eles tivessem...nem o ouro dos dentes dos mortos escapou.
Depois derreteram e fizeram lingotes de ouro.

A maneira como os nazis o roubaram não foi certamente mto diferente como os judeus o teriam roubado tb...

Excalibur... Eu começo a achar que para tua segurança devias ir passar férias uns diazinhos para uma ilha qualquer! [:D] [:p]

Agora a sério, tens aberto uns tópicos bastante interessantes mas que decerto incomodam muita gente, até porque há um nome que está presente em todos. [:cool:]

(atenção que não é uma critica, eu gosto e acho que estes assuntos deveriam ser discutidos e divulgados, se bem que não ia adiantar absolutamente nada)

Excalibur... Eu começo a achar que para tua segurança devias ir passar férias uns diazinhos para uma ilha qualquer! [:D] [:p]

Agora a sério, tens aberto uns tópicos bastante interessantes mas que decerto incomodam muita gente, até porque há um nome que está presente em todos. [:cool:]

(atenção que não é uma critica, eu gosto e acho que estes assuntos deveriam ser discutidos e divulgados, se bem que não ia adiantar absolutamente nada)

Então mas tu não vês pelo meu perfil ... que eu já estou no exílio !!!

[:D] [:D]

Já agora, já contribuiste com o teu voto anónimo [:D]
Acontecimentos graves. Como os definir ?
35 anos e Nada Mudou !? Estaremos ainda longe da verdadeira mudança

[;)]

E este sobre o Ouro NAZi estava quase no arquivo morto.

[;)]

Falar sobre história é sempre fascinante, falo por mim![:p]

Wow

Realmente, não há muito que uma pessoa pode dizer acerca dessa observação...

Por acaso tirando o Seinfeld, Ben Stiller, o pai deste e mais um ou outro actor judaico, não sou muito fã dos mesmos.

But then again, também não curto nada de benfiquistas.[:D]

Alguém tem uma fonte de informação que refira quantas toneladas de ouro foram retiradas dos campos de concentração? Quantos dentes de judeus seriam precisos para fazer uma tonelada de ouro?

Não terá grande parte desse ouro vindo de bancos, de casas particulares?

Alguém tem uma fonte de informação que refira quantas toneladas de ouro foram retiradas dos campos de concentração? Quantos dentes de judeus seriam precisos para fazer uma tonelada de ouro?

Não terá grande parte desse ouro vindo de bancos, de casas particulares?
Eu penso que grande parte do "ouro nazi" é proveniente de bancos (dos países invadidos) e de bens pessoais que, após serem derretidos, eram transformados em lingotes.

Quanto à questão dos dentes dos judeus retirados pela presença de ouro, é bem capaz de ser uma quantidade "pequena". No entanto, e quantidades à parte, este "procedimento" nazi era de uma barbaridade atroz.

Voltar
Superior